BTT Bike - Hador

SeteGu

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Depois de me roubaram a berg easy 2.1 voltei a ter necessidade de arranjar uma bicicleta como meio de transporte no dia-a-dia. Pelo menos para já... este será um projeto "ultra-low-cost".

Bem... antes de mais as fotos da bicicleta e o seu estado atual:




No que toca ao quadro: o autocolante no tubo superior esconde uma amolgadela com pontos de ferrugem. Há algumas zonas do quadro em que a tinta está mais "baça" provavelmente devido a autocolantes que em tempos lá estiveram... e tem também alguma "cola" de autocolante agarrada. De resto, no geral, parece estar em bom estado... com muitos poucos "toques", muito pouca ferrugem e com uma boa pintura na generalidade do quadro.


Pedaleira e desviador frontal com ferrugem


Ambos os desviadores são da marca "Saiguan". Não sei se a marca é Chinesa... tem produtos iguaisinhos a alguns da Shimano e da Sram mas com a marca "Saiguan". O desviador de trás até nem me parece ter muito maus aspeto... faz-me (quase) lembrar um Shimano Acera.

A transmissão é de 3x7v e o avanço e espigão são da marca zoom.
 

SeteGu

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Com tudo isto espero gastar o mínimo de €€ possível:
A. O primeiro objetivo é trocar o que está sem funcionar, afinar tudo e lubrificar. Basicamente é torná-la capaz para o dia-a-dia.
B. O segundo passo é o aspeto: tirar a cola do quadro, retirar a ferrugem de alguns pontos como guiador, avanço, pedaleira, desviador frontal, etc... Eventualmente poderei até pintar o quadro na altura do verão (quando tiver mais tempo) ainda que não perceba muito do assunto... :roll:
C. O terceiro passo é (eventualmente) melhorar um pouco a qualidade do material. A ideia seria colocar material Shimano/SRAM de gama base para a transmissão (pedaleira, desviadores e manípulos, por exemplo). Se me der uma diarreia mental ainda meto uma forqueta rígida de carbono mas isto só se arranjar barato o que se torna quase impossível de encontrar.
O objetivo não é ser um projeto "Old School" porque ainda que simples a bicicleta é relativamente recente (travões v-brake, etc...) mas sim de gama base em bom estado. A ideia é fazer 80% cidade mas, por vezes, também umas voltinhas (20% vá...) de BTT "light" pela zona de Aveiro.

A.
- torna-la capaz para o dia-a-dia:
1º Problema:

Desgaste acentuado na cassete/corrente. A corrente salta alguns dentes da cassete mesmo sem pedalar com força.
Trocar corrente e cassete (espero conseguir mant€r tudo o resto: pedaleira/pratos e desviador/roldanas; vamos lá ver...)
Gostava de conseguir meter uma cassete com um bom "range", ou seja, 11-32T, por exemplo, mesmo sendo apenas de 7v. O habitual é 12-28T para este tipo de cassetes mas sei que a Sram PG730 é 12-32T... há que ver o preço... :roll:

Quero manter as 7 velocidades porque as 8 já implicariam mudar muita coisa e o preço do material também aumentava (roda ou cepo traseiro, cassete, manípulos, etc...).

2º Problema:
Se puxar o cabo com o punho rotativo ele estica ao máximo e se largar o punho o cabo relaxa e o desviador nem mexe. Não sinto aquele "tic-tic-tic" ao rodar no punho que comanda o desviador traseiro ao contrário do que acontece com o do outro lado. Com sorte tenho apenas de mudar os cabos/bixas (muito oxidados)... vamos lá ver se o punho rotativo e o desviador traseiro estão bons.

Se o desviador não estiver bom opto por um SRAM X-3 ou Shimano Altus consoante o que os punhos rotativos permitam. Se os punhos não estiverem bons meto uns Trigger (SRAM X-3 7v) que certamente são bem melhores que os rotativos que lá estão ou uns Shimano Altus se o desviador estiver bom e tiver a relação 1:2 (shimano).

-//-

Para já são esses dois problema que irei tentar resolver. Só vou conseguir levar a bicicleta para Aveiro dia 24, em principio. Nessa altura começo a tentar resolver os problemas para a meter a andar como deve ser! Espero gastar menos de 25€ nesta primeira fase do projeto, vamos lá ver...
 

fabio viana

Well-Known Member
a bicicleta parece estar com bom aspeto, se precisares de mudar os desviadores e manipulos opta pela gama shimano altus.
para a cassete e corrente por 10€ na sportzone arranjas cassete shimano e corrente de marca branca.

abraços

boas pedaladas
 

SeteGu

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Obrigado pelas dicas Fabio Viana! Eu pensei na gama Sram x3 porque nunca tive Sram e o material tem muito bom aspeto. Por outro lado conheco bem as gamas baixas da shimano... logo, se fosse possiv€l, nao me importaria de conhecer algo novo! Penso que acabaria por ficar um pouco mais caro mas nao tenho a certeza... so vendo depois. Ainda assim, a gama x3 e a mais baixa da Sram tanto quanto sei.A corrente pode ser uma qualquer de 7v mas a cassete gostava que tivesse uma boa amplitude porque as cassetes normais de 7v, a meu ver, sao demasiado curtas... mas tambem nao quero voar muito alto a nivel de €€.
 

fabio viana

Well-Known Member
boas, a sram tem bom aspeto isso e verdade, mas sao mais bruscas nas passagens de mudanças, mas tabem nunca exprimentei a sram
ate agora nunca consegui encontrar cassetes de 7vl sem ser 13-28 ou 14-28, apesar de saber que existem umas mega-range da sunrace com a relação 13-32 e 13-34.
por acaso eu ate nem acho que a relação das cassetes de 7vl normais sejam curtas, mas depende dos sitios por onde se ande...

abraço

boas pedaladas
 

SeteGu

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A mensagem anterior ficou um pouco estranha :confused:

De qualquer das formas a ideia é não andar a pedalar "tipo ventoinha" tal como já me aconteceu com transmissões de 7v em estrada. Se conseguir aumentar também o tamanho do(s) carreto(s) maior(es) também seria bom para uma ou outra incursão fora de estrada!
 

fabio viana

Well-Known Member
mas nas cassetes de 7vl o carreto minino é de 13 dentes...
so se aumentares o numero de dentes da pedaleira para nao ires a andar tipo ''ventoinha''.

abraços

boas pedaladas
 

SeteGu

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Já vi de 12 dentes como mínimo... a Sram PG730 (12-32T). O preço é que é capaz de ser um pouco "puxadote"...
 

SeteGu

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Hum... ok! Realmente não tinha reparado nesse pormenor... pensei que todas as cassetes de 7v tivessem o mesmo sistema (roda livre) mas realmente não: olhando para a PG730 vê-se isso... não tinha reparado. :yeah:

Assim vai ser mais complicado... :roll:
Tenho a ideia que uma cassete de 7v que em tempos tive era 12-28T mas também não sei qual era o sistema... se calhar não era de roda livre. :confused:
 

SeteGu

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Obrigado Fabio Viana. Mais uma vez, desconhecia que existissem "cassetes" de roda livre de 8v e de 9v. É um caso a pensar se os punhos rotativos estiverem mesmo estragados e nesse caso metia uns shifters tipo "trigger"/"rappid fire" porque detesto punhos rotativos.
Só não entendo porque o carreto mais pequeno é sempre de 13 dentes (no minimo) mas por alguma razão há-de ser.

A sunrace também já entrou nas opções para equipar a transmissão da Hador... quase certamente será mais "em conta" que as tradicionais Shimano/Sram... espero que a qualidade não fique muito aquem...
Qual a tua experiencia?
 

fabio viana

Well-Known Member
eu hoje fui dar uma volta com a bike e escolhi trilhos onde podia puxar bem pela transmissão, e a cassete portou-se lindamente, melhor do que a shimano que tinha.
a razão para o carreto mais pequeno so ter no minino 13 dentes, e por causa do adaptador que é necessário para a montagem, que é este: http://www.decathlon.pt/PT/extractor-aris-6903397/, e ja com o carreto de 13 dentes este adaptador para montar ja entra mesmo a justa.

abraço

boas pedaladas

ps: este adaptador da decathlon, custa 6€ na sport zone
 

SeteGu

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Sim... reparei nisso nos links anteriores que colocaste... daí perguntar: conhecer a nível prático (sem ser a cassete). Conheces?
 

SeteGu

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Bem... a bicicleta teve de novo teve de levar a roda livre, corrente e punhos rotativos.

Houve uma espécie de "downgrade" visto que passou de 7 para 6 velocidades, isto com material shimano que foi o mais barato que arranjei.

Punho rotativo Shimano 6v:

Do outro lado levou outro. Não levou shifters "rapid fire" porque custavam mais do dobro do preço... para terem noção, cada um destes custou 3,5€.

Roda Livre + corrente 6v Shimano:


Custou cerca de 6€ e tem 14-28 dentes. A corrente custou-me cerca de 5€.

-//-

No total, todas estas pequenas coisas ficaram a +/- 20€. O probl€ma é que se calhar não vai ficar por aqui: o desviador de trás está cheio de folga e mesmo depois de afinado parece que ao pedalar com força ou a subir não sabe em que mudança há-de ficar... :roll: vou ver se mais bem afinado vai ao sitio mas já começo a duvidar...

Outro upgrade a custo 0 que deverei fazer é trocar o v-brake, pelo menos há frente:


Isto porque são de plástico :confused: e ao travar parece que parte da energia vai para fletir o plástico em vez de ir para os calços... :roll:

As rodas também não hão-de ajudar muito à festa (pistas de travagem um pouco gastas) mas quero mesmo mant€-las porque um par de rodas ainda são caras e os rolamentos ainda estão bons... se bem que a de trás anda literalmente aos S de tão empenada que está... não sei se valerá a pena mandar desempenar num sitio barato mas provavelmente não... :s
 

SeteGu

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Quanto ao comportamento geral (agora que já pude guiar a máquina :mrgreen:) posso dizer que é naturalmente rija ainda que prefira assim que levar suspensão zoom ou algo do género que amortece a mesma coisa e só serve para ganhar folgas e fazer peso. Apesar de rija filtra melhor as vibrações que o alumínio (o quadro é de aço): a minha berg easy 2.1 (roubada) era igualmente rígida mas de alumínio e ainda se nota diferença.

Já fui para o "mato" com ela e fiquei surpreendido com a aderência (a subir) do pneu traseiro que, por sinal, também rola bastante bem. Devido ao pouco poder de travagem na frente não posso dizer muito da aderência do pneu correspondente até porque nas curvas tenho algum cuidado para não abusar visto que estou habituado a uns Nobby Nic.

Por incrível que possa parecer a bicicleta até é divertida. Retira-se alguma pressão (não muita) aos pneus e até dá para descer uns trilhos a abrir sempre em diagonais constantes para fugir dos buracos :mrgreen: obrigando a antever o que nos espera uns metros à frente com um outro cuidado. Faz-me pensar como o pessoal aqui há uns bons anos fazia btt e decerto que também se divertia.

Estou seriamente a pensar no futuro leva-la para incursões de btt pela zona (Aveiro) visto que é a única bicicleta que tenho por lá e é onde passo a maior parte do tempo. Não tenho a Coluer lá porque a maior parte dos trilhos que conheço são estradões de terra e Santarém (que inclusivamente conheço melhor) dá-me algum gozo e estradões de terra é a praia para este tipo de bicicletas. :)
 
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