Como sangrar travões de disco hidráulicos

Jepas

Super Moderador
Boas,

Aqui fica um pequeno tutorial para sangramento de travões. Para este exemplo usei um par de travões Hope Mono Mini que usam óleo DOT 5.1 (sintético). Marcas como a Hayes, Formula, Avid e Hope usam óleo DOT 4 ou 5.1. A Magura e a Shimano usam óleo Mineral.

Notas iniciais:

O óleo DOT é bastante corrosivo, usar sempre luvas e ter álcool à mão para limpar resíduos que podem atacar a tinta e a pele.
Nunca tocar nos discos e nas pastilhas com as mãos, podem ficar contaminados
Usar jornais no chão ou fazer o trabalho na rua para evitar sujar tudo

Material necessário:
my.php

Foto1.JPG


Chave de bocas 8mm
Chaves Allen
Par de luvas de latex
Tubo PVC transparente
Óleo Sintético DOT 5.1
Álcool etílico
Papel absorvente
Chave de fendas grande
Seringa


Retirar o sistema completo da bicicleta

Retirar o pino e as pastilhas da pinça
Foto2.JPG


Retrair os êmbolos com a chave de fendas e encher o espaço com cartão para que não saiam na operação nem fique ar retido atrás deles
Foto3.JPG


Fixar o sistema numa bancada
Foto4.JPG


Nivelar a manete de modo a que o reservatório fique horizontal

Remover a tampa do reservatório e retirar a membrana
Foto5.JPG

Foto6.JPG


Fixar a pinça à bancada

Retirar a tampa do parafuso de sangramento e ligá-lo com o tubo PVC a um recipiente estável (não precisa de ter óleo no fundo)

Abrir o parafuso de purga ¼ de volta e apertar a manete devagar
Foto7.JPG


Fechar o parafuso de purga e largar a manete várias vezes sem deixar que o óleo se esgote.

Repor óleo até ao topo do reservatório com a seringa
Foto8.JPG


Repetir até que o óleo saia limpo e sem ar

Colocar a membrana e a tampa no reservatório
Foto9.JPG


Voltar a montar o sistema na bicicleta

Instruções em vídeo

Instruções em vídeo para Sangrar Travões SHIMANO

Jepas
 

JorgeSantos

New Member
Bom tópico :wink:
Mas diz-me uma coisa. E sendo eu um proprietário de uns Hope ( estão à venda, passo a publicidade :mrgreen:) tens algum motivo ou existe alguma "regra" que diga que os tens de desmontar da bike para os sangrar, ou é por opcção própria? Os meus já foram sangrados meia-dúzia de vezes e sempre foram com eles montados. A única coisa que "mudava" era virar o reservatório mais para cima no guiador.


Josant
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

optei por desmontar tudo porque é a única maneira de ter todas as peças fixas e o mais longe possível da bicicleta (quadro, rodas, discos, etc.). Isto pode ser perfeitamente executado com o travão montado na bike, mas assim até dá para trabalhar sentado.

Jepas
 

JorgeSantos

New Member
Ok. Também calculei que fosse mais por esse aspecto. E assim não se corre o risco de contaminar as pastilhas, nem nenhuma parte do quadro ou componentes. Embora a preguiça em desmontar tudo fale sempre mais alto :wink:
 

Jepas

Super Moderador
O processo é idêntico em todos os travões, no caso da Shimano é preciso usar óleo mineral, de resto continua a haver um parafuso de purga e um reservatório na manete para adicionar óleo.

Jepas
 
Z

ze manel do pedal

Guest
ja agora , para os travões formula é da mesma maneira?
e qual o oleo indicado?
 

Jepas

Super Moderador
Tal como já foi dito acima, o processo é idêntico em todos os travões. O óleo Formula é DOT 4.

Jepas
 

Franck

New Member
Boas! Diz me uma coisa, para mudar o oleo todo aí tenhu q apertar a manete até sair tudo exacto? e depois ir enchendo como o novo?
 

Jepas

Super Moderador
para mudares o óleo todo, tens de apertar a manete várias vezes até sair tudo mas indo sempre acrescentado, senão vai haver uma altura em que vais bombear ar para a mangueira. Este é um processo em que o óleo novo "empurra" o óleo velho.

Jepas
 

Fura_A_maneira

New Member
Fica aqui uma dica... no caso de ficarem com oleo DOT nas mãos ou em qualquer peça, a melhor maneira de tirar os residuos e apenas passando agua!!!

Parece estranho n?? mas funciona que eu já o comprovei!!

Abraço
 

albubikes

New Member
Jepas said:
Creio que a principal diferença reside no ponto de ebulição, sendo mais elevado no DOT 5.1.

http://en.wikipedia.org/wiki/DOT_4

Jepas

Nem sempre, hoje em dia já há óleos dot4 que ultrapassam alguns dot 5.1; varia de marca para marca, o que quer dizer que alguns já são polietileno glicol de base sintética.

E hoje já há óleos que ultrapassam os 300ºc de ponto de ebulição, isso é muito bom para aqueles riders de downhill e freeride, ou mesmo aqueles que gostam de abusar da velocidade e dos travões, que se queixam que no final do percurso, os travões ja não travam tão bem, usando esses novos já não se verifica isso; pelo menos por mais um bocado.
 

albubikes

New Member
Jepas said:
Tal como já foi dito acima, o processo é idêntico em todos os travões. O óleo Formula é DOT 4.

Jepas

Os óleos DOT são completamente compatíveis, têm a mesma base, um sistema que usa o dot 3 pode levar dot 4 ou 5.1, tanto nas bicicletas nos carros nas motas, etc...
O DOT 3 é uma mistura de glicols, e o 4 têm em adição esters de borato, em relação ao 3;

tenho uns avid que vinham com dot 4 e dizia dot 4 na caixa, pus dot 5.1 e não estou nada arrependido; os novos de 2008 já dizem " DOT 4 or 5.1 "

ATENÇÃO: eu disse 5.1 e não 5.
 

i_mendes

New Member
Quando dizem que o processo é idêntico em todos os travões não é bem assim. Pelo menos no caso dos Hayes Sole.

O sangramento destes é ao contrário, ou seja, o novo óleo entra nas parte onde estão as pastilhas (não sei qual o nome disto) e o velho (ou o ar) sai pelo manípulo.

Nos manípulos temos o depósito, mas este não é preciso ser aberto. Existe um pequeno orifício tapado por pequena tampinha de borracha, a qual se deve retirar. Nesse pequeno buraco devemos enfiar um tubo, o qual deverá escoar para uma garrafa (ou outro recipente qualquer) vazia. Na parte do travão que tem as pastilhas, temos também um buraco, tapado com uma tampa de borracha. Tiramos a tampa de borracha. Temos uma porca mais acima, a qual devemos desapertar, mas temos de ter preparada uma seringa com óleo e o tubo respectivo que deve entrar no buraco atrás descrito, pois assim que desapertamos essa porca, o óleo começa logo a pingar. Depois de estar tudo como deve de ser, começamos a injectar o óleo pela seringa. Na parte do manípulo começará a sair óleo (ou ar, caso disso). A partir do momento que começar a sair só óleo de uma maneira fluída, é porque não há ar no sistema e devemos então apertar a porca na parte que tem as pastilhas. ATENÇÃO: não apertar nunca as manetes durante a operação toda. Depois de tapados todos os buracos com as respectivas tampinhas de borracha está feito! Agora sim, podemos apertar as manetes para afinação. Este travões tem algumas afinações: uma é a normal, ou seja, desapertar os parafusos das pastilhas, apertar as manetes, e com elas apertadas, apertar os parafusos. As manetes podem ser afinadas com uma chave sextavada (não sei se é assim que se escreve), a porca está dentro da manete. Se olharem para a manete de lado vem-na logo. Existe também uma outra afinação que eu desconhecia, que é o parafuso (também sextavado) que está na parte das pastilhas mesmo no centro, do lado de fora. Apertando ou desapertando esse parafuso consegue-se mais ou menos pressão nas manetes.

E pronto, conseguir sangrar os meus travões. Peço que me desculpem se me falta algum vocabulário específico de btt, mas ainda sou maçarico nestas coisas, embora goste de aprender e de explorar. Se alguém quiser fotos, posso colocar.
 

Rider88

New Member
Boas...

Para além das diferenças ja ditas entre o dot 4 e o dot 5.1 alguem sabe mais algumas relevantes? Estou a pensar sangrar os meus travoes e nao sei bem qual deles usar.
Ja agora os meus travoes sao os hope mini.

Obrigado,

Boas pedaladas!!
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

Rider88 os teus travões usam óleo 5.1 de origem, também podes usar o 4, isto porque uma grande vantagem (e eu que o diga) do DOT 4, é que existe muito mais variedade e em embalagens mais pequenas. Foi bastante dificil encontrar o óleo 5.1 e só em embalagens de 1/2L, já o DOT4 é comum ser vendido em embalagens de 250 ml.

Como poderás ver no manual do Hope, os travões trazem 5.1 e no caso de quereres colocar DOT 4, tens de remover todo o 5.1 e ficar somente com o DOT 4 no final.

Jepas
 
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