Boas pessoal..
Eu foi daqueles que resolvi entrar na moda dos tractores
.. De á um ano para cá é notável o crescimento de bikes com roda 29er.., se calhar não é só uma questão de moda..
, pois quando se muda algo, pensa-se que seja para melhor.., agora é óbvio se não houver preparação física nem uma roda 35er..
Sou um amante do BTT e alem de andar com o meu grupo de amigos domingueiro pela Serra d' Ossa também participo regularmente em eventos com carácter mais competitivo.
Na ultima prova que fiz em Outubro(sendo uma prova em geral rolante), fiquei parvo com tremenda dominação da 29", apenas me limitei a ir nas rodas.. Logo ai fiquei com a "pulga atrás da orelha" e realmente impressionado com o seu rendimento. De Outubro ate agora mais pessoal amigo e conhecido adquiriu a rodas big. Eu acabei por ir na calha, não por uma questão de dor de "cotovelo", pois estamos em crise não devemos andar a esbanjar dinheiro assim sem mais nem menos. Fiz contas á carteira e vi que tinha possibilidades de engrenar no mundo das 29 ers, alem da carteira fui pensado durante uns dias nas vantagens/desvantagem/objectivos..,
que se resumiram a este três
motivos fundamentais que me fizeram optar pelos big:
1º- Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente. Já que em o pessoal em geral está tudo apostar nas big rodas 29". Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo que eu, levariam a melhor no final.
2º- Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...
3º- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008, sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!..
Na passada semana chegou a minha boneca, uma Cannondale F29 1.
Resumo da experiência da 29er:
Nos primeiros 10 quilómetros tem-se uma sensação muito estranha de posição em cima da bike, e ainda pensei "mal empregado o dinheiro que gastei nestas porcaria"
, pois parecia que ia a pilotar uma Harley Davidson, com os braços muito abertos e as costas mais direitas..
, acabando por subir mais um pouco selim...
Ao fim de uma desenha de quilómetros a sençação da falta de posição "Race" já desapareceu e já nos encontramos mais entrosados com a bike sem nos darmos conta...
Então a partir daí começamos realmente a esquecer a 26 e a começar a tirar proveito da 29"...
(é uma questão de tempo)
:arrow: A Rolar e em subidas de pouca inclinação é um "avião":clap:, (como alguém já me o disse parece que estamos a voar junto ao chão).., após embalar é só manter uma boa cadencia e é notória o aumento da velocidade...
:arrow: Em subidas muito inclinadas, no meu ponto de vista dá ideia que se torna lenta.., talvez por ao iniciar a mesma subida abrande mais rapidamente que uma 26" e ficamos com a sensação que de repente pararmos e arrancarmos a meio da subida. Também pelas diferenças de velocidade sentida anteriormente..., ma com uma boa cadencia lá vamos pedalando por ai acima..
:arrow: Mas em subidas muito inclinadas, com alguma pedra solta, valas, mudança declive a 29" acaba por ganhar á 26" claramente pois suas enormes rodas e estabilidade passa por qualquer obstáculo sem grandes problemas e ter que usar tanta técnica e equilíbrio que por vez temos que usar naquelas subidas íngremes e difíceis..
:arrow: Em conforto, do melhor que pedalei .., apesar de um quadro em alumínio a Lefty realmente faz milagres..., isto no caso da Cannondale, noutras marcas não posso dar a minha opinião..
:arrow: Tecnicamente percorri alguns singles técnicos e não achei que "perdesse" para as 26". Senti confiança, conforto e rapidez em superar qualquer obstáculo, mesmo no disparo também não achei que fosse muito lenta...
Sinceramente acho que fiz uma boa escolha..:yeah: , para mais um dos meus pontos forte é a rolar.. mas isso dependerá do rider, do tipo de terreno por onde pedala, dos seus objectivos e tipo de eventos de BTT em que participa..
Cmps e boas pedaladas em 26, 27.5, 29 ou até mesmo triciclos..lol