Como fazer revisao completa Rock Shox Reba, Revelation, Pike Dual air/U-turn

cmorais1

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Olá todos, recebi esta semana em casa uma Revelation 150mm RL Dual Air 2011 e estou com umas duvidas básicas, para afiná-la para o meu peso (85kg). 1º tirei o ar todo - e depois todo + mas a suspensão não desceu toda sozinha, empurrando foi até ao fim mas ao soltá-la subiu 2 a 3cm é normal?? Para por ar é 1º o + e depois o - certo?
Em termos de revisões já à manual de 2011 ou regulo-me pelas rebas?

Obrigado, abraço!
 

g-zero

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o meu problema ja esta resolvido..era um oring do rebound que deixava passar o oleo do motion control...RESOLVIDO
 

L.Gomes

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Boas
Hoje a minha reba pregou-me uma partida.
Durante a voltinha de hoje, apercebi-me a dada altura que ela tinha o curso muito reduzido. Pensei que eventualmente tivesse pouca pressão na camara +, contudo a determinada altura também me apercebi que deixou de bloquerar o rebond. No fim da volta e ja em casa, retirei-lhe todo o ar - e ela subiu na totalidade, posteriormente retirei todo o ar + e ela não desceu na totalidade. Fique com a sensação que ainda tinha ar dentro, mas não saia.
Alguem tem ideia do que possa ser?
 
Depois do que fizeste (tirar o ar neg. e depois o pos.) já voltaste a colocar ar?

Tens de testar sem ar nenhum para ver se ela faz o curso todo sem problemas. caso faça, tens um problema no sistema dual-air, caso não faça o curso todo, tens um problema no vedante do rebound.

P.S. O rebound não bloqueia, quererás dizer "bloqueador" não bloqueia?

VT
 

L.Gomes

New Member
Boas
Tens razão referia-me ao bloqueador.
Ainda não coloquei navamente o ar. Mas como referi, quando lhe retirei o ar ficou a sensação que ainda tinha ar dentro, porque ela não desceu na totalidade, fazendo alguma pressão ela descia mas recuperava novamente (isto pouco como é obvio).Mas também não consegui retirar mais ar.
 

L.Gomes

New Member
Sim ela faz o curso todo. O que eu acho estranho é que quando lhe tiro todo o ar ela não desce (como era suposto fazer), totalmente. Fica com um curso de 10mm a 15mm sencivelmente, que se eu precionar ligeiramente ela desce mas depois recupera. Outra coisa estranha, é que lhe introduzi ar na camara + e quando vou introduzir na camara - esta já acuzou cerca de 40psi.Sera normal?
De qualquer maneira, agora meti pressão em ambas as camaras e pareceu boa, amanhã vou esperimentar.
Quanto ao facto de não bloquear, ja esta resolvido! Por qualquer razão a camisa (Guia)do cabo saltou fora do sitio no PuschLock e por isso não bloqueava.
 
OK, o que eu queria era restringir o problema a um dos lados. Estando a fazer o curso todo, tens um problema no lado esquerdo (Air-U-Turn).

Quando tiras o ar todo, na realidade não "tiras" o ar todo, apenas colocas a pressão interna igual à pressão atmosférica, ou seja: 1 BAR
É essa pequena pressão que fica lá que faz com que ela retorne, parecendo que ainda tem pressão.
Agora o que não é normal é teres 40 PSI na neg.

Tenta fazer um reset mesmo a sério:

Tira todo o ar negativo, até deixar de fazer qualquer barulho (isto com o curso no máximo)
Tira todo o ar positivo, até deixar de fazer qualquer barulho (também com o curso no máximo)

Coloca 100 PSI na positiva, certificando-te de que ao tirares a bomba não perdes muita pressão
Coloca 100 PSI na negativa, certificando-te de que se criou a câmara negativa (sentes isto pela facilidade de bombeares a suspensão à mão, não sentindo um "bater" quando retorna ao curso máximo)

Isto deve resolver qualquer problema que esteja relacionado com afinações de ar...

Agora se não ficar boa, volta aqui que a gente logo vê.

VT
 

L.Gomes

New Member
Boas
Antes de mais deixa-me agradecer a tua disponibilidade para ajudar e a vontade com que o fazes! Continua que são grandes ajudas que dás a tipos como eu.
Agora mudando de assunto, compreendi a tua explicação relativamente ao tirar o ar, não me lembrei do efeito da pressão atmosferica. Quanto ao reset ja fiz duas vezes. Como referi ontem, hoje fui dar uma voltinha de 66km e pareceu-me que estava tudo bém. Funcionou bém e não perdeu ar. Vai continuar assim mas vou estar mais atento.
Obrigado, abraço
 

Qketz

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Bem pessoal , tive um problema. Comprei um Reba usada , e ela quando chegou tinha a parte de cima ( onde tem o lock) com oleo , e ela está dura como pedra . Verifiquei e não está bloqueada , tinha pouco ar e quando o tirei saiu oleo. É normal ? :s
 

Holocénico

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Tenho uma suspensão RockShox Revelation Dual Air 426 que vinha a equipar um RR 9.2 de 2009 com os seguintes problemas:
- Desde que a comprei que o Bloqueio da suspensão nunca bloqueou praticamente nada
- Após alguns meses de utilização foi perdendo curso progressivamente. Actualmente sempre que se depara com algum ressalto amortece muito pouco e ouve-se uma pancada seca ao nível da suspensão.
- Mais recentemente tem vindo a perder óleo pelas válvulas quando se retira pressão, tanto na câmara negativa como positiva.

Será que uma simples revisão pode resolver tudo isto?

Obrigado
 
A pergunta é: porque é que deixaste andar os problemas?

A revisão vai resolver quase tudo excepto, provavelmente a perda de curso, que ou tens sorte e é um O-ring, ou fruto do "deixa andar" tens a baínha esquerda riscada por dentro.

Boa sorte! :)

VT
 

Holocénico

New Member
Rock Shox Portugal
A pergunta é: porque é que deixaste andar os problemas?
A revisão vai resolver quase tudo excepto, provavelmente a perda de curso, que ou tens sorte e é um O-ring, ou fruto do "deixa andar" tens a baínha esquerda riscada por dentro.
Boa sorte!
VT

Realmente "deixei andar" muito :S; vamos lá ver então se a bainha não está riscada
No caso de ser um o-ring, conseguirei arranjar com facilidade em casas da especialidade ou terei que encomendar mesmo um kit via internet?

Obrigado pela atenção
 
Last edited:

Holocénico

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Já agora, a bike ainda tem mais uns 2 meses de garantia; acham que, mesmo tendo sido negligente, ainda me posso safar? :p
 
Last edited:
Ponto 1: um O-ring pela internet??? LOL

Ponto 2: não é boa ideia perguntares isso em fórum aberto, principalmente se anda aqui um gajo que é o responsável pelas garantias Rock Shox...

Vai a uma loja que revenda Rock Shox, deixa a internet para as coisas caras.

VT
 

Holocénico

New Member
Rock Shox Portugal
Ponto 1: um O-ring pela internet??? LOL
Ponto 2: não é boa ideia perguntares isso em fórum aberto, principalmente se anda aqui um gajo que é o responsável pelas garantias Rock Shox...
Vai a uma loja que revenda Rock Shox, deixa a internet para as coisas caras.
VT

Não me soube explicar devidamente então. Sou um mesmo um ignorante na matéria... :eek:
Obrigado pelas explicações.
 

Holocénico

New Member
Decidi-me então fazer eu mesmo a revisão ("ai jasus!"). E já estou com um problema técnico (lol): não consigo soltar a perna esquerda da jarra, aquilo parece que está mesmo colado. Conhecem algum truque? Garanto que já apliquei uma marteladas valentes.
 
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