Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

x-morpheus

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Boas pessoal,

Hoje fui dar uma volta nao muito grande na bike e nao aconteceu de a corrente ficar presa. No entanto e porque e melhor prevenir do que remediar vou amanha de ferias e hoje deixei a bike na loja onde a comprei para la analisarem melhor a situaçao! Kuando vier de ferias ( na proxima 6ª feira ) postarei aqui o que me disseram ou fizeram na bike la na loja.

Obrigado.
Cumps x-morpheus
 

Kitos

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Essa zona da foto na minha parece a parte de trás de um desastre doh quanto protetor de escora o teu de camara de ar é o melhor o meu lizzard está routo junto à pedaleira
 

Honda

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

x-morpheus said:

Isso fica ainda melhor se tivesses metido umas boas voltas de fita isoladora preta por cima da camara de ar, e depois o Lizard skin por cima a tapar :wink:
 

Gugas

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Pois era ..

mas depois a bike ficava pesadíssima!!!

:rotfl: :rotfl: :afro: :afro:
:pinuteis:

pronto, pronto

lol
 

Honda

Member
Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Gugas said:
Pois era ..

mas depois a bike ficava pesadíssima!!!

:rotfl: :rotfl: :afro: :afro:
:pinuteis:

pronto, pronto

lol

Com uma bike dessas estás preocupado com o peso??

A questão é simples, com a camara de ar colocada assim, isso vai acumular porcaria entre a camara e a ecora (terra, lama e até pequenas pedras) isto sim é peso.

Quando a corrente saltar de novo vai cortar o ziptae, ficando a camara de ar solta e a enrolar no pneu e no crank.

Alem disso esteticamente isso não é nada bonito

1abraço
Nelson
 

LUIS PAULO

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

De certeza que tens uma pequena rebarba num dente do prato do meio.
A solução para isso é identificar qual a zona que tem essa rabarba e com ajuda de uma lima, eleminar esse defeito, que quase de certeza foi causado por uma pedra que tenha embatido no prato.

Boa sorte
 

JVXBIKE

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Olá, a mim acoteceu-me exatamente o mesmo apesar da bike não ser Mondraker, mas cheguei á conclusão que era falta de lubrificação da corrente, agora lubrifico bem a corrente e nunca mais me aconteceu.
 

x-morpheus

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Re: Mondraker Curve- corrente fica presa!

Boas,
Hoje fui buscar a minha bike que como tinha dito a deixei na loja para que me tentassem resolver o problema. Na loja disseram-me que tinha o prato do meio ligeiramente empenado como eu ja tnha reparado, e desempenaram-mo, lubrificaram-me a corrente e afinaram-me as mudanças. Fui logo dar uma volta pra testar a bike e depois de varios km feitos a corrente nao ficou presa uma unica vez! Mas ao colega que ia comigo aconteceu-lhe de a corrente ficar presa, fui para lhe desencravar akilo e reparei que a corrente nao tinha nem ponta de oleo! Lubrificamos a corrente e nao voltou a acontecer. Apartir de agora vou estar mais atento as lubrificaçoes e a alguns promenores que aki foram falados, e claro espero que o meu problema esteja resolvido. Kuanto o pessoal que lhe acontece o mesmo problema aconselho a lerem atentamente este post e darem muita atençao as dicas que aki foram dadas, pois depois de analisar bem tds as situaçoes aki expostas cheguei a conclusao que o facto da corrente ficar presa pode adver-se a varios tipos de problemas.

Obrigado a todos pelas ajudas,
Cumps x-morpheus
 

Pax

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Então é o seguinte: tenho uma pedaleira Race Face Deus XC com uma corrente Sram PC971, ambos novos, que frequentemente quando estou a reduzir da dupla para a roda dentada mais pequena, a corrente, já na mais pequena começa a encaracolar.

Isto eram sintomas normais de uma corrente gasta ou de uma roda dentada com bastante uso,ou então de muita lama acomulada, o que não é o caso...

Ajuda é sempre bem vinda... :s


Pax_Eco
 

pratoni

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falta de lubrificação?

desviador(es) mal afinados?

desalinhamento da pedaleira?

será alguma coisa destas?.... :-K :-K :-K :-K :-K :-K :-K :-K
 

Pax

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Desviadores desafinados não é...

Falta de lubrificação também não é por aí...

Se fosse a pedaleira mal alinhada encaracolava-me sempre mas só acontece ás vezes e é só quando reduzo a mudança e a corrente passa para a roda mais pequena... Nunca a passar para a roda dentada do meio...

Já me disseram que é pela corrente ser nova e ainda não ter casado bem... Será???
 

crencos

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offtopic:
encaralcola como? os elos atropelam-se uns aos outros? :mrgreen: :mrgreen:. Essa questão vinda de ti até parece mal. Já que estás habituado a usar só um prato podes usar só o do meio ou a talega!! :mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol: :twisted: :twisted:


ontopic:
será que não tens a corrente muito comprida e está sem tensão?
não terás elos presos que provoquem o "encaracolar" da corrente no prato?
se puderes posta aí uma foto de como fica ou então combinamos e eu passo por tua casa para vermos isso.


Abraço
 

Pax

New Member
A corrente não está muito comprida.

Em relação aos elos estarem muito presos, o "encaracolanço" (doh :wtf:) teria que acontecer com mais frequência.

Neste fim-de-semana aconteceu-me pelos menos 4 vezes em 30 quilómetros de volta percorrida.
 

Pax

New Member
Jepas said:
boas,

eu acho que isso é o chamado chainsuck que pode acontecer devido a muitas causas:

aqui fica um link com explicações/soluções em inglês: http://www.fagan.co.za/Bikes/Csuck/

Jepas

Pois... pelo que percebi eles nesse site falam devido á humidade e lama ou então devido ao esforço... mas nenhuma destas condições se aplica ao meu caso...

Não está fácil...
 

Jepas

Super Moderador
boas,

isso já me aconteceu e é muito desagradável, podem-se partir dentes na pedaleira e o quadro fica sempre riscado (há quadros em carbono com protecções em metal para prevenir buracos na escora). Como acontece normalmente em esforço, o trabalho para retirar a corrente é dificultado e volta-se a riscar a escora. O que eu fiz da ultima vez que aconteceu (a corrente subiu para cima da escora) foi abrir a corrente pelo elo rápido.

Há uns 8 anos vi uns quadros com um dispositivo, tipo uma uma chapinha, que evitava a subida da corrente.

Uma solução possível é usar eixos pedaleiros mais largos, para aquando da subida, o espaço seja suficiente para a corrente passar sem criar danos. Esta solução pode ser boa para o chainsuck, mas é má para a "chain-line", ou seja, a corrente ficava muito torcida em mudanças do tipo 2 x 1 (Prato x Carreto). Por isso prefiro usar a pedaleira mais próxima do quadro e tentar evitar mudanças em esforço.

o chamado chainsuck que pode acontecer devido a muitas causas, aqui fica um link com explicações/soluções em inglês:

http://www.fagan.co.za/Bikes/Csuck/

Jepas

"And, surprisingly, it can occur with new equipment, and also in clean conditions. The reasons why are also clarified in this article. "

esta frase diz tudo
 
Last edited:

Xpectro

New Member
Boas

A situação é exactamente como o Bravellir a entendeu, ou seja, eu só mudei a pedaleira de uma bike para a outra e o problema começou a acontecer-me na trek, bike onde coloquei a pedaleira original da scott.

Os desviadores estão afinados, a pedaleira está bem alinhada, não está empenada e as correntes quer de uma bike quer da outra são novas! A hipotese da pedaleira ter o prato ou pratos com algum defeito não foi posta de parte, pelo que a loja que me vendeu a scott tem lá a trek para tentar resolver o problema.

É muito estranha esta situação pois não acontece em esforço mas sim em passagens para a avozinha atempadas e bem suaves.
Vamos ver qual o veredicto do mecânico a ver se me resolvem o problema pois cada vez que isto acontece danifica-me o quadro da bike.

Obrigado pelas opiniões e boas pedaladas.
 

aalmeida

New Member
Boas,

Tenho uma Scale 60 (cujo conjunto pedaleiro/desviador julgo ser igual) e também tive o mesmo problema.

No meu caso, saltava com (muita) frequência para o quadro quando tentava engrenar a "avozinha". O que não dava para entender é que tanto podia acontecer numa situação de grande esforço (subida), sem esforço (mudança antecipada), com grande rotação da pedaleira, com pouca rotação, etc, etc. Em suma, só entrava quando apetecia!!! :twisted:

Também ficou presa por três vezes entre a escora e a pedaleira, com os ricos no quadro que podem imaginar (no entanto sempre consegui solta-la no local sem ferramentas).

Após muitaaasss afinações :tungas: e acertos e afins, o problema continuava!

Trocaram-me o desviador por outro igual (Deore) e até agora, com 200 Km ainda não repetiu a gracinha... :nana:

Cumprimentos
 

pcbsdusr

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Há várias razões para isto acontecer... Vou colocá-las por ordem de probabilidade

1- Má afinação do desviador relativamente ao pedaleiro, largura do centro pedaleiro, eixo pedaleiro, etc.

2- Estragos causados por pancadas quer no desviador quer nos pratos do pedaleiro

3- Pequenas diferenças em termos de compatibilidade no que toca á mistura de componentes.

4- pequenos defeitos nas tolerâncias dos componentes (eixo pedaleiro, pedaleiro, desviador)


As duas últimas razões são raras e a última raríssima.


Afinem correctamente os desviadores. E lembrem-se, a afinação que funciona num pedaleiro pode não funcionar noutro...
 

Pax

New Member
Jepas said:
"And, surprisingly, it can occur with new equipment, and also in clean conditions. The reasons why are also clarified in this article. "

esta frase diz tudo

Só não percebi muito bem o que devo fazer para evitar o "chainsuck".
(O meu inglês anda um pouco enferrujado... :s)
 
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