Julgava que este tópico também se encontrava aqui no fórum mas parece que não (pelo menos não encontrei...), por isso pedi autorização ao autor para o copiar do Freeridezone para aqui pois anda por aí uma pessoa com esta dúvida:
Pedro Neutrao said::: INTRODUÇÃO ::
A mola de rotação do desviador traseiro tem como função manter a corrente sob tensão e a parte do corpo do desviador que contém as roldanas próxima dos carretos.
Aumentando a tensão da mola é possível aproximar a roldana superior dos carretos e melhorar a força exercida pela roldana inferior na corrente. Este procedimento faz com que a corrente oscile menos quando se pedala em terreno acidentado. Ao mesmo tempo aumenta a fricção na corrente não sendo, por isso, recomendável fazê-lo em bicicletas de XC. Aumentar a tensão da mola de rotação é, no entanto, útil em desportos como o DH e outros dominados pela gravidade ao invés da força transmitida pela corrente.
Este procedimento involve a desmontagem de parte do desviador sendo, por isso, relativamente complexo (e passível de terminar a garantia do produto).
Esta operação pode ser feito sem retirar o desviador do suporte mas, devido à torsão da mola, é possível que acabemos por deformá-la irremediavelmente. Aconselho a retirar o desviador do suporte (não é necessário remover o cabo, mas será necessário reajustar as mudanças).
:: PROCEDIMENTO ::
Os desviadores Shimano vêm, de fábrica, com a mola na posição de baixa tensão. Mais à frente mostro qual a posição de baixa e alta tensão para não haver "trocas".
O material necessário está todo na Figura 1:
1. O desviador (óbvio!);
2. Chave sextavada/Umbrack de 2mm;
3. Desengordurante (eu uso Glassex Triple Action);
4. Massa consistente;
5. Desperdícios para limpeza;
6. Óleo (eu não utilizei mas pode ser necessário).
Figura 1
Apoiamos o desviador e levantámo-lo ligeiramente como na Figura 2. O parafuso que vamos retirar encontra-se na parte inferior do pivot (assinalado pela seta).
Figura 2
Com a chave sextavada, desapertamos o parafuso totalmente (Figura 3 e Figura 4). Com o parafuso desapertado a mola mantém-se no lugar se não "sacudirem" o desviador!
Figura 3
Figura 4
É altura de separar o corpo do desviador do corpo das roldanas. Segurando bem ambas as partes, levantamos o corpo do desviador como indicado na Figura 5. Nesta altura a mola vai soltar-se do suporte e rodar. Auxiliem o movimento da mola até esta parar. Não são precisos óculos de protecção porque nada vai "saltar".
Figura 5
Vão ficar com o corpo do desviador numa mão e o corpo das roldanas na outra como na Figura 6.
Figura 6
Limpem ambas as partes e a mola com desperdícios e desengordurante. Limpem os vestígios de desengordurante e coloquem massa consistente na mola e no pequeno suporte que a segura.
Figura 7
Figura 8
Podem reparar que a mola é mais estreita de um dos lados (Figura 9). Só há uma forma de a voltarem a encaixar por isso não se preocupem em dar-lhe voltas enquanto a limpam.
Figura 9
No suporte da mola encontram dois buracos (Figura 10):
1. Maior tensão;
2. Menor tensão.
Figura 10
Coloquem a mola lubrificada e com a parte estreita para baixo, no corpo das roldanas na posição que pretenderem. Na Figura 11 está colocada no buraco de maior tensão (associem: buraco superior, tensão superior; buraco inferior, tensão inferior).
Figura 11
Agora é altura de colocar tudo no sítio. Segurem o corpo do desviador, alinhem-no sobre a mola e, com uma leve pressão, vão rodando até sentirem a mola prender no outro buraco.
Figura 12
No meu caso, quando a mola prendeu fiquei com o desviador na posição da Figura 13 onde assinalo também o pino que vai segurar a mola.
Figura 13
Agora só têm que rodar o corpo superior no sentido dos ponteiros do relógio (Figura 14), fazendo pressão para baixo para a mola não se soltar dos suportes, até encostarem ao pino que trava a mola. Aí, com cuidado, passam por cima do pino e pressionam para baixo ficando com o desviador na posição normal (sem o parafuso).
Figura 14
Colocam o parafuso no sítio apertando bem mas sem partir a chave.
Figura 15
E pronto! Como podem verificar na Figura 16 a mola encontra-se no buraco superior. Comparem com a posição em que estava inicicalmente para o caso de já terem tido a vossa ajustada por algum mecânico.
Figura 16
:: NOTA ::
Descobri este "truque" no livro Zinn & The Art Of Mountain Bike Maintenance que podem conhecer aqui e encomendar no Amazon.
A introdução que escrevi foi traduzida do mesmo.