Como converter rodas convencionais em UST - Home made

fitty77

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rodinhas chamine said:
boas
hoje andei numa luta terrivel na procura terrivel da tal dita fita isolante a base de nylon escusado sera dizer que nao encontrei e aqui de certeza que a burrisse imperou pois as tantas ate havia mas como nao sei bem do que se trata nao trouxe,perg a quem vendia mas axo que alguem ainda consegue ser mais burro que eu.encontrei uma fita isoladora que tinha escrito que era vulcanisada,hora pelo que eu li nas indicaçoes penso que aquele tipo de fita tem uma goma tipo alcatrao bastante viscosa,sera que alguem conhece este tipo de fitas isoladoras vulcanizadas e se tb servem para este fim de transformar os aros em toubless?

Fita isoladora vulcanizada, duvido que seja recomendável.... Não tem nada nela que dê a resistência necessária para suportar a pressão nos buracos dos raios, que é o que o nylon faz.

darkstar said:
Desculpem a dúvida e o offtopic mas tenho umas rodas xt da gama de 2009,pneus larsen tt 1.9 de arame,normais. Será que dá pra pôr este conjunto a funcionar como tubeless?

As tuas rodas são tubeless, por isso, nem precisas de te armar em artista como o pessoal deste tópico :mrgreen: (estou a brincar). Quanto aos Larsen em arame, ou outro pneu qualquer em versão arame.... Confesso que é uma pergunta que já me coloquei várias vezes, mas nunca vi ninguém com uma resposta concreta, ou melhor, com garantias de funcionar bem.

Em relação aos liquidos a usar, e à forma de montagem, penso que já haverá mais do que suficiente informação neste tópico
 

rodinhas chamine

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entao a fita e para suportar a pressao,ou seja serve para qd se enxer o pneu a pressao nao fazer com que a fita fassa tipo um balao e entre pelo buraco dos raios.tb encontrei uma que dizia fita isolante textil,mas nao falava em nylon.
agora tb me surgiu outra duvida os meus pneus nao sao toubless e constato que se colocam a mao no aro bastante facilmente,sera que e mais facil saltarem do aro e impossivel montar este sistema com eles
 

artsite

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Tenho umas rodas com os ZTR Olympic e já comprei a Yellow Tape, mas como as rodas são novas e vão ter de ser afinadas cedo, vou andar os primeiros 10kml com camare de ar.

Será que posso colocar a yellow tape e usar as camares de ar e mais tarde colocar as valvulas tubelles da mavic e o selante no tubes e mais nada?
Posso usar apenas a yellow tape com camaras de ar sem fita?
 

pimentoski

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já li o tópico de uma ponta a outra e tenho ainda uma mini-dúvida.

o ideal é meter pneus tubeless mas se não forem também vai funcionar desde que eles não entrem facilmente é isso???
 

bartes

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Boas!

No exemplo fotográfico que apresento, acho que esta claro que os pneus usados são dos mais básicos (ARAME) estes WTB Weirwolf 2.1 comp não são tubeless são normais... quando digo normais são pneus baratos e resistentes!

Se a minha ideia era facultar a todos a minha experiência, e óbvio que é um teste a capacidade se se alterar um sistema por outro mais in vogue!!! temos de ser todos companheiros da poupança em época de crise!!! ...mas se o pessoal quer algo menos falível o melhor é investir numas rodas com aros tubeless e pneus tubeless... se escolherem este teste para as vossas rodas o que aconselho é usarem pneus de arame e as válvulas cortadas de câmaras de ar usadas, é viável o sistema pois a pressão de teste é de 5 a 6 bar, se o pneu tiver de sair ele já tinha saído...

Vá lá... testem também o que eu exemplifiquei... tá ai a explicação fotográfica... ver nas respostas a este tópico mais atrás


A fita auto adesiva usada é facil de arranjar... ele é vendida para pequenas reparações domesticas em tubos de agua e esgotos, tem fio cruzado de nylon... podem ver nas fotos mais ou menos como é.... ou querem que eu tire uma foto com mais pormenor!!!!

Abraço

bartes -13- :mrgreen:

P.S. - mais uma vez lembro que este teste foi feito com aros fullcrum red metal 5 e pneus WTB Weirwolf 2.10 comp (arame) e foi gasto +/- 5€


IMG_1219.jpg
 

sergai

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Boas ,Bartes então essa fita é a conhecida como fita cola Americana, utilizada em quase tudo com grande poder de cola e resistência ?
Se for qualquer casa de peças auto tem, eu tenho da wurth.

Cumprimentos bttisticos
 

fitty77

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pimentoski said:
já li o tópico de uma ponta a outra e tenho ainda uma mini-dúvida.

o ideal é meter pneus tubeless mas se não forem também vai funcionar desde que eles não entrem facilmente é isso???

Não não é só isso. O pneu deve ser um que esteja fora da lista de pneus não recomendados. Podes ver isso no site da NoTubes. Depois, no mesmo site, ver as marcas que estão na lista de recomendadas. Ou seja, os que estão na lista de desaconselhados, não se devem usar. Na lista de aconselhados, estão os que se podem usar. Os que não estão referidos nem numa nem noutra.... É um risco, digo eu.

Em relação aos pneus de arame.... Sim, eu já vi malta com estas montagens e com pneus de arame. O que ainda não tenho é uma pessoa que me diga assi "uso este sistema com vários pneus de arame, e funciona bem e não tive problemas.... " como acontece com muitos de kevlar... Penso eu de que. Por isso o meu comentário atrás.
 

bartes

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Boas! :D

Os testes estão mais que confirmados... não podemos perder esta transformação, é de rápida montagem e de custo baixíssimo! experimentem!

Necessário:

2-Aros de rodas ( Retirar a fita dos Aros )
2-Pneus Normais de preferência de arame e não de kevlar (não necessita de ser para tubeless)


Material a arranjar:

2-Câmaras usadas para aproveitar as respectivas válvulas de interior amovível.
1-Rolo Fita auto-adesiva com nylon
1-Kit Liquido para No-Tube p/2 Pneus

Ferramentas:

1-Tesoura
1-x-ato
1-Chave de interior de Válvulas
1-Compressor de Ar
1-Bomba p/ enchimento


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Primeiro Ponto:
Limpar bem os Aros depois de retirar as respectivas fitas, e iniciar a colocação da fita Auto-Adesiva cortada á medida da largura do aro (neste caso 20mm)
Iniciar a colocação um palmo antes do furo da Válvula, e acabar na segunda volta depois um palmo do furo da Válvula.


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Segundo Ponto:
Fazer o furo para a Válvula com corte em cruz com um x-ato.
Em seguida colocar a respectiva Válvula.


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Antes de colocar definitivamente a Válvula, devem espalhar um pouco de liquido No-Tube a volta da respectiva Válvula.
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Retirar o interior da Válvula.
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Terceiro Ponto:
Colocação do respectivo liquido No-Tube no pneu.
E fazer a sua montagem com cuidado para não derramar o liquido.


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Quarto Ponto:
Enchimento do pneu com a ajuda de um compressor e sem o interior da Válvula.

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Colocar o interior da Válvula, tentem ser rápidos para não perder os 4 ou 5 bar.
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Rodar a roda em varias posições, em modo lento para o liquido poder espalhar-se por todo o pneu e aro.
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Acertar a pressão entre 3 e 4 bar, e rolar um pouco na estrada, tipo 15/20min.
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Quinto ponto:
Pode ser necessário uns acertos de pressão durante o primeiro dia, e devem manter as pressões altas nas primeiras semanas para o pneu ganhar cama, depois acertem as pressões consoante os vossos andamentos.

Esta experiência teve um custo total de 5€

Encontrei um link com a fita que usei...

http://www.viptronica.com/shop/inde...n=com_virtuemart&Itemid=53&vmcchk=1&Itemid=53

não foi onde a comprei... alias não sei o valor dela pois foi oferecida.

Abraço

bartes -13- :mrgreen:
 

antonio33

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Mais um convertido ao Tubless. Rodas Crossride, mais €20.00, na oficina Binaclinica, ali juto à Estação de Santa Apolólnia e tá feito. Sem chatices, sujidades, dificuldades em encher pneu etc. A operação demorou cerca de 1 hora para duas rodas, foi entrar na oficina com camaras de ar nas rodas e sair com menos cerca de 200 Gramas e sistema tubless. Até agora 100% satisfeito com o resultado e com o preço do trabalho do amigo António Valério.
 

wayken1

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Tenho uma duvida...
Eu tenho uns aros mavic cross land UST, e agora comprei uns pneus normais.
Como posso fazer para ter o sistema UST? É so por o liquido dentro do pneu e ta bom?
Ou é necessario fazer algum "truque"?
 

bartes

Member
Boas!
wayken1 said:
Eu tenho uns aros mavic cross land UST, e agora comprei uns pneus normais.
Como posso fazer para ter o sistema UST? É so por o liquido dentro do pneu e ta bom?

É só meter a quantidade de liquido necessária e tá a bombar (A fita cola usada é só para tapar os furos dos raios e não deixar passar o ar do pneu para fora)

bartes -13- :mrgreen:
 

joselord

Member
Bem já usei quase todo o tipo de pneus todos em Kevlar, com telas finas a grossas
e até agora já com muitos Kms feitos, muita pedra grandes descidas etc... zero
problemas, não vejo a razão de montar em arame, mesmo nenhuma, tirando o preço claro.
De resto para quem não quiser gastar € está tudo dito.

Cumps: joselord
 

bartes

Member
Boas!

wayken1 said:
Fita cola? Qual fita cola? A fita isoladora?

Vê o meu exemplo atrás!!! ...fita auto-adesiva em nylon!!!

joselord said:
Bem já usei quase todo o tipo de pneus todos em Kevlar, com telas finas a grossas
e até agora já com muitos Kms feitos, muita pedra grandes descidas etc... zero
problemas, não vejo a razão de montar em arame, mesmo nenhuma, tirando o preço claro.
De resto para quem não quiser gastar € está tudo dito.
Cumps: joselord

Os pneus de arame apenas por uma questão de custo... por isso é que ando já a tratar de arranjar solução de fabricar o próprio liquido!

ikillyou said:
bartes said:
Esta experiência teve um custo total de 5€
Um custo total de 5€? :shock:
Já agora quanto custou o liquido da No Tubes?

O custo foi de 5euros pois só comprei liquido para dois pneus...
 

joselord

Member
Já agora acrescento que o Liquido JOE'S SUPER SEALANT é muito liquido, tornando algumas montagens mais difíceis devido a usar muita água e como tal não selar muito bem ao inicio, já quanto a furos acho bom.
 

artsite

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Segundo o que me falaram, o no tubes é melhor porque leva uma quantidade menor que o Joes, o que faz o "maluquinhos" do peso preferir este.......será? Pelas montagens que vejo com o Joes a quantidade de liquido é bem maior....
 
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