Como fazer uma revisão a uma suspenção

#21
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

acho q uma revisão feita numa loja (desde q seja de confiança) e se for só mudar oleo não fica por mais de 15€ e sempre é feita por quem percebe do assunto e tá habituado a isso. além que já vi pessoal a partir os dentes por causa de suspensões que se desmontaram a meio duma descida (down freita 2005)
 
#22
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

Companheiros da bike

Continuo com duvidas. Então a suspensão Marzocchi Mx Comp a ar tem óleo?!!!!!!!!!!!!!!!.
Então se é assim tenho mesmo que a mandar mesmo para a oficina.
É que estava convencido que a suspensão era só a ar. Mas se houver mais entendidos na matéria, agradecia de me tirassem esta dúvida. Obrigado
Cumprimentos
fsparreira
 
#23
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

Fsp_MuiTalento said:
Companheiros da bike

Continuo com duvidas. Então a suspensão Marzocchi Mx Comp a ar tem óleo?!!!!!!!!!!!!!!!.
Então se é assim tenho mesmo que a mandar mesmo para a oficina.
É que estava convencido que a suspensão era só a ar. Mas se houver mais entendidos na matéria, agradecia de me tirassem esta dúvida. Obrigado
Cumprimentos
fsparreira
sim. tb tem oleo. e as de molas tb têm oleo. isto falando de suspensões marzocchi ou fox ou dessa gama, pq se for daquelas rascas é só mm as molas. se queres fazer revisões vai ante a uma loja especializada mas antes pede orçamento, pq se for só mudança de oleo nao deve ficar mais do q 15€.
 
#24
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

VIva!
onde é que compram o oleo para as susps?
Eu ainda nunca vi por ai a venda. O Importante é ser oleo para suspenção e ter uma determinada densidade.

Lembro-me de ver num forum americano um guru das suspenções a recomendar um oleo que "supostamente" é para motos e ele dizia que aquela marca e modelo especifico era o melhor.

Num autoMarche será que tem esse tipo de produto ... ?
 
#25
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

O oleo das suspenções das motas é igual à das suspenções para bicicleta. A grande diferença, é que em motas,por norma usa-se oleos com maior viscosidade (10 a 25 wt).

É comum usar um dos três tipos de densidade:
- 5wt (menos denso, o que permite uma maior velocidade de circulação do oleo, ou seja, a susp. é mais rápidaa trabalhar),
- 7.5wt (o mais comum, e que vem de origem na maior parte das suspenções)
- 10wt (mais denso, o que diminui a velocidade de circulação do oleo. Normalmente usada em street)

Em alguns modelos, são usados mais que 1 tipo de oleos, consoante a zona de funcionamento (por exemplo as rock shox).

P.M.
 
#26
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

A uma revista que é a velo vert salvo erro.. que lançou uma edição so de manutenções muito completa.. ou seja para todas as marcas e modelos variados.. desde as lefty a pace manitou fox RS marzchi etc.. muito completo mesmo.
De qualquer modo, normalmente as suspensões vem com manuais de manutenção.. A malta com um pouco de tempo e paciencia e adquirindo o material necessario.. até se diverte aprende a fazer e popa dinheiro.. e com sorte ate fica em condiçoes a primeira :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

Polegar

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#27
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

Boas.

Tem um colega que necessita de saber qual o oleo que se deve usar para fazer a lubrificação numa manitou Axel. Se alguem souber qual o oleo a usar que me informe sff.
Obrigado pela vossa ajuda
 
#28
Re: Como fazer uma revisão a uma suspensão

Já agora, para suspensões de mola, basta só limpar? é aconselhável lubrifica-la com spray lubrificante quando fica mais rija?
 

Polegar

Active Member
#30
#32
fiesta2peace: fazer a revisão a uma suspensão não é nada de complicado, desde que se tenha os conhecimentos necessários. Sobretudo é preciso ter um local adequado para o fazer, assim como muito cuidado no manuseamento dos componentes internos da suspensão, que costumam ser frágeis. Creio que no site da Sr Suntour estão alguns videos que ensinam a fazer a revisão à Epicon. É uma questão de passares por lá e dares uma vista de olhos.
Abraço
 
#34
Boa noite a todos!

Tenho na minha bicicleta uma suensão RST Gila 100mm! Como nunca teve uma revisão e já tem mais de 4000 km agora noto-a a fazer pouco curso e muito presa! A minha dúvida é: qual o modo de funcionamento da suspensão ? ar? molas? óleo? Será que posso fazer eu a revisão e como?
 
#37
Pessoal ninguém consegue dar uma ajuda?
Qual é a massa que devo comprar e onde comprar/preços?
Preciso de alguma ferramenta específica?

Grato pela atenção
 
#38
Olha mais um, a minha gila tambem esta a ficar rija como tudo e so tem prai 1000 kms, estou a pensar sinceramente a ir á loja para fazerem isso, senao depois ainda me xateiam se fizer nhenha. Mas que noto mais rija noto, apesar que nunca foi muito mole.
 
#39
Eu e o andreXTR, abrimos a minha uma Suntur duro fr20 de 150mm, e tudo começou 2 dias depois de ter a bike notei a suspençao muito riga, eis nao e o nosso espanto quando tiramos as jarras que nao havia oleo na suspençao :O
Isto uma suspençao que veio da garantia nova, e sem oleo, é inademissivel mesmo, se por acaso nao reparase nisto o que me ia acontecer era que ia comer as bainhas todas e era uma vez uma suspençao.
Abrimos aquilo limpamos por dentro que so tinha massa concistente, voltamos a por as jarras e com uma seringa pusemos oleo nas pernas, demos umas bombadas, e so vos digo que parecia outra suspensao mesmo :O
 
#40
Ainda vou la falar com eles que me venderam a bike para mexerem eles uma vez que esta tudo na garantia ainda. Ontem tava a ver que tinha de jantar primeiro para ter força para ela mexer.