BlackBurn Mammoth '07

Jorgex

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Antes de ir de férias para o Allgarve, dei um pulo à AlmadaBike(uma das 3 LBS's que uso) para ir devidamente preparado para tudo e mais alguma coisa.

Esperei que fosse atendido pelo Renato pois não percebo puto de bombas. Pensem que até hoje só tive 2 duas e ambas morreram ao fim dum ano de uso. Uma Scott e uma Acor. Desde 2002 que não sei o que é ter uma bomba para desenrascar. Vi tudo o que a loja tinha e vi que das 11 bombas, todas diferentes, tinha 3 opções: BlackBurn Mammoth e Air Stick e o Crank Bros. Power Pump Pro. Lá optei por uma bomba normal com volume pois tenho pneus mais largos do que os de estrada.


Lá levei o kit de sobrevivência: óleo para tempo seco, bomba e mais uma câmara e ar para o que der e vier.


Bacalhau: Desta vez não é necessária a bicla mas uso um CamelBak BlowFish.

BlackBurn Mammoth '07:
25€, uma cabeça, sem manómetro, 6bar/90psi máx, 181g(tudo)

Não esquecer que há duas versões:
- Mammoth, +/- 25€
- Mammoth CF(corpo em carbono), +/- 42€



A embalagem é apelativa e por 25€ temos direito a parafusos de 3mm, suporte de plástico com felcro, instruções em alemão, francês e inglês. Mais a bomba!

- Bomba:
A construção da bomba é normalíssima. O corpo é em alumínio, a cabeça é de plástico e a alavanca/bloqueador em alumínio. Só a bomba pesa 161g.

Por falar em bloqueador, esta bomba não tem duas cabeças. Significa que é preciso adaptar o vedante ao tipo de válvula(Schrader[pipo grosso] ou Presta[pipo fino]) que pretendemos encher. Por mim isto não é problema mas há bttistas que não gostam e preferem uma bomba com duas cabeças ou só usam um tipo de válvula e mantêm a bomba sempre com o vedante para esse tipo de pipo.

Toda a bomba em si é muito estética. Até o veio do êmbulo é vermelho anodizado. Combina muito bem com os apertos rápidos e bar ends vermelhos da X-Lite do Bacalhau. Querem mais?
A pega para o bttista dar à bomba é prática e agradável ao toque. Não é 100% plástico, tem três borrachinhas que ajudam a manter a mão.

Este Mammoth não é telescópico! Tem só um veio simples, sendo este mais fiável. No entanto, o volume da câmara não aumenta e também não permite encher nos dois sentidos(meter ar ao empurrar o êmbulo e meter ar ao puxar o êmbulo).


- Ar:
Sim, ar! Ainda não tou maluco. Vamos falar da quantidade de ar que é possível meter num pneumático. É um segundo aspecto é decisivo na hora da compra.

Não é por acaso que este modelo se chama Mammoth(Mamute) pois ele tem quase mais 40-50% de volume de câmara a mais que o Air Stick. Ou seja, este modelo permite encher mais "volume". É uma característica das bombas para pneus largos, pneus que não sejam de estrada.

Vamos lá ver o comportamento em 4 pneus, por ordem crescente de tamanho:

Encher um pneu de estrada (Panaracer Hi-Road S 1.75") com 90psi revelou-se difícil. A bomba chega aos 40psi sem problemas. A partir daqui já preciso começar a fazer força mas consegui atingir a fasquia dos 70psi. Mais é difícil. Quer dizer, eu falo por mim! Já tava cansado de pedalar e agora tinha de dar à bomba...

Fogo! Já tinha feito 78km e acontece-me isto quando só faltavam 32km para chegar à Fuzeta. Ao menos deu para estrear a Mammoth.

Desta vez enchi em casa um pneu de XC Competição (Specialized Houffalize Pro 1.80"). Será que sem a pressão do tempo e sem os vários kilómetros em cima vão me ajudar a encher 65psi? Mentira. O Mammoth enche facilmente até aos 40psi. A partir daqui, FORÇA, FORÇA, FORÇA!

Eu devo ter uns braçitos! Não tenho força...

3ª situação, um pneu normal (Panaracer Trail Blaster 2.1"), um medida que os novatos do btt optam frequentemente. Objectivo: 40psi; missão: cumprida! Fácil e rapidamente cheguei aos 40. Fixe!

Para quem usa 2.0" para cima, o Mammoth é uma boa compra.

Último cenário, o mítico 2.35"/2.5"(Michelin Mountain A.T. 2.35"). Este caso é mais para os bttistas que fazem Enduro/All-Mountain e Free Ride.
A ideia é ir até 40psi. Geralmente a pressão destes pneus ronda os 25-40psi. O Mammoth fez isto um pouco mais lento que o pneu 2.1" mas como não tem manómetro, tive que usar a técnica milenar do "palpar o pneu" para achar o ponto certo.

Não foi nada penoso quando comparado com o pneu de estrada.


Conclusão:
Como uso sempre o CamelBak nas saidas "fora de casa" e em voltas mais compridas, o tamanho do Mammoth não me incomoda. Fica sempre dentro da bossa de camelo.
Não uso o suporte de plástico para levar esta bomba no quadro caso eu faça estrada. Aliás, quando faço estrada eu não levo a bossa e como a bomba é um pouco comprida para caber nos bolsos do jersey, acabo por não levar a bomba comigo. É triste, né?

Tou satisfeito com a minha escolha para XC Amador a Enduro mas se calhar devia ter escolhido o Air Stick para XC Amador a Estrada. A parte chata é que tinha de dar mais à bomba durante mais tempo pois o Air Stick é para encher "pressão".
Porque é que isto é tão difícil de escolher? Porquê? doh

Ah! Não posso comprovar a fiabilidade desta bomba com as demais no mercado. Ainda é muito cedo mas por outro lado, esta é um bomba de emergência.


Recomendo o Mammoth para qualquer pneu 2.0" para cima mas não é nada de especial.

Visualizando o esquemático:

Legenda:
1 - Mau
2 - Abaixo da média
3 - É bom para aquilo que é indicado
4 - Acima da média
5 - Transcende



Positivo:
- Estética
- Câmara de grande volume

Negativo:
- Há milhares de bombas assim no mercado
- Não é telescópica
 

kuko

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Boas,
tenho uma bomba dessas faz um ano, não encontro qualquer defeito nela, visto ser uma bomba para transportar e para uso de desenrasco, e não uma bomba de oficina.

Não concordo com os aspectos negativos referidos pelo jorgex, pois não existe assim tantas bombas coo estas, visto ser extremamente compacta e robusta.Também não considero um aspecto negativo ela não ser telescópica, pois tem bombas telescópicas que não emitem tanta quantidade de ar.

mas sao opiniões, no geral penso que seja uma óptima escolha.
 

Jorgex

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Não, não é bomba de oficina mas fiz o review para 4 tipos de pneus diferentes.

Na verdade eu uso uma bomba da Crank Brothers Easy Force Power Pump. :#1:
 
Complementando um pouco o tópico:

Visto a minha antiga bomba da Acor ter deixado de funcionar já há uns dois anos (andava no camelback apenas como objecto sentimental :mrgreen:) decidi comprar uma bomba como deve ser. A escolha recaiu sobre a BlackBurn Airstick:
new1zb9.jpg


Em termos estéticos é igual á Mammoth tendo uma câmara de ar mais fina (sendo esta uma bomba de estrada). Custa 20 euros (contra 45 da versão CF), pesa 162 gramas (contra 157 da CF-pesos do site, não confirmados) e tem uma pressão máxima de 120 psi. Não tem manómetro pelo que o método do apalpão de pneu :mrgreen: é o nosso manómetro. Em relação á Mammoth esta enche nos dois sentidos, sendo uma ajuda nos pneus de btt (devido ao baixo volume da câmara de ar, numa bombada metemos 2 vezes o volume de ar da bomba). Outra coisa que gosto nos produtos da Blackburn é a garantia vitalícia. Quando esta bomba gripar (se gripar) vou reclamar á loja a ver se realmente tenho garantia vitalícia ou não :twisted:

Em termos de construção acho a bomba muito boa, bons acabamentos, bem sólida, materiais de aparente boa qualidade. O facto de ter apenas uma cabeça não é um problema uma vez que todas as minhas rodas têm pipo fino (logo não há que virar as 2 peças interiores). Torna-se uma bomba grande para levar num jersey, mas num camelback não tem grandes problemas.
new2qj7.jpg


Em termos práticos fiz um teste: Pneu racing ralph Schwalbe 2.1 com kit no tubes completamente vazio. Foram precisas 350 bombadas (sim contei-as todas!) para ficar nos 30 psis (verificados com manómetro aparte). 3 minutos a dar á bomba são suficientes para enche-lo. Como é uma bomba para altas pressões até aos 40 psis nem se chega a fazer força, pelo que é bastante cómoda a encher pneus de btt (infelizmente não me foi possível testar num pneu de estrada).


Globalmente acho a bomba muito boa, apesar de ser um pouco cara. No entanto para quem precisa duma bomba para btt e estrada e procura uma bomba para durar esta será uma boa escolha
 

kuko

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Jorgex said:
Não, não é bomba de oficina mas fiz o review para 4 tipos de pneus diferentes.

Na verdade eu uso uma bomba da Crank Brothers Easy Force Power Pump. :#1:

espero que nao tenhas levado a mal a minha opinião.
foi só uma observação.

Boas pedaladas.
 

Jorgex

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Ora o Mammoth custou 25€...
De momento devo ter usado a bomba umas 25 vezes mesmo no meio do mato... Só ontem foram 2 furos no 11º Alvalade-PortoCôvo.
Portanto, cada pneu devidamente cheio sai-me a 1€. 1 euro agora pois a partir daqui o preço vai baixando...

Porém, a bomba tem quase 2 anos e isso dá 12.5€ por ano... :-K


Isto são contas que faço por alto para ver se compensa comprar bombas de marca ou bombas de marca branca. Cada vez que vou à Decathlon vejo bombas super low-cost e acredito que elas para emergência são fixes (mais em conta), contudo, não acredito que aguentem encher uns 3 pneu de seguida por causa das temperaturas e afins...
 
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