Antes de ir de férias para o Allgarve, dei um pulo à AlmadaBike(uma das 3 LBS's que uso) para ir devidamente preparado para tudo e mais alguma coisa.
Esperei que fosse atendido pelo Renato pois não percebo puto de bombas. Pensem que até hoje só tive 2 duas e ambas morreram ao fim dum ano de uso. Uma Scott e uma Acor. Desde 2002 que não sei o que é ter uma bomba para desenrascar. Vi tudo o que a loja tinha e vi que das 11 bombas, todas diferentes, tinha 3 opções: BlackBurn Mammoth e Air Stick e o Crank Bros. Power Pump Pro. Lá optei por uma bomba normal com volume pois tenho pneus mais largos do que os de estrada.
Lá levei o kit de sobrevivência: óleo para tempo seco, bomba e mais uma câmara e ar para o que der e vier.
Bacalhau: Desta vez não é necessária a bicla mas uso um CamelBak BlowFish.
BlackBurn Mammoth '07:
25€, uma cabeça, sem manómetro, 6bar/90psi máx, 181g(tudo)
Não esquecer que há duas versões:
- Mammoth, +/- 25€
- Mammoth CF(corpo em carbono), +/- 42€
A embalagem é apelativa e por 25€ temos direito a parafusos de 3mm, suporte de plástico com felcro, instruções em alemão, francês e inglês. Mais a bomba!
- Bomba:
A construção da bomba é normalíssima. O corpo é em alumínio, a cabeça é de plástico e a alavanca/bloqueador em alumínio. Só a bomba pesa 161g.
Por falar em bloqueador, esta bomba não tem duas cabeças. Significa que é preciso adaptar o vedante ao tipo de válvula(Schrader[pipo grosso] ou Presta[pipo fino]) que pretendemos encher. Por mim isto não é problema mas há bttistas que não gostam e preferem uma bomba com duas cabeças ou só usam um tipo de válvula e mantêm a bomba sempre com o vedante para esse tipo de pipo.
Toda a bomba em si é muito estética. Até o veio do êmbulo é vermelho anodizado. Combina muito bem com os apertos rápidos e bar ends vermelhos da X-Lite do Bacalhau. Querem mais?
A pega para o bttista dar à bomba é prática e agradável ao toque. Não é 100% plástico, tem três borrachinhas que ajudam a manter a mão.
Este Mammoth não é telescópico! Tem só um veio simples, sendo este mais fiável. No entanto, o volume da câmara não aumenta e também não permite encher nos dois sentidos(meter ar ao empurrar o êmbulo e meter ar ao puxar o êmbulo).
- Ar:
Sim, ar! Ainda não tou maluco. Vamos falar da quantidade de ar que é possível meter num pneumático. É um segundo aspecto é decisivo na hora da compra.
Não é por acaso que este modelo se chama Mammoth(Mamute) pois ele tem quase mais 40-50% de volume de câmara a mais que o Air Stick. Ou seja, este modelo permite encher mais "volume". É uma característica das bombas para pneus largos, pneus que não sejam de estrada.
Vamos lá ver o comportamento em 4 pneus, por ordem crescente de tamanho:
Encher um pneu de estrada (Panaracer Hi-Road S 1.75") com 90psi revelou-se difícil. A bomba chega aos 40psi sem problemas. A partir daqui já preciso começar a fazer força mas consegui atingir a fasquia dos 70psi. Mais é difícil. Quer dizer, eu falo por mim! Já tava cansado de pedalar e agora tinha de dar à bomba...
Fogo! Já tinha feito 78km e acontece-me isto quando só faltavam 32km para chegar à Fuzeta. Ao menos deu para estrear a Mammoth.
Desta vez enchi em casa um pneu de XC Competição (Specialized Houffalize Pro 1.80"). Será que sem a pressão do tempo e sem os vários kilómetros em cima vão me ajudar a encher 65psi? Mentira. O Mammoth enche facilmente até aos 40psi. A partir daqui, FORÇA, FORÇA, FORÇA!
Eu devo ter uns braçitos! Não tenho força...
3ª situação, um pneu normal (Panaracer Trail Blaster 2.1"), um medida que os novatos do btt optam frequentemente. Objectivo: 40psi; missão: cumprida! Fácil e rapidamente cheguei aos 40. Fixe!
Para quem usa 2.0" para cima, o Mammoth é uma boa compra.
Último cenário, o mítico 2.35"/2.5"(Michelin Mountain A.T. 2.35"). Este caso é mais para os bttistas que fazem Enduro/All-Mountain e Free Ride.
A ideia é ir até 40psi. Geralmente a pressão destes pneus ronda os 25-40psi. O Mammoth fez isto um pouco mais lento que o pneu 2.1" mas como não tem manómetro, tive que usar a técnica milenar do "palpar o pneu" para achar o ponto certo.
Não foi nada penoso quando comparado com o pneu de estrada.
Conclusão:
Como uso sempre o CamelBak nas saidas "fora de casa" e em voltas mais compridas, o tamanho do Mammoth não me incomoda. Fica sempre dentro da bossa de camelo.
Não uso o suporte de plástico para levar esta bomba no quadro caso eu faça estrada. Aliás, quando faço estrada eu não levo a bossa e como a bomba é um pouco comprida para caber nos bolsos do jersey, acabo por não levar a bomba comigo. É triste, né?
Tou satisfeito com a minha escolha para XC Amador a Enduro mas se calhar devia ter escolhido o Air Stick para XC Amador a Estrada. A parte chata é que tinha de dar mais à bomba durante mais tempo pois o Air Stick é para encher "pressão".
Porque é que isto é tão difícil de escolher? Porquê? doh
Ah! Não posso comprovar a fiabilidade desta bomba com as demais no mercado. Ainda é muito cedo mas por outro lado, esta é um bomba de emergência.
Recomendo o Mammoth para qualquer pneu 2.0" para cima mas não é nada de especial.
Visualizando o esquemático:
Legenda:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende
Positivo:
- Estética
- Câmara de grande volume
Negativo:
- Há milhares de bombas assim no mercado
- Não é telescópica
Esperei que fosse atendido pelo Renato pois não percebo puto de bombas. Pensem que até hoje só tive 2 duas e ambas morreram ao fim dum ano de uso. Uma Scott e uma Acor. Desde 2002 que não sei o que é ter uma bomba para desenrascar. Vi tudo o que a loja tinha e vi que das 11 bombas, todas diferentes, tinha 3 opções: BlackBurn Mammoth e Air Stick e o Crank Bros. Power Pump Pro. Lá optei por uma bomba normal com volume pois tenho pneus mais largos do que os de estrada.
Lá levei o kit de sobrevivência: óleo para tempo seco, bomba e mais uma câmara e ar para o que der e vier.
Bacalhau: Desta vez não é necessária a bicla mas uso um CamelBak BlowFish.
BlackBurn Mammoth '07:
25€, uma cabeça, sem manómetro, 6bar/90psi máx, 181g(tudo)
Não esquecer que há duas versões:
- Mammoth, +/- 25€
- Mammoth CF(corpo em carbono), +/- 42€
A embalagem é apelativa e por 25€ temos direito a parafusos de 3mm, suporte de plástico com felcro, instruções em alemão, francês e inglês. Mais a bomba!
- Bomba:
A construção da bomba é normalíssima. O corpo é em alumínio, a cabeça é de plástico e a alavanca/bloqueador em alumínio. Só a bomba pesa 161g.
Por falar em bloqueador, esta bomba não tem duas cabeças. Significa que é preciso adaptar o vedante ao tipo de válvula(Schrader[pipo grosso] ou Presta[pipo fino]) que pretendemos encher. Por mim isto não é problema mas há bttistas que não gostam e preferem uma bomba com duas cabeças ou só usam um tipo de válvula e mantêm a bomba sempre com o vedante para esse tipo de pipo.
Toda a bomba em si é muito estética. Até o veio do êmbulo é vermelho anodizado. Combina muito bem com os apertos rápidos e bar ends vermelhos da X-Lite do Bacalhau. Querem mais?
A pega para o bttista dar à bomba é prática e agradável ao toque. Não é 100% plástico, tem três borrachinhas que ajudam a manter a mão.
Este Mammoth não é telescópico! Tem só um veio simples, sendo este mais fiável. No entanto, o volume da câmara não aumenta e também não permite encher nos dois sentidos(meter ar ao empurrar o êmbulo e meter ar ao puxar o êmbulo).
- Ar:
Sim, ar! Ainda não tou maluco. Vamos falar da quantidade de ar que é possível meter num pneumático. É um segundo aspecto é decisivo na hora da compra.
Não é por acaso que este modelo se chama Mammoth(Mamute) pois ele tem quase mais 40-50% de volume de câmara a mais que o Air Stick. Ou seja, este modelo permite encher mais "volume". É uma característica das bombas para pneus largos, pneus que não sejam de estrada.
Vamos lá ver o comportamento em 4 pneus, por ordem crescente de tamanho:
Encher um pneu de estrada (Panaracer Hi-Road S 1.75") com 90psi revelou-se difícil. A bomba chega aos 40psi sem problemas. A partir daqui já preciso começar a fazer força mas consegui atingir a fasquia dos 70psi. Mais é difícil. Quer dizer, eu falo por mim! Já tava cansado de pedalar e agora tinha de dar à bomba...
Fogo! Já tinha feito 78km e acontece-me isto quando só faltavam 32km para chegar à Fuzeta. Ao menos deu para estrear a Mammoth.
Desta vez enchi em casa um pneu de XC Competição (Specialized Houffalize Pro 1.80"). Será que sem a pressão do tempo e sem os vários kilómetros em cima vão me ajudar a encher 65psi? Mentira. O Mammoth enche facilmente até aos 40psi. A partir daqui, FORÇA, FORÇA, FORÇA!
Eu devo ter uns braçitos! Não tenho força...
3ª situação, um pneu normal (Panaracer Trail Blaster 2.1"), um medida que os novatos do btt optam frequentemente. Objectivo: 40psi; missão: cumprida! Fácil e rapidamente cheguei aos 40. Fixe!
Para quem usa 2.0" para cima, o Mammoth é uma boa compra.
Último cenário, o mítico 2.35"/2.5"(Michelin Mountain A.T. 2.35"). Este caso é mais para os bttistas que fazem Enduro/All-Mountain e Free Ride.
A ideia é ir até 40psi. Geralmente a pressão destes pneus ronda os 25-40psi. O Mammoth fez isto um pouco mais lento que o pneu 2.1" mas como não tem manómetro, tive que usar a técnica milenar do "palpar o pneu" para achar o ponto certo.
Não foi nada penoso quando comparado com o pneu de estrada.
Conclusão:
Como uso sempre o CamelBak nas saidas "fora de casa" e em voltas mais compridas, o tamanho do Mammoth não me incomoda. Fica sempre dentro da bossa de camelo.
Não uso o suporte de plástico para levar esta bomba no quadro caso eu faça estrada. Aliás, quando faço estrada eu não levo a bossa e como a bomba é um pouco comprida para caber nos bolsos do jersey, acabo por não levar a bomba comigo. É triste, né?
Tou satisfeito com a minha escolha para XC Amador a Enduro mas se calhar devia ter escolhido o Air Stick para XC Amador a Estrada. A parte chata é que tinha de dar mais à bomba durante mais tempo pois o Air Stick é para encher "pressão".
Porque é que isto é tão difícil de escolher? Porquê? doh
Ah! Não posso comprovar a fiabilidade desta bomba com as demais no mercado. Ainda é muito cedo mas por outro lado, esta é um bomba de emergência.
Recomendo o Mammoth para qualquer pneu 2.0" para cima mas não é nada de especial.
Visualizando o esquemático:
Legenda:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende
Positivo:
- Estética
- Câmara de grande volume
Negativo:
- Há milhares de bombas assim no mercado
- Não é telescópica