Pois é, vejam o caso do Boenx69.
A suspensão num dia de chuva e lama, começou a ficar cada vez mais dura, no final do dia estava tão rija que era quase imposivel o curso chegar a metade!
Para diagnosticar o problema bastou apenas besuntar um pouco de oleo nas pernas (por fora), e rapidamente percebemos que a suspensão ficou melhorzita. (Nota: Não metam WD40 nas pernas!!! Metam oleo de suspensão, vaselina, ou oleo do motor do carro - não ataca as borrachas dos vedantes).
Besuntar as pernas da suspa com oleo, não resolve o problema. Apenas serve para indicar se a suspensão começa a ficar mais sensivel e molinha depois da colocação do oleo. Se houver uma diferença notória, é sinal de FALTA DE LUBRIFICAÇÃO INTERNA!
Para resolver esta situação é muito simples. Vejam videos/manuais tecnicos da vossa suspensao na net primeiro. Mas basicamente apenas é preciso desapertar os 2 parafusos que estão pa parte de baixo da suspensão para as Jarras sairem (as jarras sao a parte branca na foto de baixo, e as pernas a parte dourada para quem nao sabe). Limpar o interior das jarras com um pano. Voltar a montar. E antes de apertar os parafusos novamente, colocar oleo de suspensões com uma seringa pelo buraco do parafuso. O volume de oleo depende do tipo de suspensao (valores nos manuais técnicos para o dito modelo).
É este pequeno gesto que pode voltar a dar vida à suspensão
Atenção: Ver sempre o manual da suspensao em causa, antes de a abrir
Atenção2: Ás vezes não ter oleo no interior é sinal que os retentores precisam de ser substituidos.
A suspensão num dia de chuva e lama, começou a ficar cada vez mais dura, no final do dia estava tão rija que era quase imposivel o curso chegar a metade!
Para diagnosticar o problema bastou apenas besuntar um pouco de oleo nas pernas (por fora), e rapidamente percebemos que a suspensão ficou melhorzita. (Nota: Não metam WD40 nas pernas!!! Metam oleo de suspensão, vaselina, ou oleo do motor do carro - não ataca as borrachas dos vedantes).
Besuntar as pernas da suspa com oleo, não resolve o problema. Apenas serve para indicar se a suspensão começa a ficar mais sensivel e molinha depois da colocação do oleo. Se houver uma diferença notória, é sinal de FALTA DE LUBRIFICAÇÃO INTERNA!
Para resolver esta situação é muito simples. Vejam videos/manuais tecnicos da vossa suspensao na net primeiro. Mas basicamente apenas é preciso desapertar os 2 parafusos que estão pa parte de baixo da suspensão para as Jarras sairem (as jarras sao a parte branca na foto de baixo, e as pernas a parte dourada para quem nao sabe). Limpar o interior das jarras com um pano. Voltar a montar. E antes de apertar os parafusos novamente, colocar oleo de suspensões com uma seringa pelo buraco do parafuso. O volume de oleo depende do tipo de suspensao (valores nos manuais técnicos para o dito modelo).
É este pequeno gesto que pode voltar a dar vida à suspensão
Atenção: Ver sempre o manual da suspensao em causa, antes de a abrir
Atenção2: Ás vezes não ter oleo no interior é sinal que os retentores precisam de ser substituidos.
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