29er Comportamento Cannondale F29c 2013

pfafe

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boas caro Duck...

e com muita satisfação que venho dizer que sou proprietario de uma f29 carbon 3....
a diferença e que troquei os travoes pelos R1....

agora a minha duvida e que se vale a pena comprar o espigao save??? que me dizes a nivel de conforto axas que justifica o preço???
 

Bruno_MTJ

New Member
Boas, eu comprei o meu quando ainda tinha a minha Flash 26 em alumínio com a fatty! E sem duvida que aquilo faz muita diferença! E termos de peso não é do mais leves, em termos de preço também não e nada barato mas que aquilo fica um sofá fica :)
Para mim foi um excelente investimento!
 

pfafe

New Member
bem pessoal fica aqui uma foto da minha menina acabada de chegar da sua primeira voltinha


bem pessoal vou deixar aqui o que senti na primeira voltinha com a F29...
em primeiro lugar quero vos dizer que nunca me diverti tanto numa rigida como me diverti hoje.... a descer muito rapida muito ágil não achei dificuldade nenhuma nas zonas técnicas ou ao curvar... a lefty e brutal tinha uma rock shox sid xx world i digo de boca cheia que nao tem nada haver gostei muito mais da lefty o que menos gostei foi a roda 29 ao subir tive zonas que me vi aflito talvez por nao estar habituado a roda ou por ir cheio de vicio i talvez dei tudo no inicio que era plano i depois quando cheguei as subidas ressenti o esforço que tinha feito na loucura de andar de bike nova...

agora o que mais gostei foi o descer i a velocidade a que ia o que menos gostei foi mesmo ele puchar mais que a 26 a subir.
mas axo que com o tempo que nao vou sentir essa dificuldade... espero eu :D
 

Duck

Member
Em relação ao Save acho que não deve ser uma peça prioritária, sim mas melhora o conforto.
Em relação a tua experiência andar na F29, na subida nota se um pouco mais de dificuldade, mas o segredo é subir em cadencia e tentar manter a velocidade parar a meio de uma subida torna se mais dificil que uma 26. Mas nos Km que tenho na minha no conjunto a 29 é melhor opção. E se estiveres em forma físico ainda vais conseguir tirar mais partido dela..

Fico contente por haver mais uma irmã da minha a rolar em território nacional.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
fox77, o peso do quadro que eu postei não é do hi-mod, o hi-mod é só na Ultimate e na 1.

Quanto à dificuldade a subir, está relacionado com a altura do guiador, como vem de origem está muito alto com as 3 anilhas e torna a frente demasiado instável. E tirar as anilhas dá um bocado de trabalho por causa do avanço OPI.

Um bom sítio para tirar peso é no aperto da roda de trás, o da Shimano é muito pesado, assim como o próprio cubo.
 

Bruno_MTJ

New Member
Eu na minha vou ter de inverter o avanço senão em longos percursos fico com dores nas costas! O avanço que vem de origem tem um inclinação de -15º! :p
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Pois é, também já tenho uma máquina destas!

Ontem foi dia de estrear a máquina.
A máquina a estrear é claro que não está a 100%, as pastilhas dos travões por acamar, a Lefty ainda um bocado presa, os pneus com as arestas salientes a mandar areia por todo o lado...
Além disso tinha demasiada pressão nos pneus, o que me impediu de averiguar o conforto, e a frente instável a subir por estar muito alta ainda com as 3 anilhas.
Mesmo assim gostei bastante da bicicleta, especialmente a descer 8)
O que achei mais incrível foi a tracção que se tem numa 29er, mesmo com pneus 2.1, câmara de ar e muita pressão, tanto o pneu de trás a subir como o pneu da frente em descidas inclinadas e apertadas dificilmente deslizam.


Mas já chega de palavreado, vamos ao que interessa:

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Os punhos foram trocados imediatamente por uns Procraft Superlight em espuma. Passei as manetes dos travões para o interior, para travar só com um dedo, e a inclinação também está mais ao meu gosto.

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Uma agradável surpresa: Como ainda ninguém tinha referido, pensei que o desviador Shimano XT Shadow fosse a versão normal, mas afinal é a versão Shadow Plus.

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Entretanto já retirei as anilhas para baixar a altura do guiador, continua um pouco mais alto que nas minhas 26", mas já deve ter um comportamento bem melhor a subir e mesmo a rolar.

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O bloqueio e ajuste de recuperação da Lefty, carrega no azul para bloquear, carrega no vermelho para desbloquear. O bloqueio podia ser mais prático se o botão fosse maior, mas antes assim do que com penduricos hidráulicos a encher o guiador como na versão XLR.

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Novidade na Lefty 2013: Em vez de um fole com massa no interior, temos um retentor e uma bucha com semi-banho a óleo, o que aumenta os intervalos entre revisões para 100h. Além disso a cartridge sofreu também alterações e agora só precisa de ser revista a cada 200h de funcionamento.

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O aperto da roda de trás Shimano foi trocado por um bem mais leve do tipo "bolt-on" que tinha na Rockrider. O quadro vem com post mount 140, o que possibilita a montagem de um disco de 140 mm sem necessidade de adaptadores.

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A bicicleta está a pesar 10,77 kg, com porta bidões Bontrager, pedais Crank Brothers Egg Beater SL, uns pingos de Notubes nas câmaras de ar e as restantes poucas alterações que já mencionei acima.

Foto0005.jpg




Aqui fica um vídeo onde se pode ver os componentes e alguns detalhes da bicicleta:

[video=vimeo;59838758]https://vimeo.com/59838758[/video]


E por agora é tudo :wink:
 

Rui Marçal

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Porreiro,

Tinha acabado de ver o video no Facebook, lol...

Um conselho de quem tem lefty há algum tempo. Perde tempo a ver a pressão que deves usar na lefty e vai testando o rebound. Cada alteração que faças nota-se e muito no comportamento da bike. Boas voltas e faz um tópico para a bike.
 

HR

New Member
Boas FiCaçador,

Parabéns pela compra. Vou seguir este teu novo projecto com interesse pois vindo de tí é sempre uma mais valia.

Quais os upgrades previstos?

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Rui Marçal, a Lefty a nível de pressão parece-me no ponto, falta-lhe é alguma rodagem pois estas novas de 2013 por terem retentor e bucha e mesmo a nível da cartdridge por ter uns polímeros novos mais resistentes e coiso e tal... não são tão sensíveis quando novas, precisam de uns km's nos trilhos para chegar lá.
Um tópico novo para já acho que não se justifica, quando fizer umas dietas talvez apareça por ali nos weight weenies.

Obrigado HR, upgrades previstos, a longo prazo são muitos, a curto prazo será um Rocket Ron Performance 2.25 para a frente, e não sei se troque o cubo Shimano por um Hope Pro 2 Evo, que tem praticamente as mesmas medidas, e fique com as rodas assim por uns tempos, ou se continue com estas rodas até trocar logo as rodas completas.
O espigão de selim e o guiador devem ser trocados por uns Easton EC70 de 2013, não sei é quando.
Os travões, só mesmo por uns Hope Race X2 Evo com discos de 160 e 140 mm, mas não será para breve pois estes travões não são baratos nem se "apanham" em boas oportunidades online.
E o resto ainda está muito incerto.


Esta tarde fui averiguar alguns pesos para poder equacionar melhor alguns upgrades no futuro.

Peso da roda da frente com fita:

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Segundo as minhas contas, com um cubo Hope o par de rodas ia ficar algo acima dos 1800 g, o que é menos mau. Além disso teria melhor funcionamento, rolamentos, maior facilidade em vender no futuro, e sem duvida muito mais porreiro :wink:


O aperto de espigão com um parafuso de titânio ainda baixava mais um pouquinho.

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O selim não está mal em termos de peso e fica mesmo bem na bike, vai continuar aqui uns bons tempos, só o troco por um tune Komm-Vor verde claro.

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O espigão é pesadinho mas podia ser pior, é pena é ter recuo:

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E por fim os punhos que nem chegaram a ser usados, que por acaso até nem são tão pesados como eu pensava:

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Boas pedaladas!
 

Rui Marçal

New Member
Podes criar um tópico no Analises e testes. Quando o peso já for mais reduzido passas para o Weight Weenies, foi o que me aconteceu...

Já te respondi no meu tópico...
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Neste momento as análises a 29er's devem ser feitas aqui, a criar um novo tópico seria concorrente a este, que já conta com as palavras e fotos de vários utilizadores da F29 Carbon 3 2013, por isso para já não haverá novo tópico.
 

pfafe

New Member
boas FiCaçador podes me explicar como e que retiro as anilhas???
o ideal era fazeres mais um video i postares aqui para a malta da F29 ver como se faz
 

FiCaçador

Elos Rápidos
As anilhas não as consegui tirar à primeira.
É preciso desapertar os 2 parafusos da Lefty, depois desenroscar o tubo de direcção com uma chave dos movimentos pedaleiros BSA, e depois sacar o avanço. Mas aí é que é mais complicado, pois o avanço entra super justo na Lefty e no rolamento da direcção.

A técnica mais utilizada para sacar o avanço é, depois de desenroscar completamente o tubo de direcção, enroscar algumas voltas e bater com um martelo de borracha por baixo no tubo, para o tubo empurrar o avanço para cima, mas eu nem assim me safei, embora não tenha insistido muito.

No 2º round, já depois de ter andado com a bicicleta, ao desenroscar o tubo de direcção, o tubo manteve-se no mesmo sítio e foi o avanço que subiu, não faço ideia porquê!

Depois de tirar o avanço, é só tirar as anilhas e voltar a montar, e claro que é preciso dar umas quantas voltas a mais para enroscar o tubo, o que compensa as anilhas.
Por fim convém respeitar o aperto dos 2 parafusos da Lefty, que é entre 7 a 9 N.m.
 
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