29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Jorge Gomes

New Member
Para este tópico não ser só uma maré de "Avé 29", deixo aqui este video:
http://www.pinkbike.com/video/290873/
http://www.pinkbike.com/news/26-vs-275-vs-29-Wheels.html
É num estilo um bocado diferente (All mountain) do que reina aqui no forum, mas dá para tirar algumas ideias.

Resumindo o video:
3 gajos experimentaram 3 bikes de all mountain praticamente iguais, mas uma com quadro e rodas 26, outra 27,5 e outra 29.
Dois escolheram a roda 26 e um escolheu a roda 27,5.

É uma resposta para aqueles que andam a apregoar "é só uma questão de tempo até as 29 dominarem todos os estilos de bike" ;)
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Caro Jorge Gomes, só espero que se divirta tanto na sua bike com roda 26, como eu me tenho divertido na 29er. ;)

obs: Vou aqui deixar-lhe um dos fatores que me faz continuar a adorar andar na minha 26. É que após um treino na 26, quando volto a andar na 29er, ainda mais (muito mais) gosto de andar nela. Não imagina o quanto adoro repetir esta emoção (passar da 26 para 29er)!!!!!!!!! ;)

ps: não sou vendedor de bikes, nem tenho qualquer tipo de comissão na venda de 29er´s. :p

Muitas e boas pedaladas, com ou sem rodas "GRANDES". ;)
 

Simon

Member
Bom dia,

Antes de mais importa questionar o Jorge Gomes se já experimentou a sério uma 29er?

Pelo comentário que fez não dá para perceber.

Para mim eles até podem dizer que um triciclo é melhor. Não me interessa. O que me interessa são as minhas sensações aos comandos da minha 29er e o quanto desfruto com mais alegria e gozo dos trilhos. Isso é o que efetivamente importa. Tudo o resto são opiniões e valem o que valem.

Em 2010 ainda as 29er mal davam os primeiros passos no nosso mercado e já eu tinha muita teoria sobre as mesmas. Porque pensei em mudar de bicicleta, estava na disposição de mudar para uma 29er, mas infelizmente não havia para experimentar e o interesse desapareceu e optei novamente por uma 26. Tremendo erro.

Em 2011, após efetuar vários testes a 29ers e em várias situações, fiquei convencido que não queria mais 26 e que a 29er era a bicicleta que mais se adequava ao que eu gosto de fazer.

Por isso Jorge, respeito a sua opinião e a de todos aqueles que assim pensam. Mas não é por isso que vou atacar as 26 ou os triciclos.

Boas pedaladas.
 

Jorge Gomes

New Member
Simon:

Se eu experimentei ou não uma 29er é irrelevante.
Não sei o que percebeu do meu post, mas eu não dei a minha opinião, apenas mostrei a opinião de outros ;) Aquele teste não foi feito por mim (infelizmente eheh).
Além disso, se te deres ao trabalho de ler o artigo, verás que são apresentados argumentos a favor e contra as 29.
E no final de contas a conclusão é: cada uma tem as suas vantagens, cada uma é melhor para certo estilo de condução e certas mentalidades.
Que é a opinião que eu partilho, acho que há espaço para tudo, não há necessidade de andar a dizer "isto é melhor que tudo o resto", "o resto vai desaparecer".

xcbiker: Tu achas isso normal, eu também. Mas se fores ler todo este tópico vais encontrar pessoas a afirmar taxativamente que as 29er vão dominar em todos os estilos de bike.
 
Last edited:

fitty77

New Member
É do conhecimento comum que as 29 dificilmente vingam fora das maratonas e XC (e mesmo aí, já é dificil de se imporem). Por isso é normal que em AM a escolha seja 26 (pessoalmente, ia para 27.5 e acho que é o melhor em suspensões totais, seja em que âmbito de uso for). E na minha opinião, mesmo em termos de maratona e XC, acho sinceramente que existe mercado para qualquer tamanho de roda. Saber qual se adequa a nós é que é mais dificil :)
 

Skaza

New Member
Eu que sou um utilizador recente de 29" (5 semanas e +/- 500km) posso dizer que para aquilo que faço e para a minha zona a 29" enquadra-se muito bem e não estou arrependido com a troca, mas um dos aspectos que está a surpreender-me e muito a 29" é no poder de tracção, mas isso também pode ter alguma coisa haver com o pneu traseiro, pois nunca tinha usado o que tenho montado de momento (Maxxis Crossmark)...
 

ritch

New Member
Eu tnh nenhuma 29'' nem acho que as vantagens sejam assim tantas... mas, e dito isto a maior área de contacto no chão e, eventualmente, o maior peso podem ser benéficos para a tração.

Mas no teu caso a principal razão deverá ser mesmo os pneus
 

Skaza

New Member
Maior peso não, pois eu passei de um FS de +/- 13,5kg para uma HT de carbono de +/- 10,80kg...
Certamente o pneu interfere e muito, pois falaram-me bem dele e na maior área em contacto com o chão (vantagem das 29") é que leve à minha satisfação geral, agora uma das desvantagens que se pode indicar é o maior esforço necessário para colocar as rodas grandes a trepar depois de uma volta das puxadinhas... :D
 

merino

Member
Boas pessoal..

Eu foi daqueles que resolvi entrar na moda dos tractores;).. De á um ano para cá é notável o crescimento de bikes com roda 29er.., se calhar não é só uma questão de moda..:cool:, pois quando se muda algo, pensa-se que seja para melhor.., agora é óbvio se não houver preparação física nem uma roda 35er.. :mad:

Sou um amante do BTT e alem de andar com o meu grupo de amigos domingueiro pela Serra d' Ossa também participo regularmente em eventos com carácter mais competitivo.
Na ultima prova que fiz em Outubro(sendo uma prova em geral rolante), fiquei parvo com tremenda dominação da 29", apenas me limitei a ir nas rodas.. Logo ai fiquei com a "pulga atrás da orelha" e realmente impressionado com o seu rendimento. De Outubro ate agora mais pessoal amigo e conhecido adquiriu a rodas big. Eu acabei por ir na calha, não por uma questão de dor de "cotovelo", pois estamos em crise não devemos andar a esbanjar dinheiro assim sem mais nem menos. Fiz contas á carteira e vi que tinha possibilidades de engrenar no mundo das 29 ers, alem da carteira fui pensado durante uns dias nas vantagens/desvantagem/objectivos.., :confused:que se resumiram a este três
motivos fundamentais que me fizeram optar pelos big:

1º- Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente. Já que em o pessoal em geral está tudo apostar nas big rodas 29". Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo que eu, levariam a melhor no final.

2º- Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...

3º- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008, sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!..:confused:

Na passada semana chegou a minha boneca, uma Cannondale F29 1.

Resumo da experiência da 29er:

Nos primeiros 10 quilómetros tem-se uma sensação muito estranha de posição em cima da bike, e ainda pensei "mal empregado o dinheiro que gastei nestas porcaria":(, pois parecia que ia a pilotar uma Harley Davidson, com os braços muito abertos e as costas mais direitas..:eek:, acabando por subir mais um pouco selim...

Ao fim de uma desenha de quilómetros a sençação da falta de posição "Race" já desapareceu e já nos encontramos mais entrosados com a bike sem nos darmos conta...
Então a partir daí começamos realmente a esquecer a 26 e a começar a tirar proveito da 29"...:p(é uma questão de tempo)

:arrow: A Rolar e em subidas de pouca inclinação é um "avião":clap:, (como alguém já me o disse parece que estamos a voar junto ao chão).., após embalar é só manter uma boa cadencia e é notória o aumento da velocidade...
:arrow: Em subidas muito inclinadas, no meu ponto de vista dá ideia que se torna lenta.., talvez por ao iniciar a mesma subida abrande mais rapidamente que uma 26" e ficamos com a sensação que de repente pararmos e arrancarmos a meio da subida. Também pelas diferenças de velocidade sentida anteriormente..., ma com uma boa cadencia lá vamos pedalando por ai acima..
:arrow: Mas em subidas muito inclinadas, com alguma pedra solta, valas, mudança declive a 29" acaba por ganhar á 26" claramente pois suas enormes rodas e estabilidade passa por qualquer obstáculo sem grandes problemas e ter que usar tanta técnica e equilíbrio que por vez temos que usar naquelas subidas íngremes e difíceis..
:arrow: Em conforto, do melhor que pedalei .., apesar de um quadro em alumínio a Lefty realmente faz milagres..., isto no caso da Cannondale, noutras marcas não posso dar a minha opinião..
:arrow: Tecnicamente percorri alguns singles técnicos e não achei que "perdesse" para as 26". Senti confiança, conforto e rapidez em superar qualquer obstáculo, mesmo no disparo também não achei que fosse muito lenta...

Sinceramente acho que fiz uma boa escolha..:yeah: , para mais um dos meus pontos forte é a rolar.. mas isso dependerá do rider, do tipo de terreno por onde pedala, dos seus objectivos e tipo de eventos de BTT em que participa..

Cmps e boas pedaladas em 26, 27.5, 29 ou até mesmo triciclos..lol
 
Tenho de á uns meses a esta parte uma 29er, tendo também mantido a minha 26er.... São bicicletas semelhantes em componentes e peso....
Para mim a questão é simples....

- Nem é assim tão fantástico passar para a 29er......o que acontece é que..........É mau demais é voltar á 26er...... terrivel mesmo.... até custa explicar...

E eu digo isto, tendo uma giant xtc 26er com menos de 9 kg, que continua a ser o amor da minha vida.... Tenho uma paixão enorme por ela e sentimentalmente representa mais para mim que a 29er.....mas é evidente que em rendimento, segurança e conforto fica a anos de luz da 29er.
 

pedrompsilva

New Member
A influencia da estatura nas 29

Gostaria de deixar um desafio a quem ja experimentou 29.

Indique por favor os seguintes dados:
altura
peso
29 HT ou FS
aprovada ou reprovada

gostaria de perceber até q ponto a estatura vai influenciar a opinião .

Obrigado.
 

pedrompsilva

New Member
Olá Medroso78,

obrigado pela sua resposta. Acho que seria interessante perceber se há uma relacao entre a altura e o gosto pelas 29.
se puder indicar (obviamente ta no direito de nao o fazer, ) a sua altura.

obrigado.

Pedro
 

Skaza

New Member
1.85m
90kg
29 HT
Super aprovada

Mas conheço um miúdo de 14 anos, que tem uma 29" de montagem la carte para aproveitar as peças que o irmão foi trocando na 29" dele e ele anda super satisfeito com a bike e o pessoal que anda com ele diz que o miúdo ultrapassa muito melhor os obstáculos que anteriormente com a 26" que tinha...
 

Polegar

Active Member
Pedrompsilva tenho 1,70 m, supostamente uma altura baixa baixa para 29. Vai para o 2 ano consecutivo e sinceramente não consigo ver o incoveniente na altura. Mais importante que a altura é a geometria da bike, como o top tube o mais importante. Posso te dizer que 2 colegas de equipas também usam 29, um esta a espera dela e outro já vai na segunda. O que esta a espera experimentou durante um mês uma 27,5 e depois uma 29 e olha que optou pela 29 :D
 
Top