Bem pessoal, tenho andado mais na SX que na AM...
Então ontem compreendi que o remote do espigão faz diferença... e como já andava com ideia de meter um Reverb Stealth na AM, pensei em passar o normal da AM para a SX... mas não
Decidi antes meter mão à obra... e depois de ter visto um tópico por aí referente a um DIY
ao "qual" agradeço, e principalmente depois de ao fim da volta de ontem, um colega me ter dito... olha... o meu espigão é igual ao teu.. era que agora tem remote... hum?!?!
deu nisto:
ao contrário do tópico acima mencionado, resolvi fazer como vi o colega de ontem, aproveitei o que tinha "absorvido" do tópico, e as ideias do colega... juntamente com a minha ideia e na prática da execução...
Tenho um "comando" de uma magura este:
que como um gajo tem que o desmontar para passar o cabo... já tinha visto o funcionamento interior... bastava tirar uma peça e ficava sem bloqueio... a posição agrada... vamos ver com o tempo o funcionamento... senão leva o outro "comando" duma suspa RockShox que com um simples zip a segurar o botão de trancar fica sempre com a alavanca solta...
Tapar o botão em falta, foi fácil... uma tampa de um parafuso da caixa de direção e já está
A passagem dos cabos nesta bike ficou impéc... pois os outros já passam assim arrumadinhos por baixo do tubo principal, este foi só meter dois ou três zips e já está
Como reparei na do meu colega que a espiral ficava a roçar na parte que sobe e desce, meti uma "manga" de neopreme... impéc.
Vista a parte estética, vamos à parte prática...
O que fiz!?
1. Arranjei uma pequena chapa de aluminio de 1.5mm com 7 por 2,5 cm
2. Fiz um furo de 1.5mm na chapa e passei o cabo ao contrário, deixando a parte que seria do comando, presa na chapa. Assim ficou a ponta solta do outro lado (no manipulo)
Fixei a chapa aos carris do selim... como a chapa é de aluminio (maleável)... com a força da ponta dos dedos e depois de um alicate, consegue-se moldar relativamente fácil
3. Abri uma rosca na alavanca do espigão e com uma peça velha de um manipulo fiz o encaixe para a espiral (com afinação)
4. À falta de um cerra-cabos muito pequeno... *isto:
Uma peça de unir os fios eléctricos, cortada ao meio... ficou perfeito no encaixe do cabo no manipulo. Tendo ainda assim a enorme vantagem de que afinar, basta puxar o cabo logo ali à mão e apertar o "cerra-cabos" um pouco mais à frente... fazer esta operação no pouco (ou nenhum) espaço debaixo do selim seria difícilimo para não dizer impossivel... Além disso... se não gostar deste manipulo e quiser meter o da RS... é só tirar o cerra-cabos, tirar um manipulo e meter outro... assim como cortar um pouco à espiral, que me parece que ainda ficou uns cms grande.
Assim até deu para meter um terminal do cabo a condizer com a cor da máquina
A posição do manipulo, assim com rotativos fica perfeito, pois fica como se o gatilho das mudanças se tratasse.
Quanto a funcionamento... as dúvidas do tópico acima falado, ficam fora de questão pois não influencia em nada a posição da alavanca, ter o espigão em cima ou em baixo... perfeito.
Em posição normal:
Em posição pressionada:
Resultado final