29er Cannondale F29 5 2015 (By iMiguel)

iMiguel

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Boas pessoal.

Devido a algumas dores de cabeça que a minha RCZ me deu (e prevendo o pior num futuro próximo) cortei o mal pela raiz e troquei-a. A bike foi para retoma, e da loja vim montado numa Cannondale F29 5, em alumínio, de 2015.






Equipamento:
  • Quadro: F29, alumínio, speed save, eixo BB30, 1.5" SI head tube
  • Suspensão: Lefty PBR 100mm 29, PBR XC Damper, Hybrid needle bearing technology, 45mm offset
  • Pedaleira: Shimano Deore M615 Hollowtech II, 38/24
  • Eixo Pedaleiro/ Shimano Deore w7BB30 Adapter
  • Shifters: Shimano SLX w/I-SPEC
  • Cassete: Shimano Deore, 11-36, 10v
  • Corrente: KMC X10
  • Desviadores: Frente > Shimano Deore | Trás > Shimano SLX w/Shadow Plus
  • Rodas: STAN'S ZTR Rapid 29er, 32 raios, tubeless
  • Cubos: Frente > Lefty SL | Trás > Formula DC-1422
  • Pneus: Schwalbe Racing Ralph 2.1 (tubeless)
  • Pedais: Shimano MD-520
  • Travões: Shimano XT
  • Discos: OEM 180mm/160mm
  • Guiador: Cannondale C3 Flat, alumínio, 700mm
  • Avanço: Cannondale C3, 1.5", -5º
  • Caixa Direção: Cannondale Headshok SI
  • Raios: DT Swiss
  • Punhos: OEM (vinham de origem)
  • Selim: Prologo Nago Evo X8
  • Espigão: Cannondale C3, 27.2x300mm


Com isto tudo vocês devem estar a perguntar "e o peso?". Pois, o peso com a bike toda completa está com 11,7kg. Sei onde posso retirar peso, mas para já não o irei fazer.

Em relação à máquina, ainda só consegui fazer um pequeno test-drive com 20km e 600m de acumulado, pelo que cheguei a estas breves conclusões:

> Quadro: O tamanho é um L o que faz com que seja o ideal para a minha altura (1,84m). Encaixo lá bem, é confortável e bastante ágil. Tem um aspecto dos tubos largos, coisa que gosto de ver na nesta bike.

> Suspensão: Nunca andei com boas suspensões pelo que estou maravilhado com a Lefty. Para já a lefty dispensa apresentações (agora sei o porquê da malta que usa diz que não quer outra coisa), lê muito bem o terreno, tem uma resposta rápida, super suave e para o seu peso, é bastante robusta. Sempre me fez confusão ver uma suspensão só com um lado, mas depois das primeiras pedaladas essa impressão se desfez num ápice.

> Rodas: Já tinha ouvido falar das montagens das ZTR mas nunca tinha andado com umas. Sou adepto das Mavic, mas estas, embora não sejam muito leves, fazem um rolar suave e bastante rolante. Como sou levezinho deduzo que não irei ter problemas com as mesmas.

> Pneus: Estes Racing Ralph dividem opiniões, e tal como sou adepto das rodas Mavic, em pneus sou adepto dos Maxxis, embora quando estes se gastarem aposte nos Continental RaceKing e/ou x-king (manter o 2.1 ou então passar para 2.2 à frente e 2.1 para trás, é uma questão a ponderar ainda). Como é obvio, pneus novos, o rolar foi bastante bom, aderência q/b (ou sou eu que sou azelha a curvar) e não se negaram ao terreno por onde andei (foi um misto de alcatrão (muito pouco), pedra solta, terra solta).

> Transmissão: Aqui talvez o ponto menos bom da bike. Vim de um SRAM X9 e tenho neste momento um misto de Deore com SLX. Gosto muito da SRAM, mas desta vez irei deixar estar estes componentes para ver no que vai dar. Como a bike é nova precisa das tradicionais afinações mas nada preocupante. O desviador traseiro tem o Shadow Plus, mas só me apercebi disso no final da volta e o seletor estava no OFF
:fpalm:Mas tirando isso, era suave a passagem das mudanças entre os carretos. Tenho aqui mais 2 pratos (22 - 36) para colocar quando a volta for mais agreste, embora saiba que a rolar irei perder bastante velocidade.


Em termos globais estou contentíssimo com a bike (não podia ter feito melhor escolha), embora saiba que os 20km's de hoje não serviram para muita coisa, para além de fazer pequenos ajustes à bike. Equipamento novo, novo ânimo para os próximos desafios!
Finalmente tenho uma bicicleta com uma excelente suspensão. Mas falta mais km's para poder opinar melhor sobre a burra. Por enquanto foram estas as conclusões que cheguei após o término da volta. Este domingo será o primeiro teste mais a sério no XCO em Castro Marim (colocarei depois um comment sobre o comportamento dela).



Aqui fica mais outra foto da volta de hoje.
2akeonp.jpg
 

SeteGu

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Máquina mesmo!

Por curiosidade que dores de cabeça deu o RCZ? Apenas li acerca do ruído que provavelmente viria do eixo...

De qualquer das formas acho que ficaste a ganhar bastante. Acabou também por ser um negócio de oportunidade, não?
 

iMiguel

Member
Boas.

Parti ha umas semanas atras o desviador e o dropout ficou empenado. Enviaram-me dropouts que supostamente davam e... nao davam! Tive que o desempenar, mas aquilo ficou remediado, então para nao correr o risco de partir novamente e depois ficar desarmado, fui a loja e perguntei quanto me davam por aquela como retoma. Agradou-me o valor, e fez-se negocio. Acabou por ser um negocio de oportunidade. Digo-te que os travões XT que tinha na outra fiquei com eles, bem como os pedais :D

Da volta que dei hoje, foi muito pouco, apenas deu para as afinações iniciais e gostei bastante dela... Parecia um puto a delirar com um brinquedo novo! Posso dizer que o animo para o BTT rejuvenesceu :D
 

Duarte86Dias

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Hum.... Com que então uma Cannondale. Por acaso surpreendeste-me, não estava á espera dessa compra ;)

Tenho-te a dizer que bonita é ela, e fazendo umas trocas de material com outras que tens lá por casa é capaz de perder umas gramas valentes! A melhor das sortes com ela e domingo lá te espero para os lados de castro marim, onde a coisa se avizinha dura como um raio...

Abraço
 

iMiguel

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Duarte, ninguém sabia desta compra, excepto o rapaz da loja (domingo falamos melhor).

Como sabes, nunca fui moço de pedalar em bom material, pelo que as pedaladas que dei ontem foi uma diferença da noite para o dia, mas 20km não chegam para nada... Apenas deu para os ajustes iniciais. Tenho que falar com o Shôr Professor para um pequeno fit, posso faze-lo em casa mas não fica tão certinho.

Nem me fales nisso, quando vi 5 voltas pensei "podia ser pior", mas só depois é que me lembrei da extensão e do declive por volta... Rapidamente me chamei tudo e mais alguma coisa lool Mas não há-de ser nada, se não posso fazer uma boa classificação, ao menos sirvo de aguadeiro e serviço de geis à malta eheh

Obrigado e espero ter acertado finalmente na máquina.


Abraço


PS: É verdade, aqui os trilhos do alentejo esperam-te (bem como a restante malta)! Houve quem já tivesse pedalado por cá e tenha gostado e apenas só viu uma pequena % :D
 
Last edited:

iMiguel

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Boas.

Após uma semana a pedalar com a máquina (embora não tivesse pedalado todos os dias), posso dizer que fiz 77,6km com um acumulado de 1850. Em termos de conforto, nada a ver com a outra bike que tinha, bastante (muito) confortável. Nesta semana, para além dos treinos, participei numa prova de XCO (#1 Taça Regional do Algarve em Castro Marim) embora a prova me tenha corrido extremamente mal (senti-me mal devido ao calor) a bike portou-se bem. Consegui ter um arranque rápido (dentro do que me é possível, e dentro do possível na minha cat.), consegui ultrapassar bem os obstáculos da pista, embora a mesma fosse bastante dura e técnica. É ágil, consigo ter boa aceleração com ela. Em termos de amortecimento, cada vez estou mais rendido à Lefty... Lê o terreno que é um mimo e quando bloqueada não mexe (parece uma barra de betão).

Há um detalhe que vou ver amanhã junto à oficina que é dar outra afinação nas mudanças, pois a que eu faço não fica (ainda) a 100%. Hoje, por exemplo, ao terminar o treino reparei que a corrente teimava (quando estava nos carretos pequenos) em ficar entalada entre a roldana de baixo e a caixa do desviador... Não me perguntem como isso ficou assim porque não sei... Senti a transmissão "presa", parei e vi isso assim... Só à mão é que ela volta ao sitio, mas ao chegar novamente a esses carretos, volta ao mesmo... Amanhã vejo isso com o mecânico. E sim, tenho o selector do "Shadow Plus" no "ON".


Resumindo, estou bastante contente com a máquina e já por várias vezes pensei o "porque é que não comprei uma máquina destas há mais tempo?". Dia 11 de abril haverá nova prova de fogo para a F29, falo do SRP160. Assim que terminar e recupere os sentidos do empeno, logo descrevo o comportamento dela.


Abraço.
 

iMiguel

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Boas.

Ao fim de umas pedaladas valentes posso afirmar que acertei na bicicleta para mim! Super confortável, a lefty é um mimo, enfim, um misto de variáveis que abonam a meu favor. Mas em como tudo na vida, há coisas que são menos boas e nesta bicicleta o ponto negativo é a transmissão (não gosto da shimano, ponto!). O que me está acontecer agora (e sim, já fui à oficina 3x com ela) é a corrente ficar entalada no desviador traseiro, na roldana de baixo, ou seja, fica entalada entre a cage do desviador e a roldana. Já tiramos a dita, voltamos a colocar e... nada! O problema ainda continua. Alguém já teve algo parecido?
 

madvibes

New Member
boas,

Na minha bike tenho X7, (só o pedaleiro é que é deore) e realmente aquilo é uma maravilha.
Na Spark Contessa da minha mulher tem Deore/XT e é bom, mas gosto mais do funcionamente da Sram.

São gostos!
 

iMiguel

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Eu vim de um SRAM X9 (transmissão completa) e nunca me falhou (ok parti 2 desviadores traseiros, mas um foi por descuido e falta de lubrificação numa prova). Agora este shimano, 3x à casa e volta a fazer o mesmo... É um dos próximo upgrades e isto.
 
Sempre tive shimano. Exage, STX-RC, Deore, XT, e XTR. Desde que bem afinados, nunca tive problemas. Os XTR então, são um relógio suíço.
 

iMiguel

Member
Boas.

Apos uns valentes km's na bike só posso estar mais que satisfeito com a bike! Finalmente uma compra para durar.

Apos estes km's, voltei à transmissão SRAM, desviador traseiro X9 e shifter direito. Passei do dia para a noite! Impecável. Não falha uma passagem, nem mesmo puxando pela bike. Digamos que foi um upgrade por necessidade e não por estética ou peso. Continuo com o desviador da frente (e respectivo shifter) shimano até fazer o próximo investimento, passar para 1x10 homemade (ou pelo menos fazer a experiência).

Em termos de pneus, o de trás já se foi, o da frente ainda está bom para uns km's a mais (possivelmente o dobro), no entanto já tenho uns x-king debaixo de olho. Se são mais pesados que os Racing Ralph que tenho? Pois devem ser, mas no que toca a segurança, prefiro gastar mais e ficar bem servido, do que ir gastar os trocados em hospitais e consultas! Fotos... Isso que a malta quer... Infelizmente não tenho (não tenho camara e aborrece-me estar sempre a parar para desbloquear o tlm e tirar a respectiva foto :p)
 

madvibes

New Member
boas,

coloca em consideraçao os vittoria, barzo ou peyotte, excelentes pneus e o preço é fabuloso, bem como o peso que para TNT (tubeless) sao bastante leves.
 

iMiguel

Member
Boas.

Obrigado pela dica. E em termos de segurança? Como se portam eles? A minha opção recai para os x-King porque o pessoal "à minha volta" tem e até hoje ninguém se queixou, muito pelo contrário, dizem muito bem deles. Há quem já os tenha usado durante uma época em XCO e XCM e sem stress.
 

madvibes

New Member
Boas,

nao sou grande expert e nao tenho grande termo de comparaçao, mas ainda nao tive nenhum susto. acho que sao super seguros, boa traccao, agarram bem. só tenho os barzo.

li muitas review e dizem muito bem dos pneus. e por 25EUR nao ha que enganar...custa dar 60 EUR por um pneu de bicicleta!
 

ec4013

New Member
Bonita máquina Miguel!

Quanto ao upgrade, nada que não se esperasse vindo da Shimano. Tens máquina para fazermos a viaalgarviana!


Boas pedaladas!
 

iMiguel

Member
Boas.

Apos ums bons valentes km's já foi a lefty para a garantia e revisão (ao todo os custos foram de 60€) devido à rosca ter um pequeno defeito. Agora está como nova.

Conta já com alguns upgrades, tais como conversão para 1x10, troca de selim e pequenos ajustes que fazem grandes diferenças. A bike continua bastante confortável, ágil, divertida de se pedalar e sobretudo, da-me gozo pedalar nela. Assim que possa, colocarei fotos como ela está.
 
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