bebidas energeticas

toda a gente sabe que as bebidas energeticas são importantes na hidratação , nesta altura do ano onde estamos no pico do calor, por experiencia propria ao ingerir bebida energeticas a propria bebida acaba por provocar sede por ser doce , o que eu queria saber se voçes só bebem a bebida energetica ou misturam agua ou seja o que for e se acontece tambem a voçes ??!!
 
Eu só costumo levar uma barra e um gel (dependendo do tipo de treino, por vezes levo mais). Em questões de bebidas, comprar aquelas pastilhas de eletrólitos da High5 e coloco no meu bidão. Costumo colocar apenas 1 por 750ml (mas em 750ml é aconselhado 2 pastilhas).

Cumps
 

miguelcarromeu

Active Member
Obviamente que tudo isso depende muito da exigência das voltas e da desidratação própria da época / intensidade (ontem acabei com 12 litros de água, 4 sandes de presunto, 6 barras energéticas e 3 gel).

O isotónico deve ser acompanhado de água, ou seja, se levares um bidon de isotónico, deves levar outro de água. As proporções de água devem ser superiores às do isotónico. Diria que enquanto bebes 1 bidon de isotónico, deves beber 2 de água.
 

TiagoMAIAC

New Member
A maioria das bebidas energéticas, isotônicas.... chamem-lhe o que quiserem, as que vêm em pó, dá para diluir mais. Lá por dizer na embalagem que é uma colher por cada meio litro de água não é preciso levar aquilo à risca na minha opinião. Muito doce também é enjoativo mesmo as de limão.

Faz-se assim uma água com sabor. Mas mais importante é beber aquilo antes. Durante para mim chega água, muita água. Também sou menino para rebentar com 6 litros de água numa manhã facilmente.

cumpz
 

miguelcarromeu

Active Member
Beber isotónicos ANTES da actividade e apenas água DURANTE?

Isotónico serve para repor os níveis de sais que se perdem durante uma actividade. A par do gel, para reposição de hidratos de absorção rápida e barras para hidratos de absorção lenta, tudo isso faz falta numa actividade. E consoante a actividade, não é possível sequer "brincar" com a situação. Daí que, dizeres que "na tua opinião basta", parece que a suplementação é uma brincadeira secundária.
 

TiagoMAIAC

New Member
Mas nem era essa a questão, estás aí com uma grande explicação e o rapaz só queria saber se misturam água nas bebidas energéticas, eu não sabia a diferença entre isso e isotonica.... mas não interessava na mesma.
 

Insignia

Active Member
Boas, uma dúvida que sempre tive é que deve-se levar uma garrafa de água e outra de isotónico??? Para provas tenho levado sempre duas de isotónico.
 

miguelcarromeu

Active Member
O "rapaz" queria saber se bebia apenas isotónico ou deveria incluir água no cardápio.

o que eu queria saber se voçes só bebem a bebida energetica ou misturam agua ou seja o que for

A minha "grande explicação" contrasta com a tua falta de fundamentos quando dizes determinadas coisas da boca (ou do teclado) para fora. Quando se têm dúvidas deve-se evitar dar opiniões sobre esses mesmos assuntos.

A concentração de "pó" e a sensação de que "é demais", é porque a intenção do isotónico é repor os níveis - não é para dar sabor à água; senão levava-se o bidon com Luso Sabores.

Boas, uma dúvida que sempre tive é que deve-se levar uma garrafa de água e outra de isotónico??? Para provas tenho levado sempre duas de isotónico.

Deves levar ambos. O isotónico não pretende substituir a água.
 

TiagoMAIAC

New Member
Então qual é a diferença entre fazer uma solução um pouco mais diluída, e levar dois bidons se logo a seguir a beberes a bebida doce (Já nem lhe dou nome) vais diluir com água no estomago?

Sejam lá os fundamentos que tivesse (que eram pouco ou inexistentes) a questão não tinha nada à haver com isso mas sim com a diluição das bebidas, e isso sem perceber nada, também já me afetou porque as acho muito doces, e aí sim, tinha fundamento.

Mas isso já não interessa nada.
 

Reanimate

New Member
Hum... Estou confuso... Bebida energética=Isotónico?? Para mim não é e penso nem ser essa a definição.

O isotónico é agua com ou sem açucares com o objectivo de repor os sais minerais perdidos durante a actividade física. Os que têm apenas sais minerais acabam por ser melhores Hidratantes que a agua simples. Quando eles têm açucares a minha dosagem depende da temperatura ambiente. Com mais calor "corto" nos açucares e reforço os sais... Com o frio, (perdemos menos sais pois transpiramos muito menos), reforço os açucares.

O que interessa é beber muita agua/isotónico e repor os sais perdidos pois 1 Litro de isotónico é um 1 Litro de agua! Depois do treino ou competição beber 1 litro de isotónico/agua por kg de peso perdido durante o esforço físico.

Bebidas energéticas para mim são o Redbull e Monster, etc... E para o Google também. lol
 

miguelcarromeu

Active Member
Ai antes não percebeste?

A água pode não ser suficiente para repor os sais/açucares. Disse isso logo na primeira intervenção e logo aí destaquei que depende da temperatura e/ou actividade.

Não falei em bebidas energéticas. Falei sim do isotónico pois a questão foi sempre essa.

Quanto à mistura no estômago, nessa perspectiva, nada interessa: afinal vai tudo para o estômago na mesma. Leve-se o pó e faz-se a mistura directa pela goela.
 
ahaha gostei dessa ultima frase, miguelcarromeu ;)

Uma coisa vos tenho a dizer, discutir este assunto pode durar horas e horas... Enquanto ficam ai a pensar nesta treta toda, mais vale é ir treinar o resto vem por acréscimo. Acho que se deve apenas ler no site por exemplo da Powerbar sei lá, sobre este assunto, pois eles são expert nisto e sabem tudo isso e também se pode sempre falar com alguém duma loja.

Tenho uns papeis disto aqui por casa que venho num Race Pack da High5, leiam, pode ser que ajude ;)
http://highfive.co.uk/high5-faster-and-further

Cumps
 

paulo calado

New Member
era tão bom quando btt era só andar de bicicleta em todo o terreno.
eu não sei lá muito bem o que significa suplementação... hoje eu e outro gajo fizemos 74km, depois de almoço fomos tomar café. lavámos as chávenas com um bocadinho de aguardente caseira, como é tradição. tem corrido bem...
 

miguelcarromeu

Active Member
O BTT ainda é o que cada um quer fazer "dele".


À parte dos gostos pessoais de cada um, há "74 kms" e há "74 kms" - também isso depende de cada um.
 

Reanimate

New Member
Epa pois eu isso já não comento porque o "meu btt" é o "meu btt" e apesar de todos usarem uma bicicleta as semelhanças devem acabar por ai. Cada caso é um caso e cada um tem um objectivo. De certo que uma voltinha de 74km com aguardente pelo meio não faz parte da preparação para nenhum objectivo com um campeonato regional ou nacional de XCO como por exemplo aconteceu hoje. Era escusado...

O que eu posso dizer é que existem necessidades energéticas que tem de ser compensadas ou repostas. Eu quando olho para um cubo de marmelada ou para um gel ou para 200ml de isotónico o que vejo são 10 ou 20gr de Hidratos de carbono simples, de rápida absorção que me vão fazer falta para continuar no ritmo que quero impor ou seguir e que me vão repor o sódio e outros minerais como o magnésio para que continue de forma saudável a "puxar" por mim! A diferença é que uns tem o nome de suplementos desportivos e outros são só "doces" ou alimentos e água.

Há que saber as necessidades de cada um e ter uma ideia do ritmo ou trabalho a efectuar nesse dia. Fazer 80km em 3h e 30 minutos não é o mesmo que fazer os mesmos 80km em 5 ou 6 horas e acho que as pessoas deviam ter noção disso antes de vir aconselhar o uso ou não de "suplementação". Para se fazer correctamente uma boa dieta/suplementação de forma saudável, necessária e económica é preciso muito mais que chegar a loja e pedir aconselhamento a uma pessoa que não nós conhece nem nos viu andar de bicicleta.

E por outro lado, ao contrario do que diz o andre silva, ler folhetos sobre consumo de suplementação desportiva, (ou outra), que são feitos pela própria marca que lucra com o maior volume de vendas acho a pior asneira que se pode fazer por alguém que não tem noção das suas necessidades. Fácil de perceber porque digo eu...

Façam as contas por kg de peso e não por litros de agua ou porque diz no rotulo porque podem estar a superar em muito a necessidade ou então em falta.
 

markituh

Active Member
- durante o período de maior calor (verão) utilizo sempre 2 bidons, um com sais (gold drink, carrbbom, high 5 aqueles que quiserem) e o outro com água, ambos de 750ml seja em voltas de 30km ou de 100km. Para esta ultima distância (por norma estrada) acabo sempre por consumir mais água, visto que não ando com pacotes de sais atrás de mim.

Quando a volta é feita de forma mais calma e que sei que vai haver mais paragens, levo apenas água mas continuo na mesma com os 2 bidons de 750ml. Se fizer uma volta simples e curta (relax and enjoy) 2 bidons de 500ml apenas com água.
 

pikanso

New Member
Eu bebo um café antes, e durante é só água...caso haja previsões de calor...levanto-me mais cedo. Ainda este fim de semana saímos as 6h da manhã às 10h já estávamos em casa...
 

Reanimate

New Member
Hum... eu acho que isso passa ao lado da questão. Eu se o único interesse ou objectivo que tivesse no btt ou no ciclismo fosse as saídas ao domingo com os amigos muito provavelmente também levava só agua. Não tenho treinos para cumprir, posso parar de 30 em 30 minutos para comer o que me apetecer e o ritmo normalmente é fraco sem muito desgaste.

Alem disso no verão, (e no inverno também), as maratonas que me interessam não acabam as 10h da manha... Começam as 10h da manha! Ora isto de fazer 80km com 1500d+ com 35 graus a 85% da fcm a beber agua e a comer sandes de presunto não existe... A hidratação é essencial, os açucares são essenciais e em nada prejudica a saúde.

A agua não é suficiente para repor os sais perdidos e isso implica uma fraca hidratação, fraco rendimento, maior possibilidade de ter cãibras, etc...
 
Top