Está a ser feito!!Se vai ser concluido é outra historia principalmente a Ecovia do interior!!!
Ponto da Situação
Caracteristicas da Ecovia
Algumas Imagens
Ponto da Situação
Caracteristicas da Ecovia
Algumas Imagens
cristovao martins said:Caros amigos:
Posso no entanto adiantar que existem outras, das quais li que existe uma, salvo erro na zona do Minho....
Ecovias do Algarve
No dia 4 de Março, por feliz coincidência dia do nascimento do Infante D. Henrique, é celebrado o evento para o lançamento da primeira pedra da Ecovia do Litoral no lugar a partir de onde, por definição, se entendeu iniciar a contagem dos 214 km desta infra-estrutura - o Cabo de S. Vicente - parte de um projecto ainda maior, a Rota n.1 do Plano Eurovelo.
Aproveitando a ocasião, é igualmente dado inicio à campanha de "Promoção das Ecovias do Algarve", resultado de um protocolo assinado entre os representantes da AMAL, CCDR-Algarve, Direcção Regional de Educação do Algarve e Governo Civil do Distrito de Faro a 21 de Dezembro de 2005 e homologado pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional. O objectivo daquela é de estender o âmbito regional do projecto e alargá-lo ao envolvimento e sensibilização de toda a população, em particular de todos os utentes da via pública, motorizados e não-motorizados. Decorrente do facto de parte significativa da Ecovia se desenvolver sobre estradas e caminhos com tráfego misto, procura-se apelar ao harmonioso convívio dos diferentes meios de transporte no estrito respeito pelas regras do Código da Estrada.
Esquema Director das Ecovias do Algarve - PDF
ECOVIAS DO ALGARVE – APRESENTAÇÃO
Do quadro do modelo de desenvolvimento que se deseja para a Região do Algarve, aliado aos crescentes níveis de exigência ambiental, social e cultural por parte das populações, residente e visitante, emerge uma procura de novas soluções de mobilidade que contribuam para a adopção de um modelo regional mais sustentável.
Dada a sua configuração e os actuais volumes de tráfego verificados, a maioria das estradas e caminhos representa um risco para a circulação de peões, ciclistas e a generalidade das pessoas com uma mobilidade reduzida, o que torna urgente a implementação de um conjunto alternativo de vias de comunicação e, simultaneamente, dotar a Região de infra-estruturas para o uso da bicicleta associadas ao desporto, lazer e turismo.
Integradas na rede europeia de Vias Verdes, cujo objectivo é implementar uma infra-estrutura ligeira predominantemente não motorizada, as Ecovias do Algarve assentam num plano designado por Esquema Director, o qual permite enquadrar as iniciativas que se venham a desenvolver neste âmbito e assegurar a articulação e ligação da Região ao resto do País, através do Alentejo e a Espanha, pela Andaluzia.
A Ecovia do Litoral constitui o projecto-piloto que ligará o Cabo de São Vicente (Sagres) a Vila Real de Sto. António e percorrerá toda a faixa litoral meridional do Algarve. Com uma extensão de 214 km, a Ecovia do Litoral percorre o território de 12 municípios e caracteriza-se por um contínuo de troços distintos, desde extensões de circulação exclusiva a veículos não-motorizados a outras de tráfego misto em estradas e caminhos com reduzidos volumes de circulação.
OBJECTIVOS DAS ECOVIAS DO ALGARVE
1. Dotar o Algarve de uma infra-estrutura de qualidade;
2. Colocar o Algarve no mapa das Vias Verdes Europeias;
3. Criar uma infra-estrutura com a capacidade de incrementar de forma ambientalmente sustentável a fruição do território;
4. Aumentar a circulação não-motorizada, em termos de qualidade e a intensidade, entre núcleos urbanos;
5. Aproveitar as mais-valias que esta infra-estrutura poderá trazer para a Região em termos de:
* mobilidade;
* melhoria da qualidade de vida;
* reforço e diversificação das dinâmicas económica, social e cultural;
* qualificação e diversificação da oferta turística;
* projecção da imagem do Algarve e dos seus concelhos.
FACTOS INTERESSANTES
1. O Esquema Director das Ecovias do Algarve (Plano Regional) é o primeiro instrumento desta natureza no País, sendo simultaneamente ambicioso e adequado ao Território
2. A Ecovia do Litoral é a maior infra-estrutura vocacionada para a bicicleta no País
3. Na Europa, 50% das deslocações automóveis são inferiores a 5 km
4. Estudos comprovam que deslocações de bicicleta até 5 km de distância são mais vantajosas comparativamente com o automóvel (tempo de porta-a-porta: poupança de tempo no para-arranca e na procura de estacionamento)
5. A Ecovia do Litoral encontra-se a menos de 5 km de 253.000 habitantes (64% da população residente algarvia)
6. Entre 1990 e 1999 as emissões de CO2 reduziram em todos os sectores exceptuando o dos transportes em que se verificou um aumento de 15%
7. Em 2003 as Doenças Coronárias custaram 1762 milhões de euros ao Estado Português em tratamentos de saúde, perdas de produtividade por estas doenças e mortes prematuras e cuidados prestados por familiares e amigos
8. 50% das mortes ocorridas em 1999 deveram-se a AVC e as Doenças Coronárias, importando aumentar a actividade física regular da população, em todos os grupos etários (Programa Nacional de Prevenção e Controlo das Doenças Coronárias)
9. Uma infra-estrutura desta natureza, com uma gestão activa, potencia a actividade física e desportiva regular sendo um investimento de elevado retorno em: Qualidade de vida; Produtividade; Redução dos custos em cuidados de saúde
ECOVIAS DO ALGARVE – ENQUADRAMENTO
Subjacente à implementação da Ecovia do Litoral está todo um processo que a enquadra, enforma e assenta objectivos, a curto e médio prazo. De facto, desde o desenvolvimento dos primeiros estudos no final de 2001, entre a Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território e o Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), na altura com o objectivo de definir um conjunto de percursos cicláveis dentro daquela Área Protegida, foram várias as etapas que marcaram aquele processo, sendo de destacar:
* Maio de 2003. Assinatura do Protocolo “Vias Verdes” entre a CCR Algarve, DRAOT Algarve, AMAL e PNRF com o objectivo de promover uma candidatura à iniciativa Interreg III-B (Projecto REVER-Med)
* Março 2004. Conclusão do estudo com o objectivo de definir o Esquema Director das Ecovias do Algarve, identificando uma rede regional de eixos à escala 1/2.000 (Estudo I do Projecto REVER-Med)
* Julho de 2004. Conclusão da caracterização e levantamento pormenorizado do traçado da Ecovia do Litoral (Estudo II do Projecto REVER-Med)
* Dezembro 2004. Assinada uma adenda ao Protocolo “Vias Verdes” em que é definido o enquadramento financeiro que possibilita a concretização da Ecovia do Litoral, envolvendo Interreg III-A, PIPITAL e PROAlgarve Eixo II Medida I
* Março 2005. Desenvolvimento e entrega pela CCDR-Algarve dos Cadernos de Encargos às 12 Câmaras Municipais abrangidas pela Ecovia do Litoral para o lançamento da empreitada de Concepção/Construção
Neste momento, enquanto chefe de fila do financiamento proveniente da iniciativa Interreg III-A, a AMAL está a coordenar a implementação e operacionalização da Ecovia do Litoral, dando apoio às autarquias e desenvolvendo esforços no sentido de:
* assegurar uma participação estratégica no futuro da Ecovia contemplando as questões da jurisdição, da segurança, do socorro e dos principais grupos de interesse (constituição de uma Comissão de Consultiva )
* dar início a algumas das acções que complementam a implementação da infra-estrutura, divulgando-a e incentivando a concretização das suas potencialidades através da promoção da segurança (Protocolo “Promoção das Ecovias do Algarve”), da actividade física, da mobilidade alternativa, da diversificação da oferta turística e fundamentalmente a articulação com iniciativas de outras entidades (IPJ – Maio Jovem, APSI – Plano de Acção para a Segurança Infantil, etc.)
* definir o Modelo de gestão, garante da consolidação e incremento da qualidade da Ecovia e alcance do potencial que lhe está subjacente
* Avaliar o trabalho desenvolvido sobre a coordenação da AMAL até ao fim do ano em curso
* Ver aprovada a candidatura do Projecto REVER-Med 2, ao abrigo da qual serão desenvolvidos estudos para a eliminação de todas as barreiras assegurando uma acessibilidade para todos e ainda para a reabilitação / valorização paisagística da Ecovia do Litoral
* Consolidar o Projecto das Ecovias e alargar a implementação do Esquema Director no próximo período de programação dos fundos estruturais europeus, numa perspectiva simultaneamente regional, nacional, ibérica e europeia
Bravellir said:
A de Valença-Monção, um bom exemplo ... do que não se deve fazer.
Existem ainda outras...