Como afinar o Desviador Traseiro

karlus

New Member
como disse na apresentação ao forum, sou novo nestas coisas, por isso agradecia a V. compreensao e ajuda.
tenho uma nova bike, gostaria de saber a q categoria pertence, alguns conselhos/dicas e comentarios sobre ela, e alguma ajuda, nomeadamente, a afinação do travao traseiro (disco) e tb a emgrenagem de mudancas, a frente a corrente nao "sobe" ao carreto maior, e atras tb nao esta a 100%

esta é a bike:

btt002kc2.jpg


btt003nx5.jpg


btt004vn4.jpg
 

*Richard*

New Member
Boas pessoal!!!!!!!!!

Ontem meti mãos à obra,para afinar o meu desviador traseiro shimano XT!!!!!
Só que não percebi uma coisa,e para que serve o regulador do desviador????
Na explicação o peso-pluma,não fala disso!!!!

Abraço,Ricardo
 

*Richard*

New Member
Boas Pessoal!!!!!!!! :wink:

Eu tenho um desviador traseiro shiamno XT de 2004,e os respectivos manípulos também XT de 2004,mas não consigo perceber uma coisa!!!!! :evil: :evil:

Porque é que tem no manípulo um regulador,e também tem no desviador outro regulador????

Uma pessoa afina no regulador do manípulo,ou deve regular no regulador do desviador???

Expliquem me porque ainda não percebi isto!!!!!!!!!!!!

Abraço,Ricardo
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

actualmente os desviadores deixam de trazer o regulador, porque essa mesma regulação pode ser feita no manípulo. A vantagem de ter 2 reguladores é que se um fizer um curso Y para esticar o cabo e o outro fizer X temos uma gama mais alargada para afinar as mudanças.

No caso das bikes de estrada actualmente já não trazem reguladores nos manípulos, ou seja, é possível afinar o cabo apenas com um barril de ajuste, ora no BTT deixou-se ficar o barril no manípulo. Ao fim de contas só é preciso mesmo um para afinar o cabo. No caso de ter 2 basta usar 1, o que der mais jeito, pessoalmente gosto de afinar o do desviador, mas como o que tenho agora já nem traz ajuste, tem de ser nos manípulos.

Jepas
 

Polivalente

New Member
Um bom tutorial! Sim senhor!

Ontem lá decidi afinar e foi no meu caso um proçesso para o demorado, porque para min o problema residia no facto de a minha 1ª ser mais maior que o normal (quase que parece de uma k7 de 9v, mas é uma de 8v) e, quando passava de 1ª para 2ª, ela passava de 1ª para 3ª! A minha luta foi nesta parte!

Mas com calma, lá consegui e ficou melhor do que quando vinha!

Os meu parabéns ao Peso-Pluma por ter explicado todos os passos necesários a fazer!
 

root

New Member
adrianoagostinho said:
Muito obrigado graças a este tópico, ja consegui afinar o desviador.
Se seguirem os passos como estão referidos não da hipotese de falhar.

Concordo a 100%

Estou a ficar um "artista" em mecânica :mrgreen: :mrgreen:
 

José Campino

New Member
Se bem percebi, quando se faz a afinação nas mudanças o cabo deve estar solto( desapertado do desviador) certo????


ATT

José Campino
 

100do

New Member
sempreabrir1 said:
Se bem percebi, quando se faz a afinação nas mudanças o cabo deve estar solto( desapertado do desviador) certo????


ATT

José Campino
Para afinar os limitadores sim, é conveniente o cabo estar solto.
Mas a experiência que tenho, apesar de pouca, diz-me que raramente é preciso afinar limitadores.
Se vêm afinados, acho que nunca será preciso afiná-los.

Essa foi uma asneira que fiz uma vez: não sabia e alterei os limitadores. Foi preciso andar às "cabeçadas na parede" para voltar a meter tudo no sítio.

O meu conselho é:
Se os limitadores estavam bem e agora as mudanças não entram como deviam, afinem apenas a tensão do cabo.
 

pinhocastro

New Member
És grande!!!!
Não sei se vou conseguir afinar o meu XTR de 2006, mas pelo menos vou tentar. Boa explicação!
Só tenho que arranjar o tempo e coragem para o fazer. Dual lever deve ser a mesma treta não?

Já agora aproveito e confirmo o conselho do Pluma, deixar sempre o desviador no "descanso", já deitei um deore LX fora por causa disso! E o mais engraçado é que é só um gesto, não pagamos mais por isso!
 

rucaf3

New Member
Pessoal para não estar a abrir um tópico desnecessário acho que o melhor sítio para pôr a questão será mesmo aqui...

Por muito que afine o desviador traseiro XT sempre na loja, ao fim da primeira volta ele volta saltar, já me explicaram que é por causa dos cabos passarem por baixo do quadro (Specialized Hardrock) mas não vou muito por aí... A minha questão é :
Acham que pode ser das bichas serem muito macias e por isso ceder ao esticar (já que o desviador é invertido e só acontece das leves para as pesadas)ou poderá ser de outra coisa ?

Pondo cabos de Teflon poderá melhorar??

Eu pergunto isto das bichas por que de inicio quando comprei a bicicleta não saltavam as mudanças, foi só quando mudei os desviadores cabos e bichas que começou a acontecer.

Ditem a vossa sentença por que esta situação á já algum tempo que me vai ao nervo. :s

Abraços...
 

BRUJOF

New Member
Boas pessoal, alguém me pode esclareceresta questão?

Tenho o mudador shimano deor LX no guiador e um desviador traseiro shimano deor XT, ambos correspodem a 9v mas não consigo ir á 9ª velocidade porque o mudador só me faz 8 cliques... :s

Alguém me consegue explicar...Boas pedaladas
 
H

Hugo F.

Guest
boas
tenho um xt shadow novinho e uns manipulos sram attack igualmente novos mas nao estou a conseguir afinar o desviador pois para umas mudancas entrarem as outras nao entram. o desviador anterior um deore estava a funcionar bem por isso nao consigo ver qual seja o problema. se alguem tiver sugestoes agradeco
 
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