29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

danielsilva

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andam sempre a enventar... mas afinal agora só se fala de rodas 650b num topico destinado a 29??? na minha opiniaõ, até pode ser boa ideia, mas concerteza não chega para as sensações de uma 29... enfim acho é que as 26 vão apenas ficar para a historia num futuro cada vez mais proximo...

boas pedaladas malta...

Não sei porquê mas não estou a ver a malta do DH, FR, DJ, 4X a usar rodas 29 '' tão cedo .... :rolleyes:
 

Patitos

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Após umas horas de pesquisa aqui vai um estudo ao pormenor.
TIREM AS VOSSAS Ilações
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Façam o favor de serem felizes
 

chamusco

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Boas por acaso ontem li também encontrei e li isso e esta uma comparação perfeita.
Depois de ler fiquei com uma enorme vontade de ter uma roda 27,5 vulgo 650b e encomendei um par, agora é esperar que cheguem e dar-lhe kms rsrsrs.
Um abraço
chamusco
 

phonix2010

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Tive a ver o site da ax - o peso das rodas é brutal! Só que bem advertem que o peso máximo do rider é 90 kg... ou seja, no meu caso, p.ex., com 85, mais bidons, etc, já não será aconselhável...
2 questões - a 27,5 dá para pôr na boa num quadro 29? Em caso afirmativo, e tirando essa marca premium (que tem aquela limitação) qual a aconselhada no confronto peso/rigidez lateral/fiabilidade? Mesmo descurando, por utopia, o lado financeiro da coisa...
 

fgomes

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Boas;

Para os mais sépticos acerca das 29ers: Existe uma marca americana a preparar a entrada destas “meninas” na taça do mundo de DH, talvez já na próxima etapa. E não, não é da Specialized que estou a falar. Basta pesquisar um bocadinho.
 
Viva,

Tinha lido este artigo na revista MBA que compara 3 HT com rodas nos três tamanhos, a revista é do melhor e a review das mais sérias que tenho lido em literatura sobre BTT, mesmo assim mantive a determinação de comprar a 29 e não me arrependí.

Foi este fim de semana que adquirí a Epic comp carb M , deu ainda para fazer cerca de 100 Km desde estradão aos singles do ultimo passeio dos Malandros. Diferenças com a 26 muito positivas, que não vou repetir e massacrar aqui com o que já foi dito!

Muito importante sim, foram os passos para a escolha da marca/modelo e principalmente tamanho e ajustes!
E aqui vou falar do que se passou.
A escolha da marca/modelo obedeceu a critérios vulgares de quem compra mais uma bike, geometria (XC), material, peso e valor comercial...

Quanto à geometria/tamanho do quadro e ajustes é outra questão de importância decisiva na aceitação ou não duma bike 29er!
Estava habituado a comprar uma 26 a seguir a outra 26 o que não traz grandes questões do tamanho e ajustes dentro de geometrias parecidas, mas duma 26 para uma 29 é muito mais sensível, pois a geometria, ajustes e relação de transmissão num quadro 29 são completamente diferentes.

Agradeço ao pessoal da loja que muito profissionalmente comparou passo a passo a geometria do minha antiga bike 26 com as permitidas nos quadros 29 tamanhos "S" e "M".
Depois de muito experimentar e tornar a medir, optámos pela "M" e de seguida procedemos ao ajuste do espigão, selim e avanço, altura do guiador... para uma geometria o mais parecida possível com a minha 26, que me assenta como uma luva.
Resultado, em confiança/ergonomia nem parece que estou num quadro diferente com as vantagens/limites já descritas da roda grande, dou uma nota muito positiva.
Acredito que algumas má experiências com a "roda 29" advenham da escolha incorrecta do tamanho adequado do quadro e falta de cuidado/profissionalismo no tunning(afinação), ajustes e escolha dos pratos certos a cada um, como já aconteceu comigo dum quadro 26 para outro 26 e por minha responsabilidade.
O princípio simples de que na dúvida entre dois tamanhos (numa situação de fronteira) optar pelo tamanho abaixo pode não ser o mais correcto (obviamente que em algumas situações pode até acontecer) mas não deve ser assumido como uma regra sem medir e experimentar "a seco" todos os ajustes permissíveis na geometria da bike em ambos os tamanhos.

A unica coisa que mudei no equipamento de origem foi o rotor do travão da frente para um maior, que tinha em "stock".

Boas pedaladas em duas rodas,

Francisco
 
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RTC

Super Moderador
Francisco, obrigado pelo teu contributo, relevante para este espaço e desejo-te boas voltas na tua 29er.
Quando puderes, passa pela galeria e posta uma foto.
;)
 

phonix2010

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Voltando ao tema do tema do tópico, mais uma achega - para andar no calhau, solto, ou não, e gravilha em velocidade (curvas largas a descer na mecha), como ontem na maratona do centro, bem vinda 29! Conversa diferente, como já aqui tb. foi dito 1000 vezes, é que, de facto, a 29 ht não substitui a 26 fs a nível de conforto. A porrada pode sentir-me ligeiramente menos, admito, mas está lá na mesma..., só que com outra confiança
 

MMTS

Member
Ontem na maratona fiquei bastante impresionado com a quantidade de 29 que por lá havia... e na maioria eram dos atletas da frente!!
 

RTC

Super Moderador
Para um percurso como o de ontem, da Maratona do Centro, a 29 era quase perfeita!
Mas atenção...também furam! :assobio:
:D
 

Polegar

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Por acaso vi lá algumas furadas :D Felizmente a minha passou em todo o lado xD. Mas também vi muitas 26 furadas ehhehehe
 

chamusco

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Boas, a todos efectivamente ontem na Maratona do Centro nos 1.os 10 lugares de Federados ficaram 10 rodas 29, porque eram efectivamente os melhores da Taça sem duvida, por outro lado nas senhoras nas tres 1.ªs ficaram 1ª e 2ª rodas 26 e 3ª roda 29, o que mais uma vez prova que com 26, 27,5, ou 29 se o motor n estiver bem afinado, não se consegue fazer milagres.
Rene ainda andei a ver se te encontrava mas no meio de tantas pessoas n foi fácil.
Um abraço
Chamusco
 

ELCUPRA

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Boas pessoal do pedal ;) estou quase mas quase a cometer uma loucura e ir comprar este sabado a specializer epic comp 29 , pelo que tenho lido resolvi comprar 29 e agora a marca fiquei-me pela specializer , voces acham que ficarei bem servido ? tb nao poderei gastar mais euros senao a mulher mata-me , e visto esta ser uma bike para me durar bastantes anos ,so se a vida mudar e entao compra-se outra mas como isto esta nao me parece :) bem voltando a questao vi que uns dissem que nao outros dissem que sim mas ta decidido roda 29 . ali o nosso amigo Francisco Xavier tb deu uns bons feedback da bike apesar da dele ser em carbono eu ficarei-me pela de aluminio . alguma opinao ?
 

msaraiva

Member
Ola a todos!
Eu também sou um "convertido" à 29"

A máquina em questão é uma KTM MYROON 2.29

Em primeiro lugar, ha que dar destaque ao quadro. Muito bonito!
Em segundo, o catálogo não faz jus ao que a bike é ao vivo! Uma agradável surpresa, sem dúvida!
Em terceiro, o comportamento dinâmico.
Aqui há muito a dizer, mas vou apenas comentar o que sinto e as diferenças sensíveis da passagem de uma 26" para uma 29":
- o conforto na 29" é imensamente maior! As valas, buracos, raízes, etc, os obstáculos ultrapassam-se com maior facilidade. Muito maior!
- a velocidade que se atinge com a 29" é maior a rolar, descer, ultrapassar pedras, etc. Menos a subir! Mas subir é para ser devagar....
- nos trilhos de sobe e desce a 29" é melhor. Dá para ultrapassar o pessoal quando estes começam a subir, pois parece que ainda vamos a descer
- o controlo oferecido comparado com uma 26" é bem maior" Vamos "encaixados" na bicicleta, enquanto que na 26" vamos lá em cima. É diferente para melhor.

- a subir aqueles trilhos em que só alguns sobem montados nas 26", é provável que quem vá na 29" seja obrigado a apear. Isto se quem os subia na 26" já fosse quase a desmontar, senão apenas se tem de fazer um pouco mais de força. E até mesmo a força é subjectiva. Acho que é imprimir um pouco mais de "rotação" aos pedais e lá vamos nós! Não quero dizer com isto que é mais dificil andar na 29". Não é mesmo! Ha algumas diferenças mas não sao assim taõ grandes como alguns o dizem.
- em relação a trilhos técnicos, acho que é preciso ser-se mestre na arte de andar de bicicleta para falar da celebre questão da manobrabilidade. Mais uma vez nao noto diferenças sensiveis ao ponto de se traduzirem em defeito ou virtude
- as rodas são iguais às outras, as mudanças também, os travoes (da minha) são fenomenais!, os pneus RUBENA optimos.

Muito mais podia dizer, embora ache que as pessoas só devem opinar depois de experimentar
Eu tb dizia que a 29" era assim e era assado, e cá está a prova. Tive de engolir o "sapinho" todo!
Que as vantagens são maiores que as (supostas) desvantagens, são.
Que é preciso ter pernas mais ou menos treinadas para poder andar ali lado a lado com as 26", sim
mas isto tb se aplica a quem tem 26" para andar ali lado a lado com as 29", por isso ninguem se pode rir neste capítulo
Que tenho mais de 180 cm e que a bicicleta é boa para mim, é um facto (se calhar uma pessoa de 165 ou 170 cm não "casa" tao bem numa 29", digo eu...)

Se estou contente? MUITO!
Se é diferente em relação à minha anterior 26"? É! Aos olhos de quem vê... Mais nada

Um abraço a todos, sejam roda 26" ou 29", ou ate roda fina, que o que a gente quer é pessoal a pedalar e que as bicicletas baixem de preço!

Abraços
 

mrfo

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Apenas a titulo de curiosidade, deixo aqui mais um registo: um percurso que faço com alguma frequência, consiste em 46km com 520m de acumulado, sendo que a maior parte deste desnivel é alcançado numa unica subida com 8km de extensão total (subida à sra da Assunção, quem é da zona do Porto/ Maia, conhece bem). O resto do percurso é bastante rolante.

Com a minha Spark 26, o melhor que consegui foram 2 horas e 7 minutos, a uma velocidade média de 22km/h. Esta manhã, com a minha Finalist 29, fiz o percurso em 1 hora e 58 minutos, com vel. média de 23.6.

Posso também dizer que na subida fui mais lento com a 29 que com a 26, mas acabei por ganhar na descida e a rolar.

O meu objectivo na troca para 29 não foi ser mais rápido, apesar de isso não fazer mal nenhum :cool:. Parece-me contudo que quanto mais subidas tiver um percurso (e quanto maior a sua inclinação), mais perde a 29.

Deixo aqui mais esta informação para vossa análise.
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Após ter lido os comentários e apesar de não ser grande aficionado pelas roda 29, tenho que dizer que há por ai agora umas máquinas lindas, e como "quem desdenha quer comprar" eu ontem fui buscar uma Cannondale Flash 29er alum., emprestada, para testar, vamos lá ver como corro

As vantagens que eu vejo, desde que apareceu o primeiro teste á SPEC, na Bike Mag, foi que em trilhos técnicos, apertados, perde para a roda 26, em estrada larga com terra batida, ganha uma vez que se rola melhor e com bastante mais força (conforme...), em subidas deve perder pelo facto já descrito pelo mrfo, mais inclinação, mais se fica "atrás", a descer deve ter sido curtido no XCM Batalha, em termos de médias, deve ser maior em 29, se alterar o conta km como deve ser...eheh

Abraço a todos!!
 

Polegar

Active Member
A subir tem de se aprender a subir com a 29, e tentar não ter quebras, ou seja manter uma rotação constante e se assim for não deve custar mais nem ser mais lenta. E em subidas técnicas e/ou com pedra solta é muito melhor pois a frente não é "cuspida" de qualquer forma para os lados.
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
A subir sobe.se só que com a cabeça mais alta, devidamente posicionada...em descidas técnicas é que deve ser pior lol hoje já vou ver
 

ELCUPRA

Member
Hoje vou sair a rua pela 1 vez com a 29 ,Vou dar uma volta aqui na mata da machada se alguem quisser vir ? tb vou usar pela 1 vez pedais de encaixe espero nao cair lol e vou ver como anda . depois deixo feedback
 
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