Como desempenar uma roda de bicicleta

#2
Ir à loja mais próxima!

Se não sabes como desempenar uma roda, não vais aprender do dia pra noite mesmo com o melhor entendido do mundo aqui a explicar-te.

É um serviço que requer muita experiência.
 
#3
Sim, isso é serviço para mecânicos com experiência e muito mais não te posso dizer. Há cerca de um mês levei a minha à oficina para desempenar a roda traseira e levou cones, esferas e um eixo novo se não estou enganado. O meu pai, que até percebe qualquer coisa de mecânica, dizia que aquilo era só jogar com os apertos dos raios...
 
#5
Boas

Se pesquisares pelo fórum também há já um tópico onde um colega explica bem como o fazer... No entanto será sempre melhor deixar a tarefa a quem perceba do assunto!

Cumprimentos
 
#6
Isso é facil...
Tens um raio a puxar o aro para a esquerda e outro a puxar para a direita, REPETIDAMENTE. É só ver, se o aro desvia para a esquerda apertas os raios que puxam o aro para a direita. ( nao tem nada que saber) Ter o cuidado de ver se os raios, neste caso os que puxam o aro para a esquerda, não ficam com muita tensão, se sim é desapertar um bocado...
A tensão dos raios... Bom isso é musica, tocas no raio e vez o ton de nota que dá em relação aos outros raios, e com isto vou directo a manutenção depois de andar ter o cuidado de ver sempre se algum raio esta froxo (fora de ton) porque é isso que leva ao empeno de uma jante, as escadas, pedras e os saltos são meros pretextos...


Ps: Msoares não levou mais nada porque não dava,(talvez uns reflectores aqui) bom mecanico, atencioso com os clientes...
 
#7
Pois... afinar da esq para a direita é facil.. é "só aperta aqui, aperta dali" o problema é qdo a roda está oval.

Já faço as minhas afinações e montagens nas bikes desde q sei andar, ou seja... há 22 anos.. e só mto recentemente enraiei uma roda sozinho. Não ficou perfeita, mas ficou mto aceitavel. No entanto, só o fiz pq era para uma 2ª bike... se fosse para a minha, com material de 1ª, nunca o faria.
 
#8
Oval é facil... aro novo.
Enraiar uma jante? isso sim é de homem, eu ando à um mês devolta de uma roda e não consigo alinhar o cubo com o aro, vou para a 3ª e ultima tentativa, vale a pena tentar não se estraga nada.
ja agora pergunto se usou alguma plataforma para enraiar ou foi mesmo em cima de uma mesa, ou na bicicleta?
 
#9
lá por estar oval, nao quer dizer q seja aro novo, como diz no video, tem a ver com a tensão q tem nos raios, consegue-se corrigir ligeiramente um aro oval.

Eu enraiei com a roda na vertical, numa mesa e com uma roda montada ao lado para me ir seguindo.
Primeiro coloquei os raios todos, um "para um lado, outro para o outro", foi só contar buracos e pronto, la foi.
No final estava um pco oval e descentrada, tive de corrigir com tensão nos raios, ficou quase perfeita.
 
#10
Sim esse oval é remediavel, na tensão dos raios, neste caso tanto os que puxam o aro para a esquerda como para a direita, de preferencia desapertar ou apertar de igual modo.
Estava-me a referir ao oval de quedas e saltos...
 
#11
Isso é facil...
Tens um raio a puxar o aro para a esquerda e outro a puxar para a direita, REPETIDAMENTE. É só ver, se o aro desvia para a esquerda apertas os raios que puxam o aro para a direita. ( nao tem nada que saber) Ter o cuidado de ver se os raios, neste caso os que puxam o aro para a esquerda, não ficam com muita tensão, se sim é desapertar um bocado...
A tensão dos raios... Bom isso é musica, tocas no raio e vez o ton de nota que dá em relação aos outros raios, e com isto vou directo a manutenção depois de andar ter o cuidado de ver sempre se algum raio esta froxo (fora de ton) porque é isso que leva ao empeno de uma jante, as escadas, pedras e os saltos são meros pretextos...


Ps: Msoares não levou mais nada porque não dava,(talvez uns reflectores aqui) bom mecanico, atencioso com os clientes...
Sim, na teoria não é dificil, mas como sabes tu onde são os raios que estão a puxar para cada lado? Para que lado puxam? Quantos são? Avaliar a tensão do aperto... Tudo isto tem muito que se lhe diga...
 
#12
Amigos.tive recentemente uma jante traseira empenada, fui a uma loja be bicicletas(a qual prefiro nao dizer o nome para evitar confusões)e eles disseram que nao tonha tafulho,e riram se de mim.fui a outra loja de um homem k ja tinha muita experiencia nakilo, e ele aceitou.
MORAL DA HISTORIA:ja nem nas lojas de bicicletas podemos deixar a nossa confiança, para arranjar a nossa bike,porque nao kerem trabalhar,logo preeferem recusar e mostrar o k tem a venda.
 
#14
amigo.se tiveres a sorte k eu tive, a loja de bicicletas mais proxima terá uma maquineta (nao esta a venda) que endireita a jante e depois o empregado trabalha na jante.o serviço deverá custar entre 5-10 euros (foi 0 k paguei;7 euros).

Boas pedaladas