A bicicleta continua igual. Ainda tem o mesmo desviador. Está em bastante mau estado:
O quadro (em aço) tem várias marcas e parece que os ares de Aveiro (litoral) não lhe fizeram muito bem, as rodas estão muito empenadas, o desviador traseiro com a trepidação muda de mudança sozinho, os manípulos rotativos Shimano estão soltos (ao desmontar a bicicleta, para um trabalho da universidade, perdi os parafusos que os fixam e não os consegui arranjar à parte em lado nenhum) e o pneu de trás recentemente começou a rasgar-se sozinho devido à idade que deve ter.
Por minha vontade estava quieto e ia juntando dinheiro para investir primeiro numa de Enduro/All Mountain mas a verdade é que esta me faz bastante falta em Aveiro (casa-universidade e para algumas voltas) bem como em Santarém como meio de transporte (agora que já a posso transportar no IC para Aveiro/Santarém sempre que quiser).
Acabo por usar demasiadamente a Coluer como meio de transporte em Santarém desgastando (entre outras coisas) os pneus desnecessariamente.
Podem pensar que não vale a pena investir numa bicicleta assim mas acho que com pouco dinheiro consigo fazer dela uma espécie de híbrida e pô-la a rolar como deve ser.
Muito recentemente andei com uma de estrada e não gostei da posição demasiado agressiva, pneus duros (4,5 Bar) e pouca aderência com areia (na estrada).
Uma híbrida é mais confortável quer pela posição mais confortável em si quer pela menor pressão dos pneus (2 Bar). A aderência/segurança também é superior e permite uma liberdade muito maior: podemos ir a qualquer lugar dentro ou fora de estrada.
Alterações em mente:
Pneus
Frente:
Schwalbe Big Aple 2.15
Pneu misto que rola muito bem e é confortável.
Trás:
Smart Sam 2.1
Pneu de BTT que dura muito, rola bastante bem e relativamente leve.
Transmissão
Da Coluer: Pedaleira Alivio 9v + Cassete Alivio 9v 11-32T + corrente Deore 9v. Em breve a Coluer levará SLX/XT.
Novo: Desviador traseiro + shifters 9v (material 9v o mais barato possível, de preferência usado)
Rodas
2 rodas 26 baratas (talvez usadas, ainda não sei quais) em que a traseira dê para cassete (a que lá está atualmente é para roda livre).
Quadro:
Mais lá para a frente poderei procurar um outro quadro.
Assim fica com pneus mistos (para BTT e estrada) rolantes e confortáveis (importante num quadro hardtail de forqueta rígida), transmissão 9v (mais adequada para estrada) e rodas em condições.
A ver se para o verão consigo ter a bicicleta "pronta".
O que acham? Opiniões/sugestões?