Como fazer uma revisão a uma suspenção

andrextr

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Pois é, vejam o caso do Boenx69.

A suspensão num dia de chuva e lama, começou a ficar cada vez mais dura, no final do dia estava tão rija que era quase imposivel o curso chegar a metade!

Para diagnosticar o problema bastou apenas besuntar um pouco de oleo nas pernas (por fora), e rapidamente percebemos que a suspensão ficou melhorzita. (Nota: Não metam WD40 nas pernas!!! Metam oleo de suspensão, vaselina, ou oleo do motor do carro - não ataca as borrachas dos vedantes).

Besuntar as pernas da suspa com oleo, não resolve o problema. Apenas serve para indicar se a suspensão começa a ficar mais sensivel e molinha depois da colocação do oleo. Se houver uma diferença notória, é sinal de FALTA DE LUBRIFICAÇÃO INTERNA!

Para resolver esta situação é muito simples. Vejam videos/manuais tecnicos da vossa suspensao na net primeiro. Mas basicamente apenas é preciso desapertar os 2 parafusos que estão pa parte de baixo da suspensão para as Jarras sairem (as jarras sao a parte branca na foto de baixo, e as pernas a parte dourada para quem nao sabe). Limpar o interior das jarras com um pano. Voltar a montar. E antes de apertar os parafusos novamente, colocar oleo de suspensões com uma seringa pelo buraco do parafuso. O volume de oleo depende do tipo de suspensao (valores nos manuais técnicos para o dito modelo).

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É este pequeno gesto que pode voltar a dar vida à suspensão :D

Atenção: Ver sempre o manual da suspensao em causa, antes de a abrir :)
Atenção2: Ás vezes não ter oleo no interior é sinal que os retentores precisam de ser substituidos.
 
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dand25

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E se uma pessoa for de vez em quando fazendo esta lubrificação acham que poderá ser mau ou apenas irá prolongar a vida da suspensao?
 

andrextr

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Este procedimento não é preciso ser feito todos os dias. Basta 1x por ano.. Ou de 2 em 2 anos. Tens é que tirar as jarras para tirar o oleo velho, e limpar, e depois colocas o novo.

Tás a perguntar se lubrificar uma suspensão é prejudicial? Experimenta em nunca meter oleo numa corrente que facilmente percebes a resposta à questão :D


É claro que não é prejudicial, antes pelo contrario. Enquanto a suspa estiver lubrificada não se estraga e funciona bem. Se secar, bem, entao aí as pernas começam a ficar todas comidas da fricção passado uns dias.

Exemplo de uma suspensão de 600€ lixada por falta de lubrificação (notar a descoloração nas pernas por causa da fricção):
fox_vanilla_service06.jpg


É preciso ser burro para ter uma suspensao tao boa e cara, para depois andar seca, e ter um funcionamento merd0so.
 

dand25

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Sim eu sei que nao hade ser prejudicial, estava a aperguntar é se nao haveria problema de por ex se mudar 3 em 3 meses?
 
Não ligues tanto ao intervalo entre lubrificações, mas sim aos sinais que a suspensão te dá quando precisa de levar manutenção.
Quando te aperceberes que ela começa a deixar de funcionar correctamente, sabes que está na hora de abrir e lubrificar.
Abraço
 

dand25

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Bem, passei agora na loja que vendeu a bike e nem vao mexer na suspensao porque dizem que é preferivel mandar para garantia uma vez que é pouco provavel que seja so lubrificação, estranho mas uma vez que nao sou muito entendido na materia tambem nao posso ateimar, so esperar mais ou menos uma semana.
 

boenx69

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Mas andre, acho que se tivessemos limpo aquela especie de pasta que la tava dentro ainda ficava melhor, é caso dum dia destes abrir aquilo tirar o oleo e tal, e levar ao emprego do meu pai e limpar aquilo com um produto que eles tem para la acho que ficava impec ;)
 

demorider

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Bem cá vou eu ressuscitar este tópico..

Tenho uma rock shox boxxer rc e depois de ver uns videos e consultar o manual tecnico da suspensão acho que não será difícil fazer a manutenção/revisão em casa mas estou com uma duvida sobre que massa de lubrificação usar..

Alguem tem alguma ideia sobre alguma massa que seja boa e não custe os olhos da cara?
 
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