Como mudar uma corrente?

pauloreis

New Member
Boas:
Eu já consegui descravar a corrente...como à sempre uma primeira vez para tudo, de inicio cheguei a pensar que o descravador não dava para a minha corrente,
depois pus a hipótese que a minha corrente não dava para descravar...já a passar-me, perdi a cabeça, apertei com força, e foi ai que o pino se soltou..
peripécias de um principiante!!

Abreijos
 

100Pernas...

New Member
tipos%20de%20elos%20r%E1pidos.jpg

aqui ficam os tipos de elos rápidos
o dourado é designado por POWERLINK e é da SRAM
o cinzento é designado por CONNEX LINK e é da CONNEX


Boas Amigos,

Desculpem a minha ignorância, mas para desmontar este tipo de elos é preciso alguma ferramenta especial? Ou com um alicate de pontas finas dá para tirar?

Obrigado e boas pedaladas!!
 

Jepas

Super Moderador
Teoricamente são para desmontar à mão. O Connex facilmente se desmonta à mão, o SRAM requer um pouco mais de força. Convém ter sempre a corrente limpa para facilitar a abertura deste tipo de elos-rápidos.

Dos dois prefiro o Connex usei o 1º até estar tão gasto que a corrente saltava porque os pinos ficaram literlamente comidos. O Sram é mais fácil de adquirir, mas o Connex desmonta-se com muito mais facilidade.
 

pepelento

New Member
Concordo com o Jepas, mas

Atenção que o connex só desmonta na vertical, e tem só um sentido, senão dá saltos na cassete. Além disso, enferruja com facilidade se não estiver lubrificado.

Para mim prefiro o da sram. Dá para montar de qualquer forma e é mais durável.
 
O que quer dizer PC10/38, POWER LOCK...?

Olá a todos, estou com umas dúvidas e espero que vocês me possam esclarecer. Queria arranjar uns elos para a minha bicicleta e andei pela internet, principalmente na chainreaction que já é costume. A minha dúvida é esta, aqui neste link: http://www.chainreactioncycles .com/Models.aspx?ModelID=871
O que quer dizer o "PC", quer dizer Powerlink Connector? E o que é isso? É o nome que dão ao elo em inglês certo?(PowerLink means no weak links). Outra coisa, o que é o Powerlock? É uma espécie de elo que só dá para usar uma vez? (IMPORTANT: 10SP Links are POWERLOCK, they fit together but then are not designed to come apart again.)
E agora a última dúvida:D, o que é o PC10/38?

Aguardo respostas:):p;)
METALLICA;)
 

Jepas

Super Moderador
Este é o SRAM Power Link:
power_link_9-speed.jpg


Não adianta fazer traduções literais de nomes comerciais. O PowerLink é simplesmente um elo rápido que permite que uma corrente de 9V seja desmontada à mão (sem ferramentas).

Este é o SRAM PowerLock:
ch308c00_____10.jpg


É um elo de fecho para correntes de 10 velocidades. É de fecho, porque ao contrário do Powerlink não é passível de ser aberto manualmente depois de fechada a corrente.

Para quem usa correntes de 9V existem elos rápidos como o Sram Powerlink, o Connex, o KMC, etc.

Para quem usa correntes de 10V existem igualmente elos rápidos da Shimano, KMC e Connex. O elo Powerlock da SRAM não pode permite abertura manual.

PC10 e PC38 são duas correntes da SRAM para 7V. Nesse site a referência indica o elo rápido que trabalha nessas correntes de 7V, porque logicamente, se a corrente tiver uma determinada largura, o elo rápido também tem de ser compatível com essa mesma largura.
 

Jepas

Super Moderador
Em princípio não há problemas. Nas correntes Shimano de 9V e 10V já usei elos SRAM sem problemas, não vejo por que haja de ser diferente nas correntes de 7V.
 

100Pernas...

New Member
Teoricamente são para desmontar à mão. O Connex facilmente se desmonta à mão, o SRAM requer um pouco mais de força. Convém ter sempre a corrente limpa para facilitar a abertura deste tipo de elos-rápidos.

Dos dois prefiro o Connex usei o 1º até estar tão gasto que a corrente saltava porque os pinos ficaram literlamente comidos. O Sram é mais fácil de adquirir, mas o Connex desmonta-se com muito mais facilidade.

Desmontar à mão? Como? Fazendo pressão na corrente para ambos os lados, ou...? Não estou a ver... Perdoem-me a ignorância...
 
Tens que apertar um contra o outro, por vezes tens que fazer alguma força, limpa bem a corrente nessa zona e deita-lhe um bocado de óleo e volta a limpar, só para entranhar bem. Cuidado que ás vezes não é assim tão fácil, eu já tive que mudar e ás vezes aquilo está bem preso, mas sai claro :D

METALLICA
 
Last edited:

Jo@o

New Member
Um elo rapido pode ser colocado em quaquer corrente? Eu tenho uma corrente "normal" de 8v ,posso colocar um ele rapido ?
 
Vou montar agora uma corrente na bike, visto k a anterior, no passado domingo, deixou-me a pé DUAS vezes...
Tenho uma duvida, cravar o elo k vem e arriscar ficar mal cravado e partir um dia destes ou meter um elo engate rapido. Muita gente faz isso para, quando lhes apetecer, tirar a corrente para limpar. Mas será que fica com a mesma segurança??
A corrente para 9V tem 112 elos. A que tinha anteriormente tinha 109. Monto os 112 ou só 109?'
 

Jepas

Super Moderador
O elo rápido garante que a corrente fica bem fechada e que pode ser aberta e fechada sempre em segurança. Claro que existem outras opções, como os "pinos rápidos" que vêm incluídos em algumas correntes Shimano (são pinos que trazem uma guia que tem de ser quebrada no fim da instalação). A corrente bem montada fica sempre segura.

Se usas 109 elos, deves retirar 3 da corrente nova. As correntes são vendidas com vários comprimentos para darem praticamente em todos os casos.
 
Citação desnecessária - Consultar Regras!

Devem ser 110 elos e não 109. A minha cassete é 11/32. No futuro passando para 11/34 não será preferivel deixar já a corrente com os 2 elos a mais???
 

Berg106

New Member
Boas,,,

Tirei um elo á minha corrente porque ela estava comprida (na posição de descanso a corrente roçava na roldana superior do desviador), no entanto agora quando está no prato maior na frente e no mais pequeno atrás, o desviador fica muito esticado.
Como resolver esta situação? Algum problema em manter o desviador nesta posição?

Abraços
 
Top