Canyon XC - by Tribito

tribito

New Member
Olá a todos.

Já tinha um tópico nas Análises mas a doença alastrou-se e vim parar aqui a esta secção estilo IPO. A bike está a sofrer de uma anorexia moderada.

Para terem uma noção de como isto começou vou fazer uma pequena introdução.

Em 2011 adquiri a minha primeira bike, uma scott reflex para ir passear com amigos para a expo e fazer meia dúzia de trilhos pelo trancão e afins......resultado.....quanto mais andava mais queria andar e a bike que era "só" para passear tornou-se uma bike para explorar tudo e mais alguma coisa. Infelizmente em periodos acima e 2h as costas davam sinais de querer ficar quietas.....

Resultado...... Suspensão total!

Em Fevereiro de 2012 tive a possibilidade de comprar uma Canyon xc7 (vinha com 13,90kg) e além de me acabar com as ditas dores nas costas permitiu-me faze coisas que antigamente nem me atrevia. Ora como não podia deixar de ser cada vez me entusiasmava mais e aí começou a doença WW......

A primeira coisa que fiz foi trocar as rodas mavic crossride por umas prototype performance já com rolamentos ceramicos e converter os pneus em Tubeless.....uma maravilha........parecia que a bike andava mais e tudo.

Depois para perder mais umas gramitas e ganhar conforto.....apostei em amterial Easton: Espigão EC90 zero, Avanço EC90 e guiador SL90...........aqui senti muito mais conforto do que imaginava.....o carbono faz milagres.........e para terminar esta parte meti uns easy grip vermelhos e parafusos prototype.

Mais tarde, por uma casualidade apareceu-me uma cassete e corrente Sram XX ao preço da uva mijona com 1000km mas praticamente sem desgaste.......e pronto....não resisti e resolvi experimentar........o problema é que gostei.....e enquanto não meti a transmissão toda Sram XX não descansei.....

....ao fazer este upgrade deixaram-me experimentar uns pratos Q-rings........fiquei bastante impressionado com o resultado e nem liguei a ir ganhar peso.....as vezes o rendimento e conforto valem mais.

Deposi disto chegamos a uma parte que pouco há a fazer, então troquei todos os parafusos de aço da bike e troquei por titanio e aluminio.

Resolvi a pouco tempo comprar uma grade com 12gr. de carbono e tunnar o espigão metendo yokes na parte de cima do aperto e ela continuava a emagrecer sem comprometer....

Para terminar perdi a cabeça e comprei um speednedle........vamos lá ver se tenho cu pra ele......ainda ando a testar a melhor posição

Fica a lista de componentes :

Quadro Canyon XC 2012
Suspensão Fox 32 F120 Evolution RL O/B
Amortecedor Fox RP2
Rodas Prototype Performance 26" com rolamentos ceramicos
Chavetas Prototype
Pneu da frente Shwalbe Nobby Nic 2.10 Tubeless (líquido Joe´s)
Pneu da trás Shwalbe Racing Ralph 2.10 convertido em Tubeless (líquido Joe´s)
Travões Avid Elixir 3
Parafusos das braçadeiras dos travões prototype em alumínio
Discos 160mm Hope Flutuantes com metade dos parafusos em titanio metade em aluminio da ashima
Shifters Sram XX
Desviador da frante Sram XX 2x10
Desviador de trás Sram XX 10v
Pedaleira Sram XX gpx
Pratos rotor 38/26
Cassete Sram XX 11-36 10v
Corrente sram 1091R
Pedais Crank Brothers Eggbeater 1
Parafusos dos pratos da pedaleira KCNC
Avanço Easton EA90 com parafusos em titanio
Guiador Easton EC90 SL Riser
Punhos Easygrip chunky vermelhos
Espigão Easton EC90 Zero Tunnado
Yokes Hitemp42 e parafusos titanio kcnc
Aperto de Espigão New Ultimate
Selim speednedle alcantra
Caixa Direcção Acros AIX 03
Anilhas direcção BBB Carbono
Tampa direcção e Parafuso KCNC
Grade Bidon Mighty
Parafusos da grade prototype


Galeria de fotos

Vista Geral 01



Vista Geral 02



Peso da menina ao dia 8/3/2013



Aqui ainda não tinha trocado metade dos parafusos para uns aluminio da ashima em preto



Temos os punhos, travões e shifters com os parafusos prototype a dar o aperto no matchmaker



Avanço com a anilha em carbono e o suporte do gps



Guiador Easton 90 SL



Amortecedor RP2 da Fox e a grade



Uma das partes que gosto mais da bike :)



Este menino a trabalhar.......uma máquina



Impressionte a precisão desta transmissão.....não falha



Até a data não cedeu.....eu ao inicio achava que era uma péssima compra



e para terminar esta coisa dura :)



Espero que tenham gostado e um obrigado a todos porque muito do que aqui está foi aprendido com voces.

cump
tribito
 
Tribito nao consegues por as fotos maiores? pena porque mal da para ver.
Pois...isso é doença. =p
Pior é que é doença pra carteira... Mas ja tens a i uma maquina bem leve e resistente.
Parabens e força nisso .
 

tribito

New Member
Não sei que se passou com as fotos. Coloquei como sempre fiz, até testei antes como sempre faço e agora já não me deixa editar.

A ver se algum moderador quando tiver um tempinho dá aqui uma ajuda.
 

PenduluM

New Member
A bike está bonita, mas tem alguns contrasensos no equipamento.

Consegue ter um selim mais caro do que os travões! Tambem acho que o SN nao tem nada a ver com uma bike FS/AM.

Quanto ao resto está muito bonita.
 

pimentoski

New Member
está muito fixe, para uma bicicleta de alumínio com 120mm é muito bom. só podes mesmo melhorar nos travões... o speednedle não é comum numa bicicleta destas mas também não é proibido... aqui a única coisa que podias fazer para tirar peso é mudar para uma FS de carbono com 100mm e trocar a suspensão... Isto montado numa spark com sid devia sair 1kg na boa...
 

tribito

New Member
O que eu gostava era mesmo isso. Um spark mas duvido que possa ja este ano. Para ja sera uns tra voes mt8 quando tiver "tempo" para os comprar.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
A máquina está no bom caminho.
Já tens os discos, agora só faltam os travões Hope Race X2 Evo a condizer.
As fotos estão excelentes, mas também com um cenário de fundo desses nem podia ser de outra maneira!

Só uma pergunta, que alterações é que tem o espigão de selim EC90 zero e quanto é que está a pesar?
 

tribito

New Member
As alterações que fiz no espigão foram cortar uns 7,5cm ao tubo, trocar os parafusos de origem que pesavam 15gr por 2 em titanio com 7gr. e meter 2 yokes no lugar do apoio de cima. Foram mais de 50gr a vida.

Na altura tirei fotos dos yokes hitem42




Na altura troquei também o aperto, tinha um KCNC e meti o New Ultimate
 

Sergio10

New Member
Boas!

Boa evolução, boa máquina e se conseguires o que ambicionas (mt8 + spark + suspensao leve) ficas com uma máquina brutal!

Seguiste o mesmo caminho que eu (embora eu tenha andado pelo lowcost)

Cumps
 

tribito

New Member
Acredita que o meu foi muitoooooooo low cost. Rodas e transmissão foi tudo comprado usado e a menos de metade do valor. Caso contrário não tinha a bike assim. Até o selim custou +/- metade do valor deles.

Ser usado não significa estar estragado. Significa apenas que alguém usou antes de nós. Se estiver a funcionar a 100% e bem estimado é só questão de valores.
 

MGanhao

New Member
Boas :)

Ainda não tinha visto o teu canhão! Está mesmo top, só essas rodinhas são top junto com esse material ainda melhor fica eheh

Parabéns pela grande máquina, abraço
 

Sergio10

New Member
Boas

material Easton: Espigão EC90 zero, Avanço EC90 e guiador SL90...........aqui senti muito mais conforto do que imaginava.....o carbono faz milagres...

A que material te referes? É só o guiador certo?

cumps
 

pimentoski

New Member
Não concordo com os mt8... Acho que a bicicleta deve continuar na avid para puderes usar match maker, ou então outra marca que seja compativel com isso. Quadros agora com a febre das 29 há muitos... Spark, Epic, Scalpel (com lefty...)
 

Sergio10

New Member
Já tinha reparado também no espigão... para quem não conhece passa por aluminio, pelo menos nas fotos... detalhe que por acaso gosto bastante!
 

Fábio.Correia

New Member
Grande máquina, muito bonita e com componentes de topo!

Só trocaria na tua situação de travões, uns formula R1 ficava 5* na tua Canyon.

Cumprimentos!
 

tribito

New Member
pimentoski



Para perder a cabeça seria sempre o MT8 sabendo que ia ter de abdicar do matchmaker. Mas se o "tempo" não ajudar.......a minha segunda escolha seria os XO em vermelho. Novos arranja-se a 257€ o par. Mas se calhar vasculhando bem até arranjo mais barato.

Sergio10

Quando já tinha ecolhido pela qualidade e entrei na estetica foi o motivo que me fez avançar para ele.



Giantfreerider

XX tenho lido muito mal deles. Os XO muito pelo contrário mas......posso até estar enganado.

Alvaladense

Conheço já pessoas demais que tiveram problemas para arriscar mas, se não fosse tanto caso desses seriam uma das hipoteses sem duvida.



Com este stress que os MT8 deram esta semana a nivel internacional vai dar-me mais tempo para analizar bem os Xo, ler o que a malta comenta sobre eles e ver preços. Se alguém tiver alguma opinião que ache util neste aspecto é bem vindo o comentário.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Alguns dos Formula R1 da primeira versão tiveram problemas, mas são solucionáveis.
A reputação dos MT8 está muito longe de ser a melhor, desde pouca rigidez nas manetes até fugas, já para não falar do recall. Se os apanhares a bom preço, é quase certinho que precisam do recall e dependendo da loja que os vendeu pode ser uma chatice...

Então e o espigão afinal ficou a pesar quanto?
 
Top