BH Sierra Nevada que agora passou a ON ONE Whippet (pag 31)

iMiguel

Member
Boas.

Li o topic e ponta e ponta e gostei da evolução.
Tenho a mesma altura que tu, e comprei o ano passado um On-One Whippet (branco e vermelho - podes ver a bike no link na minha assinatura) e aquilo que descreves é precisamente aquilo que eu digo... Um quadro bastante agil, confortavel e sobretudo, tem um preço chamativo :p
O meu tem levado boas sovas em XCO e nunca se negou... Já o ciclista é que podia ser melhorzinho!!

Tive foi um pequeno stress no pedaleiro, onde me saltou 2x o crank esquerdo. Resumindo, era uma anilha que tava la a mais que fazia isso. De resto não tive stress com a máquina. Sou suspeito, mas acredito que este quadro seja uma boa aposta para quem queira um bom quadro em carbono sem gastar uma fortuna.
 

renatosilva

New Member
Bom dia,
iMiguel obrigado pelo comentário, é sempre agradável ler elogios.
Na altura da compra e montagem da minha, lembro-me de ter seguido o teu topico e inclusive de te ter questionado com algumas perguntas.
Hoje, passados 11 meses e 4000km estou super contente com a aquisição. A bicicleta continua um espanto, a responder ao solicitado e a ajudar na ultrapassagem de obstaculos que com a BH me custavam enfrentar.
O conforto é sem duvida brilhante e a agilidade magnifica.

Problema único foi também a questão das anilhas e da distância dos pratos à escora.

Já tem sofrido algumas alterações desde que foi montado no primeiro dia, e em breve sofrerá outra alteração. Irei mudar um componente do qual adoro e nunca, mas mesmo nunca, me trouxe problemas. Como alguns colegas, espero não me vir a arrepender.
Quando tiver fotografias das novidades posto imediatamente aqui. Até lá alguém quer arriscar onde irei tirar, pelo menos, 400gr?

Abraços e um BOM ANO 2014 !!!!
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
Bom dia

amigo Renato, como é ?? Tudo em cima ?? Ai no Sobral deve estar bom para uns belos single tracks eheh

Pensava que ias comprar aquela Orbea FS que testaste aqui há pouco tempo :)

Mandaste vir um quadro XL, dás te bem com ele ?? Pergunto isto porque por ex. quando tinha a Flash 26 tamanho M pedalava a 76cm e agora de 29er uso o mesmo tamanho..
 

iMiguel

Member
Para tirar 400gr, ou rodas ou suspensão :)

Foram essas anilhas que eu tinha a mais no meu pedaleiro, retirei-as e nunca mais tive problemas... Será da pedaleira? Tenho uma XT ainda de origem, sem troca de pratos... Se calhar é daí... Não sei.

O meu Whippet (cão de corrida :p) irá sofrer também alterações, nomeadamente tirar o ultimo prato da pedaleira (não uso escusa de estar por lá), meter um avanço novo e um guiador em carbono... Mas tudo a seu tempo.


Bom Ano 2014 e boas pedaladas!
 

renatosilva

New Member
Bom dia,
Hugo, tudo bom contigo? Já não te vejo por aí há muito, espero que esteja tudo a bombar contigo. Os trilhos do Sobral andam sempre em cima, pena esta chuva não dar tréguas.
Pois essa Orbea que falas é a bicicleta de sair a noite xD ninguem a vê ahahahahahah
Quanto ao tamanho, tive de fazer uma data de alterações no avanço, altura e anilhas. Com tempo cheguei ao meu ponto de equilibrio entre o conforto e a melhor posição de condução. Hoje estou contente e sinto-me bem quando faço 7 ou 8 hoje em cima dela.

Miguel, eu uso uma XTR de 3 pratos mas sem a talega (prato maior).
Prós- Mais armonia entre cada mudança, mais completa e por fim, o peso.
Contras- Quanto, em linha recta, chego aos 50km/h já não consigo aumentar a velocidade devido à cadencia ser super elevada para acompanhar a velocidade.
Eu uso 36 - 40 que chega para subir com calma. Usar um 38 - 42 faz-me aplicar mais força e em dias com menos vontade/força custa um bocadinho fazer as picadas mais inclinadas.

Avanço e guiador já tive em carbono, adorei, mas sem dar conta, os 54cm de comprimento estavam a retirar-me conforto e agilidade. Troquei recentemente para o KCNC Bone + Hilyx ambos em aluminio super leve, mas com 60cm de largura trouxe-me muito conforto e mais segurança a descer. Ou seja, tive o objectivo alcançado.

André, é isso mesmo, surgiu a hipotese de trocar para umas rodas menos agressivas o que vai fazer-me ter mais atenção e evitar erros que façam as rodas sofrer. Afinal, venho de umas Mavic de guerra e agora irei para umas flores de estufa.
A alteração deve-se ao peso e ao facto de eu fazer principalmente Raids e Maratonas, ou seja, muito tempo em cima da bicicleta e a procurar um pouco mais de rapidez.
Tenho as Mavic à venda e em breve terei as ZTR Crest com cubos Novatec montadas na WHIPPET.
Sinceramente, neste momento já não sei o peso da Bicicleta, mas assim que cheguem as rodas, a primeira voltinha terá de ser até uma balança :D

Abraços companheiros,
Obrigado pelos comentários
 

renatosilva

New Member
Vou tentar dizer alguma coisa esta semana. Irei montar a novidade (tem bom aspecto) e só depois tentar pesar a máquina :D
Escusado será dizer, estou muito curioso!
 

renatosilva

New Member
Olá, ainda venho deixar as fresquinhas hoje, apesar de falta de qualidade fotográfica não resisti.
Rodas Crest com Cubos Novatec e pneus Shwalbe de calibre 2.25 a frente e 2.00 a trás. (pois, foi mesmo assim que me senti quando as montei: "que exagero de mudança!")

Agora com mais calma...

Colega pensou em mudar para uma bicicleta de 29', ora uma rodas com um ano, alguns quilómetros com juízo é sinónimo de rodas aptas para muitos quilómetros. Deixar a fiel Mavic com umas ZTR e Novatec? Pois, sinceramente o peso falou alto, o facto do meu colega não ter tido problemas com as rodas ajudou.
Resultado: Vendi as Mavic e fui lá buscar estas rodas com um peso bem mais agradável. Ao certo ainda não sei qual a diferença em gramas, mas irei saber em breve. Acredito que tenha sido ainda algum. Sabia que era nas rodas que podia baixar muito o peso geral da bike.

Hoje fiz a manutenção do cepo e montei tudo o resto.

Com esta mudança vieram também os pneus Nobby Nic (frente) e Racing Ralph (trás).
O da frente vem ocupar espaço onde estou pouco habituado a ver... ora para quem pelada com 1.90 (já chegou a pedalar com 1.75) e se vê com um 2.25 polegadas de pneu, é algo estranho de facto.
Tenho receio da torção da roda juntamente com a torção da suspensão.. Será que vai bater?


É 1 centímetro de cada lado, entre o pneu e a bainha.

Mal o tempo deixe vou experimentar a montada. Agrada-me, e muito, a mudança que fiz. A gastar pouco dinheiro penso que evolui mais um pouco na qualidade da bicicleta.

O que me dizem?

Amanhã irei tentar trazer fotografias da bicicleta completa e com alguma qualidade (fotográfica) que não consigo obter agora com a luz artificial.
 

Jorge Gomes

New Member
Podes estar descansado que isso não vai bater em lado nenhum ;)
Eu com a minha Reba (as pernas devem ser semelhantes às da SID) e um Nic 2.25 nunca tive qualquer tipo de problema.
 

renatosilva

New Member
Olá amigos,
Não tenho tido tempo para tirar fotografias durante o dia, e à noite o telemóvel não apresenta grande qualidade. Ver se no fim de semana consigo captar alguma coisa e postar aqui.

Não pedalo há já 3 semanas, mas isto tem sido só ficar mais leve.. na carteira claro...

As rodas Crest ainda não foram testadas mas para aumentar o desejo de ir experimentar as rodas acrescentei-lhes uma coisa magnifica...
Quando era mais pequeno e vagueava pelo forum btt a ver as bikes de top dos mais velhos, criava na minha cabeça uma imagem que chamava de "bike de sonho". Hoje vejo-me com uma bicicleta discreta, minimamente leve e vejo-a como essa imagem de quando era rapaz pequeno... Tenho a bicicleta dos meus sonhos, tenho uma bicicleta que me puxa para andar e me motiva a fazer mais uma subida, mesmo não tendo pernas.
Hoje acrescentei dois discos super leves, que eu via há anos e dizia "que sonho!!! um dia gostava de vir a ter aquilo" eis que os flutuantes hope, a pesarem 65gr cada um estão montados na Whippet, a minha bike de sonho.

Que acham do upgrade?
Em breve debitarei feedback do material mais recente. Obrigado a todos os envolventes no projecto, desde 2004, que me foram possibilitando a construção desta beleza em duas rodas!
 

Miguel79

New Member
Finalmente um rasgo de sol e de tempo.
Foi dia de tirar fotografia à maquina.


Foto em pormenor da roda com o disco


E agora? Venha o bom tempo sff :mad:
Excelente!!!!
Qual o feedback que tens desse material da Hylix?
E concordo contigo,que venha o bom tempo que esta chuva já não está com nada!!!!
Abraço e boas pedaladas!
 

iMiguel

Member
Boas.

Ando para comprar uma suspensão nova, qual é a que tens? Se não for pedir muito, qual é o valor (leia-se preço :p) dela?
 

Jocas22

Active Member
grande máquina, só é pena a nivel estético a suspa branca. Tou pra comprar uns Hilyx pra minha estradista (neste caso avanço e guiador), se deres ai um feedback tambem agradecia
 

renatosilva

New Member
Quanto ao nivel estético, estou a ponderar colocar brevemente uns vinis brancos idênticos aos originais da bike. Já para não falar naqueles esigrips laranja que só ali estão por experimentação.

No que diz respeito a Hylix, para mim está a ser 5*. Já na BH usei uma espigão igual a este mas mais fino, nunca tive problemas. Continuei a apostar nele e até ver não tenho queixas. O único pormenor que tive de alterar é no parafuso de apertas os carris do selim ter de o trocar por um mais resistente. O origem facilmente se mói.
Já no avanço, basta dizer que é um dos mais leves que por aí anda (mesmo não sendo de carbono) mas face ao preço não se pode querer melhor.

A suspensão que tenho é uma SID Race (2009 se não estou em erro).
Já parti a parte das jarras há pouco tempo, talvez fadiga do material :S
Algumas delas vinham com defeito, mas isso já está resolvido novos lotes de fábrica.
Penso que é uma suspensão fantástica no que toca a regulações. As possibilidades são inúmeras e para qualquer tipo de piso/prática.
Acho que torce um pouco, mas a meu ver isso trás um ligeiro extra no conforto. Troquei agora de rodas, na primeira impressão, acho que a torção maior era nas rodas (Mavic Crossmax ST) mas depois deixarei feedback quanto a esta torção na roda da frente e suspensão.
 

renatosilva

New Member
Boa noite,
Ontem foi dia de ir matar a fome de BTT. Sim, a lama e a chuva marcaram presença, mas se não sair para me divertir quem sairá por mim?
Entre amigos lá fizemos 40km nas calmas e o material foi testado em condições verdadeiramente "chatas".



Não gosto de deixar avaliações em menos de 100km de utilização do material passando por vários tipos de terreno e intensidade. Porém, e até ver, estou bastante agradado com a evolução que teve a Whippet nestes últimos tempos. O ponto mais negativo talvez tenha sido os discos de travão, mas espero que tenha sido da água e areia que abundou em toda a volta. Em dias de Sol e pó talvez correspondam às minhas expectativas.
Mais tarde virei dar um feedback mais completo de todo o material.
 

renatosilva

New Member
Obrigado essence_s, já usaste discos destes ou baseias-te meramente em feedback já lido?
Eu estou convicto que irão melhorar com o clima :D
 

renatosilva

New Member
Olá, hoje começo por deixar aqui a nova companheira de voltinhas. Não será falada neste tópico mas considero interessante assinalar este marco. Andar com quadro de BTT com roda fina não é o mesmo que andar de "fininha".
O objectivo é complementar o treino de BTT com umas voltinhas de estrada e claro, poupar euros.

A companheira é uma Merida Warp 6 (com um peso perto dos 11Kg)




A Whippet continua poderosa, e agora pediu algumas renovações.
Hora de trocar a transmissão. Cassete com perto de 5 mil km ainda aguentava mais, mas os pratos já me stressavam nos passeios. Resolvido com novos pratos, cassete e corrente. Pelo menos calhou em boa altura já que se espera o bom tempo próximo.




Mantive a relação 26/40 com 34-11 que me permite uma pedalada solta, deixando ultrapassar todos os obstáculos que encontro mantendo um bom andamento.
Aproveitei recentemente a mudar os pneus e a dar mais tensão nos raios da roda traseira já que estes se iam fazendo ouvir ultimamente.

Boas pedaladas!
Desculpem a falta de qualidade das fotos...
 
Top