Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

t0k

Member
Boas,
Comprei 1 corrente XT e um par de roldanas para o desviador e lá fui eu todo contente dar uma volta com o material novo mas sempre que imprimo mais força nos pedais a corrente salta, mas mantém-se sempre no mesmo carreto!
A cassete é a mesma e guiando-me pelo triângulo do chain suck ( http://www.fagan.co.za/Bikes/Csuck/triangle.gif ) estou no "severe chain suck", contudo como é a minha primeira corrente nova também estou indeciso se a causa do problema não serão elos a mais já que foi apontado algures no forumBTT que esta era uma possível razão para a corrente saltar.
Já removi 2 elos e o problema persiste, será que devo remover mais um ou dois ou a solução apenas passa pela compra de uma cassete nova?
Um amigo meu de voltas que está a par da situação diz que não se trata de chainsuck pq a corrente salta junto ao esticador/desviador traseiro.
Também já experimentei a corrente nova com as roldanas antigas mas com só com 1 elo a menos do que número original e problema manteve-se.

Obrigado,
João
 

Jorgex

New Member
Regra nº1: Uma peça nova no meio das "velhas" é tiro e queda. Ou temos chain suck ou temos corrente a patinar...

Vamos lá fazer uma lista do material em questão:
- corrente nova
- k7 usada
- pratos usados
- pulleys (mas isto pouco ou nada interfere)


O chain suck é frequente quanto os pratos estão muito usados. Ele à de chagar a um ponto em que na ponta dos dentes de tubarão forma uma pequena rebarba e é isso que impede a corrente de se soltar do prato... A corrente fica presa e continua o movimento do prato até que bate na escora e pode ou não soltar-se.
Esta é a situação já é má mas quando a corrente apanha muita poeira o lama, a probabilidade de chain suck dispara para 95%.

Mas o teu problema nem é o chain suck, é mesmo transmissão gasta. Voltando a olhar para a lista de material, tudo que disser usado é para substituir. Pelo menos a cassete e o prato 32T do pedaleiro.


Pesquisa no Fórum pois o assunto do como usar melhor a transmissão já foi respondida algures por aqui. Uma cassete e uns pratos têm a obrigação de durar pelo menos 3 correntes para depois levar uma última 4 corrente e essa vai andar até partir.
 

HR

New Member
Garantidamente é desgaste na cassete daí o saltar da corrente... entretanto há quem diga que ao final de algum tempo a corrente acaba por "casar", tenta fazer alguns km´s sem forçar muito e verifica se melhora qualquer coisa caso isso não aconteça, deixa de estragar mais material e compra uma cassete nova.
 

t0k

Member
O desgaste da cassete entendo...agora ter de mudar o prato de 32T passa-me um pouco ao lado, pois a corrente tb salta no prato grande, julgo ser de 44T e só salta quando imprimo força nos pedais.
Então mas definitivamente não são elos a mais ?

Obrigado pelas respostas
 

Jorgex

New Member
Man, deixa a corrente em paz! Preocupa-te mas é com os pratos do pedaleiro e a cassete. :twisted:

HR said:
"...ao final de algum tempo a corrente acaba por "casar", tenta fazer alguns km´s sem forçar muito..."

Acamar ou viciar a corrente é uma outra hipótese. Se a corrente for ordinária, em 50km ela acama, se for de qualidade... Prepara-te t0k que ainda vais sofrer muito. Muito ratér a transmissão vai dar.... :eish:
 

zykon

Super Moderador
Acamar a corrente?

Isso pode ser uma tarefa penosa...

Andei enganado com essa durante mais de 100kms.

Comprei uma Sram 991 e pus em cassete velha, ui credo, parecia o fim do mundo sempre aos coices.
Ah e tal isso acama...

Pois sim, tive que por uma cassete nova e a partir dai nunca mais deu chatices. No meu caso não foi necessário mudar prato nenhum.

Por isso para mim agora correntes é até não dar mais, e depois vai cassete, corrente e pratos novos!
Aquilo de andar a ver o desgaste da corrente e depois mudar para fazer durar ao maximo as cassetes para mim não serve... :twisted:
 

Tecnico_ttbike

New Member
...mete uma cassete nova e isso fica resolvido...

As outras hipoteses são:
a) A roldana de tensão está presa ou gasta
b) Idem para a guia
c) A roda livre/cepo não está a prender... mas o problema já existiria antes da troca de corrente

Boa sorte
 

t0k

Member
Obrigado pelas respostas !
Vou optar por uma cassete shimano XT de 2008 e espero que o problema desapareça!

Boas pedaladas e aproveitem por mim que só pedalo na terça!
 

jpsantos

New Member
Aproveita e mete pelo menos um novo prato do meio :wink: no sentido de poupar os novos componentes, senão a corrente irá esticar mais rapidamente e desgastar mais rapidamente também a cassete, para não falar na eventualidade de começar a fazer o tal chainsuck, se apanhares lama, então é certinho.
 

phire

New Member
Eu tenho exactamente este problema mas no meu caso, não é desgaste visto que a bike não tem mais de 400 km. Com uma limpeza mais profunda o problema desaparece mas retorna em 10 ou 20 km. Já verifiquei os componentes da transmissão e parece-me estar tudo bem...com a bike de cabeça para baixo, dando umas pedaladas dá para ver que o esticador de vez em quando dá uns saltos...poderá ser só afinação do desviador traseiro?
 

nasp

Member
Boas
Ou um elo preso, tenta descobrir o elo que faz isso e torceo um pouco sem partir, normalmente isso acontece quando a lubrificação nao chegou lá ou ficou bloquado co alguma sugidade
 

t0k

Member
Mas a transmissão é toda nova ? No meu caso o problema era mesmo o típico chain suck, originado por uma corrente nova numa pedaleira e cassete velhas, que só se resolveu com uma transmissão quase toda nova. E também te digo que o desviador tinha o mesmo comportamento que tu descreves e nada mais era do que a corrente a "escorregar" na cassete.
Se for tudo novo e tiver pouco desgaste, terás que voltar a limpar tudo, lubrificar toda a transmissão e gastar algum tempo a mexer cada um dos elos à mão para ver se detectas algum problema. Repara que 400 kms pode ser bastante se forem feitos em lama, por isso a kilometragem nem sempre é um bom método para avaliar o estado do material.
Podes sempre tentar usar uma corrente nova que algum amigo teu tenha comprado ou usar um outro desviador se crês que é essa a origem para testares a transmissão com outras variáveis.
Boa sorte !
 

nasp

Member
Boas

tens razao a transmissao é nova, a mim aconteceu-me com pouco mais de 600km, nao é muito mas aconteceu.
 

phire

New Member
Obrigado pelas opiniões até agora, realmente a bike é nova, bem como todos os componentes da transmissão. Não posso dizer que nunca viram lama, mas nada que me pareça ser significativo, até porque costumo ser cuidadoso na limpeza da bike. Vou tentar limpar tudo novamente e lubrificar, e ver se o problema volta a aparecer. A questão dos elos já tinha visto e não me parece que haja algum danificado. O que descreves t0k, é o que me acontece, quando dou umas pedaladas com mais força a corrente parece que derrapa em cima da cassete. Eu também pensei à partida ser algum desgaste prematuro da cassete, mas já por duas vezes, na Decathlon me garantiram a cassete não ter praticamente nenhum desgaste. Se depois disto o problema persistir vou pedir uma segunda opinião noutra loja.

Depois de uma limpeza geral e nova lubrificação da transmissão, dei uma voltinha de 20 km e, á excepção de umas passagens de caixa menos suaves o problema parece ter desaparecido. Vamos a ver é por quanto tempo...
 

phire

New Member
O problema voltou a aparecer, acabei por colocar a bike no mecânico, que tirou um ligeiro empeno ao prato do meio. Até agora tudo bem...
 

pegasus

New Member
por vezes os dentes do prato maior ficam tortos, por baterem nalguma pedra ou tronco, e isso é o suficiente para causar problemas e sugar a corrente

assim, metam a corrente no prato menos e verifiquem os dentes dos prato maior, se algum estiver torto, peguem num alicate e endireitem
 

smixsmax

New Member
Boas a todos.

Tenho um problema na bike que não sou capaz de resolver, de vez em quando especialmente quando vou a fazer mais esforço e quando a corrente esta no prato pequeno ela sobe junto com os dentes e fica em cima da escora.
As vezes também acontece quando passo do prato pequeno para o do meio.
Os pratos são novos a corrente também, alguém já teve este problema, ou sabe como o resolver?

Obrigado a todos.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

isso é um problema chamado Chain-suck (ou chupões de corrente), há muitas teorias sobre as causas do "chain-suck", mas na minha opinião deve-se a má lubrificação e má afinação. É complicado resolver, o ideal é ter sempre tudo afinado e lubrificado e mesmo assim... acontece.

Jepas
 

ggx2

New Member
Boas,

não especificas se o material é novo ou já tem utilização. Na minha transmissão (2000Km) também por vezes acontece em condições de lama. Vou mudar a corrente.
 

José Martins

Administrator
Isso já me aconteceu e na altura, a transmissão tinha menos utilização, uns 500 ou 600 kms.
Na altura, o mecânico que me viu a bicla afinou tudo e básicamente, disse-me o mesmo que o Jepas referiu acima. Este problema verificava-se quando passava do prato de meio para a avózinha e à pála disso, ainda mandei um malho numa subida.
O que vale é como era a subir, a velocidade era baixinha :mrgreen:
A partir daí, nunca mais me aconteceu.
 
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