CANYON !! Pondere bem ...

Jocas22

Active Member
eu ja experimentei usar os mecanismos pra uma situação destas, a protecção da directiva, uma compra fora do meu pais mas dentro da UE, o vendedor nao queria assumir as suas responsabilidades. E só tenho a dizer que não duvido que no fim todos possam fazer valer os seus direitos, agora de simples e celere não tem nada acreditem. Basta não estarmos todos no mesmo pais. È eu num pais, a empresa noutro, e a entidade que medeia a coisa num 3º. Enfim, no papel fica bem, na realidade nem por isso. E felizmente ele acedeu de livre vontade porque se tivessemos de ir pela via judicial ai então obviamente era esquecer o assunto e acabou-se.

62. E se o vendedor for de outro país da União Europeia?
Se o bem tiver sido adquirido noutro Estado-Membro da União Europeia, o consumidor
deve contactar o Centro Europeu do Consumido
(http://cec.consumidor.pt)
, que entra
em contacto com os seus congéneres europeus com vista à tentativa de resolução
extrajudicial do conflito.
63. O que é que posso fazer se a mediação falhar e o vendedor não aceitar a
arbitragem?
No caso de a mediação e a arbitragem não serem eficazes para a resolução do
conflito, o consumidor tem de recorrer à via judicial.
Ainda antes dos tribunais judiciais, existem em alguns concelhos portugueses os
Julgados de Paz (ver
www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt
), que procuram a
resolução dos litígios com procedimentos orientados por princípios de simplificação
processual, oralidade e informalidade.
Para o cumprimento das obrigações impostas pelo Decreto-Lei n.º 67/2003, o
consumidor pode optar entre o julgado de paz da sede do vendedor e o julgado
de paz do local onde a obrigação deveria ser cumprida, ou seja, o local do
estabelecimento onde o bem foi adquirido.
No caso de não existir julgado de paz, é necessário recorrer a um tribunal judicial,
aconselhando-se o consumidor a contactar um advogado.



http://www.consumidor.pt/upload/membro.id/ficheiros/i005523.pdf
 

IceWolF

New Member
As vezes que necessitei de usufruir dos meus direitos, nunca me foram negados... aliás tirando 1 ou 2 vezes que tentaram "dificultar", dei sempre a volta....
 

moch75

New Member
Um caso não são casos. Não se deve generalizar, só porque um tem os outros também vão ter.....
De qualquer das maneiras é semlre chato.
 

pimentoski

New Member
por isso é que eu sempre preferi pagar um bocado mais e comprar em lojas físicas à conta disso já tive duas substituições de quadros, um giant de alumínio, um specialized de carbono, sempre sem problemas, e recebi sempre uma gama superior ao que teve problemas, durante o tempo que o quadro teve para ser trocado tive bicicleta de substituição e no specialized como o quadro estava a demorar mais a chegar cheguei a ter a hipótese de fazer o "upgrade" de stumpjumper para epic...
 

Jocas22

Active Member
É verdade mas tambem isso tem o outro lado... nessas marcas pagas o dobro e levas metade, mais pela da faisca a outra conheco mal. Tambem nao é dificil encontrar casos de specialized onde nada corre bem, bata aqui uma rapida pesquisa, e casos de canyon ou outras marcas compradas ca ou la fora em que tudo se resolve sem probemas. Cada caso é um caso. Nao vale a pena generalizar para essas conclusoes simplistas. Mas este caso é vergonhoso pra marca
 
Bem...

Até agora o Paulosgal já tem menos um travão e uma roda com folga.
Isso não está fácil!

Como diz o Jocas22, mecanismos existem, mas não são facilmente aplicáveis.
Pode não ter muito a ver, mas, só para dar um exemplo, uma vez perderam uma pega de mala numa viagem de avião na Iberia.
Queixa entregue no aeroporto, tudo certo, mas...

Iberia é espanhola, por isso, fax's, cartas e telefonemas para espanha foram vários. Mesmo acedendo ao meu pedido de indemnização total, quando apenas tinha ficado sem uma pega de uma mala trolei (apenas deixei de a poder transpostar como trolei) todo o processo demorou 1 ano!!!!!

A aplicação destes mecanismos que o Jocas22 fala, implica muitas vezes cartas registadas ou mails, que depois demoram 1 ou 2 semanas a serem respondidos e depois é preciso novo mail, ou falta um elemento e lá vão mais 1 ou 2 semanas... é frustrante.

Para o Paulosgal o conselho já não serve, mas, para mim, não há nada como montar uma bike em loja. Até podemos mandar vir umas peças de fora. Há sites que oferecem garantias fantásticas e um excelente serviço de assistência para defeitos de peças. Mas não há nada que bata podermos chegar a uma loja e dizer: "Olhe aqui! Isto não está bem!".

Claro que também há lojas e lojas, mas, mesmo assim, numa loja não podem simplesmente responder por mail ou por carta e empatar. Estamos lá, é para responder, e senão chama-se já alguém.

Portanto, também gosto muito nas specs das Canyon, mas eu não vou numa aventura dessas.

Mas... Força com eles Paulosgal!!
 

paulosgal

New Member
Recebi ontem um mail da canyon portugal a informar que a canyon enviou um travão novo e que depois de o receberem o vão montar e enviar para a minha morada.
1º Não sei se é coincidência, mas eu na passada 4ªfeira enviei uma reclamação para a canyon alemã!
2º Não percebo porque enviaram um travão por montar!
3º Porque é que sujeitam um cliente a uma espera tão prolongada, quando podiam logo resolver a questão? Será que o problema é o representante em Portugal?
 

Mr.sa

Active Member
nunca é uma questão tão simples como essa.

É como a outra... conta uma coisa, passa por 10pessoas a palavra e depois chega ao 11º e não tem nada a haver a história com a inicial... é o que acontece em alguns casos que apesar de acertarem em 99 de 100, existe um caso que é sempre uma treta do caraças.

Encontras isso em todas as santas marcas, seja de bicicletas ou doutra coisa qualquer... é o que é... felizmente o que importa é que já estão a resolver.
 
Top