Boa tarde,
tenho uma Specialized Epic Expert Carbon de 2011 e gostaria de começar a tirar-lhe algum peso extra. Desconheço o peso total da bicicleta, mas vou colocar aqui os componentes da mesma, ela ainda está praticamente de origem:
QUADRO:
Triângulo traseiro em carbono FACT 9m, construção em FACT IS, TH S/M com reforço interno, escoras superiores em carbono FACT, escoras inferiores em alumínio M5, Tubo de Direcção cónico, Caixa de pedaleiro PF-30 em carbono, dropouts de 135mm, pivôs com rolamentos de cartucho selados, apoio de desviador substituível, curso de 100mm
AMORTECEDOR TRASEIRO:
MiniBrain remoto Fox/Specialized, válvula de inércia, c/ ajuste de Brain Fade, 187x47mm
FORQUETA:
RockShox SID exclusivo c/ Brain, amortecedor por válvula de inércia, a mola do ar, direcção cónica em alumínio, ajuste de recuperação e Brain Fade, Aperto Rápido, 100mm de curso
CAIXA DIRECÇÃO:
1-1/8 and 1.5" sem rosca, rolamento superior e inferior de 1,5" de estilo Campy, rolamentos de cartucho
AVANÇO;
Specialized XC, alumínio forjado em 3D, 4 parafusos, aperto de 31.8mm, elevação ajustável
GUIADOR:
Guiador de elevação reduzida Specialized XC, alumínio 7050 de dupla espessura, 660mm de largura, 8 graus de recuo, 6 graus de elevação, 31.8mm
PUNHOS:
Specialized espuma (não sei o nome do modelo)
TRAVÃO DIANTEIRO:
Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de alcance e contacto de pastilhas sem ferramentas, pastilhas semi metálicas com base em alumínio, componentes inoxidáveis, discos S/M: 160mm, L/XL: 185mm
TRAVÃO TRASEIRO:
Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de alcance e contacto de pastilhas sem ferramentas, pastilhas semi metálicas com base em alumínio, componentes inoxidáveis, disco 160mm
MANETES TRAVÃO:
Avid Elixir R CR SL exclusivo, hidráulico de disco, ajuste de contacto e alcance sem ferramentas, alavancas em alumínio
DESVIADOR DIANTEIRO:
SRAM X.7 ,10-velocidades, montagem directa S3 para DMD, bottom pull
DESVIADOR TRASEIRO:
SRAM X.0, 10 velocidades, caixa média
MANÍPULOS MUDANÇAS:
SRAM X.9, 10 velocidades, gatilho em alumínio
CASSETE:
Shimano HG81, 10 velocidades, 11-36d
CORRENTE:
KMC X10, 10 velocidades, c/ Missing Link reutilizável, placas em níquel
PEDALEIRA:
SRAM Carbon S-2200 exclusivo, de 10 velocidade XC duplas, PF-30, aranha removível, S: 170mm, outros: 175mm
CREMALHEIRA:
39A x 26A, 4-parafusos
EIXO PEDALEIRO:
SRAM PF-30, rolamento de pressão OS, selados de cartucho
PEDAIS:
SHimano 540
AROS:
Roval Controle AL, disco de alumínio, 24mm, 24/28f
CUBO DIANTEIRO:
Roval Controle AL, disco de alumínio, cápsulas terminais OS de 28mm, Aperto Rápido, 24f
CUBO TRASEIRO:
Roval Controle AL, Aperto Rápido, 32f
RAIOS:
DT Swiss Competition 1.8/1.6mm inoxidável
PNEU DIANTEIRO:
S-Works "The Captain", 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x2.0"
PNEU TRASEIRO:
S-Works Renegade, 120 TPI, flanco em aramida com 2Bliss ready, composto duplo, 26x1.9"
CÂMARAS DE AR:
Válvula presta ultra leve
SELIM:
Specialized BG Phenom Comp, trilhos ocos em Cr-Mo, 143mm de largura
APERTO ESPIGÃO:
Alumínio 2014 de espessura dupla, recuo com parafuso único, 30,9mm, 400mm
ABRAÇADEIRA ESPIGÃO SELIM:
Aperto ID de 36,9mm, Braçadeira em alumínio 7050 altamente anodizado c / Aperto Rápido, para quadro de carbono
Informação retirada da página do fabricante.
Estou a pensar trocar para já o espigão, o volante e o avanço. Andei a ver os KNCN, guiador o SC Bone Flat, o avanço SC Wing mas depois no espigão fiquei com muitas dúvidas. Pois estava a pensar no KCNC Ti Pro Lite mas no meu caso ficaria mesmo no limite de peso(85 Kg). Andar a forçar os limites do material não me parece boa solução, daí precisar de ajuda.
Já agora aceito também sugestões para emagrecer a bicicleta trocando outros componentes.
Cumps,
edronax