BTT e dor de costas

V@sco

New Member
:confused:Tenho uma BH suspensão rigida, selim Selle Italia Trans AM com espigão amortecido Shock Rox e dor de costas cada vez que faço os meus 20Km diários.
Antes de mudar a BH para uma suspensão total, o que posso fazer para aumentar o conforto?
Cumps.
 

essence_s

New Member
Boas,
tens que ver se não ficas demasiado esticado em cima da bike ou demasiado encolhido.Esses espigões com amortecedor cairam em desuso pois apresentavam folgas e perdia-se mais do que se ganhava em termos de conforto.a posição das mãos tambem é importante e a diferença de altura entre o selim e o guiador tambem não deve ser muito acentuada.
 

PenduluM

New Member
O problema ou é estrutural (problema de saude musculo-esqueletico)

Ou então, o mais provável, é um problema com a bike, tamanho errado de quadro, comprimento do espigão errado...
 

V@sco

New Member
Amigos BTTtistas,
Agradeço as respostas, vou rever toda a regulação da bike com as dicas deste forum. Sempre pensei que o espigão amortecido fosse mais um elemento para a protecção do esqueleto (bike rígida); Mas é verdade que tenho folgas no selim e formigueiros nas mãos.
 

HR

New Member
"cheira-me" a postura na bike desajustada! Qual o modelo do quadro a medida do mesmo e a medida do avanço? Qual a tua altura?
 

Marco Nunes

Active Member
Boas.
Meu amigo, umas das coisas a fazer e que seria bom era consultares um médico (descargo de consciência) para avaliar a situação. Estando tudo bem, podes optar por uma melhor postura na bike (modificando altura de avanço, guiador, altura do selim, pneus mais confortáveis), ou alterando o quadro para um de suspensão total e aí, de certeza que vais notar diferença no conforto e o corpinho irá sofrer muito menos. Tenho amigos que lhes passava o mesmo que a ti, mudaram para um quadro de suspensão total e ....... voilá, tudo muito melhor. Mas mesmo assim, uma consulta no médico é sempre aconselhável para despistar algum problema, porque cada caso, é um caso. Se tiver tudo bem, e esperemos e desejamos que sim, é andar para a frente qua é caminho, mas sempre com cuidados.

Fica bem.
 

fgv

New Member
Dores nas costas

Olá a todos.

Sou maçarico nestas andanças e venho pedir ajuda...

Tenho 1.85 e uma gt rígida com quadro 18. Após as minhas voltas costumo sentir dores no fundo das costas, que julgo serem devidas à posição das costas enquanto pedalo.

Estou a pensar colocar um avanço de guiador e um guiador "recto", tentando assim ter o tronco mais direito quando pedalo.

Podem-me dar a vossa opinião sobre este tipo de dores e eventuais soluções?

Obrigado!
 

e-m@gica

New Member
Vou só meter a minha colherada... :) Aconselho-te a fazer exercício para fortalecer a musculatura profunda da coluna. Farto-me de apanhar porrada na minha rigida e não fico com nenhuma dor lombar, mesmo ao fim de muitas horas :) faço Pilates 2 vezes por semana :)

As melhoras! :D
 
Boas

um quadro 18" para um tipo com 1.85 é realmente curto, o melhor é ires a uma loja de bikes e pedires ajuda para dar um jeito na coisa ( ergonomia ), pode passar por um avanço maior e um espigão com recuo
 

bullit

New Member
Antes de mexer na geometria aconselhava-te a consultares um médico da especialidade,podes ter qq problema (hérnia Discal ou discos desgastados prematuramente) e vais estar a gastar dinheiro sem necessidade em componentes e a adiar o inadiável.Boa sorte
 

Rui Meireles

New Member
Concordo com o bullit, antes de mais tens que perceber o porquê das tuas dores lombares.
Só surgem quando andas de bicicleta? Então pode ser apenas um problema ergonómico.
Se surgem noutras ocasiões, já pode ser que tenhas algum problema, tipo uma hérnia - e mesmo estas podem ser devidas a problemas diferentes, com soluções diferentes.

Experimenta aconselhar-te com alguém que possa ver se a ergonomia da tua bike é boa para ti. Talvez mudando o guiador, o avanço, ou a posição do selim a coisa se resolva.
Se essas alterações não forem suficientes, podes pedir uma suspensão total ao Pai Natal...
 

flavienserider

New Member
Tinha dores nas costas quando comecei nisto do btt e até pensei em andar menos de bike , mas a solução foi um quadro suspensão total. ag é um conforto.
 

RiCaRdU1

New Member
Boas...
Isso pode ser várias coisas,pode ser o avanço muito grande ou pequeno,muito para cima ou muito para baixo,quadro muito pequeno ou muito grande,ou selim muito à frente ou muito atrás ou então o selim desnivelado
 

alexlapin

New Member
Mesmo Problema

Comprei à pouco tempo uma Specialized Stumpjumper Comp Ht de 2011, quadro 19, tenho cerca de 1.82, dei este sábado a minha primeira volta com ela fiz 52 Km e doia-me a zona do pescoço. Agora penso que o quadro não é o problema visto que até me tiraram todas as medidas na loja, mas sim o guiador, acho que é grande (para aquilo que estava habituado).

Ou pensam que é de não estar habituado e com o passar dos Km's isto passa!

Saudações
 

Rui Meireles

New Member
Eu também ficava com dores no pescoço. No meu caso penso que era por ir com as mãos muito em baixo, obrigava-me a dobrar demasiado o pescoço para olhar para a frente, e ao fim de 25 km começava a doer.
Para mim a solução foi simples: troquei o guiador por um sobre-elevado.
A nossa "geometria" também é muito importante. Podes ter um amigo de 1.82 com uma bike super-confortável para ele e ser desconfortável para ti. Como o quadro 19'' deve ser o ideal para ti, se não te sentes confortável, fazendo pequenos ajustes (guiador, avanço, posição do selim) a coisa compõe-se.
 
Top