Bicicletas menos leves -> Sugestões para as emagrecer

#1
Como alguns sabem, são muitos os tópicos abertos por users que apresentam as suas bicicletas pesadas demais para esta secção do forum, pedindo sugestões para baixar o peso das mesmas. Na maioria das vezes, as sugestões são dadas, nenhumas alterações são mostradas, não há qualquer evolução e o tópico cai no esquecimento, acabando por ser perfeitamente inútil.

Acaba sempre por gerar alguma polémica, com users a favor e outros contra a existência desses tópicos. Compreendo quem está contra, mas quem quer emagrecer uma bicicleta mais pesada não tem menos direitos de pedir opiniões do que quem já tem uma bicicleta leve.


Topicos novos que surjam sobre uma bicicleta em que apenas se peçam sujestões para baixar o peso, serão bloqueados...


Dito isto, este tópico serve para quem quer tirar peso a bicicletas que não se possam considerar leves e precisa de opiniões.

Aconseho a que não se esqueçam de colocar:

-lista de componentes actuais
-foto(s)
-quanto pretendem gastar

Bons emagrecimentos :wink:
 
#2
Cannondale Trail SL - Reduzir peso

:DPessoal, tenho uma cannondale(rigida)[ com os seguintes componentes:
-pedaleiro slx
-desviador diant.deore
-desviador tras.slx
-Suspensão é uma slr a ar


Os outros componentes nao sei de cor, a bicicleta esta com cerca de 13kg e 200 g, o que posso melhorar para baixar dos 12kg. Se quiserem saber outros componentes digam

Boas pedaladas

Aqui ficam umas fotos da bike


 
#3
Boas: Assim de repente podes tirar os reflectores das rodas, o plástico que separa a cassete da roda, espigão, guiador!! mexendo nestes pontos baixa logo para a casa do 12 e tais..e claro sem entrar em loucuras...
 

tinric

Super Moderador
#5
Assim à primeira... para baixar um 1kg e tal sem gastar fortunas..

converter as rodas (se não forem já) em tubless assim e depois comverter pneus normais "leves" (na casa das 400-500 gr máx cada pneu) ... e só ai devem ir mais de 500 ou 600 gr à vida
Depois selim, espigão, avanço, guiador, pedais, cassete,... e deve aproximar-se do que pretendes (nem será necessário tanto)

Mas mete ai a lista pormenorizada de todo o material que é mais fácil o pessoal ajudar.
 
Last edited:
#6
Eu não percebo, muito disto, nao sei o nome das rodas nem dos travoes.

Peças de desgaste como pedais, pneus e casseste, nao vou trocar so quando derem o "berro" ;) Com um selim, avanço, guiador e espigão de carbono, iria baixar dos 12?
 

tinric

Super Moderador
#7
Tipo se pensas em mudar rodas, travões, suspensão, etc. ... equece que isso mais vale comprares uma bike nova logo mais leve de origem.

Quanto a componentes... não sei quanto custa um kit de fitas para converter as rodas em tubless mas há que o faça até com uma simples camara de ar (por vezes a mesma que a bike já trás) depois dois pneus kenda karma 60 tpi por exemplo (20 € cada ou menos)
e aí tiras uma bela quantidade de peso

depois espigão token na casa dos 70€ 140-160gr
selim na casa dos 180 gr
avanço nas 100-120gr ritchey 4axis ou kcnc
guiador (o que gostares mas na casa das 120-140 gr)
cassete se essa for deore (pesa umas 350 gr) uma xt por exemplo sao 270 ...
pedais esses devem pesar umas 350... uns exustar pm25 por exemplo 280...
punhos kcnc ou ritchey wcs... aperto espigao na casa dos 12-15 gr...

e terá que ser assim por esse caminho... 50 aqui 100 ali... e no final gastas 500 ou 600 euros mas tiras um kg ou dois...

Se quiseres gastar logo tudo de uma vez... so nas rodas deves conseguir tirar um kg (rodas e pneus)
na suspensão outro tanto...
Mas serão logo mais de 500 ou 600 euros só para cada um destes dois componentes...
 
#8
Eu não quero ter uma bicicleta topo de gama, mas quero ter uma bicicleta já razoavél. Isto tem de ser aos poucos, nos usados nao se arranja cenas porreiras? ;)

Com 300 euros, era capaz de tirar a bike 1kg?

Pessoal, sugestões, o que posso fazer para lhe tirar peso e ficar mais racing?

Boas pedaladas
 
#9
Alguem me pode explicar qual é a diferença significativa de 13 kg para 12 kg? Para que serve? Vale a pena o investimento? Uma coisa é ter uma Bike de 20 kg e passar para os 12...
 
#10
o sitio da bike em que mais consegues alterar o comportamento da bike e nos pneus e nas rodas
outra hipotese e a suspensao em que podes tirar muito peso e melhorar bastante o conforto da bike

com 300€ tiras um kilo na boa

40€ 2 rocket ron per (-400/500 g)
80€ espigao de slim (-200g)
150€ rodas blackjack xc400 (-500g)
e ainda sobram alguns € para alguns pormenores (mais por nivel estetico do que por peso)
 
Last edited:
#11
Obrigado, mas as minhas rodas ainda nao sao tubeless. Dá para mudar?

Cumps

Guiador Recto da bontrager Carbono Peso 113g Dimensões : 31.8*620mm
Preço 75€
Avanço Bontrager Carbono Peso 120g Dimensões : 31.8*90/100mm
Preço 80€
Espigão de Selim Bontrager Carbono Peso 145g/160g Dimensões : 27.2/31.6*400mm
Preço 80€
Mais um selim BBB 220 g(se nao estou em erro) e por uns novos pneus e tubeless da para baixar ods 12

Isto mais estas rodas: http://www.************************/Models.aspx?ModelID=69049 Nos **** escreva chainreactioncycles

Que acham? Baixava dos 12kg?

Cumps
 
#12
os rocket ron performance nao sao para tubless (apesar de darem) ou seja podes monta-los nessas rodas

tambem tenho uma cannondale trail sl

quanto a pesos originais

espigao - +/- 400g (pesadinho)
guiador - 315g
avanço - 190g
aperto de espigao - 50g
punhos 94 g
rodas - 2300g
quadro - 1500g
pneus - 690g
slim - 315g
camaras de ar de origem 160 g (cada uma)
 
#13
Mais racing, nao é dificil, tira tudo o que é plasticos a mais, inverte esse avanço e mete um guiador recto, apos isso leva-a para o mato e da-lhe umas esfregas, isso é que é ser racing, tira proveito da boa bike que tens.
 
#14
Perfeitamente de acordo com o dand25..A malta para trocar componentes por trocar acho um erro!! Agora quando é necessário trocar por desgaste, aconselho a sempre algo melhor. Isto é uma humilde opinião!!
 
#16
original pra ai uns 14kg (a minha e a trail sl 6) agora esta para ai com 11.8/11.9 kg

mudei-lhe a suspensao (epicon), o pedaleiro (slx) os pneus (rocket ron) os travoes (shimano xt) e o slim (por outro da cannondale mais para ai 100 gramas mais leve), ainda tenho muito por onde tirar!

o mais facil e mais barato era mudar os pneus, veres que camaras de ar tens e quanto pesam (por vezes da para tirar quase 100 gramas em cada camera de ar) isto se nao tiveres tubless, depois e ao teu critério mas talvez suspensao e espigao de slim sejam os pontos mais faceis para tirar peso a bike
 
#19
Isto do peso tem dias que me deixa off, mas deixo aqui a minha opinião.
Tenho uma rigída com 11,60kg. Pesa mais 400gr do que a suspensão total.
A diferença entre as duas nota-se? Não, não se nota.
Qual é o objectivo ao baixares o peso? Caso tenhas resposta para a pergunta é fácil iniciar o caminho, caso contrário, vais andar a gastar dinheiro em peças nas quais a diferença de peso, apesar de notória, não vai causar tanta influência quanto isso ao desempenho da bike.
Resumindo, começa de baixo para cima: pneus, rodas, pedaleiro, pedais, espigão, suspensão, guiador, avanço e deixa as pequenas coisas para o fim.
Obviamente, prepara-te para gastares alguns euros. Pesquisa nos usados aqui do fórum e noutros sites especializados e com certeza encontrarás óptimos negócios.

boas pedaladas