Como afinar a mola do desviador traseiro

indy

Member
Julgava que este tópico também se encontrava aqui no fórum mas parece que não (pelo menos não encontrei...), por isso pedi autorização ao autor para o copiar do Freeridezone para aqui pois anda por aí uma pessoa com esta dúvida:

Pedro Neutrao said:
:: INTRODUÇÃO ::


A mola de rotação do desviador traseiro tem como função manter a corrente sob tensão e a parte do corpo do desviador que contém as roldanas próxima dos carretos.
Aumentando a tensão da mola é possível aproximar a roldana superior dos carretos e melhorar a força exercida pela roldana inferior na corrente. Este procedimento faz com que a corrente oscile menos quando se pedala em terreno acidentado. Ao mesmo tempo aumenta a fricção na corrente não sendo, por isso, recomendável fazê-lo em bicicletas de XC. Aumentar a tensão da mola de rotação é, no entanto, útil em desportos como o DH e outros dominados pela gravidade ao invés da força transmitida pela corrente.
Este procedimento involve a desmontagem de parte do desviador sendo, por isso, relativamente complexo (e passível de terminar a garantia do produto).

Esta operação pode ser feito sem retirar o desviador do suporte mas, devido à torsão da mola, é possível que acabemos por deformá-la irremediavelmente. Aconselho a retirar o desviador do suporte (não é necessário remover o cabo, mas será necessário reajustar as mudanças).


:: PROCEDIMENTO ::


Os desviadores Shimano vêm, de fábrica, com a mola na posição de baixa tensão. Mais à frente mostro qual a posição de baixa e alta tensão para não haver "trocas".

O material necessário está todo na Figura 1:
1. O desviador (óbvio!);
2. Chave sextavada/Umbrack de 2mm;
3. Desengordurante (eu uso Glassex Triple Action);
4. Massa consistente;
5. Desperdícios para limpeza;
6. Óleo (eu não utilizei mas pode ser necessário).

Figura 1
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Apoiamos o desviador e levantámo-lo ligeiramente como na Figura 2. O parafuso que vamos retirar encontra-se na parte inferior do pivot (assinalado pela seta).

Figura 2
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Com a chave sextavada, desapertamos o parafuso totalmente (Figura 3 e Figura 4). Com o parafuso desapertado a mola mantém-se no lugar se não "sacudirem" o desviador!

Figura 3
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Figura 4
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É altura de separar o corpo do desviador do corpo das roldanas. Segurando bem ambas as partes, levantamos o corpo do desviador como indicado na Figura 5. Nesta altura a mola vai soltar-se do suporte e rodar. Auxiliem o movimento da mola até esta parar. Não são precisos óculos de protecção porque nada vai "saltar".

Figura 5
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Vão ficar com o corpo do desviador numa mão e o corpo das roldanas na outra como na Figura 6.

Figura 6
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Limpem ambas as partes e a mola com desperdícios e desengordurante. Limpem os vestígios de desengordurante e coloquem massa consistente na mola e no pequeno suporte que a segura.

Figura 7
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Figura 8
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Podem reparar que a mola é mais estreita de um dos lados (Figura 9). Só há uma forma de a voltarem a encaixar por isso não se preocupem em dar-lhe voltas enquanto a limpam.

Figura 9
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No suporte da mola encontram dois buracos (Figura 10):
1. Maior tensão;
2. Menor tensão.

Figura 10
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Coloquem a mola lubrificada e com a parte estreita para baixo, no corpo das roldanas na posição que pretenderem. Na Figura 11 está colocada no buraco de maior tensão (associem: buraco superior, tensão superior; buraco inferior, tensão inferior).

Figura 11
img11.JPG


Agora é altura de colocar tudo no sítio. Segurem o corpo do desviador, alinhem-no sobre a mola e, com uma leve pressão, vão rodando até sentirem a mola prender no outro buraco.

Figura 12
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No meu caso, quando a mola prendeu fiquei com o desviador na posição da Figura 13 onde assinalo também o pino que vai segurar a mola.

Figura 13
img13.JPG


Agora só têm que rodar o corpo superior no sentido dos ponteiros do relógio (Figura 14), fazendo pressão para baixo para a mola não se soltar dos suportes, até encostarem ao pino que trava a mola. Aí, com cuidado, passam por cima do pino e pressionam para baixo ficando com o desviador na posição normal (sem o parafuso).

Figura 14
img14.JPG


Colocam o parafuso no sítio apertando bem mas sem partir a chave.

Figura 15
img15.JPG


E pronto! Como podem verificar na Figura 16 a mola encontra-se no buraco superior. Comparem com a posição em que estava inicicalmente para o caso de já terem tido a vossa ajustada por algum mecânico.

Figura 16
img16.JPG



:: NOTA ::


Descobri este "truque" no livro Zinn & The Art Of Mountain Bike Maintenance que podem conhecer aqui e encomendar no Amazon.
A introdução que escrevi foi traduzida do mesmo.
 

André Ferreira

New Member
Só uma pergunta.. Qual é a diferença entre ter a mola colocada no buraco de maior tensão e no de menor? o corpo das roldanas vai "saltar menos" no de maior tensão?
Abraço.
 

Jepas

Super Moderador
No buraco de maior tensão o desviador tem mais força para puxar a corrente, ou seja, em terrenos acidentados a corrente estará mais tensionada (vai saltar menos). A mola que é ilustrada neste tutorial serve para esticar a corrente.

Existem 2 molas de rotação no desviador traseiro:

1 - no pivot que segura o desviador ao quadro, esta mola também serve para esticar a corrente mas é acima de tudo responsável por toda a rotação do desviador.
2 - no pivot que segura as placas das roldanas, esta mola é a principal responsável pela rotação das 2 roldanas.

Ou seja, se aumentarmos a tensão da mola 1, todo o desviador girará menos (os Shimano facilmente batem no quadro à custa disso) como acontece nos desviadores SRAM. Se aumentarmos a tensão em 2 (como demonstrado acima) o conjunto das roldandas girará menos (o que não impede que o corpo do desviador bata do quadro, por causa da outra mola).

Jepas
 

BigFoot

New Member
o shadow ainda não desmontei.. mas nem mesmo assim ele vai melhorar Mox.. lembro me de falar no topico das novidades de 08 da shimano que o desviador era uma treta e batia no quadro por tudo e por nada, havia muito pessoal que ainda sem ter exprementado dizia maravilhas.. e é engraçado que ja se começa a ver nas lojas a trocarem o shadow pelo normal.. porque será..

Cumps.

Bruno Atalaia
 

Mox

New Member
BigFoot said:
o shadow ainda não desmontei.. mas nem mesmo assim ele vai melhorar Mox.. lembro me de falar no topico das novidades de 08 da shimano que o desviador era uma treta e batia no quadro por tudo e por nada, havia muito pessoal que ainda sem ter exprementado dizia maravilhas.. e é engraçado que ja se começa a ver nas lojas a trocarem o shadow pelo normal.. porque será..

Cumps.

Bruno Atalaia

É pa eu n me ando a queixar do meu , apenas escrevi aqui por curiosidade po ver que se podia mudar a mola .
O meu ja comeu muita porrada , desceu muita escada subiu muito monte enao tenho razões de queixa .

Vi tambem alguns mecanicos que nem o montar sabiam e montaram o desviador ligeiramente mal . e as pessoas depois queixaram-se ... mas o estranho e que fui eu que montei o meu e n percebo nada de mecânica , apenas segui a instruções .

Até agora a unica coisa que fazia era trocar o meu de caixa longa por um de caixa curta , mas de resto gosto bastante mesmo , so e pena ter uns shifters deore , ja um bocado epenadecos lol mas funca a mesma .

Abraços
 

Mox

New Member
Ola pessoal , então ninguem aqui ainda abriru um xt shadow 2008 para ver se a tensão da mola também dá para mudar ???

Gostava de saber , mas como não quero estragar nada no meu , espero alguem que ja saiba se dá ou não .

Abraço :mrgreen:
 
Um tópico valioso.
Tenho um Deore LX que desde sempre bateu no quadro.

Foi logo procurar as chaves allen e consegui aumentar a pressão da mola.

Apesar de ainda não ter feito um teste muito intensivo, já parece que pelo menos vai deixar de parecer um martelo pneumatico como parecia em algumas descidas.


Bem haja
 

Mox

New Member
Antes do passeio de sobreiro curvo , mudei a tensão do meu shadow e agora e que esta 5 estrelas ... funcionamento mais preciso ainda .


recomendo esta alteração :mrgreen:
 

ferrazz

Member
Gostaria de reabrir este topico com uma questão sabem se a molas novas a venda ou podemos encortar a mola e dar mais força a mola.?

outra questão quando falam em rodar a mola ao encaixar, temos de rodar a mola ou só mesmo encaixar no buraco certo?

tou com um problema no desviador deor lx em que custa a entrar os caretos mais pequenos e em força saltam as velucidades :-(. disseram-me que seria possivelmente a mola.

obrigada

Ferrazz
 
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