29er Cannondale F29 5 2015 (By iMiguel)

iMiguel

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#1
Boas pessoal.

Devido a algumas dores de cabeça que a minha RCZ me deu (e prevendo o pior num futuro próximo) cortei o mal pela raiz e troquei-a. A bike foi para retoma, e da loja vim montado numa Cannondale F29 5, em alumínio, de 2015.






Equipamento:
  • Quadro: F29, alumínio, speed save, eixo BB30, 1.5" SI head tube
  • Suspensão: Lefty PBR 100mm 29, PBR XC Damper, Hybrid needle bearing technology, 45mm offset
  • Pedaleira: Shimano Deore M615 Hollowtech II, 38/24
  • Eixo Pedaleiro/ Shimano Deore w7BB30 Adapter
  • Shifters: Shimano SLX w/I-SPEC
  • Cassete: Shimano Deore, 11-36, 10v
  • Corrente: KMC X10
  • Desviadores: Frente > Shimano Deore | Trás > Shimano SLX w/Shadow Plus
  • Rodas: STAN'S ZTR Rapid 29er, 32 raios, tubeless
  • Cubos: Frente > Lefty SL | Trás > Formula DC-1422
  • Pneus: Schwalbe Racing Ralph 2.1 (tubeless)
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Travões: Shimano XT
  • Discos: OEM 180mm/160mm
  • Guiador: Cannondale C3 Flat, alumínio, 700mm
  • Avanço: Cannondale C3, 1.5", -5º
  • Caixa Direção: Cannondale Headshok SI
  • Raios: DT Swiss
  • Punhos: OEM (vinham de origem)
  • Selim: Prologo Nago Evo X8
  • Espigão: Cannondale C3, 27.2x300mm


Com isto tudo vocês devem estar a perguntar "e o peso?". Pois, o peso com a bike toda completa está com 11,7kg. Sei onde posso retirar peso, mas para já não o irei fazer.

Em relação à máquina, ainda só consegui fazer um pequeno test-drive com 20km e 600m de acumulado, pelo que cheguei a estas breves conclusões:

> Quadro: O tamanho é um L o que faz com que seja o ideal para a minha altura (1,84m). Encaixo lá bem, é confortável e bastante ágil. Tem um aspecto dos tubos largos, coisa que gosto de ver na nesta bike.

> Suspensão: Nunca andei com boas suspensões pelo que estou maravilhado com a Lefty. Para já a lefty dispensa apresentações (agora sei o porquê da malta que usa diz que não quer outra coisa), lê muito bem o terreno, tem uma resposta rápida, super suave e para o seu peso, é bastante robusta. Sempre me fez confusão ver uma suspensão só com um lado, mas depois das primeiras pedaladas essa impressão se desfez num ápice.

> Rodas: Já tinha ouvido falar das montagens das ZTR mas nunca tinha andado com umas. Sou adepto das Mavic, mas estas, embora não sejam muito leves, fazem um rolar suave e bastante rolante. Como sou levezinho deduzo que não irei ter problemas com as mesmas.

> Pneus: Estes Racing Ralph dividem opiniões, e tal como sou adepto das rodas Mavic, em pneus sou adepto dos Maxxis, embora quando estes se gastarem aposte nos Continental RaceKing e/ou x-king (manter o 2.1 ou então passar para 2.2 à frente e 2.1 para trás, é uma questão a ponderar ainda). Como é obvio, pneus novos, o rolar foi bastante bom, aderência q/b (ou sou eu que sou azelha a curvar) e não se negaram ao terreno por onde andei (foi um misto de alcatrão (muito pouco), pedra solta, terra solta).

> Transmissão: Aqui talvez o ponto menos bom da bike. Vim de um SRAM X9 e tenho neste momento um misto de Deore com SLX. Gosto muito da SRAM, mas desta vez irei deixar estar estes componentes para ver no que vai dar. Como a bike é nova precisa das tradicionais afinações mas nada preocupante. O desviador traseiro tem o Shadow Plus, mas só me apercebi disso no final da volta e o seletor estava no OFF
:fpalm:Mas tirando isso, era suave a passagem das mudanças entre os carretos. Tenho aqui mais 2 pratos (22 - 36) para colocar quando a volta for mais agreste, embora saiba que a rolar irei perder bastante velocidade.


Em termos globais estou contentíssimo com a bike (não podia ter feito melhor escolha), embora saiba que os 20km's de hoje não serviram para muita coisa, para além de fazer pequenos ajustes à bike. Equipamento novo, novo ânimo para os próximos desafios!
Finalmente tenho uma bicicleta com uma excelente suspensão. Mas falta mais km's para poder opinar melhor sobre a burra. Por enquanto foram estas as conclusões que cheguei após o término da volta. Este domingo será o primeiro teste mais a sério no XCO em Castro Marim (colocarei depois um comment sobre o comportamento dela).



Aqui fica mais outra foto da volta de hoje.
 

SeteGu

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#3
Máquina mesmo!

Por curiosidade que dores de cabeça deu o RCZ? Apenas li acerca do ruído que provavelmente viria do eixo...

De qualquer das formas acho que ficaste a ganhar bastante. Acabou também por ser um negócio de oportunidade, não?
 

iMiguel

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#4
Boas.

Parti ha umas semanas atras o desviador e o dropout ficou empenado. Enviaram-me dropouts que supostamente davam e... nao davam! Tive que o desempenar, mas aquilo ficou remediado, então para nao correr o risco de partir novamente e depois ficar desarmado, fui a loja e perguntei quanto me davam por aquela como retoma. Agradou-me o valor, e fez-se negocio. Acabou por ser um negocio de oportunidade. Digo-te que os travões XT que tinha na outra fiquei com eles, bem como os pedais :D

Da volta que dei hoje, foi muito pouco, apenas deu para as afinações iniciais e gostei bastante dela... Parecia um puto a delirar com um brinquedo novo! Posso dizer que o animo para o BTT rejuvenesceu :D
 
#7
Hum.... Com que então uma Cannondale. Por acaso surpreendeste-me, não estava á espera dessa compra ;)

Tenho-te a dizer que bonita é ela, e fazendo umas trocas de material com outras que tens lá por casa é capaz de perder umas gramas valentes! A melhor das sortes com ela e domingo lá te espero para os lados de castro marim, onde a coisa se avizinha dura como um raio...

Abraço
 

iMiguel

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#8
Duarte, ninguém sabia desta compra, excepto o rapaz da loja (domingo falamos melhor).

Como sabes, nunca fui moço de pedalar em bom material, pelo que as pedaladas que dei ontem foi uma diferença da noite para o dia, mas 20km não chegam para nada... Apenas deu para os ajustes iniciais. Tenho que falar com o Shôr Professor para um pequeno fit, posso faze-lo em casa mas não fica tão certinho.

Nem me fales nisso, quando vi 5 voltas pensei "podia ser pior", mas só depois é que me lembrei da extensão e do declive por volta... Rapidamente me chamei tudo e mais alguma coisa lool Mas não há-de ser nada, se não posso fazer uma boa classificação, ao menos sirvo de aguadeiro e serviço de geis à malta eheh

Obrigado e espero ter acertado finalmente na máquina.


Abraço


PS: É verdade, aqui os trilhos do alentejo esperam-te (bem como a restante malta)! Houve quem já tivesse pedalado por cá e tenha gostado e apenas só viu uma pequena % :D
 
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iMiguel

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#9
Boas.

Após uma semana a pedalar com a máquina (embora não tivesse pedalado todos os dias), posso dizer que fiz 77,6km com um acumulado de 1850. Em termos de conforto, nada a ver com a outra bike que tinha, bastante (muito) confortável. Nesta semana, para além dos treinos, participei numa prova de XCO (#1 Taça Regional do Algarve em Castro Marim) embora a prova me tenha corrido extremamente mal (senti-me mal devido ao calor) a bike portou-se bem. Consegui ter um arranque rápido (dentro do que me é possível, e dentro do possível na minha cat.), consegui ultrapassar bem os obstáculos da pista, embora a mesma fosse bastante dura e técnica. É ágil, consigo ter boa aceleração com ela. Em termos de amortecimento, cada vez estou mais rendido à Lefty... Lê o terreno que é um mimo e quando bloqueada não mexe (parece uma barra de betão).

Há um detalhe que vou ver amanhã junto à oficina que é dar outra afinação nas mudanças, pois a que eu faço não fica (ainda) a 100%. Hoje, por exemplo, ao terminar o treino reparei que a corrente teimava (quando estava nos carretos pequenos) em ficar entalada entre a roldana de baixo e a caixa do desviador... Não me perguntem como isso ficou assim porque não sei... Senti a transmissão "presa", parei e vi isso assim... Só à mão é que ela volta ao sitio, mas ao chegar novamente a esses carretos, volta ao mesmo... Amanhã vejo isso com o mecânico. E sim, tenho o selector do "Shadow Plus" no "ON".


Resumindo, estou bastante contente com a máquina e já por várias vezes pensei o "porque é que não comprei uma máquina destas há mais tempo?". Dia 11 de abril haverá nova prova de fogo para a F29, falo do SRP160. Assim que terminar e recupere os sentidos do empeno, logo descrevo o comportamento dela.


Abraço.
 

iMiguel

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#10
Boas.

Ao fim de umas pedaladas valentes posso afirmar que acertei na bicicleta para mim! Super confortável, a lefty é um mimo, enfim, um misto de variáveis que abonam a meu favor. Mas em como tudo na vida, há coisas que são menos boas e nesta bicicleta o ponto negativo é a transmissão (não gosto da shimano, ponto!). O que me está acontecer agora (e sim, já fui à oficina 3x com ela) é a corrente ficar entalada no desviador traseiro, na roldana de baixo, ou seja, fica entalada entre a cage do desviador e a roldana. Já tiramos a dita, voltamos a colocar e... nada! O problema ainda continua. Alguém já teve algo parecido?
 
#11
boas,

Na minha bike tenho X7, (só o pedaleiro é que é deore) e realmente aquilo é uma maravilha.
Na Spark Contessa da minha mulher tem Deore/XT e é bom, mas gosto mais do funcionamente da Sram.

São gostos!
 

iMiguel

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#12
Eu vim de um SRAM X9 (transmissão completa) e nunca me falhou (ok parti 2 desviadores traseiros, mas um foi por descuido e falta de lubrificação numa prova). Agora este shimano, 3x à casa e volta a fazer o mesmo... É um dos próximo upgrades e isto.
 

iMiguel

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#15
Boas.

Apos uns valentes km's na bike só posso estar mais que satisfeito com a bike! Finalmente uma compra para durar.

Apos estes km's, voltei à transmissão SRAM, desviador traseiro X9 e shifter direito. Passei do dia para a noite! Impecável. Não falha uma passagem, nem mesmo puxando pela bike. Digamos que foi um upgrade por necessidade e não por estética ou peso. Continuo com o desviador da frente (e respectivo shifter) shimano até fazer o próximo investimento, passar para 1x10 homemade (ou pelo menos fazer a experiência).

Em termos de pneus, o de trás já se foi, o da frente ainda está bom para uns km's a mais (possivelmente o dobro), no entanto já tenho uns x-king debaixo de olho. Se são mais pesados que os Racing Ralph que tenho? Pois devem ser, mas no que toca a segurança, prefiro gastar mais e ficar bem servido, do que ir gastar os trocados em hospitais e consultas! Fotos... Isso que a malta quer... Infelizmente não tenho (não tenho camara e aborrece-me estar sempre a parar para desbloquear o tlm e tirar a respectiva foto :p)
 
#16
boas,

coloca em consideraçao os vittoria, barzo ou peyotte, excelentes pneus e o preço é fabuloso, bem como o peso que para TNT (tubeless) sao bastante leves.
 

iMiguel

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#17
Boas.

Obrigado pela dica. E em termos de segurança? Como se portam eles? A minha opção recai para os x-King porque o pessoal "à minha volta" tem e até hoje ninguém se queixou, muito pelo contrário, dizem muito bem deles. Há quem já os tenha usado durante uma época em XCO e XCM e sem stress.
 
#18
Boas,

nao sou grande expert e nao tenho grande termo de comparaçao, mas ainda nao tive nenhum susto. acho que sao super seguros, boa traccao, agarram bem. só tenho os barzo.

li muitas review e dizem muito bem dos pneus. e por 25EUR nao ha que enganar...custa dar 60 EUR por um pneu de bicicleta!
 
#19
Bonita máquina Miguel!

Quanto ao upgrade, nada que não se esperasse vindo da Shimano. Tens máquina para fazermos a viaalgarviana!


Boas pedaladas!
 

iMiguel

Active Member
#20
Boas.

Apos ums bons valentes km's já foi a lefty para a garantia e revisão (ao todo os custos foram de 60€) devido à rosca ter um pequeno defeito. Agora está como nova.

Conta já com alguns upgrades, tais como conversão para 1x10, troca de selim e pequenos ajustes que fazem grandes diferenças. A bike continua bastante confortável, ágil, divertida de se pedalar e sobretudo, da-me gozo pedalar nela. Assim que possa, colocarei fotos como ela está.