Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Vitorzip

Member
Bem, voltámos á estaca zero...

@350plus: essa tá demais, já não me ria assim há muito... :yeah: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl: :rotfl:
 

tkul

Utilizador Banido
A do avanço foi bem apanhada... mas sem desistir, sou da opinião que tem tudo a ver com o avanço.

Depois de afinares (arranha/topo) e tirares as folgas todas, apertas o avanço - correcto?
O avanço é que mantém tudo no sítio. A arranha e a tampa também ajudam, mas é marginal.

Sei que podes não concordar, mas aperta o avanço com um pouco mais de torque (desconheço qual a tua chave de torque [qualidade] - mas além destas terem erros, tem também de ser calibradas tempos em tempos :ideia:)

Se assim não der... penso que terás de fazer uma coisa um pouco mais dramática, mas acredito que isso irá resolver o assunto.

PS - Alguém poderá informar se o manual refere alguma coisa relativamente ao uso do Ring-Go-Star da USE?
 

epico

New Member
Pois é, todas as hipóteses apresentadas até agora já tinham sido ponderadas por mim e nada :( , a ultima esperança que me resta é a tal pasta de montagem para o carbono.
Não quero ultrapassar os apertos preconizados pelo fabricante com receio de danificar a coluna de direcção, para mim o problema também esta no avanço, pois é ele que deixa as caixas ganharem folga, a tampa superior só serve para tirar a folga das mesmas antes de apertar o avanço.
A chave que utilizo para pequenos apertos é da Parktool igual à da imagem:
310kwptk85lsl500aa2801dt3.jpg


Para que não fiquem duvidas deixo umas fotos do avanço, das caixas e respectiva "aranha" .

hpim0810zw6.jpg

hpim0848il4.jpg

hpim0851xw7.jpg

hpim1386zc1.jpg
 

tkul

Utilizador Banido
não te esqueças que tudo tem erro... :mrsock: (não fosse feito por máquinas... que foram feitas por homens... :lol:).
Podes aumentar um pouco o torque sem problema.

Já agora por curiosidade, quanto é que é? 5,5N/m?
 

PGMNV

New Member
Boas,

E usas Loctite nos parafusos do avanço?
Se não, tenta meter um pouco, pode ser o caso de uma rosca danificada, mal aberta ou algum problema com um dos parafusos, que leve a afrouxar com a vibração/uso.

Um abraço

Pedro Vicente
 

epico

New Member
Uso cola para parafusos, não é o caso de os parafusos desapertarem, porque quando as caixas ficam com folga, o valor de aperto nos parafusos do avanço mantem-se.
 

Jepas

Super Moderador
Isso já acontecia antes de usares parafusos em Ti? Não esquecer que os torques do avanço foram pensados para os parafusos de aço. Geralmente o Ti é mais elástico.

Jepas
 

P.M.

Member
Aqui está um mistério deveras interessante... :twisted:

Notas algum tipo de marca no tubo de direcção, seja no interior ou no exterior, que possa indicar escorregamento?
O parafuso de aperto da aranha perde o aperto que tinha?

P.M.
 

pcapelinha

New Member
Depois de ler todo este longo enigma apenas me ocorre uma possibilidade:

- Escorregamento efectivo da aranha. Isto tem que ocorrer obrigatóriamente, pois a folga surge mais km, menos km, e não estou a ver o quadro a reduzir o comprimento do Head-Tube.
- Sugestões:
1º Trocar de aranha
2º Trocar de avanço, mantendo a mesma suspensão e averiguar
3º Trocar de suspensão (coluna de aluminio ou aço) e manter o avanço e averiguar

Não será uma solução ideal, mas decerto será conclusiva.
 

zemike

New Member
Retira a tampa da caixa de direcção e tira lá uma foto a isso para vermos onde está o tubo da coluna de direcção. Parece-me que essa anilha pequena por cima do avanço não deixa folga suficiente para apertar!!!! Não sei se me estou a explicar bem....
 

epico

New Member
Pois Jepas isso não sei, usei quase de início os parafusos em Ti, os parafusos podem esticar mais, mas coloco sempre o mesmo aperto e passados dias volto a verificar e o valor mantem-se.

P.M. marcas na coluna não existem, no aperto da aranha nunca cheguei a reparar, pois a mesma só serve para tirar a folga inicial, penso eu de que...

pcapelinha aranhas para a minha coluna direcção penso que não existem assim tantas para experimentar, quanto à troca de avanço já me ocorreu essa ideia e possivelmente será uma próxima hipótese a seguir à pasta de montagem (carbono), que ando à procura.

zemike deixa folga sim sr. caso contrário não conseguia eliminar a folga antes de apertar o avanço, mas mais logo se conseguir coloco uma foto.

Continuo a agradecer as ideias, não sabia que tinha tanto amigos so pedal (virtuais) :p

André
 

koalaboy

New Member
Caro epico,

após as várias hipóteses levantadas, parece-me que o melhor mesmo será ir por eliminação de hipóteses, como alguém já sugeriu. E no teu caso, começaria precisamente pelo avanço: troca-o por outro (caso sejas weight weenie tens muitas hipóteses mais leves e fiáveis q.b. :mrgreen: ), experimenta-o, e depois conta o que aconteceu.

Boas pedaladas
 

Jepas

Super Moderador
Sim,

na página anterior vê-se uma foto onde mostra uma anilha espaçadora por cima do avanço, logo, a coluna está totalmente envolvida pelo avanço.

Jepas
 

tkul

Utilizador Banido
A arranha apenas serve para regular inicialmente. Se o avanço for bem apertado não há necessidade da arranha.

Como não queres tentar dar mais torque nos parafusos... o melhor é ir para coisas mais caras.

Caso um aperto acima do recomendado não desse...tentaria o aperto da USE... e se mesmo assim não desse a próxima coisa que faria (SE FOSSE MINHA!), seria pegar em lixa fina (800 ou 1000), e com um pouco de água colocar a zona da coluna rugosa.

Agora claro... isto era o que EU faria à MINHA bike se tivesse um problema e equipamento como esse.

Mais uma vez, bato na mesma tecla... experimenta mais aperto e afina tudo como deve ser.
 

Vitorzip

Member
Estou parcialmente de acordo.
Se a bike fosse minha, lixava suavemente a coluna com lixa de água 1200, por exemplo, e depois fazia um reajuste no aperto de mais 1Nm. Não te digo para o fazeres, apenas te digo que também o faria, se fosse minha.
 

pratoni

Active Member
Anda um gajo a investir em material topo de gama, ou quase, e aparecem estas dores de cabeça... :s

Se fosse material de gama baixa o pessoal dizia que era falta de qualidade, e agora, será o quê? :-K
 

epico

New Member
Estou a tentar encontrar uma pasta de carbono uma vez que aumenta o atrito, se não resultar em princípio irei trocar de avanço.
Assim que tiver novidades coloco aqui.

Obrigado a todos mais uma vez.

André
 
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