Aumentar resistência

Masil_93

New Member
Pois, a questão não é só as horas livres.
Mesmo depois de vir da escola tenho sempre trabalhos para fazer e algumas matérias mais complicadas para estudar e no fim de tudo o tempo acaba.
 

sniper_pt

New Member
Não quero ir ao encontro do offtopic mas parece-me que os mais novos têm alguma coisa a aprender...

Para isso vou fingir que:
-não estudei,
-que não tirei um curso,
-que não trabalhei e estagiei enquanto tirava o mesmo,
-que não tinha aulas extra e explicações no secundário,
-que não tive várias namoradas,
-que não fiz k1 durante imenso tempo e treinava quase todos os dias,
-que nunca fiz TPCs,
-que não fui um excelente aluno,
-que não comprei a minha 1ª bike aos 15 anos com $ de trabalhos de verão (2 anos e tal a juntar),
-que não fui um boémio durante um bom tempo,
-que não fiz muitas outras coisas...
-que em todos estes anos sempre fui arranjado tempo para uma pedaladas (é vdd, umas vezes mto pco...)...

Agora, depois de fingir, percebo que não têm tempo e que o secundário vos dá imensos trabalhos e matérias complicadas de estudar.

@skyforger: haja alguém que me compreende...

O treino requer esforço e fibra. Se não a têm ainda tratem de a arranjar.
Como dizia o Estebes: "Força nas canetas, deixem-se de tretas!"

Um abraço
Não fiquem ofendidos comigo mas às vezes é preciso acordar!
 

FJOTA

New Member
Boa tarde,

Desde que pratico btt noto que aumentei a minha resistência, por exemplo na escola no teste do vai-vem(para quem conhece ) que consiste em ir e vir numa distencia de x metros (n me recordo quantos) ao som dos bips que aumentam de intensidade, dantes fazia 65/66 ou seja já na zona "saudavel" segundo a escala. Desde que começei a andar subi para 78/79 o que considero muito bom. Colegas meus que faziam mais distancia agora ficam pa trás.
Mas na bike é outra historia.
Parece que passados 10/15km (sim, é muito pouco -.-) já começo a ficar todo estoirado.
Haverá alguma maneira de aumentar a resistência? Começei este ano o 12ºano por isso tempo é uma coisa que falta bastante mas ao fds posso fazer um esforço.
Creio que não é um problema de saúde porque ainda no mes passado fiz alguns exames e aparentemente ta tudo bem. E no tal teste do vaivem ao passar a zona saudavel é porque à partida não tenho problemas..
Já agora tenho 17 anos caso isso interesse.

Agradeço os vossos conselhos.

Abraço e boas pedaladas.

EU compreendo o que sentes, e por vezes acontece-me isso, e o que noto é que começo a andar em ''frio'' e da-me o abafa (pouco) por volta dos 15 min, passados mais 5 min, e quando deres fé já passaram 2 horas iiiii.
mas eu ando muito sozinho nao tenho que ir atras de ninguem, nem ninguem a espera, sigo no ritmo que quero e paro e arranco qd quero, mas isto será porque ha anos que nao andava muito, e agora em menos de 1 mês fiz tantos km como no ano passado, e até é pouca coisa 300 km, mas ando 2 x por semana ou mesmo ao domingo.
o que parece é que tu arrancas a frio e puchas demasiado cedo, quase sem aquecer bem o ''motor''.
 

FJOTA

New Member
Masil, eu no Verão andava três vezes por semana (2 durante a semana e 1 no fim de semana). Agora com a escola faço exactamente o mesmo. Eu entrei agora para o 11º ano e tenho 16 anos (quase 17), sei que o tempo é pouco, mas tenta arranjar pelo menos 1 hora para andares num dia de semana. Faço voltas de 45 ou 60 minutos a um ritmo moderado sem muitas subidas ou alterações de cadência. Vais ver que começarás e ter resultados.

Na sexta-feira fiz o teste do vai-vém e consegui fazer 126!

expliquem-me lá isso do teste do vaivem, eu nao estou a ver o que é, para perceber e fazer se possivel.
 

brunormt

New Member
Masil 93...desculpa, mas isso é matéria de Educação Física...fontes energéticas...tipos de resistência.....

Não te esqueças do professor de Educação Física...não custa nada :)


E também concordo com os outros users...tmpo não te falta rapaz, de certeza....vou-te dar um exemplo...

No secundário tinha a especifica de desporto para além da EDF, treinava Voleibol 5 X por semana 2h, fazia natação 3 X por semana e ainda tinha as competições ao fds.
Tinha amigos meus que estavam a tirar medicina e a treinar voleibol como eu...todos eles acabaram e são médicos ;)

Vontade e querer!!!!

Cumps
 

dragom

New Member
Se calhar mesmo no secundário, há quem tenha pouco tempo ;)

Pá, desculpem lá a franqueza, mas se não têm tempo no secundário é porque não querem! Ou então estão completamente tramados daqui a uns anos, quando estiverem casados, com filhos, com trabalho diário (se tiverem a boa sorte de o terem) e todas as responsabilidades inerentes.

Tenho dois filhos, um trabalho que me obriga a deslocações constantes na Europa, Ásia e América do Sul, e treino 5 a 6 dias por semana. Musculação, RPM, Karaté e BTT. Levanto-me é quase todos os dias às 6h ou antes, treino às 6h30, 7h00, à hora do almoço, ao final da tarde ou às 23h. Mas treino, treino quando é possível.

Quando andava no liceu (o actual secundário) treinava artes marcias 6 dias por semana, 2 a 4 horas por dia. Tinha era algumas prioridades diferentes de alguns dos meus colegas. Não passei muitas horas a beber cervejolas e jogar matrecos como alguns faziam... e também não sentia nenhuma falta.

Sem força de vontade não o conseguem.
 

Masil_93

New Member
Pode parecer falta de vontade mas não o é. Pode ser é falta de organização. Para além das aulas, tenho ainda as explicações e ainda tou a tirar a carta de mota por isso normalmente só posso andar ao fim de semana. Vou tentar organizar melhor o meu tempo para ver se dá pa andar pelo menos 1 vez por semana. É que os meus pais, por exemplo, se tiver uma nota mais baixa, a desculpa vai ser logo que a bicla é que tem culpa, daí eu evitar andar durante a semana, mas vou tentar organizar-me melhor e fazer os possíveis.
 

Miguelowisk

New Member
tudo mudou muito em relaçao ah uns anos atras ... tou no 12 ano e agora temos cerca de mais 8 horas semanais de aulas q vcs ... velhotes ( sem ofensa ) tinham na vossa epoca ... nao eh uma questao de esforço mas de aumento da carga horaria a que estamos sujeitos.. e nao somo da funçao publica pois esses fecham as 5 mas as 4 e meia nao esta la ninguem ... eu treino 3 a 4 vezes por semana cerca de 3 horas e tenho que cronometrar tudo muito bem
 

dragom

New Member
tudo mudou muito em relaçao ah uns anos atras ... tou no 12 ano e agora temos cerca de mais 8 horas semanais de aulas q vcs ... velhotes ( sem ofensa ) tinham na vossa epoca ...

Podes chamar velhote à vontade. No problema :)

Mas olha que isso não é bem assim. Eu quando fiz o 12º, fi-lo à noite porque durante o dia fiz o Ano zero de Direito na Católica, coisa que na altura era necessário porque não havia garantia de entrada no 1º ano do curso. Logo foram 2 12ºs em simultâneo e continuava a treinar.

A questão da organização que o Masil_93 refere é importante também. Muitas vezes basta isso. :)
 

carlluchi

New Member
Eu percebo o que dizes, aqui o velhote, com a tua idade tambem era um revoltado, que dizia que a vida de estudante era uma trabalheira danada, que eramos uns incompreedidos que tarbalhavamos muito...

Hoje e já depois de 17 anos de trabalho, só te digo, vida boa a de estudante... Agora é que vemos a diferença ....

Mas como te disse, compreendo-te, na altura tambem eu e o resto do pessoal, ficava tudo chateado quando no diziam que não faziamos nada.

Por isso, aquela horita no sofa a ver tv, ou a testar o novo jogo, ou melhor ainda, anula a conta do farmville, vais ver que sobra muuuiito tempo para ir queimar pneu.
 

Nuneca

Member
Masil_93, os esforços são completamente diferentes.
Tenho 20 anos, deixei a escola a 2 anos, na altura fazia o vai-vem na casa dos 115/120 e agora passados 2 anos sou capaz de fazer assim de repente uns 45/50, mas a segunda já sou capaz de voltar a casa dos 100. O que quer dizer com isto é que também pode depender do teu organismo, caixa de ar, entre outras coisas que podem não dar para mais.
No entanto é de salientar que sem treino e dedicação nada feito como é obvio.
No teu caso penso que devias apostar mais em treinos de resistência como por exemplo: corrida longa, natação, etc.
 

Morgriff

New Member
alguem me podia explicar como eh que eh possivel aumentar a capacidade de respiraçao ?? respectivo aumento da caixa toraxica

Treina respiração a 4 tempos. Inspiras devagar e fundo até ao máximo mesmo. Paras até que sintas necessidade de mais ar. Explicas tudo devagar até não teres mesmo mais ar na caixa. Voltas a parar até precisares de ar. E voltas a inspirar da mesma maneira.

Isto vai ajudar a que os teus pulmões se habituem a ter mais ar já que os pulmões têm capacidade média de 7 litros de ar, e nós na respiração normal só usamos 1,5 litros a cada inspiração.
 

FishBike

New Member
Caros amigos das pedaladas, vamos lá deixar os :eek:fftopic: e dar uma ajuda ao masil e outros mais que aqui apareceram!
Essencial para ganhar resistência é fazer mais km's em cima da bike num ritmo moderado/leve, sem picos de intensidade, mesmo que seja a subir... colocam a "avózinha" e vão ver se não sobem num ritmo calmo.
Posto isto, treinar mais do que 1x por semana, se só podes ao fds, existe o sábado e o domingo, tenta organizar o teu tempo para dedicares 2 a 3h de treino nesses dias. Ainda estando no 12º ano e com explicações à mistura, de certo que deves ter umas manhãs ou tardes livres, organiza o teu tempo, pois uma voltinha de 30/45min também consegues ter muitos ganhos.
Agora uma coisa que tens de perceber, se queres melhorar em cima da bike, não te ponhas em "picardias" nem comeces logo a "fundo", porque mesmo com 17 anos e cheio de "sangue na guelra" os nossos "depósitos" também se esgotam se não tiverem devidamente preparados. Por isso, se tens mais tempo ao fds, dedica essas 2/3h de treino para rolares calmo e fazeres mais km's em cima da bike, nos outros que te indico durante a semana, os de 30/45min (como são as aulas de rpm, que já aqui foram referidas) é que podes fazer mais intensidade de treino, dedica é 5/10 minutos para aqueceres, antes de começares a queimar pneu!!:yeah:
Agora, "por obra e graça do Nosso Sr. do Espirito Santo" não ganhas resistência cardiovascular se passares o tempo todo sentado ao computador ou em frente da televisão... como dizia o outro, "um velocista, nasce, um maratonista, faz-se!" portanto amigo tem de ser muito trabalho e muitas horas de "martelo nos pedais", tens é que saber gerir as tuas prioridades.
Já agora, :eek:fftopic: sou Prof. Ed.Física, monitor de spinbike, treinador de natação e treinador de ciclismo, por isso não é só mais uma opinião, mas já é uma informação mais segura, não querendo ofender ninguém que já aqui postou e que não disseram asneira nenhuma.
Se tiveres mais questões, envia mp.

Cumprs,
FISHBIKE
 

joks

New Member
Sugestão:

- Durante a semana (1 a 2 vezes) e em função da "falta de tempo", começa por dar umas voltas em estrada com cadência elevada. Se achares conveniente compra um pulsómetro.
- Outra sugestão é comprares um rolo de treino: agora com os dias a encurtarem é uma boa opção. Convém teres um pulsómetro.

Para mim o "segredo" para uma maior resistência é andar muito de bicicleta. Nem sempre andar no mato, com alterações constantes de ritmo (subidas/descidas) é o melhor treino. Convém "rolares" com ritmo constante o maior tempo possível, e isso só se consegue em estrada ou zonas planas. Depois para a técnica faz-se esporadicamente uns percursos em mato.
 

Masil_93

New Member
Caros amigos das pedaladas, vamos lá deixar os :eek:fftopic: e dar uma ajuda ao masil e outros mais que aqui apareceram!
Essencial para ganhar resistência é fazer mais km's em cima da bike num ritmo moderado/leve, sem picos de intensidade, mesmo que seja a subir... colocam a "avózinha" e vão ver se não sobem num ritmo calmo.
Posto isto, treinar mais do que 1x por semana, se só podes ao fds, existe o sábado e o domingo, tenta organizar o teu tempo para dedicares 2 a 3h de treino nesses dias. Ainda estando no 12º ano e com explicações à mistura, de certo que deves ter umas manhãs ou tardes livres, organiza o teu tempo, pois uma voltinha de 30/45min também consegues ter muitos ganhos.
Agora uma coisa que tens de perceber, se queres melhorar em cima da bike, não te ponhas em "picardias" nem comeces logo a "fundo", porque mesmo com 17 anos e cheio de "sangue na guelra" os nossos "depósitos" também se esgotam se não tiverem devidamente preparados. Por isso, se tens mais tempo ao fds, dedica essas 2/3h de treino para rolares calmo e fazeres mais km's em cima da bike, nos outros que te indico durante a semana, os de 30/45min (como são as aulas de rpm, que já aqui foram referidas) é que podes fazer mais intensidade de treino, dedica é 5/10 minutos para aqueceres, antes de começares a queimar pneu!!:yeah:
Agora, "por obra e graça do Nosso Sr. do Espirito Santo" não ganhas resistência cardiovascular se passares o tempo todo sentado ao computador ou em frente da televisão... como dizia o outro, "um velocista, nasce, um maratonista, faz-se!" portanto amigo tem de ser muito trabalho e muitas horas de "martelo nos pedais", tens é que saber gerir as tuas prioridades.
Já agora, :eek:fftopic: sou Prof. Ed.Física, monitor de spinbike, treinador de natação e treinador de ciclismo, por isso não é só mais uma opinião, mas já é uma informação mais segura, não querendo ofender ninguém que já aqui postou e que não disseram asneira nenhuma.
Se tiveres mais questões, envia mp.

Cumprs,
FISHBIKE

Muito Obrigado pela preciosa ajuda.
Sim, vou tentar organizar melhor o tempo para ao fim de semana e pelo menos 1 dia durante a semana conseguir andar e tentar melhorar.
E já testei andar a ritmo moderado e melhorei bastante, fiz bastante mais km que o costume, até fiquei admirado...Mas ainda assim acho que necessito de mais "andamento".
 

dragom

New Member
Muito Obrigado pela preciosa ajuda.
Sim, vou tentar organizar melhor o tempo para ao fim de semana e pelo menos 1 dia durante a semana conseguir andar e tentar melhorar.
E já testei andar a ritmo moderado e melhorei bastante, fiz bastante mais km que o costume, até fiquei admirado...Mas ainda assim acho que necessito de mais "andamento".

Não te esqueças é de comprares um kit de luzes senão tiveres, e umas fitas reflectoras, ou usa mesmo um colete reflector. Nesta altura, de manhã cedo ou ao final da tarde praticamente não há luz, e convém estares vísivel. A segurança antes de mais.
 
Top