Comparativo Guiadores de Carbono - resistência

Diogo Gaspar

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Gosto muito do meu guiador de aluminio. Pode ser pesado, mas ao menos tou descançado que não corro o risco de este partir tão facilmente. 1º que todo a minha intregridade fisíca
 

Iloper

Member
o carbono é um material dificil de produzir, logo mais facilmente apresenta problemas estruturais.
o aluminio tambem parte( eu sei!!! :|) mas nao tão facilmente por ser mais facilmente produzido, ou seja, sem tantos cuidados na fabricação. mas se querem um que nunca parta: ITM em cromoly... nunca me deixou ficar mal e nem sei quantos milhares de quilometros ele tem... 8)
 

acidsugar

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não deixa de ser engraçado que o guiador da syntace tem uma conclusion espectacular, ao passo que para os outros é normaleca... agora pergunto eu esse estudo não será um pouco tendencioso?
isso parece-me um pouco os testes a farmacos patrocinados por quem os faz em que o da empresa concorrente faz sempre mal :(
de qualquer modo digam o que disserem não consigo ser fa do carbono, a não ser do aspecto...
 

vitormines

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Alguem conhece o guiador Fibertop da BBB? Este guiador possui uma camada de aluminio e outra de carbono por cima, pesa apenas 120gramas. Agora fica a duvida se esta tecnologia é de confiança. Comprei um mas ainda não o experimentei...

http://www.bbbparts.com/


Cumps
Vitor
 

jmserra

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Boas!
Pessoal não vamos entrar em pânico! Há que notar que o teste, efectuado em abiente controlado, pretende simular a duração durante um periodo de tempo bastante alargado (10 anos se bem me recordo) e em condições de utilização bastante intensas ou seja, no limite. Ora no meu caso, um guiador e avanço dificilmente estão a uso por mais de 2 anos... 3 no máximo! :lol: E acredito que na maioria dos casos todos trocamos esses componentes neste periodo de tempo, uns mais outros menos mas... 10 anos!? Nem 5! :mrgreen: Ainda assim, se não trocam deviam trocar por razões de segurança óbvias!
Quanto á intensidade de esforço que este teste tentou simular, temos também uma margem de confiança bastante razoável! Na sua generalidade, os utilizadores apenas levam o material aos limites em situações pontuais... De referir (mais uma vez!) a importância dos cuidados a ter na montagem e manutenção, e isso é válido para todo e qualquer componente. Tratem bem a vossa montada e ela dar-vos-á o retorno merecido :wink:
 

Alentejano

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grande ajuda este topico,por acaso tenho um avanço syntace f 139 e antes de ver este teste estava inclinado para o syntace duraflite carbon,mas tenho actualmente um ritchey wcs aluminio e sò posso dizer bem dele atè hoje e jà tem uns 3,4 mil km,mas realmente fiquei decepcionado com o wcs carbom que tambem era um guiador que gostava muito. cump
 
Alentejano said:
grande ajuda este topico,por acaso tenho um avanço syntace f 139 e antes de ver este teste estava inclinado para o syntace duraflite carbon,mas tenho actualmente um ritchey wcs aluminio e sò posso dizer bem dele atè hoje e jà tem uns 3,4 mil km,mas realmente fiquei decepcionado com o wcs carbom que tambem era um guiador que gostava muito. cump

Decepcionado porque viste o mau resultado deste teste? Ou ja tiveste um e partiu? :shock:

Estou muito triste .... :( Tenho cá um guiador Ritchey WCS Carbon flat novinho nem o estreei sequer e depois de ler isto temo pela minha segurança :s devia ter pesquisado antes.... grande azar... é que comprei logo o guador, avanço, e espigao tudo WCS carbon ... tenho tb de arranjar um seguro de vida pelos vistos.

Ja alguém daqui partiu/rachou/estalou algum WCS carbon?

Epa acho que vou abrir uma thread para saber isso ao certo, não quero é rebentar com o corpo se aquilo partir! :shock:
 

vig@s

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já tinha o teste e embora pudessem aparecer mais algumas marcas já é bem elucidativo.
possuo um Specialized S-Works XC Carbon low-riser e um Easton EC 90 XC recto. de vez em quando altero entre um e outro. sinto-me bem seguro com ambos e tenho tambem 1 terceiro numa outra bike, LP Composites DH Riser, este sim bem sólido.
para quem não conhece:

http://www.lpcomposites.com/thread.cfm?id=hb_handlebars.htm

engraçado manterem a garantia do produto mesmo depois de cortado seja guiador ou espigão. pena não haver cá...

muito positivos estes testes para desmistificar certos mitos acerca do carbono e de algumas marcas...
 

buka

New Member
Boas!

Confesso desde já que a minha experiencia no mundo do BTT ainda não é nenhuma!
Mas como ando a "vasculhar" a net à procura de comparativos e testes para fromalizar a minha escolha,fiquei um pouco duvidoso em relação a este teste(posso estar enganado!)...
É um pouco confuso que marcas como a Ritchey não passem em testes como este, depois de se ver campeões do mundo a utilizar esta marca!

A minha duvida em relação a este teste é:
- só foi usado um unico especimen por modelo....e se esse mesmo tivesse defeito?

Outra coisa...teste de quadros...também se passa a mesma coisa?

Abraço
 

Pata

New Member
buka said:
Boas!

Confesso desde já que a minha experiencia no mundo do BTT ainda não é nenhuma!
Mas como ando a "vasculhar" a net à procura de comparativos e testes para fromalizar a minha escolha,fiquei um pouco duvidoso em relação a este teste(posso estar enganado!)...
É um pouco confuso que marcas como a Ritchey não passem em testes como este, depois de se ver campeões do mundo a utilizar esta marca!

A minha duvida em relação a este teste é:
- só foi usado um unico especimen por modelo....e se esse mesmo tivesse defeito?

Outra coisa...teste de quadros...também se passa a mesma coisa?

Abraço

Desculpem lá mas não resisti... mas se tivesses lido o artigo sabias que testaram quatro exemplares de cada modelo de forma a não serem enganados por um defeito de produção. (principalmente no carbono)

O que é que os campeões do mundo sabem de resistência de guiadores? Utilizam aquilo que os patrocinadores lhes fornecem e no final da época venha lá material novo.

Os testes são bastante objectivos a meu ver, tens lá o plano de trabalho da máquina de testes e os resultados dos quatro exemplares testados de cada modelo. Se fores ler o artigo também vais reparar que há lá um pequeno comentário da Ritchey, que não sabendo até que ponto é verdade, vale a pena ler.
 

nakaiama

New Member
Pata said:
buka said:
Boas!

Confesso desde já que a minha experiencia no mundo do BTT ainda não é nenhuma!
Mas como ando a "vasculhar" a net à procura de comparativos e testes para fromalizar a minha escolha,fiquei um pouco duvidoso em relação a este teste(posso estar enganado!)...
É um pouco confuso que marcas como a Ritchey não passem em testes como este, depois de se ver campeões do mundo a utilizar esta marca!

A minha duvida em relação a este teste é:
- só foi usado um unico especimen por modelo....e se esse mesmo tivesse defeito?

Outra coisa...teste de quadros...também se passa a mesma coisa?

Abraço

Desculpem lá mas não resisti... mas se tivesses lido o artigo sabias que testaram quatro exemplares de cada modelo de forma a não serem enganados por um defeito de produção. (principalmente no carbono)

O que é que os campeões do mundo sabem de resistência de guiadores? Utilizam aquilo que os patrocinadores lhes fornecem e no final da época venha lá material novo.

Os testes são bastante objectivos a meu ver, tens lá o plano de trabalho da máquina de testes e os resultados dos quatro exemplares testados de cada modelo. Se fores ler o artigo também vais reparar que há lá um pequeno comentário da Ritchey, que não sabendo até que ponto é verdade, vale a pena ler.

Desculpa lá mas tambem não resisti. A ritchey wcs carbon não é utilizado apenas por 1 ou dois nos campeonatos. Esses campeonatos são feitos por pessoas que até são profissionais e devem ter muita experiencia com os componentes que usam . Se os componentes em carbono da ritchey partissem sem mais nem menos, depressa se sabia em todo o meio competitivo, pois partir um guiador com andamentos que estes atletas teem, não ficariam nada bem. Lembro que as pressões a que estes componentes estão sujeitos em alta competição até é capaz de ser grande. Alem disso não acredito que troquem de guiador todas as corridas, acredito sim que os troquem no fim da epoca. Tenho avanço, guiador e espigão desta marca e espero q tudo corra bem. Não ando sempre a pensar ..ai q vai partir mas como em muita coisa na vida as sondagens com e os testes com amostras nada representativas valem o q valem. Sim porque em testes deste tipo quanto maior a amostra e representatividade (teem de depender de muitos factores), maior a credibilidade. Não duvido completamente mas felizmente o teste deixa-me com bastantes dúvidas. Cumprimentos
 

buka

New Member
Boas!

PATA...
...desculpamas como não tinha lido o artigo todo,não reparei nessa parte de falarem de ter 4 exemplares de cada modelo!
Em relação aoreferires que os campeões recebem assim as coisas do patrocinio...hum...deves estar enganado...mas como não tenho conhecimento não argumento mais!

De qualquer maneira....sobre os quadros....alguem tem alguma coisa para dizer?


Abraço
 

Alf

Active Member
Pessoal estão a interpretar mal a coisa.

Os WCS não partem assim. Partem mais depressa que os syntace, os easton e outros (já li o comparativo há muito tempo não me lembro bem). Mas esse partir é o partir normal por desgaste. Se usarem um syntace todos os dias no monte ele pode demorar 10 anos a partir, mas vai partir, nem que demore 30 ou mais. O que o teste diz é que o WCS atinge esse ponto de rotura por demasiado uso mais depressa. É simples.

Quanto a esse offtopic, todos sabemos que os atletas de nível mundial e mesmo os melhores a nível nacional não compram material para as bikes com que correm, e têm que se semi-sujeitar ao que lhes dão. Obviamente que a marca fornece o melhor que tem dentro da categoria, pois os resultados também interessam e não querem que o atleta patrocinado lhes fuja. A orbea do Absalon pesava 9.7kg, podia pesar bem menos.

Mas agora fale-se do teste :wink:
 

Pata

New Member
Se calhar fui eu que percebi tudo mal, mas o teste não diz que os guiadores Ritchey não prestam e que se vão partir na segunda volta pelo monte.

O que o teste diz, muito explicitamente!, é que sob o efeito repetido daquelas forças os guiadores tendem a partir/ficar danificados em zonas específicas. Eles tentam fazer uma aproximação dos ciclos de teste da máquina em anos, mas isso já depende da utilização que cada um de nós dá. O que o artigo não diz é que o produto X ou Y não presta, limita-se a dizer que tem falhas (has weaknesses) e onde é que essas falhas estão.

Compreendo que as pessoas fiquem bastante de pé atrás quando lêem testes comparativos em revistas, no entanto este artigo segue um caminho bastante mais cientifico do que aqueles a que estamos habituados e descreve todo o processo de teste, abstendo-se de opiniões e deixando ao leitor a tarefa de interpretar os resultados.

Todos estes guiadores estão no mercado porque estão de acordo com normas de segurança internacionais, no entanto é sempre bom testar os limites do material sem ser por experiência própria.

p.s.: No post anterior escrevi que os patrocinadores no fim da época forneciam material novo, não disse que trocavam ao fim de cada corrida. É óbvio que nem todos os atletas têm patrocinadores deste género, mas a minha resposta era para alguém que tinha escrito a vermelho "campeões do mundo". Um atleta não tem que saber que material está a utilizar, procura apenas que lhe indiquem o mais apropriado para obter os melhores resultados.
 

buka

New Member
Boas!

Achei melhor colocar aqui por se estar a falar de resistencia de carbono e para não atulhar o forum, mas se não encontrar resposta,crio um topico novo!


Abraço
 
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