CANYON !! Pondere bem ...

Lanwolve

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Paulosgal, se a intenção é comprar outros travões melhores, porque é que não compras já um e resolves o problema?

Quando o Formula voltar logo o vendes!
 

Jocas22

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independentemente de ter ou não cá representação não foi comprado cá. É uma compra fora do pais tem regras próprias.
 

paulosgal

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Paulosgal, se a intenção é comprar outros travões melhores, porque é que não compras já um e resolves o problema?

Quando o Formula voltar logo o vendes!

A questão é a garantia, se por azar tiver mais algum problema com a bike, é certinho que perco a garantia com esta modificação.
 
Alguém a certa altura disse que ameaçasse com a cobertura do PayPal. Era o que devia ter sido feito.
Lojas que não assumem logo à cabeça a substituição do elemento com problemas, logo no início do contrato, são lojas com uma filosofia errada e propensa a este tipo de problemas.

Passado este tempo todo, já deve ser mais complicado encontrar outras alternativas.

Eu fazia uma reclamação já e marimbava-me para promessas!

Se estás com dúvidas, toma lá e escreve-lhes: correio.asae@asae.pt

Se já não te podes ajudar, ajuda o próximo biker a não se enganado!!
 

miguelcarromeu

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Não perdes garantia, claro que não.

Quanto às "regras próprias", pois, as compras online até estão melhor protegidas que algumas compras físicas. Há um provedor de justiça europeu e, além de rápidos a responder, encaminham a queixa para quem de direito. Os portugueses estão é demasiado habituados aos portugueses ;)
 

Fredsalvas

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Boas,

comprado por paypal e caso fizesses a reclamação ao próprio paypal eles tratavam do assunto com o fornecedor. Demoram salvo erro 60 dias e terias o dinheiro na tua conta.

Quanto à garantia "internacional", não sabendo ao certo como se processa isso e após ter visitado uma loja de renome em PT eles próprios disseram que não é tão linear assim. As lojas representantes das marcas não são obrigadas a dar a garantia, com isso evitam o dumping e controlam as compras online. Foi isso que me venderam.

Espero que resolvas isso asap, é uma situação péssima ter um artigo pago, em casa e não o usar.

Cumps,

Fred
 

paulosgal

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Para quem acha que não perco a garantia se alterar componentes:

(i) A garantia não se aplica a danos resultantes de uma utilização incorrecta ou inadequada de acordo com as áreas de aplicação apresentadas no nosso website para o respectivo produto, tal como



  • a negligência do produto (conservação e manutenção
    insuficientes);
  • alterações no quadro ou da forqueta
    (por ex. gravações ou pinturas);
  • a montagem e alteração de componentes que não tenham
    sido expressamente autorizados por nós ou a substituição
    de componentes montados por nós na expedição por componentes
    diferentes;
  • queda;
  • sobrecarga;
  • saltos;
  • ou esforços excessivos de outro tipo.
 

IceWolF

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não estive a ler tudo...

Mas existe um direito.... mais de 30 dias em que o utilizador do bem fique privado de o utilizar enquanto aguarda por reparação ou troca de material, este tem o direito a devolver o bem com direito a devolução total do dinheiro....


Já recorri a essa politica algumas vezes, ninguém a pode negar..... a primeira vez foi com uma passadeira da Proform, onde se partiu um amortecedor (por defeito), estive 2 meses com ela parada, o técnico veio a casa 3 vezes, exigi a devolução o dinheiro porque estava no meu direito, visto ter a passadeira parada a mais de 30 dias... mandaram a transportadora a minha casa levanta-la, e recebi o dinheiro nesse mesmo dia....
 

edununo

Well-Known Member
Se assim fosse, nunca poderás trocar os travões por outros.
Não poderás trocar de selim ou guiador ou o que for sem pedires autorização à Canyon.

Podes alterar componentes que bem entenderes desde que cumpram as especificações da bike. Por exemplo, o quadro é para suspensões de 100mm. Se colocares uma de 120mm e a testa estalar, aí podes dizer adeus à garantia. Se tens uma Reba de 100mm e colocaste uma SID de 100mm, se a testa partir, tens garantia na mesma. ;). Vendes a Reba e compras a SID por exemplo. Deixas claro está é de ter garantia na suspensão por parte de Canyon. Isso é lógico.

A minha Mondraker antes de sair da loja levou com selim, travões e toda a transmissão proveniente de outra bike que eu tinha. Apareceu um problema no quadro. A bike foi para Espanha, desmontaram-na e veio um quadro novo. Não colocaram nenhum entrave.
 

madvibes

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boas,

o que foi dito pelo ednuno, esta corretissimo, ate porque as marcas reclamam depois com o fabricante, alias podes ir diretamente ao fabricante, ate porque tens peças nao tua bicileta com garantias diferentes. Eu acho que a regra dos 30 dias é transversal a todos os paises da UE.

Se qieres outros travoes porque nao propoes logo isso à Canyon?
 

IceWolF

New Member
Tudo pode ser mudado sem perder a garantia.... o problema é que NEM todos podem mudar o material sem perder a garantia.....

Se for o fabricante a fazer as alterações, mesmo que a pedido ao cliente, a garantia mantem-se.... se for o cliente a proceder as alterações, eles podem colocar entraves.....

É como nos carros, compra-se um carro novo, vai-se fazer uma revisão fora da marca, troca-se alguma peça, depois tem-se um azar qualquer, aparece um problema, vai-se reclamar a garantia.... e em mais de 90% das vezes, foi-se....


Quanto a devolução dos 30 dias.... é favor contactar o "Centro Europeu do Consumidor"..... eles esclarecem tudo.... mas mais informo que os 30 dias para reparação existem em TODA a Europa....

Fica aqui o decreto de lei... retirado do "Guia das garantias na Compra e Venda", diponibilizado pelo "Centro Europeu do Consumidor (ECC-NET)".

Que novidades é que o Decreto-Lei n.º 84/2008 introduziu?
As principais alterações em relação ao diploma de 2003 passam pela imposição deum prazo máximo de 30 dias para o vendedor reparar ou substituir o bem em caso dedesconformidade e pela consagração de um novo prazo de garantia quando o bemseja substituído.Esclarece-se ainda que os direitos conferidos pelo diploma podem ser exercidos poralguém que adquira o bem ao consumidor.Acrescenta-se que os prazos não correm durante o tempo em que decorrer umatentativa de resolução extrajudicial do conflito de consumo_O incumprimento de algumas regras do diploma também passou a estar sujeito aopagamento de coimas por parte do infractor.
 

PedroTenreiro

Active Member
Toda a Europa não... Toda a UE.
O DL 84/2008 é o resulltado de uma transposição para o nosso direito interno de uma diretiva europeia (não sei de cor qual foi mas posso averiguar). Diretiva essa que vincula todos os membros da UE. A Alemanha (ou qualquer outro país da UE) tem um diploma que nas questões essenciais é igual ao nosso.
 

José Martins

Administrator
PedroTenreiro, quase não valia a pena averiguar qual a directiva transposta.
Metade do pessoal não quer saber e a outra metade continua a entender que as coisas não são assim.

Conforme o companheiro PedroTenreiro já bem referiu, o DL 84/2008, de 21 de Maio, regula atualmente os contratos de compra e venda celebrados entre profissionais e consumidores.
O mesmo transpôs para o ordenamento jurídico interno a Diretiva n.º 1999/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de Maio, relativa a certos aspetos da venda de bens de consumo e das garantias a ela relativas.

Apenas alguns aspetos relevantes para os bens móveis:
- a garantia de dois anos não é opção de nenhuma marca, mas sim obrigatória por lei;
- em caso de defeito, o consumidor tem direito à sua reparação ou substituição, sem encargos, onde se incluem despesas de mão de obra ou de transporte;
- No caso em apreço, no final dos 30 dias que a lei estabelece, poderia ter sido acionado o direito de resolução, previsto no artº 4º.

Uma ultima observação: caso alguém compre um bicicleta, pegando neste exemplo, em segunda mão, goza do mesmo período de garantia de dois anos, salvo se for acordado um período menor previamente à compra.
Algumas marcas referem que a garantia só se aplica ao primeiro comprador. Isto para além de falso, é ilegal.
O período de garantia aplica-se a qualquer proprietário, dentro do período de vigência da mesma.
 

PedroTenreiro

Active Member
Exato. A malta não sabe os direitos que tem e depois é comido.
José, uma ressalva... o material em segunda mão goza do mesmo período de garantia que as marcas entenderem. Um quadro em segunda mão da specialized, por ex, vai gozar na mesma da garantia vitalícia que a marca apregoa e ostenta como bandeira.
Além disto... há prazos para denúncia de defeitos e um prazo legal mínimo de garantia de 2 anos para TODOS os bens de consumo móveis. Quando há um defeito, é acionada a garantia e o material é substituído, o material que o substitui volta a gozar dos 2 anos de garantia. TODAS as intervenções ao abrigo da garantia NÃO PODEM importar custos para o consumidor. Se alguém vos disser que até manda a peça para o fabricante mas os custos de envio são por conta do adquirente, não aceitem. O refime do DL é injuntivo (art. 10).
 

nmt

Active Member
Sou possuidor de uma Canyon e o único problema em que tive que lidar co a marca foi com a caixa de direcção, ao fim de seis meses estava cheia de ferrugem. Enviei um e-mail para a Canyon Portugal que inicialmente respondeu que rolamentos são elemento de desgaste e não estão cobertos, mas quando mandei as fotos onde dava para ver que tinha sido montado sem um pingo de massa lubrificante, mandaram-me logo uma caixa de direcção nova (cerca de uma semana). Posteriormente a isso tive problemas com as rodas Mavic Crossride mas reclamei directamente ao fabricante e mandaram-me umas novas. Continuo muito contente com a bike e continuo a achar que têm uma relação qualidade/preço imbatível.
 

José Martins

Administrator
PedroTenreiro, quando referi a garantia de dois anos para uma bike em segunda mão, tive por base a garantia strandard, querendo com isso informar que não pode ser menor, a menos que tal seja acordado entre as partes e nesses casos, poderá ser reduzida a metade.
Logicamente que se a marca der um período superior, como o caso de uma garantia vitalícia, tanto melhor :)
Mas lá está, o pessoal vai na conversa de amigos (ou nem por isso) de algumas lojas e depois entala-se.
 

paulosgal

New Member
nmt, que problemas tiveste com as rodas? pergunto isto porque as minhas parece que têm uma pequena folga no eixo, o que não me parece ser normal!
 
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