Canyon Nerve Al 29 9.9 -->> Cube Stereo HPC (pág 6)

Reparei no teu guiador, ele está numa posição estranha. É por algum motivo, conforto, ou está assim porque ficou? É estranho porque está arqueado para trás...
 

PFCJ

Member
Pois, não sei, ele é assim. Quando a bike chegou montei e logo me habituei à nova posição ;)

O que é certo é que dá jeito em descidas bastante ingremes :D
 
Era pare te perguntar no Sábado, porque parece que está deitado em vez de estar ao alto.
A ver se tomo atenção para a próxima...

PS: também podia estar a delirar com o esforço...:D
 
Não era isso que me estava a referir, estava-me a referir à curvatura dele. Apesar de ser Flat, ele têm uma curvatura que deveria de estar para cima,e no teu caso essa curvatura parecia-me que estava para dentro, para o teu lado... é difícil de explicar...

PS: os punhos em vez de apontarem ligeiramente para cima, estão a apontar para traz, pelo menos é essa a sensação que transmite...
 
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miguelcarromeu

Active Member
"Backsweep" ou "recuo" em português; é a isso que o Ricardo se refere.

Na minha opinião está mal configurado no teu cockpit Paulo - está a apontar para baixo. Geralmente o backsweep usa-se a apontar desde a linha da cintura até aos ombros, consoante a preferência. Eu gosto de guiadores flat com backsweep (como o teu e como o meu) e sinto-me melhor com o recuo a apontar para os ombos ;)
 

PFCJ

Member
Hmm compreendo, talvez tenha configurado mal quando o montei, mas tenho quase a certeza que alinhei aquilo no 0 mas acho que tem 5º de regulação.

Talvez seja por isso.mas não vou mexer pois sinto-me bem assim com ele. Não tenho dores em parte alguma (excepto da pedras de Domingo Lol).
 

tinric

Super Moderador
lol

PFCJ... como te disse no Domingo... e gostando tu de descer... experimenta (mesmo que não rodes os manipulos das mudanças e travões) rodar sobre o avanço uns 20 ou 30 graus o guiador no sentido do ponteiro do relógio e depois diz o que achaste :D)

Eu compreendo que te sintas bem assim, ainda para mais sendo uma "rodas grandes" ... mas se meteres o guiador como "ele deve andar" (nota que ele deve realmente andar como nos sentirmos bem com ele) ... mas, acredito que sintas uma "enorme" melhoria de conforto, controlo e "sensação" de confiança a descer que é obra...


Os 5 mm, que esse guiador tem de ajuste... é assim como o tens "em linha supostamente reta à parte de cima" ... ou inverter a posição ficando a parte reta para baixo e assim baixando a posição do mesmo nos 5 mm (é por isso que lhes deram o nome de 2X, pois pode funcionar virado para cima ou para baixo)

Já o referido "backsweep" ... a meu ver (claro), com ele assim não estás a tirar partido dos 9º de recuo que ele tem... (digo isto pois tinha um na blacksin e agora na green... e rodei-o já umas 3 vezes desde que o montei... pois com a Enduro como exemplo... compreende-se o "ganho" na posição do guiador (correcta) e mais "altinho" .... se não for para "correr" em maratonas e pelas subidas acima... só tem vantagens em estar mais "alto"

Abraço e até à próxima.

Olha aí a posição em que tenho o meu

gxtr.jpg



(não é que seja exemplo para ninguém... mas serve de comparação)
 
O importante é que te sintas bem, apenas achei estranho a posição dele, pois nunca tinha visto...
O meu está como veio, mas porque sou nabiça, pois por vezes ao subir os pulsos sofrem um pouco, mas sabes como é, dá "trabalho" e é uma coisa que só me lembro de fazer quando estou no mato...
 

PFCJ

Member
Incrível, mais de um ano sem postar nada no meu próprio tópico....

Agora vai ser um testamento, fazendo um ano em review :eek:

Anyway, a Canyon encontrou um novo dono, que lhe vai dar muito mais uso e abuso (esta parte talvez não) do que eu. A minha maneira de disfrutar do BTT deixou de ser maratonas e corridas contra o tempo para passar a disfrutar da beleza da paisagem, obstáculos da natureza, diversidade de trilhos, adrenalina e companheirismo entre tudo o resto.

Assim comprei uma Cube Stereo HPA de 2011 em Abril de 2014, nova, com 60km, a um preço simpático. Na altura testei dei uma voltinha, achei um pouco pequena (tamanho S) mas comprei.... Enfim há erros que um gajo só comete uma vez....

Que chatice, logo na primeira lavagem de bike reparei que o quadro estava rachado na coluna de direcção. Tanto a pessoa que me vendeu a bike, como a loja onde esta tinha sido comprada foram impecáveis. Foi ativada a garantia, ainda tentei que pedissem um tamanho acima (18,5''), mas não deu :(

Enfim, perdido por 100 perdido por mil, pensei eu a namorar o quadro de uma HPC que estava lá. Sugeri uma troca ao dono da loja com respetivo acerto da minha parte e fechámos o negócio.

A bike inicialmente era branca e vermelha, e passou a ter um quadro em tons pretos e azul. Azar o meu as rodas tinham vermelho e a suspensão também....

Enfim aqui vão umas fotos para verem a evolução:





Esta era inicialmente o padrão vermelho e branco da bike. Deu logo para fazer as Torgas hehehe.

Depois coloco o resto da evolução bem como a lista completa de materiais ;)
 

PFCJ

Member
Como prometido aqui fica as especificações e evolução da menina :eek:

Especificações Técnicas:


Quadro: HPC Monocoque DTC Advanced Twin Mold Technology wirh HPA 7005 rear triangle
Amortecedor traseiro: Fox Factory Float RP23 BV 190x51 mm length
Guiador: Syntace Vector DH 318 Oversized | CrankBrothers Opium 3 DH 30mm riser
Travões: Formula R1 180mm - 180mm | Shimano XT (2013)
Desviador traseiro: Shimano XT RD-M780 Shadow
Desviador frontal: Shimano SLX FD-M660-10 Top Swing | Shimano XT
K7: Shimano SLX HG81, 10V, 11-36t | Shimano XT, 10V, 11-36t
Corrente: Shimano ???
Pedaleiro: Shimano FC-M552 42x32x24T, 175mm | Shimano SLX 24x38, 175mm
Pratos: 22x32x44 Deore | 24x38 SLX
Movimento: Shimano BB
Rodas: Sun Ringlé Ryde XMB wheelset, 32 spokes, QR / X12 | CrankBrothers Iodine 3
Cubos: Sun Ringlé | CrankBrothers
Suspensão:Rock Shox Revelation RL Air 2-P 120/150mm, Motion Control, PopLoc
Avanço: Syntace F149 | Syntace Megaforce2 Oversized 50mm
Espigão: Syntace P6 Alloy 34.9mm | RockShox Reverb 400mm-125mm
Selim: RFR Trail Shape 0.1 M | Selle Itallia Race
Punhos: Cube | Race Face Half Nelson lock On Grips
Shifters: Shimano SLX SL-M660-10 Rapidfire-Plus, 10-v | Shimano SLX M670 i-spec 2/3x10
Pedais: Shimano M530 trail
Pneu (F): Schwalbe Fat Albert Rear Kevlar Triple Compound 2.4 | PanaRacer Fire FR 2.4
Pneu (T): Schwalbe Fat Albert Rear Kevlar Triple Compound 2.4



As principais alterações que sofreu foi logo a nível de estética das rodas e suspensão.

BEFORE:










Digamos que a combinação era folclórica demais para o meu gosto. Talvez retirando os tós das rodas e ficando só com os cubos vermelhos ficasse com um look porreiro, mas, acho que só precisava de uma "excuse" para comprar as rodas que sempre quis :)

AFTER:

Autocolantes novos e uma rodas que eu namorava já à muito fazem milagres hehehe




Com as últimas aquisições, avanço, guiador, punhos e o Panaracer FR que só vou utilizar durante o Inverno, trocando depois para um NN ou HD.







A malta no local do costume




E claro quem leva as protecções no carro e depois diz que não necessita delas acontece isto




Estas cotoveleiras vou ficar com elas por um belo tempo :rolleyes:


Relativamente à bike em si só posso dizer maravilhas. Vindo de uma roda 29 e para os trilhos que faço a roda 26 supera largamente a nível de manejabilidade e diversão. A subir não custa tanto e a descer é só "go with the flow" que acabamos com um sorriso na cara no final.

Já lhe atirei com tudo o que havia ali em Sintra, tirando os gaps dos Sobreiros, e não se nega a nada.

Se tivesse mais um pouco de curso compensava algumas falhas minhas, aterragens em flat e black landings, mas que tenho vindo a evoluir bastante nesta bike tenho.

Fiz uma carrinhada com malta de DH e tanto eu como ela tivemos de nos aguentar. Posso dizer que não me deixou ficar mal :p

Durante a época de verão fiz os guiados por GPS que sou fã, o transarrábida (100km) e a conquista dos três castelos (125km) e completámos o percurso todo sem atalhos nem desvios, e o que me deu mais prazer, para além da companhia e do desafio, foi fazê-los nesta bike. A diversão é outra, desfrutamos dos trilhos e da montanha com mais segurança pois a margem de erro que temos é maior.

Uma foto na vigia durante o Transarrábida 2014




Enfim posso demorar 10 ou 12h a fazer um destes desafios mas sinto-me muito mais completo e realizado e com mais diversão por o ter feito desta forma.

Espero que não tenha feito ninguém adormecer ao ler o testamento :rolleyes:.

Vou colocando noticias das voltas e futuros upgrades que faça.

Abraço
 

DragonClaw

New Member
Boas.

Adoro essa bike e acho que a montagem está impec.
Tenho uma pergunta, mais um pedido de review: ADORO essas Iodine 3 e gostava de fazer esse upgrade um dia mais tarde. Estão montadas em tubeless? Portam-se bem em termos de torção?
Abraço e continua com este excelente projecto! ;)
 

PFCJ

Member
miguelcarromeu a minha mulher já me proibiu de sair com vocês :lol:


MiGuEl_82 obrigado.

DragonClaw
relativamente às Iodine sim estão em tubeless. Foram logo montadas em tubeles com os Fat Albert.
As rodas apresentam um peso muito bom para a gama AM, ~1750gr. A nível de torção e rigidez são fenomenais, faço os relevês a rasgar e não sinto aquele zumbido da roda a torcer. Para além disso têm sofrido umas boas flatadas e anda não se queixaram. Sinto que lhes posso atirar o que quer que seja que devoram tudo.
Aliadas a um bom pneu, no trilho da viúva, fiz uma zona de raizes e pedras tão rápido como nunca havia feito e passei por cima daquilo quase como se fosse manteiga. Pronto se tivesse uma Pike na frente era mesmo manteiga hehehe

Já agora o pneu que utilizo agora é o Panaracer Fire FR 2.4. Vou falar um pouco acerca dele pois acho que a malta nunca pensou em adquirir pneus desta marca.
O motivo da compra foi a possibilidade de ter um pneu mais para tempo húmido, para fazer o inverno em Sintra, porque com o Fat Albert não sentia segurança nenhuma. A frente fugia muitas vezes e não lhe podia dar um bocadinho mais de ângulo que sofria do efeito "who the fuck pull out the carpet!!!"

Depois de ver vários pisos ao pormenor agradou-me este, e também pelo peso e preço do mesmo. O piso é muito semelhante ao Magic Mary, mas tem uma fileira entrelaçada de tacos mais juntos na parte de fora, o que faz com que naqueles bocadinhos onde necessitas de um agarranço ele esteja lá.

As primeiras impressões foram fenomenais. Raizes, pedras, lama, tudo o que lhe aparece ele devora como nenhum outro e a lama voa dos tacos num instante.
Sim é um pneu de Freeride, eu sei, mas com os seus 860gr de peso eu não diria isso. É uma arma que me permite andar mais rápido e mais seguro nos trilhos em metade do ano, tempo húmido seja.

Umas fotos da montagem e respetivo cardado







Abraços
 
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