29er Cannondale Scalpel Si Eagle

#1
Finalmente, após muito e muito tempo de espera e desespero eis que a máquina canhota chegou :D:D
Fui busca-la à pouco e ainda só tenho esta foto já com tudo a jeito para pedalar:


Equipamento:
Quadro - Cannondale Scalpel-Si BallisTec Carbon 100mm Zero Pivot PF30 Ai Offset
Suspensão - Cannondale Lefty 2.0 Carbon 100mm XLR XC+ XLoc
Amortecedor - RockShox Monarch XX | Fullsprint X-Loc
Cranks - Sram X1 Carbon BB30 Ai (34)
Shifters - Sram X01 Eagle 12s
Desviador traseiro - Sram X01 Eagle 12s
Cassete - Sram XG-1295 Eagle 12s (10-50)
Travões - Shimano XT Disc (160/160)
Rodas - CZero Straight Pull Ai Hubs & CZero Carbon Rims
Pneus - Schwalbe -> Vittoria Barzo & Saguaro*
Avanço -Cannondale C1 Alloy -> cannondale alloy negativo*
Guiador - CZero Flat Carbon -> cortado 2cm total*
Espigão - Cannondale C2 Carbon -> MCFK 450mm 2017*
Selim - Prologo Zero II STN -> Selle Italia SLR Kit Carbonio*
Grades bidon - Cannondale laterais
Punhos -Monkey grips*
Pedais - BBB Forcemount BPD - 14*
Peso - 11355g

*alterações a laranja

O peso final é um bocado gordo, mas visto que levou pneus mais pesados, liquido nos pneus e pedais pouco leves, é o que se arranja.
Domingo é a estreia.
 
Last edited:
#5
Boas
Ate que enfim.
Estou como o amigo RTC e pergunto onde está esse kilo a mais em relaçao a minha Scalpel 3 de 2016, tive que comprar a de 2016 pois agora todas as marcas estao a deixar de produzir tamanhos S em 29.
Essas rodas tem mais de 1600g?
Vais adorar a maquina vais ver que isso é um verdadeiro camiao he he
 

Nozes

Active Member
#7
Espectacular máquina! Boas pedaladas e muitos sorrisos com ela.

Ainda tem uma margem boa para tirar peso,com calma e ponderação :)

Acerca das rodas...não são especialmente leves,para carbono. Aqui estão as especificações:

1650 grams/set (29)
»22mm deep, full carbon rim. Long sheet carbon construction. Disc-specific.
»Rim width: 23mm internal /29mm external.
»Hubs: CZero custom, 39t/3-pawl freehub for fast engagement, Lefty 60 (SuperMax width) front, sealed precision bearings, 6-bolt disc.
»CZero butted straightpull spokes 32 front, rear (2cross) - Alloy nipples
»Formula Tubeless Compatible
 
#9
Boas.

Parabéns mais uma vez Fábio :)
Já te tinha dito antes que este scalpel não se destaca no peso, tem outras qualidades ;)
Como isso é para usar forte e feio eu não lhe mexia em nada por agora mas ia estando atento a esse cubo traseiro formula... Alguns ganham folga só com o olhar :D
 
#10
@camponubla - Obrigado!

@moshinho - em principio no fim de semana se tudo correr bem

@RTC - eu já esperava o peso a rondar estes valores, mas para já não é preocupação, eu é que tenho de perder uns quilinhos ganhos de inverno eheh

@rodinhas chamine - sim, as rodas andam na casa dos 1650g, não são propriamente leves. Mas desde que sejam rigidas, menos mal :) espero que não seja muito camião a subir eheh

@wawando - obrigado! Acredita, que desespero que foi :p

@Nozes muito obrigado. Sim ainda há alguma margem para tirar peso. Pelo que vi do peso pelo menos do selim e espigão dá para sacar perto de 300g com facilidade. Este carbono OEM já se sabe como é...

@edununo - Obrigado. Haja pernas para a puxar e eu que perca peso que sai mais barato :D

@nunokas - mais uma vez obrigado! Sim vou estar atento ao cube, se me der chatices vou apertar com eles para o substituir por um DT350 que não dá problemas
 
#11
Um pormenor que me chamou à atenção: ontem quando fui buscar a bike dei umas voltinhas só para ver a posição de condução e a afinação da transmissão, posso dizer que fiquei surpreendido com a suavidade do Eagle, na minha mente achava que ia notar muito ao passar para o 50T por achar uma distancia muito grande do 42, mas não, totalmente ao contrário, muito suave e preciso.
 

edununo

Well-Known Member
#12
Também notei isso. Mais suave e silencioso. O salto de 42 para 50 é como os outros. Mal se nota.
O Eagle não é apenas mais 1 cog na cassete. É uma versão mais adulta do one by eleven da SRAM.
 
#13
Realmente fiquei surpreendido com tal suavidade.
Que saudades que eu já tinha da Sram, aquela suavidade e precisão. Fiz várias provas com 1x11 em XT e não me deixou saudades nenhumas mesmo.
 
#14
Boas!

sim senhor, bela "mota". Valeu a pena a espera. :D

....relembra me por favor, qual a bike que estavas a usar anteriormente.

Qual será a diferença de peso para a "race" (ambas com equipamento original), tens ideia? :)

Votos de muitas, e saudáveis pedaladas em cima dela. ;)
 
#16
Realmente fiquei surpreendido com tal suavidade.
Que saudades que eu já tinha da Sram, aquela suavidade e precisão. Fiz várias provas com 1x11 em XT e não me deixou saudades nenhumas mesmo.
Antes de mais parabéns tá ai maquina.

Curiosamente achei o mesmo, tinha XT m8000 e desde o principio que nao ia à bola com aquilo, de dizer que em todas as minhas bikes tenho shimano desde ultegra 6700 105 5800 e 6870DI2 e são todos impecáveis mas aquele M8000 não me convencia, pode ser só embirrância minha. Montei XT di2 e e não tem nada a ver é como da noite para o dia.

quero aproveitar para lançar uma questão aos donos de pernetas, Por vezes sinto falta do remote da suspensão no guiador, já mais que uma vez que pensei em montar um mas tenho sempre a dúvida se será mesmo uma mais valia
 
#17
@Medroso#78 - Obrigado! A bike anterior era uma Cannondale também, uma Flash 29 carbon 3.
Peso real de fábrica com camaras de ar, sem pedais e em tamanho M:
Carbon 2 Eagle - 11.14kg
Race - 10.485kg

@mack1- Obrigado

@grouk - do XT di2 já não tenho opinião, mas XT vs X01 venha de lá sram sem pestanejar! Um amigo meu fez a mesma troca, até para GX e prefere de longe sram também. Agora a nivel de travões XT estou mais que satisfeito.
 
#18
Parabéns, grande máquina! Eu fiz o percurso inverso ao teu, primeiro tive uma Scalpel de 2014 e actualmente F29 Carbon 3 igual à que tinhas anteriormente, mas na minha opinião agora as FS da Cannondale estão um bocadinho mais refinadas e apuradas, em termos de comportamento acho que sempre foram boas, mas faltava evoluirem nalguns detalhes e esta nova versão já deixa alguma água na boca, bastante ahaha aproveita a máquina!
 
#20
@SJorge - eu cheguei a testar uma Scalpel da geração anterior, a Team por acaso, já com Enve e tudo mais e bastante leve, mas sinceramente não gostei nada da posição de condução, era claramente um sofá. Mesmo a minha ex F29 é bem menos agressiva que esta nova Scalpel. Acho que foi um salto muito grande entre modelos e para melhor.

@fabio viana - Obrigado! Valeu, mas foi doloroso acredita eheh