Como converter rodas convencionais em UST - Home made

bartes

Member
Boas!

LOL... em primeiro lugar não sou dado a grandes marcas de NO TUBES!!!!

Assim que tive oportunidade, comprei uma Fita-Cola com nylon, comprei numa Drogaria de um amigo, ele até me deu a fita, só porque lhe disse o que iria fazer!!!

Bem, peguei na roda tirei a fita do aro.
Depois de cortar a fita-cola a medida (20mm) dei 2 voltas no aro ( comecei antes da Válvula um palmo, e acabei um palmo depois da Válvula) em seguida cortei uma válvula de uma câmara de Ciclismo de estrada (as que sai o interior) e cortei a volta do "chumaço" envolvente, enfiei no aro e de seguida meti o pneu, depois, liquido, e meti a Válvula sem o seu interior, apertei a fêmea ao aro, e enchi 4,5 bar (com o compressor), meti o interior, acertei em 3,5 bar... dei a roda, abanei, rodei, abanei e ...ando a testar!!

Material usado:

2- Aros Fulcrum Red Metal 5
2- Pneus WTB weirwolf 2.10 comp (arame)
1- Rolo Fita-Cola para reparações domesticas de tubos e de pequenas fugas de água. (dá para ai para umas 10 rodas)
2- Válvulas de 2 câmaras usadas de Estrada (cortar e aproveitar o "chumaço" de borracha a volta)
2- Porções de liquido no tube ( já ando na net a procura de fazer eu a própria mistura...vai ser fácil)



Abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

ruisas

Member
Boas

Tenho uma dúvida em relação à Power Tape, estou farto de procurar e só encontro à venda com 50mm de largura.
Já pensei em comprar e cortar a medida de que necessito, mas antes gostava de saber se há com 20 ou 18 mm (como alguém referiu aqui no tópico) e se sim onde.

cumps
 

sam

New Member
Essa fita de 18 ou 20mm eu tenho comprado no IZI, mas qualquer dessas grandes superfícies de bricolage tem...
 

t0k

Member
Pessoal,
Também fiz montagens com fita mas cuidado porque no caso do pneu conseguir ser montado muito facilmente é provável que salte do aro !
Tive uma sorte que isso me aconteceu quase parado...Atenção com essas situações, é preferível usar câmaras de ar para selar o aro em vez da fita pois o encaixa pneu/aro fica mais justo.
 

bururu

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Algum de vocês podia por ai umas fotos da parte da montagem dos pipos?
É que eu não estou a perceber bem essa parte. Ficava bastante agradecido :mrgreen:
 

bartes

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Boas! :D

Como referido anterior, os testes do "No Tube. p/ Perrapados!" têm corrido muito bem, se por um lado os testes ainda são recentes o que para já posso confirmar é que se consegue fazer uns TubeLess baratinhos.

Necessário:

2-Aros de rodas ( Retirar a fita dos Aros )
2-Pneus Normais


Material a arranjar:

2-Câmaras usadas para aproveitar as respectivas válvulas de interior amovível.
1-Rolo Fita auto-adesiva com nylon
1-Kit Liquido para No-Tube p/2 Pneus

Ferramentas:

1-Tesoura
1-x-ato
1-Chave de interior de Válvulas
1-Compressor de Ar
1-Bomba p/ enchimento


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Primeiro Ponto:
Limpar bem os Aros depois de retirar as respectivas fitas, e iniciar a colocação da fita Auto-Adesiva cortada á medida da largura do aro (neste caso 20mm)
Iniciar a colocação um palmo antes do furo da Válvula, e acabar na segunda volta depois um palmo do furo da Válvula.


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Segundo Ponto:
Fazer o furo para a Válvula com corte em cruz com um x-ato.
Em seguida colocar a respectiva Válvula.


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Antes de colocar definitivamente a Válvula, devem espalhar um pouco de liquido No-Tube a volta da respectiva Válvula.
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Retirar o interior da Válvula.
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Terceiro Ponto:
Colocação do respectivo liquido No-Tube no pneu.
E fazer a sua montagem com cuidado para não derramar o liquido.


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Quarto Ponto:
Enchimento do pneu com a ajuda de um compressor e sem o interior da Válvula.

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Colocar o interior da Válvula, tentem ser rápidos para não perder os 4 ou 5 bar.
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Rodar a roda em varias posições, em modo lento para o liquido poder espalhar-se por todo o pneu e aro.
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Acertar a pressão entre 3 e 4 bar, e rolar um pouco na estrada, tipo 15/20min.
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Quinto ponto:
Pode ser necessário uns acertos de pressão durante o primeiro dia, e devem manter as pressões altas nas primeiras semanas para o pneu ganhar cama, depois acertem as pressões consoante os vossos andamentos.

Esta experiência teve um custo total de 5€

Abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

silvioferraz

New Member
Mas que grande artista... Ainda vais ser processado :lol: :lol:!!

É assim mesmo, amigo. O pessoal precisa é de poupar uns euros com boas ideias.

Abraço
 

pedro113

New Member
Boas bartes 13
Grande ajuda que deste aqui ao pessoal brigadao :mrgreen:

Tenho é assim uma pequenina duvida é o seguinte:
O pneu que metes te é tubless ou um pneu normal?


Abraço e obrigado
 

sam

New Member
Bartes, muito boa explicação... e bem documentada fotograficamente.


Vou só acrescentar 2 pontos, que não é corrigir, mas sim dar como opções.
1º dá para usar fita adesiva já com 20mm de largura. Poupa o trabalho do corte da fita, e em regra fica mais certa...
2º Normalmente encaixo o pneu todo na jante, sem qualquer liquido no pneu e dou pressão até ele começar a encher. Depois do pneu estar todo no sitio, abro apenas um pouco do rebordo com os desmontas, e despejo o liquido lá para dentro. Fecho e volto a encher.

A mim é como dá menos trabalho.


Quanto ao peso que se poupa, depende muito da camara que se tem antes. Só digo que eu tenho uma roda com cubo Deore e aro Alexrims D17, disco de 160mm, e pneu Racing Ralph 2.1. Peso... 1550gr. Agora pesem as vossas e tirem ideias :D
 

LuckyCBR

New Member
Boas,

Procuro alguém que tenha convertido com sucesso o pneu Kenda Karma DTC.

Que liquido é que usou para vedar ? O meu NoFlats , anda a vêr-se negro para tapar os microfuros, especialmente junto ao rebordo entre a roda e o pneu, que parece ser mais puroso .

Tem sido uma experiência deveras chata , pois o liquido não veda o pneu, por nada deste mundo.

Vou testar com outro liquido , depois digo alguma coisa.

Cumps!

.:Lucky:.
 

bartes

Member
sam said:
Vou só acrescentar 2 pontos, que não é corrigir, mas sim dar como opções.
1º dá para usar fita adesiva já com 20mm de largura. Poupa o trabalho do corte da fita, e em regra fica mais certa...
2º Normalmente encaixo o pneu todo na jante, sem qualquer liquido no pneu e dou pressão até ele começar a encher. Depois do pneu estar todo no sitio, abro apenas um pouco do rebordo com os desmontas, e despejo o liquido lá para dentro. Fecho e volto a encher.

Boas! Esta fita tem nylon, por isso basta iniciar com a medida do aro e em seguida ela própria mantém a medida inicial (ver foto)
Sobre o encaixe do pneu, calhou ser esta montagem pois o pneu já tinha liquido de uma primeira experiência.



Josant said:
Consegues ter noção, de quanto peso retiraste com essa alteração?

E se até agora ainda não houve perdas de ar?

Peso é algo que não testei, embora ache que se levou fita auto-adesiva, e saiu a fita do aro, e levou a Válvula como as câmaras têm, e liquido que também têm, o melhor é pesar as borrachas que agora não estão lá mais!! não sei mas deve pelo menos ser umas 100gr por cada uma!

Perdas de ar, no inicio dos teste teve algumas mas resolvemos o assunto com liquido mais espesso (procurem marcas de "No-Tube" pois estes líquidos são mais eficazes


pedro113 said:
Tenho é assim uma pequenina duvida é o seguinte:
O pneu que metes te é tubless ou um pneu normal?

O pneu usado como é óbvio não é tubeless, pois se fosse já não era um "No-Tube de perrapados!!!"

Há... e deixo já em primeira mão que ando a solucionar uma mistura de latex para não gastar €€€ no liquido!!! a ver vamos!!!


Abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

Kim Maia

New Member
Boas eu tb sou um dos produtores da obra em cima ,com o bartes disse ainda se anda em experiencias para um liquido caseiro e economico tb iremos experimentar com valvulas das groças ....
Um dia destes se ouvirem dizer que 2 tipos foram presos por andar a fabricar no-tubes fomos nos  :cheers:
 

Un4s33n

New Member
pmtb said:
Boas,

Para os aros Alexrims XD lite, sabem quais os kits no-flat que devia optar?
15-16mm
16-17mm
21,5-24,5mm

http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=18703

21,5-24,5 ?

Fiz a montagem nesses aros com essa medida! Fica um pouco de fita de fora mas sempre podes cortar (por volta de 3mm)...

Os alex rim XD acho que apenas vem preparados para presta penso eu, por isso o melhor é mandares vir presta com o adaptador!!!

Já agora - aconselho a terem cuidado com as válvulas quando enchem... Aquilo não resite a tudo!!!
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
hoje andei numa luta terrivel na procura terrivel da tal dita fita isolante a base de nylon escusado sera dizer que nao encontrei e aqui de certeza que a burrisse imperou pois as tantas ate havia mas como nao sei bem do que se trata nao trouxe,perg a quem vendia mas axo que alguem ainda consegue ser mais burro que eu.encontrei uma fita isoladora que tinha escrito que era vulcanisada,hora pelo que eu li nas indicaçoes penso que aquele tipo de fita tem uma goma tipo alcatrao bastante viscosa,sera que alguem conhece este tipo de fitas isoladoras vulcanizadas e se tb servem para este fim de transformar os aros em toubless?
 

darkstar

New Member
Desculpem a dúvida e o offtopic mas tenho umas rodas xt da gama de 2009,pneus larsen tt 1.9 de arame,normais. Será que dá pra pôr este conjunto a funcionar como tubeless?
 
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