Ciclovias Ornamentais

cax

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As autarquias Portuguesas descobriram outro tipo de obras para fazerem arte além das rotundas. As Ciclovias, Ecovias e afins. São lindas, ecológicas, modernas, e até servem para andar de bicicleta, desde que se vá de carro até lá.
Regra geral levam de lado a lado nenhum, foram projectadas por quem nunca sentou o rabo numa bicicleta e não se inserem em nenhum plano municipal de transportes com interfaces, cruzamentos sinalizados, etc., etc.

Aqui em Viana do Castelo também a nossa cidade foi recentemente ornamentada com uma linda ciclovia, vejam as fotos:
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A 1ª fala por si, uma armadilha mortal (mas tem sinal de pista obrigatória para ciclistas dum lado e doutro). Na 2ª vê-se um peão a atravessar a ciclovia e por cima de um canteiro para chegar ao passeio, porque caso contrário tem de ir ciclovia abaixo. A 3ª mostra a fantástica entrada da ciclovia cujas próximas 3 fotos mostram a temerária manobra que um ciclista que venha de Norte é obrigado a fazer para respeitar o sinal que lá existe:
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Felizmente não vinham carros. Não era melhor sem ciclovia e seguir tranquilamente pela direita rua abaixo?

Existem inúmeros exemplos por esse país fora, desde pistas mistas para peões e bicicletas no Porto, à lindíssima via de Vila Praia de Âncora a Moledo com uma interrupção a meio que deixa o ciclista de frente para o trânsito e um lancil de 30cm para a estrada e o trânsito em sentido contrário.

Autarcas, pensem criar condições para o trânsito seguro de bicicletas, consultem especialistas (que tal ciclistas?), as vias segregadas podem não ser a solução ideal. Aqui em Viana, louvo o trabalho da Autarquia de tirar os automóveis do centro histórico, que tal permitir aí o trânsito exclusivo a bicicletas(aqui sim segregado dos peões)?

Há muito que não pedalo em Lisboa, lembro-me de apanhar o barco em Belém para a Trafaria e ir a pedalar para a Costa. Na altura havia uma ciclovia ridícula há beira-rio. Como está a situação agora?

Prometo voltar ao tema.
 

Jazz

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De facto tens razão.
Conheço bem a ciclovia entre Moledo e Âncora e aquela interrupção à entrada de Âncora é do pior que há! Parece que foi feita por maluquinhos, acabou-se a tinta e foram-se embora. Quando voltaram no dia seguinte, continuaram 1km à frente! Não faz sentido nenhum!

O mesmo acontece no Porto e em Gaia-Espinho. É ridículo.
 

apcmo

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Jazz said:
O mesmo acontece no Porto e em Gaia-Espinho. É ridículo.

O que existe em Vila Nova de Gaia, e penso que estás a falar na ciclovia junto às praias, é que o que existe são troços de uma ciclovia que ligará, em contínuo, desde a Afurada até ao Sul de Espinho. O projecto existe e está em andamento, agora "Roma e Pavia não se fizeram num dia" e ninguém pode acusar a Câmara de Vila Nova de Gaia não estar a fazer obra. Sobre esta ciclovia já existe um tópico aqui no forum e que poderás consultar para o conheceres melhor (Ciclovia da Marginal de Vila Nova de Gaia http://www.forumbtt.net/index.php/topic,20348.0.html). A maior parte do que falta atravessa zonas habitacionais erradamente construídas sobre as dunas e que levanta graves problemas (económicos e sociais) de expropriações pelo que provavelmente ainda vai demorar algum tempo para ver-mo-la completa.

Esta ciclovia está ainda integrada numa rede de ciclovias promovidas pela Associação de Municípios do Porto, no âmbito do projecto Futuro Sustentável, e que, se quiseres consultar o site (http://www.futurosustentavel.org/) poderás ver que é um projecto que não foi feito em cima dos joelhos e para servir interesses eleitoralistas quaisquer. Este assunto também tem sido debatido aqui no ForumBTT no tópico Área Metropolitana do Porto: Plano define 876 km de ciclovias (http://www.forumbtt.net/index.php/topic,40121.0.html)
 

Jazz

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apcmo, conheço bem a ciclovia. E há zonas realmente perigosas em que tem de se passar com a bicicleta e nem passeios há. Tens razão quando afirmas que não se pode querer ter tudo ao mesmo tempo, acredito que seja complicado fazer uma coisa daquelas, mas aquelas interrupções estão mal feitas, se calhar podiam ter começado por aí, não?
 

apcmo

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A zona mais perigosa a meu ver encontra-se entre a Granja e o troço da ciclovia de S. Félix da Marinha (Hotell Soverde) e Espinho. Aí a Câmara de Gaia tem problemas de jurisdição pois se decidir fazer a ligação da ciclovia pelo areal interfere na área do Instituto da Água, se subir à EN 109 sobrepõe-se às Estradas de Portugal. Provavelmente é um dos problemas com que as câmaras se debatem para fazer um óptimo projecto.

Outro dos locais mais sensíveis é na Madalena. Aí localizam-se muitas construções que nunca deveriam ter sido feitas e isso dificulta a execução da obra.

Enquanto tenta resolver os processos burocráticos dessas zonas foram fazendo os outros troços.

Não se deve atrasar o que se pode fazer de imediato só para poder começar pelo mais díficil, ou não será?
 

Jazz

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Sim, de certa forma tens razão. O problema é que são áreas realmente perigosas em que o trânsito chega a passar mesmo muito perto das bicicletas.

E tendo 2 ou 3 troços de ciclovia sem comunicação entre eles, vai fazer com que as pessoas tentem na mesma ligá-los, mesmo com miúdos.

Mas compreendo o que escreveste, há situações que são difíceis de contornar. Resta-nos esperar que se resolvam.
 

apcmo

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Desculpa mais uma vez, mas agora não estou de acordo com "resta-nos esperar que se resolvam".

Mesmo entendendo as dificuldades que os responsáveis têm, devemos sempre alertar para as falhas ou possíveis melhoramentos.

A ciclovia da Marginal de Gaia está em crescimento, com novos troços, como por exemplo o que liga o cruzamento perto do Campo de Golfe de Miramar com 1/3 da avenida marginal da Aguda, mas os actuais necessitam de alguns melhoramentos, como sinalização vertical e horizontal, como por exemplo, no troço Lavadores-Salgueiros, em que não existe nenhuma indicação "oficial" de ciclovia e só a distinguimos pela tipo de piso e pela cor e, assim, existem constantes conflitos com quem transita a pé.

O que eu penso, é que quando criticarmos devemos fazer de modo que do outro lado fiquei sem alternativas de resposta negativa. Dizer que está mal porque está mal, não basta. Devemos igualmente propor ideias para auxiliar na resolução dos problemas ou melhorar o que já está (bem ou mal) feito.
 

Plex

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cax said:
Há muito que não pedalo em Lisboa, lembro-me de apanhar o barco em Belém para a Trafaria e ir a pedalar para a Costa. Na altura havia uma ciclovia ridícula há beira-rio. Como está a situação agora?

Boas,
Sendo eu um residente da margem sul do Tejo, posso-te dizer k as coisas evoluiram um pouco, já consegues fazer o percurso Trafaria-Costa numa ciclovia, ainda que em certas partes seja mais BTT por estar em terra.
Para além disso com as obras do paredão decidiram criar uma ciclovia no mesmo, mas como as pessoas não ligam a nada, acham mais giro andar na ciclovia do que no resto do passeio. Gostam mais da cor da ciclovia!!!! :tungas:
 

Rallon Evo

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Aqui por Portimão também fizeram umas "coisas" em alguns passeios, colocaram uma camada de cimento sobre os ditos passeios e pintaram de amarelo, ficou tipo passadera amarela, ainda não sei bem o que é, mas prometo colocar aqui umas fotos para vocês me ajudarem a perceber a obra.

Cumps!
 

anabananasplit

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Rallon Evo said:
Aqui por Portimão também fizeram umas "coisas" em alguns passeios, colocaram uma camada de cimento sobre os ditos passeios e pintaram de amarelo, ficou tipo passadera amarela, ainda não sei bem o que é, mas prometo colocar aqui umas fotos para vocês me ajudarem a perceber a obra.

Deve ser disto, também vi:

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Mais aqui, ex.:

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Rallon Evo

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Boa Anabananasplit, já me poupaste trabalho.

Agora diz-me lá - O que é isto afinal?

A da Av Tomás Cabreira ainda se percebe que é para bicicletas, mas as Amarelas eu não consigo lá chegar, é que ficam mesmo no meio do passeios onde supostamente deverão andar os Peões.

Cumps!
 

anabananasplit

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Rallon Evo said:
Agora diz-me lá - O que é isto afinal?

A da Av Tomás Cabreira ainda se percebe que é para bicicletas, mas as Amarelas eu não consigo lá chegar, é que ficam mesmo no meio do passeios onde supostamente deverão andar os Peões.

Não faço a mínima ideia... Não me pareceu estar sinalizada como pista para velocípedes, como a outra, e acaba no meio do passeio (embora isso seja comum nas ciclovias em cima de passeios). Gosto de pensar que foi uma melhoria da qualidade do passeio para melhor servir os peões (piso mais lisinho que a calçada portuguesa, melhor para os carrinhos de bebé, as cadeiras de rodas, os trolleys de compras...). :)
 

Diogo Santos

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Epá, façam como eu: dêm importância só às que têm o sinalinho, porque diz o código que somos obrigados a usá-las, quando devidamente sinalizadas.
Ou seja, quando não há sinalinho, não passa de passeio. E se o polícia reclamar, podem argumentar, em vossa defesa, a ausência de sinalização correspondente.
Mesmo assim, há muitas com sinal que eu não uso, simplesmente porque o local onde estão implementadas e/ou o percurso que elas nos impõem e/ou devido aos cruzamentos que fazem com a estrada serem perigosos, porque no sítio onde cruzamos a estrada (e entramos nela) "eles" podem não conseguir travar a tempo, e se não ligarmos a essas conseguimos igualar a velocidade (eu, pelo menos, consigo), e blá blá blá...
 

HL||ARQ

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Gosto dos pontos de interrogação. Nas zonas de intercepção eles estão lá para nos questionarmos sobre aquele ponto.

Está com imaginação e informação suficiente para o ciclista e o peão!

E nem todos conhecem, nem têm de conhecer, o CE.
 

anabananasplit

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HL||ARQ said:
Gosto dos pontos de interrogação. Nas zonas de intercepção eles estão lá para nos questionarmos sobre aquele ponto.

Está com imaginação e informação suficiente para o ciclista e o peão!

E nem todos conhecem, nem têm de conhecer, o CE.

A sinalização de trânsito tem que ser o mais objectiva e inequívoca possível, não pode estar sujeita à imaginação e interpretação de cada um.
Aquelas marcas no chão não têm valor algum. E em breve desaparecerão de qualquer maneira (tinta gasta-se ou fica coberta de detritos). A ciclovia não tem ainda a necessária sinalização vertical.

Os ciclistas são operadores de veículos reconhecidos pelo CE (Artigo 112) e devem procurar conhcecê-lo (o seu desconhecimento do mesmo não os iliba de responsabilidade legal).
 

HL||ARQ

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Põe um rapaz/rapariga de 14 anos a andar de bicicleta e depois fala-me sobre responsabilidade legal.

As bicicletas não são apenas para adultos responsáveis!

E se repararem bem, os ?????? ?? ??? ? estão colocados em locais de intercepções de algo. Continuo a afirmar que está com imaginação e informação suficiente. Informação é diferente de sinalética
 

anabananasplit

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HL||ARQ said:
Põe um rapaz/rapariga de 14 anos a andar de bicicleta e depois fala-me sobre responsabilidade legal.

Quer dizer, legalmente podem conduzir ciclomotores, o que implica conhecer o CE, saber conduzir, e cumprir regras, mas são incapazes de conduzir bicicletas?...

http://www.prp.pt/formacao/lic_esp_50cc/index.asp

As bicicletas não são apenas para adultos responsáveis!

Não, não são apenas para adultos responsáveis, também são para crianças e jovens responsáveis. E acima de tudo, são para pessoas inteligentes que não precisam de ser tratadas como incapazes ou demasiado limitadas para compreenderem e seguirem regras básicas.

E se repararem bem, os ?????? ?? ??? ? estão colocados em locais de intercepções de algo. Continuo a afirmar que está com imaginação e informação suficiente. Informação é diferente de sinalética

E quem é que vai estar a olhar para o chão? Na sinalização de trânsito normal as marcas no chão são complementares da sinalização vertical e não a substituem. Num local de conflito põem as pessoas a olhar para o chão a tentar perceber o que aquilo quer dizer em vez de as alertar para os perigos concretos OU pelo menos não as distrair para que deixem de olhar para o que as rodeia.

Acharia boa ideia se encontrasse sinalização "imaginativa" deste género quando circula de carro? Acha que daria bom resultado? Quanto tempo é que acha que aquelas marcas durariam visíveis?...
 

HL||ARQ

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Põe um rapaz/rapariga de 14 anos a andar de bicicleta e depois fala-me sobre responsabilidade legal. Volto a afirmar...

Qual a responsabilidade legal (jurídica) de alguém com 14 anos?

Mas isto é assunto para outro tópico!

Eu concordo e gosto da informação produzida. Gosto da ciclovia ornamentada. Isto advém que eu considero estas, e muitas mais, ciclovias de lazer. As ciclovias da moda!

Contudo, a minha maior opinião e, já a expressei, não sou apologista das ciclovias mas sim de uma educação de bicicleta a ocupar o mesmo lugar que os carros. Porque quem faz trajectos casa/trabalho, casa/escola, casa/compras não consegue apenas utilizar as ciclovias.
 
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