Caixa de direcção - manutenção (folga, montagem, lubrificação)

Companheiros do pedal,

Hoje ao mexer na minha bike que se encontrava pendurada á cerca de 2 meses verifico que o guiador se encontrava com muita resistência ao virar (tipo colado).
Comecei logo por desmontar a caixa de direcção e detectei que o problema era no rolamento inferior (próximo da roda) que se encontrava cheio de ferrugem não rodando. Segundo as características da bike tra-se de uma caixa de direcção integrada com rolamentos estanques Cane Creek, analisei o rolamento superior que se encontra em bom estado e dá pra ler esta referencia. MH-P03(Ø-41X6.5X45º), já corri a net toda á procura deste rolamento e não encontro exactamente como descrito… alguém com alguma informação que possa ajuda

obrigado
 
Pedro,até encontrar um novo é isso q vou fazer, mas o rolamento está em muito mau estado, precisa mesmo de ser substituido... já agora deixo outra pergunta ou duvida: estive apreciar as caixas de direcção e julgo que com 20 a 30€ consigo uma caixa identica ou mesmo melhor á duvida é; qualquer uma serve ou tem algum requisito a ter em conta?
 
Olha, sei de amigos meus que vão a uma casa de peças para automóveis e arranjam esses rolamentos e mais baratos que nas lojas de bikes!
Tem que ter essas medidas exactamente iguais, senão não dá!
 

tinric

Super Moderador
Boas

Existem basicamente 3 tipos de caixas no mercado e várias medidas de rolamentos...

Mas da minha experiencia... praticamente todos (ou quase) os rolamentos de 1 1/8 são iguais.

Por vezes fica mais caro (ou quase) comprar e rolamentos novos, que uma caixa... mas isso depende dos sitios e preços.

O exemplo que te dou é que o que referes um rolamento para 1 1/8 já testei o mesmo rolamento em caixa integrada, semi-integrada e normal (de copo exterior) e o rolamento é sempre o mesmo.

Já mandei vir dois rolamentos só, para uma caixa integrada por ter os cones e o resto bom... e ao fim de contas ficou ao mesmo preço (senão mais caro) que comprar uma caixa nova inteira.

abraço
 
Obrigado tinric,
Acho que tenho a minha duvida tirada, pela pesquisa que tenho feito também estou a chegar a essa conclusão, fica mais fácil e quase mais barato comprar nova caixa do que estar á procura e comprar novos rolamentos.

Obrigado pessoal, boas pedaladas e uma boa Páscoa a todos…
 
boas pessoal,

eu tenho uma caixa de direcção semi integrada e pelo pouco que percebo acho que assim é porque tem uns"copos" colocados no quadro onde as esferas trabalham...
Eu queria por rolamentos selados e a minha pergunta é se os rolamentos ficam directamente encostados ao quadro ou tem que levar na mesma estes tais "copos"?

cumprimentos e boa pascoa
 
Desenterrando um pouco este tópico para não abrir outro, uma boa dica para montar os copo é um usar torno de mesa com duas tábuas de madeira em cada lado para não amolgar os copos e ir apertando bem devagar.
A instalação ficou perfeita, sem folgas e ficou muito mais barata...
 
Sei que este tópico já é antigo mas acontece me o mesmo, se aperto demasiado fica perr;o e dá estalidos, se aperto menos fica com folga.
Tenho de levar a bike ao mecânico. O que aconselham na zona de Carnaxide, Oeiras ou Lisboa.
Obrigado
 
Boa tarde.
Peço desculpa por "desenterrar" este tópico mas achei conveniente para expor o meu problema, e já agora também pelos termos pouco técnicos que possa utilizar pois não sou grande conhecedor dos mesmos. Acontece que tive a bike parada cerca de 3 semanas porque precisei de substituir umas peças. Sendo coisas simples, fiz eu próprio. Selim, espigão, bloqueio da suspensão, eixo de aperto da roda da frente. Ontem fui dar uma pequena volta para testar tudo, e logo de inicio comecei a ouvir um ranger e um género de pancadas que pareciam vir da frente. Lá consegui perceber que vêm da caixa de direcção. Ao andar normalmente faz mais barulho consoante as pancadas que a roda leva, e ao rodar para um lado e para o outro ainda é mais audível. Experimentei desapertar o avanço (o parafuso de cima e os dois de lado) e assim não faz, mas parece-me que aperte muito ou pouco (a ponto de não se mexer) o barulho continua sempre lá.

Agradeço desde já qualquer ajuda.
 

Pedro Barradas

Well-Known Member
Desmonta isso tudo, tira fora a caixa de direcção ( superior e inferior), e ve se os rolamentos tem salvação ( se for de rolamentos - tirar fora, limpar a massa e procairas todas, voltar a meter massa consistente e re-instalar.) se for de rolamentos selados... é melhor comprares uns novos.
No youtube tens videos de como desmotar isso afinar e limpar. Se a coisa estiver muito mal,é comparar um caixa de direcção nova.
 
Pelo que falas dás a entender que o problema fosse a caixa de direcção não estar bem "apertada" mas pode ser também algum rolamento/esfera estragado.

O avanço por norma só tem essa fixação de lado, os dois parafusos que falas. O outro que fica por cima é a fixação da aranha do espigão da suspensão. Esta peça, que tem o parafuso a apontar para o céu e forma de aranha, serve justamente para comprimir a caixa de direção e fazer com que esta não tenha folga.

Para apertar, deves sempre primeiro apertar o parafuso da aranha e só depois apertares os dois parafusos do avanço. Se fizeres ao contrário estás a comprometer a eficácia do aperto do conjunto todo.

Da mesma maneira, para desapertar, deves primeiro desapertar os dois parafusos do avanço e depois o parafuso vertical.
 
Muito obrigado. Então parece ser "simplesmente" um problema de lubrificação dos rolamentos. Estou surpreendido porque a bicicleta, embora já tenha levado com muita lama, nem sequer tem 300kms. Vou então lubrificar os rolamentos. Quanto a isto uma questão: posso utilizar a vulgar massa consistente?
 
boa tarde, alguem sabe dizer se esta caixa direçao "FSA Orbit ZS 1-1/2" Semi-Integrated" dá pra trocar as esferas /rolamentos ou tenho que comprar uma nova?