Como sangrar travões de disco hidráulicos

engenheiro_

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boas trap, não foi preciso sangrar os meus, fi so afinar nas manetes, para tirares o óleo tiras o parafuso que tem na pinça, e o óleo sai, se for preciso para sair todo vai apertando a manete para ela mandar o óleo, e depois sangras normalmente com o kit da avid.

cumprimentos...

ps: desculpem o double post, mas esqueci-me de responder ao trap no primeiro post, e depois esqueci-me de editar o primeiro para responder la ao trap :S
 
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Berg106

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Boas,

Sangrei uns travões AVID X.0 com o kit da avid, em termos de força de travagem ficaram impecáveis, no entanto o travão traseiro faz um barulho quando aperto mais um pouco.
Os discos não roçam nas pastilhas, tenho tudo bem apertado, mas não sei o porque desse barulho, será das pastilhas novas?...o travão da frente não tem esse problema.
Agradeço alguma ajuda.
Abraços
 

100do

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Tenho 1 dúvida:

O óleo mineral é todo igual? Não me lembro de ver uma embalagem a dizer Oleo mineral. Tem mais alguma especificação? Onde costumam comprar? Nas lojas de bicicletas?
Tenho que sangrar uns travões XT.

Outra questão:
Quando sangrei os Hayes nine, meti o óleo com uma seringa e um tubo pela pinça, até sair pela manete sem ar.

Pelo que já li, nos Shimano aconselham deitar o óleo na manete e deixar sair pela pinça.

Qual das 2 soluções resulta melhor?
 

oliana

Active Member
Boas 100do. O oleo da shimano é exageradamente caro. Muitos, utilizam o oleo LHM, mineral que é usado em carros da citroen. É vendido por exemplo na Norauto e deve andar pelos 4 euros a embalagem de 0.5 l. Foi o que eu usei nos xtr. É o que a malta faz para poupar algum e vai dar ao mesmo.
 

100do

New Member
Hoje vou passar pelo continente a ver se o encontro. Senão, vou a uma casa de peças para carros.

Alguém me explica ou me diz onde consultar a melhor forma de sangrar os travões shimano?
 

100do

New Member
Jepas, o processo não pode ser feito ao contrário?
Ou seja, introduzir o óleo pela pinça.
Não entendi bem a última parte do pdf.
Quando sangrei os hayes, usei uma seringa. Enchi-a com o óleo e usei 1 tubo para a ligar ao sangrador. Abri a tampa da manete e meti o óleo. Como a seringa era de 5 ml e eu não sabia quanto óleo levava o travão, meti fechei o sangrador e repeti o processo. Ficaram bem sangrados.

Achas que posso fazer da mesma forma nos shimano? O que estou a pensar fazer é vazar o óleo todo antes de meter o novo, porque pode ter resíduos do dot 4 que lhes meteram.
 

Jepas

Super Moderador
O processo pode efectivamente ser feito "de baixo para cima". Já o fiz em sangramentos posteriores. É um processo mais sujo (no meu caso), porque não tenho nenhum sistema que conduza o óleo da manete para um recipiente (como os que existem nos kits). Assim sendo o que acontece é que todo o óleo que sai encharca a manete e tem de ser muito bem limpa no fim para não danificar a tinta (pois o DOT é corrosivo).

No caso dos Shimano também se pode sangrar a partir da pinça. Basta ligar a seringa com óleo à pinça com um bocado de tubo de PVC, abrir o parafuso de sangramento, retirar a tampa à manete e colocar o óleo da seringa no sistema. O óleo "velho" e algum do novo vão sair pelo reservatório da manete. Depois é só fechar o parafuso de sangramento, limpar a manete e fechar a tampa.
 

100do

New Member
Obrigado Jepas.
Acho que vou fazer dessa forma, mas ainda me falta comprar o óleo.
Hoje passei no continente mas mineral, só havia um da Redex. Apesar de ser mineral não diz que é para travões. A ver se amanhã encontro numa loja de peças auto.
 

100do

New Member
Já comprei o óleo. Comprei 1 litro de LHM. Já tenho óleo para o resto da vida, lol.

Alguém sabe quanto óleo leva (aproximadamente) o travão de trás?
 

voodoopt

New Member
Segundo o que li por esta thread não mais de 50 a 100ml para mudar todo o oleo e ficar a 100%
Tambem estou com um problema do travão de traz estar esponjoso e vou optar por mudar tambem o oleo por LHM Plus e ver o resultado
São tambem uns SHIMANO BR-455 (Deore)
 

100do

New Member
Sim, confirmo que 50 ml chegam e sobram.

Sangrei os 2 travãos. Vazei o óleo pelas pinças e usei uma seringa e meti o óleo pelas pinças. Penso que correu bem, mas fiquei só com uma dúvida:
Quando vazei o óleo velho, recolhi os pistões ao máximo para que saísse o óleo todo. Sangrei e só depois de os fechar é que dei 2 ou 3 "bombadas" nas manetes para ajustar as pastilhas ao disco.
O que notei já por 2 vezes é que quando pego na bike a primeira vez que travo parece que vai ao fundo, mas depois nunca mais noto isso. Poderá ter ficado com pouco óleo? Só noto no da frente, e esse está com umas pastilhas quase gastas.

Vou trocar as pastilhas a ver se resolve.

Em relação ao óleo, o velho era vermelho e o LHM é verde. Foi a única diferença que notei no travão da frente. O de trás, penso que tinha ar.
 

nmp

Member
Boas pessoal...

Precisava de retirar um pouco de oleo ao circuito dos meus Formula RX para ver se o espaço entre as pastilhas aumenta! Um dos problemas crónicos dos Formula RX e R1 é mesmo este e, segundo reviews de alguns utilizadores, conseguiram resolver retirando oleo ao sistema!
Gostaria de saber se para tirar um pouco de oleo ao sistema terei de sangrar os travões? (espero nao estar a perguntar nenhuma barbaridade:fpalm:)
Se não tiver que sangrar será que me podem explicar como posso retirar um pouco de oleo!?
Desde já o meu obrigado...

cumprimentos e boas pedaladas
 

fitty77

New Member
Não tens que sangrar os travões. Podes pegar numa seringa, com a agulha colocada e meteres a mesma no reservatório. Não é preciso dizer que deves ter o cuidado de, quando colocares a agulha dentro da bomba, fazeres isso com cuidado para a ponta da mesma não tocar no que não deve, provocando possiveis fugas... Contudo, pelo que dizes, não me parece que vás conseguir o que pretendes... O problema que referes tem a ver com falta de sensibilidade para encontrar a espessura dos discos e sim, esse é um problema recorrente nos Formula. Provavelmente, pouco (ou nada) terá a ver com o volume de óleo. Outra possivel causa é a existência de água no óleo, que com o aquecimento vai passar a vapor e com o tempo faz com que o espaço no sistema diminua (o vapor ocupa mais espaço que a água ou o óleo) mas isto faz mesmo com que a bike nem sequer ande. Por isso, aposto mais no problema de sensibilidade...
 

nmp

Member
Muito obrigado pela opinião fitty77. Se calhar experimento tirar um pouco de oleo a ver se o problema fica resolvido... caso nao fique, mal também não deve fazer!!

Pelo que estás a dizer, não é defeito é feitio!! E é um problema comum a quase todos os formula... Assim sendo, só andando com o disco desempenado é que o travão não roça... E andar sem empeno é muito dificil, até porque muitos discos já vem de fábrica com um ligeirissimo empeno... imagine-se ao fim de algumas voltas mais duras como não fica!!!

Vou ver como me safo e logo coloco feedback...

Mais uma vez obrigado...

cumprimentos
 
Boas. Ontem sangrei os meus travões tektro draco pela 1ª vez, fiz como está descrito no 1º post e penso que ficaram bem. Contudo, noto que junto ao parafuso de purga parece há uma pequena fuga de óleo, é uma coisa mínima. Já apertei o parafuso ao máximo mas parece continuar, será que é de estar muito apertado? Como posso resolver?
 

bonga

New Member
Excelente post sem duvida.
No meu caso pretendo substituir a tubagem de uns travões shimano 775 como devo proceder tenho andado a pequisar mas ainda não cheguei a uma conclusão, penso que neste caso terei que colocar o oleo da purga para o reservatorio estarei correcto?
Alguem me pode dar uma ajuda?


Desde já obrigado
cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
bonga

Nesse caso o melhor é injectar o óleo na pinça fazendo-o chegar ao reservatório. É a maneira mais rápida e segura.
 
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