Chainsuck (corrente entalada entre o quadro e a pedaleira)

nioxys

New Member
A minha cassete XT com 2600kms vai ter de ser trocada porque a corrente nova salta nas ultimas velocidades.. A corrente antiga partiu me 6 vezes na maratona de mortagua :) devia ter 1500kms..

agora o problema esta no prato pequeno da pedaleira. nao larga a corrente o prato.. vou usar o método da lima e ver como fica. em breve noticias.


cumps
 

oliana

Active Member
Quando a transmissão estava com 3000 km começou a dar esse problema do chainsuck.Pouco, mas fazia.
Usei uma lima tal como já foi dito aqui, nos dois pratos maiores. Primeiro o maior e passado um tempo o outro.
E já vai com quase 1000 km mais depois disso. Deve de ir aos 4500 km na totalidade.

Resulta mesmo. :lol:
 

nioxys

New Member
hoje mesmo usei a lima para ver se resolvia o problema e parece que vai ficar resolvido... ja nao faz quase nada mesmo.. mas ainda tenho de limar mais qualquer coisa para ficar a 100%.

uma boa solução sem duvida..


cumps
 

Frei

New Member
Partir 6 vezes? isso é dose...

como é que se colocam essas fotos bonitas? tentei por as minhas de mortagua e nada :(
 
G

gtavalanche

Guest
Tenho outro problema, não tem nada a haver com este, mas aproveito para colocar a questão pois pode haver alguém que saiba o que se passa.
Quando vou a andar e deixo de pedalar, a corrente, por vezes, fica laça entre o a pedaleira e a K7, batendo no quadro e por vezes na roda, ou seja, não roda livremente. Isto acontece quando vou com maior velocidade, e principalmente a descer, para que ela volte à posição inicial tenho que voltar a pedalar, mas logo volta a acontecer o mesmo.
Como antes não me acontecia, pergunto, qual será o componente que está a travar o livre correr da corrente? A mim parece-me sem dúvida que é na zona do desviador traseiro...mas onde?
 

ny12xx

Super Moderador
Boas gtavalanche

O que se passa com a tua bike é que o cepo (do cubo trazeiro) não está a rodar livremente.

Tens que desmontar o cepo e dar-lhe uma lubrificação ou colocar um cepo novo.

Um abraço

NY
 

JordanBH

New Member
boas, estou com um problema parcido, tenho uma cassete xt em pus uma corrente nova e so no ultimo carreto da cassete a corrente salta de vez em quando, eu estava a pensar usar o mesmo metodo da lima no ultimo carreto, sera que faço bem?

cumps
 

ny12xx

Super Moderador
JordanBH said:
tenho uma cassete xt em pus uma corrente nova e so no ultimo carreto da cassete a corrente salta de vez em quando, eu estava a pensar usar o mesmo metodo da lima no ultimo carreto, sera que faço bem?

Amigo JordanBH

Sinceramente acho que fazes mal, visto que nãi vai resolver a situação.

Tens duas causas que podem levar ao sucedido, e são: ou a cassete está muito gasta e na hora da reforma ou tens o desviador mal afinado (parafusos limitadores H + L).

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 

João Ezequiel

New Member
boas!!
como o ny12xx diz, fazes muito mal porque o material tem sempre razão e tens duas hipoteses ou compras uma casete nova ou se não queres gastar guito deixa a corrente acamar a casete velha e vice-versa, tambem ha a possibilidade de o esticador estar mal afinado mas depois de esta ultima hipotese eliminada só resta mesmo o problema da corrente...
espero que tenha respondido a esta duvida a tempo...
 

hugge

New Member

alves

New Member
boas. então eu tinha o mesmo problema, mas sempre consegui tira-la para fora com as mãos. um dia peguei num torno mecanico e fiz um casquilho em nylon, depois demontei a pedaleira e pus o casquilho a tapar a folga onde a corrente se metia e até ao momento não tive mais esse problema.
 

BikeBrother

New Member
Pois é meus amigos, desta vez fui eu o visado com este fenómeno.

Corrente nova em pratos velhos e muita lama à mistura e estão presentes os ingredientes para que o problema surja.

Primeiramente era a corrente que saltava na cassete, agora passados 400 kms é a corrente que encrava nas subidas íngremes quando vou a dar o litro. Mas o que me deixou desolado foi o facto de ter ficado na escora com o aluminio à mostra. Fiquei tão lixado hoje de manha quando isso aconteceu e vi o aluminio toda à mostra e até já riscado que espetei logo com a bike contra um pinheiro... :s :s...

Sendo assim meus amigos, a solução terá forçosamente pela troca dos pratos? Afinação não é o problema porque já afinei o limitador interior, mas mesmo assim não me serviu de nada.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro BikeBrother

Se queres uma solução definitiva, tens mesmo que trocar de pratos, mas se te contentares com uma solução provisória podes sempre limar os pratos.

Na minha opinião deves trocar os pratos, mas tu é que sabes.

Um abraço

NY
 

BikeBrother

New Member
É o que vou fazer ny12xx, porque também só ontem me apercebi que tinha o prato do meio da pedaleira empenado. Além disso já tenho a escora tão danificada que nem me quero aventurar nessa solução provisória.

Acho que vai ser desta que vem uma SLX para a minha bina. Quanto à escora que ficou sem a pintura e com o aluminio à mostra, alguém tem alguma solução para que se possa proteger aquela zona. Já tive a ver várias bikes e reparei que na minha bike os pratos ficam muito perto da escora, se calhar também por isso é que a pintura foi toda pelo galheiro.
 

mad max rr

New Member
Nos quadros em aluminio é mau mais por uma questão estética mas nos quadros em carbono é bem pior pois pode-o danificar.

A solução que eu arranjei para o meu quadro de carbono foi colar duas chapas (ou mais, uma por cima da outra para aguentar mais tempo) de uma lata de coca cola na zona onde normalmente ocorre o chain suck.
Pode ser um metodo arcaico :D mas é o que eu tenho utilizado até agora e tem-me protegido o quadro.
 

BikeBrother

New Member
Parece me uma solução porreiro,ainda para mais home made tanto melhor..:mrgreen: :mrgreen:..valeu.

Realmente nos quadros em carbono deve ser pior, tendo em conta as propriedades do dito cujo. Mas olha que apesar do meu quadro ser em aluminio, aquela cena até no aluminio deixou marcas um bocado profundas...que chatice...eu queria vender o meu quadro para comprar amendoins e assim já não dá.. :mrgreen: :mrgreen:
 

ny12xx

Super Moderador
BikeBrother said:
Acho que vai ser desta que vem uma SLX para a minha bina.

Companheiro BikeBrother

Não tens necessidade de trocar o pedaleiro, basta-te trocar os pratos (22 + 32).

Mas se tens "tempo" para trocar tudo... aproveita.

Quanto à escora, aproveita a ideia do mad max rr

Um abraço

NY
 

BikeBrother

New Member
Eu sei que não tenho que trocar tudo, mas assim já tenho motivo para meter a SLX na minha bina...ando á muito em pensar em trocar a pedaleira, mas a que tenho não me tem dado nenhum problema e por isso não me apetecia troca-la. Dado isto, acho que aproveito e mudo tudo, vou ver se arranjo um bom negócio.

A sugestão do colega, quase de certeza que será algo a realizar.
 

dand25

Active Member
Tambem tenho este problema de chain suck na minha quase desde nova, a pedaleira é uma Suntour Xct que anda longe de ser boa, a minha duvida é será que trocando de pedaleira por uma boa resolverá a questao? desde nova que nota que esta ligeiramente empenada, sera por causa disso? em termos de mudanças esta afinada, se calhar antes ainda vou experimentar a limar um pouco, tambem pior nao hade ficar, agora nao faço a minima ideia é o que é uma lima de cana como foi dito aqui nos post anteriores?

cumprimentos
 

ny12xx

Super Moderador
...agora nao faço a minima ideia é o que é uma lima de cana

Companheiro dand25

limau.jpg


Peço desculpa pelos meus dotes (ou ausência deles) de desenho.

Quanto ao facto de limares as rebarbas acumuladas nos pratos, isto não passa de uma solução provisória.

A meu ver, com poucos euros podes adquirir uma pedaleira nova, por exemplo, a Alivio chega perfeitamente.

A nível de funcionamento, funciona tão bem quanto as de gama superior mas é substancialmente mais barata (e mais pesada também).

Esta é a minha opinião.

Espero ter ajudado

Um abraço

NY
 
Top