Ciclovia Sagres - Vila Real de Santo António:

biculas

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Boa, obbrigado pela informação que aqui deixaste.

Só espero que isto se concretize mesmo, que não se fique por apenas alguns ramais.
 

José Martins

Administrator
Caros amigos:

Em relação à ecovia ou ecopista, como lhe queiram chamar, do Algarve, só sei o que foi dado a conhecer nestes tópicos.
Posso no entanto adiantar que existem outras, das quais li que existe uma, salvo erro na zona do Minho.
Tomei conhecimento deste assunto quando vi uma apresentação na Câmara de Arraiolos, sobre a expansão da ecopista que existe actualmente entre Évora e (quase) Arraiolos.
O plano consiste num aproveitamento de antigos ramais da CP, em parceria/ protocolos com a REFER. Isto foi confirmado por responsáveis da própria REFER.
No caso de Évora - Arraiolos, está prevista a sua expansão até Mora e Pavia e futuramente, de acordo com a aprsentação da CMArraiolos, uma interligação a outra ecopista, que se situará entre Montemor - o - Novo e Torre da Gadanha (penso ser este o nome).
Esta situação não é nova, mas comungo de várias opiniões já aqui manifestadas: esperar e ver para crer.
Acredito que o mais importante e determinante para a sua concretização seja a vontade das Câmaras Municipais. É que estamos a falar de projectos que não valem muitos votos e nos sitios pequenos isso vale muito na hora das opções.
Posso ainda adiantar outro pormenor da tal apresentação, essa sim, deverá ver a luz do dia para aí no tempo dos netos do meu filho: uma futura ligação em ecopistas que, no futuro, permitiria ligar quase de Vendas Novas até Espanha.
Até lá, vamos aproveitando o que temos.

Um abraço a todos.
 
O projecto ate é engraçado, agora vamos lá a ver no que resulta.
Parece que a ecovia do litoral é para estar pronta até ao final deste ano, enquanto a do interior só mesmo lá para 2008 (isto sem contar com os atrasos "normais").
Ou seja daqui a uns 20 anos... :pipocas:


Abraços
 

Kitos

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Bem faço minhas as palavras do rui que tinha feito suas as palavras do Hugo que tinha muito eloquentemente feito suas as palavras do Fura-bytes :choneh:

Se vocês seguirem em direção a Matalascañas (sul de Espanha) de Vila Real de Sto Antonio vão ver quantos km de ciclovia aquilo tem... é só liga-las :mrgreen: É mais um voluntário para fazer a "Maratona" :mrgreen:
 

Bravellir

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cristovao martins said:
Caros amigos:

Posso no entanto adiantar que existem outras, das quais li que existe uma, salvo erro na zona do Minho....

Existem várias e podes encontrar muita informação sobre elas aqui no forum.

A de Valença-Monção, um bom exemplo ... do que não se deve fazer.
A de Guimarães-Fafe.
A de Ponte de Lima.

Existem ainda outras...
 
Ecovias huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmmm
:rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
Sendo eu conhecedor da zona do Barlavento e pelo que tive vendo em algumas fotos e em artigos aqui expostos a este respeito.
Tenho muitas dúvidas em alguns trajectos e travessias.
Da zona da Meia Praia para a Ria de Alvor por onde será que esta ecovia era passar ?? só se passar pela Ria de Alvor com a maré vazia ou tem outra hipótese fazerem 2 pontes
AÉREAS . :wlcm:

Sim porque da zona da meia praia há zona de ria de alvor é uma zona linda de se ver.
Como também já vi na foto 11 podem acompanhar os comboios ( :hahaha:atenção consultem os horários )

Como já aqui foi dito

VER PARA QUERER

VOU ESPERANDO
 

Delfino

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Viva

É verdade o ramal Montemor-o-Novo - Torre da Gadanha já esta praticamente concluido , faltando apenas colucar uma chapa para fazer o piso na antiga ponte de caminho de ferro e vedar algumas partes do troço , pois passa por algumas propriadades que têm gado a solta, no entanto ja se encontra todo ciclavel e de bom piso em terra .Na nossa maratona fizemos alguns km nesse troço , quem participou pode comprovar isso.

Delfino
 

apcmo

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A ciclovia no Minho que o Cristovão Martins de refere liga Guimarães a Fafe mas parece que está em estado geral de degração conforme um artigo na net (http://www.ocomboio.net/PDF/js-ecopista-fafe.pdf). Um dos problemas nacionais é que quando se faz qualquer coisa boa vota-se de seguida ao abandono :s.

Em Vila Nova de Gaia também se está a fazer qualquer coisa: na marginal maritima (cerca de 15 km) existem vários troços de ciclovias e troços cicláveis. Há ainda uma avenida interior aberta há menos de um ano com ciclovia em toda a sua extensão.

Deveria ser obrigatório em todos os novos projectos de urbanizações e vias de comunicação incluirem zonas cicláveis
 

Bravellir

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Esse documento, importantissimo, tem no entanto algum tempo. Já o conheço pelo menos á dois anos. As condições da pista já não são as mesmas. Ainda não fui lá este ano e não sei quais são as condições actuais, mas no ano passado, a pista estava limpa, já não tinha o lixo e derrocadas que as fotos do documento apresentam.

Quem estiver curioso deve ir lá na mesma. Especialmente nos dias de calor, é muito agradável
circular calmamente em familia entre arvores e sombras agradaveis.
 

ruiserrao

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Acrescento aqui mais uma..opinião ou relato se preferirem do que vejo aqui no ALGARVE. Portimão tem o que se pode chamar de passeio destinado a bicicletas: Peca por ser muito estreito e por ter 1 km de extensão, mas, mesmo assim, reconheço-lhe algum valor para os miúdos andarem à vontade de bicicleta e para os graúdos fazerem a ligação da entrada da cidade até à marina de Portimão (percurso que faço regularmente). O que eu não percebo é o facto das pessoas usarem esse mesmo passseio para andarem a pé ou com os bebés nos seus carrinhos e, quando nos aproximamos de bicicleta, ainda têm a cara de pau de começarem a mandar vir... esta situação é ainda mais caricata porque esta pista está inserida num passeio que faz umas 10 x a largura da mesma... não é por falta de espaço!!!!!

Onde quero chegar com isto? é que em Portugal não há uma cultura de ciclovias... isto verifica-se aqui em portimão e irá se verificar em qualquer ciclovia que se crie... mesmo que essa ligue o Algarve todo...
 

apcmo

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O que diz o Rui Serrão em relação ao convívio peões-bicicleta é, como ele já prevê, conflituoso em todo o país. Na marginal marítima de Vila Nova de Gaia há um passadiço de madeira por todo o litoral (de Lavadores até Espinho) que no seu troço inicial é paralelo à ciclovia. Outros locais da mesma marginal têm passeio com troços de ciclovia lado a lado

imagem831gl6.jpg
Troço da ciclovia da marginal marítima de V. N. Gaia

Ao fim de semana famílias inteiras percorrem esta marginal a pé ou de bicicleta mas os que vão a pé preferem na maior parte do tempo percorrer pela ciclovia não se desviando um milímetro que seja quando se cruzam com alguém que percorre a marginal de bicicleta.

Esta característica é infelizmente bem portuguesa. A falta de uma educação cívica e a vontade de fazer exactamente o contrário do que se deve é típico. Assim vamos... :s :s :s
 

burlamaqui

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com a falta de dinheiro do governo as ciclovias ainda levam portagens. construidas pelo estado com o nosso dinheiro e são exploradas por empresas privadas.
 

ruiserrao

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Mesmo que esta ciclovia avance aqui no Algarve (o que duvido) da forma como está planeada no papel, estou a ver a mesma a ser mal utilizada pela dita falta de respeito pelas regras de conduta cívica. mesmo assim, é de louvar essa obra, porque se a mesma avançar, a dita cultura de ecopistas vai se criando e, quem sabe, os nossos netos poderão percorrer o pais em bicicleta... roma e pavia não se fizeram só num dia!!!

Mas seria bonito de ver estas pistas a bombar...sair de Silves e ir em segurança até Faro, Vila-Real e dar um pulinho a espanha... :mrgreen: :mrgreen: quem sabe programar um fim de semana so em ecopista com a malta...BONIIIITO

ESPERAR SENTADO :cry:
 

José Martins

Administrator
No passado fim de semana, na situada entre Évora e Arraiolos, fui presenteado com mais uma situação nova.
Num pedaço de recta, em que se pode pedalar um pouco mais, surgem de trás de umas moitas dois artistas a cavalo, a galope e entraram na ecopista de uma forma, que parecia não existir mais ninguém no mundo.
Se por acaso fossemos mais perto, provavelmente teriamos sido atropelados por um cavalo.
Palavras para quê? eram artistas portugueses.
Como já disseram, certas pessoas (muitas, infelizmente) sé se preocupam consigo mesmas e os outros que se desenrasquem.
Mas voltando ao cerne deste tópico, vamos aguardar e ver no que dá a hipotética construção de ecopistas.
Ainda no fim de semana passado, fui dar uma voltinha para a parte situada entre Arraiolos e Mora e aquilo está pior do que o pessoal imaginava.
Existe uma parte com erva tão alta, que será forte candidata a local de treinos para elementos das operações especiais ou algo assim.
 

pirri

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Segundo ouvi dizer, a ciclovia Sagres - V. R. Santo António já começou a ser construida no concelho de Silves e é um projecto para avançar mesmo por completo e estar pronto dentro em breve (como estamos em Portugal talvez este breve sejam uns 5 ou 6 anos! :wink:). De qualquer maneira é melhor tarde que nunca e, como disse o ruiserrão, a cultura ciclóvica poderá tempo a ser incutida nas pessoas. Cabe-nos a nós transmitir às pessoas o significado de ciclovia e o porquê da sua existência. Muita gente deve achar que é somente mais uma porcaria em que o Governo gasta dinheiro desnecessariamente, daí muitas vezes a má utilização.
 

nock13

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Boas
Por estas bandas essas ciclovias já existam faz um tempo (VRSA).
Coisa que por enquanto só chega a Aldeia Nova perto de Altura (coisa de 6 Km´s +ou-), são caminhos por dentro da mata que tb foi aproveitado para fazer acessos em direcção há praia.
São caminhos porreiros para treinar, muitos S entre pinheiros e tb onde os Leões do Sul faseiam os passeios nocturnos (cada lua cheia há um, o próximo é já segunda10\07\06) .
Pena que eu tenho disto é que os novos guardas florestais (putos novos) com um jipe entre maus dão cabo do caminho, mas acho que já levaram nas orelhas.
PS: espero que esta ciclovia se concretize, faz falta entrar dentro desta natureza tão linda.
 

jmgv

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Acho que esta informação ainda não estava por aqui, algumas ideias já poderão ter sido mencionadas inclusive nos links colocados com origem em www.amal.pt

Ecovias do Algarve

No dia 4 de Março, por feliz coincidência dia do nascimento do Infante D. Henrique, é celebrado o evento para o lançamento da primeira pedra da Ecovia do Litoral no lugar a partir de onde, por definição, se entendeu iniciar a contagem dos 214 km desta infra-estrutura - o Cabo de S. Vicente - parte de um projecto ainda maior, a Rota n.1 do Plano Eurovelo.

Aproveitando a ocasião, é igualmente dado inicio à campanha de "Promoção das Ecovias do Algarve", resultado de um protocolo assinado entre os representantes da AMAL, CCDR-Algarve, Direcção Regional de Educação do Algarve e Governo Civil do Distrito de Faro a 21 de Dezembro de 2005 e homologado pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. O objectivo daquela é de estender o âmbito regional do projecto e alargá-lo ao envolvimento e sensibilização de toda a população, em particular de todos os utentes da via pública, motorizados e não-motorizados. Decorrente do facto de parte significativa da Ecovia se desenvolver sobre estradas e caminhos com tráfego misto, procura-se apelar ao harmonioso convívio dos diferentes meios de transporte no estrito respeito pelas regras do Código da Estrada.

Esquema Director das Ecovias do Algarve - PDF

ECOVIAS DO ALGARVE – APRESENTAÇÃO

Do quadro do modelo de desenvolvimento que se deseja para a Região do Algarve, aliado aos crescentes níveis de exigência ambiental, social e cultural por parte das populações, residente e visitante, emerge uma procura de novas soluções de mobilidade que contribuam para a adopção de um modelo regional mais sustentável.

Dada a sua configuração e os actuais volumes de tráfego verificados, a maioria das estradas e caminhos representa um risco para a circulação de peões, ciclistas e a generalidade das pessoas com uma mobilidade reduzida, o que torna urgente a implementação de um conjunto alternativo de vias de comunicação e, simultaneamente, dotar a Região de infra-estruturas para o uso da bicicleta associadas ao desporto, lazer e turismo.

Integradas na rede europeia de Vias Verdes, cujo objectivo é implementar uma infra-estrutura ligeira predominantemente não motorizada, as Ecovias do Algarve assentam num plano designado por Esquema Director, o qual permite enquadrar as iniciativas que se venham a desenvolver neste âmbito e assegurar a articulação e ligação da Região ao resto do País, através do Alentejo e a Espanha, pela Andaluzia.

A Ecovia do Litoral constitui o projecto-piloto que ligará o Cabo de São Vicente (Sagres) a Vila Real de Sto. António e percorrerá toda a faixa litoral meridional do Algarve. Com uma extensão de 214 km, a Ecovia do Litoral percorre o território de 12 municípios e caracteriza-se por um contínuo de troços distintos, desde extensões de circulação exclusiva a veículos não-motorizados a outras de tráfego misto em estradas e caminhos com reduzidos volumes de circulação.

OBJECTIVOS DAS ECOVIAS DO ALGARVE

1. Dotar o Algarve de uma infra-estrutura de qualidade;
2. Colocar o Algarve no mapa das Vias Verdes Europeias;
3. Criar uma infra-estrutura com a capacidade de incrementar de forma ambientalmente sustentável a fruição do território;
4. Aumentar a circulação não-motorizada, em termos de qualidade e a intensidade, entre núcleos urbanos;
5. Aproveitar as mais-valias que esta infra-estrutura poderá trazer para a Região em termos de:
* mobilidade;
* melhoria da qualidade de vida;
* reforço e diversificação das dinâmicas económica, social e cultural;
* qualificação e diversificação da oferta turística;
* projecção da imagem do Algarve e dos seus concelhos.

FACTOS INTERESSANTES

1. O Esquema Director das Ecovias do Algarve (Plano Regional) é o primeiro instrumento desta natureza no País, sendo simultaneamente ambicioso e adequado ao Território
2. A Ecovia do Litoral é a maior infra-estrutura vocacionada para a bicicleta no País
3. Na Europa, 50% das deslocações automóveis são inferiores a 5 km
4. Estudos comprovam que deslocações de bicicleta até 5 km de distância são mais vantajosas comparativamente com o automóvel (tempo de porta-a-porta: poupança de tempo no para-arranca e na procura de estacionamento)
5. A Ecovia do Litoral encontra-se a menos de 5 km de 253.000 habitantes (64% da população residente algarvia)
6. Entre 1990 e 1999 as emissões de CO2 reduziram em todos os sectores exceptuando o dos transportes em que se verificou um aumento de 15%
7. Em 2003 as Doenças Coronárias custaram 1762 milhões de euros ao Estado Português em tratamentos de saúde, perdas de produtividade por estas doenças e mortes prematuras e cuidados prestados por familiares e amigos
8. 50% das mortes ocorridas em 1999 deveram-se a AVC e as Doenças Coronárias, importando aumentar a actividade física regular da população, em todos os grupos etários (Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Coronárias)
9. Uma infra-estrutura desta natureza, com uma gestão activa, potencia a actividade física e desportiva regular sendo um investimento de elevado retorno em: Qualidade de vida; Produtividade; Redução dos custos em cuidados de saúde

ECOVIAS DO ALGARVE – ENQUADRAMENTO

Subjacente à implementação da Ecovia do Litoral está todo um processo que a enquadra, enforma e assenta objectivos, a curto e médio prazo. De facto, desde o desenvolvimento dos primeiros estudos no final de 2001, entre a Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território e o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), na altura com o objectivo de definir um conjunto de percursos cicláveis dentro daquela Área Protegida, foram várias as etapas que marcaram aquele processo, sendo de destacar:

* Maio de 2003. Assinatura do Protocolo “Vias Verdes” entre a CCR Algarve, DRAOT Algarve, AMAL e PNRF com o objectivo de promover uma candidatura à iniciativa Interreg III-B (Projecto REVER-Med)
* Março 2004. Conclusão do estudo com o objectivo de definir o Esquema Director das Ecovias do Algarve, identificando uma rede regional de eixos à escala 1/2.000 (Estudo I do Projecto REVER-Med)
* Julho de 2004. Conclusão da caracterização e levantamento pormenorizado do traçado da Ecovia do Litoral (Estudo II do Projecto REVER-Med)
* Dezembro 2004. Assinada uma adenda ao Protocolo “Vias Verdes” em que é definido o enquadramento financeiro que possibilita a concretização da Ecovia do Litoral, envolvendo Interreg III-A, PIPITAL e PROAlgarve Eixo II Medida I
* Março 2005. Desenvolvimento e entrega pela CCDR-Algarve dos Cadernos de Encargos às 12 Câmaras Municipais abrangidas pela Ecovia do Litoral para o lançamento da empreitada de Concepção/Construção

Neste momento, enquanto chefe de fila do financiamento proveniente da iniciativa Interreg III-A, a AMAL está a coordenar a implementação e operacionalização da Ecovia do Litoral, dando apoio às autarquias e desenvolvendo esforços no sentido de:

* assegurar uma participação estratégica no futuro da Ecovia contemplando as questões da jurisdição, da segurança, do socorro e dos principais grupos de interesse (constituição de uma Comissão de Consultiva )
* dar início a algumas das acções que complementam a implementação da infra-estrutura, divulgando-a e incentivando a concretização das suas potencialidades através da promoção da segurança (Protocolo “Promoção das Ecovias do Algarve”), da actividade física, da mobilidade alternativa, da diversificação da oferta turística e fundamentalmente a articulação com iniciativas de outras entidades (IPJ – Maio Jovem, APSI – Plano de Acção para a Segurança Infantil, etc.)
* definir o Modelo de gestão, garante da consolidação e incremento da qualidade da Ecovia e alcance do potencial que lhe está subjacente
* Avaliar o trabalho desenvolvido sobre a coordenação da AMAL até ao fim do ano em curso
* Ver aprovada a candidatura do Projecto REVER-Med 2, ao abrigo da qual serão desenvolvidos estudos para a eliminação de todas as barreiras assegurando uma acessibilidade para todos e ainda para a reabilitação / valorização paisagística da Ecovia do Litoral
* Consolidar o Projecto das Ecovias e alargar a implementação do Esquema Director no próximo período de programação dos fundos estruturais europeus, numa perspectiva simultaneamente regional, nacional, ibérica e europeia

in http://www.ccdr-alg.pt/ccr/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=373
 
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