Assalto ao Caramulo 2012…O Demónio de Branco

JorgePedroso

New Member
Boas
O batalhão Oestino WWW, informa as mais altas patentes que alterou os seus planos de investida! Por achar que a deslocação das tropas justifica uma batalha mais "intensa", decidiu iniciar a investida em Vila Nova de Monsarros.

Presente, integrado no batalhão do oeste, ponho-me às ordens das chefias militares para o Assalto ao Caramulo. Levarei GPS com track carregado e estarei disponível para qualquer tarefa.
 

JoaoBXC

New Member
Caro Capitão António do Batalhão de Monsarros,

Informo-o que depois de tal viagem e mercê das mais variadas adversidades, permita-lhe que lhe diga que salada de fruta como sobremesa é para meninos. Um tipico doce da região seria o mais indicado para os soldados, pois precisam de restablecer as calorias perdidas.

Over and Out.:)
 

Otocruz

New Member
Boa tarde, caros colegas das duas rodas!
Gostaría de saber se existe alguma informação relativamente ào Batalhão de Anadia? É que até à presente data não encontrei nenhuma indicação deste comando...Abraço
 

cagaréu

New Member
Otocruz,

de Anadia não sei mas Vila Nova de Monsarros é proximo de Anadia e de lá sai um grande pelotão, lá é o "berço" do assalto :)
 
Last edited:

Antonio Faisca

New Member
Otocruz

Não sei se este ano os Lobos da Montanha vão organizar o pelotão de Anadia...eventualmente vão, mas podem não o ter divulgado no mundo digital...publico pelo menos ;-)


Eu peço a todos os que estão a Liderar/organizar um pelotão que vão a :

http://www.facebook.com/groups/124188357692880/events/

e criem um evento do seu ponto de saida...assim todos os pontos de saída podem ficar juntos. Como titulo do evento respeitem a matriz "Assalto ao Caramulo 2012…O Demónio de Branco...NOME DO PONTO DE SAÍDA"

Boas pedaladas a todos e rezem...;-)...a quem quiserem...
 

esantos

New Member
Boa noite
A poucos dias do grande momento de BTT aproveito para relembrar algumas informações...
-Concentração no Parque Urbano (Jardim) no centro de Tondela a partir das 07:30 e partida às 08:00 em ponto
-Banhos no Pavilhão Municipal de Tondela
-Percurso de cerca de 50kms com 1500m de acumulado
-Alerto para os seguintes factos:
-Percurso não está marcado, não existe polícia nem Bombeiros
-Existem pessoas suficientes no grupo a conhecer o percurso para que todos o cumpram sem dificuldade, tal como nos anos anteriores, desde que respeitem o ritmo de andamento de todos os participantes!! (coisa que nem sempre acontece...)
-Garantimos a presença de uma pessoa no final do grupo
-Gostaríamos que este ano conseguíssemos permanecer juntos durante a descida, pois ela é bastante divertida
-Passamos primeiro na Tasca de Malhapão onde podemos assinar o referido livro, depois vamos ao Caramulinho e voltamos para trás pelo mesmo percurso cerca de 2kms (já não regressamos a Malhapão) e seguimos para Jueus para iniciar a descida
-Locais Perigosos:
-single track a descer de Molelinhos para o rio Criz (estreito inclinado e escorregadio) mas perfeitamente transitável por todos (logo no início km 4 0u 5 no meio de umas mimosas)
-a descida de Jueus para Múceres é perigosa por ser muito rápida e ter muitos regos da água com profundidade significativa, existe ainda uma alternativa em pedra (para os mais corajosos) que será indicada no dia aos interessados e que é sempre paralela ao percurso definido

Grande abraço e até sábado
Ernesto Santos
mapaph.jpg


Só um detalhe para a malta que diz que o batalhão de Tondela sobe muito....não podia ser mais mentira....este ano, temos:
44,43% de descidas
42,67% de subidas
12,90% de plano

altimetria.jpg


Mais informação em: http://www.facebook.com/groups/caramulosassault/473717416002861/

algumas fotos:







 

tlages

Member
Este será o terceiro ano consecutivo que alinho no assalto mais conhecido do ano!!
Como saindo da Guarda está fora de questão, juntei-me sempre a uns amigos de Viseu. Foram dois anos com umas investidas das boas que sempre renderam 90 a 100 Kms e com o desnível vencido sempre a rondar os 2000 metros.

Em 2010 foi assim: http://tiagussbtt.blogspot.pt/2010/12/assalto-ao-caramulo.html
Em 2011 foi assim: http://tiagussbtt.blogspot.pt/2011/12/assalto-ao-caramulo-2011.html

Este ano queria (para convencer mais malta) e conseguir chegar a tempo de assinar o livro, pois sempre cheguei tarde :). Queria portanto fazer entre 40 a 50 Kms, tinha pensado em Tondela, pois da Guarda chegamos lá facilmente.

Alguém me ajuda? :)

Abraços e boas pedaladas
Tiago Lages
 

salgado52

Active Member
Viva Tiago,parabéns pelo teu blog,muito bom,bons foto-report,até sábado e pode ser que nos encontremos bem lá no alto(Caramulinho).

Abraço

JAndrade
 

tlages

Member
Ola Alexandre, já vi que também vais estar por essas bandas. Se calhar ainda nos encontramos. Gosto mais das "investidas" de um dia inteiro, mas assim não consigo convencer mais gente a ir. Tondela parece-me uma boa alternativa e da Guarda chegamos lá rápido, já vou ver o link. Obrigado pela dica.

Jose Andrade, obrigado. :)

Abraços e até sabado
Tiago Lages
 

esantos

New Member
Boa noite
Acerca do Batalhão de Tondela, julgo que está actualizada toda a informação necessária aqui e no face...
A todos os que se queiram juntar a nós teremos um enorme prazer em vos receber...
abraço
ernesto
 

cagaréu

New Member
A dois dias de mais um "Assalto" ao Caramulo, nunca é demais recordar como tudo começou no ano de 2008

Às vezes as melhores ideias surgem de repente e quase do nada. Só por isso, pelo facto de surgirem, fazem com que a história se escreva de forma diferente. Obviamente a história não acontece sem intervenientes. É precisamente desses que reza a história que aqui se narra, todos aqueles que participaram e deram início ao Assalto ao Caramulo. A jornada foi épica, nem todos conseguiram levar por diante os seus intentos, muitos tombaram antes do fim, mas pelo menos ousaram fazê-lo. O que aqui fica, mais não é do que uma descrição dos factos, de como tudo aconteceu, ou pelo menos do que chegou até aos nossos dias.
Numa época em que o país e o mundo se encontravam mergulhados em trevas profundas -por culpa do governo- (expressão que na época era bastante trivial) meia dúzia de jovens (diz a lenda que descendentes remotos de cerebrus) estatuíram um assalto ao Caramulo. Não que esse assalto fosse mudar sobremaneira o estado das coisas, mas porque não tentá-lo?

O motivo original de tal demanda nunca ficou muito bem esclarecido, as versões existentes divergem nalguns pontos, mas ao que parece (e como é costumeiro) envolvia gajas.
Posto isto no provecto ano de 2008 e graças à internet (ferramenta deveras remota, que na altura servia a comunicação entre seres que se mantinham fisicamente distantes) aprazou-se o 1º dia de Dezembro, como o ideal para tal pleito. Elegeu-se tal data, ao que parece, por coincidir com o final da temporada da azeitona, e ainda deixar uma ou duas semanas para total dedicação às decorações natalícias.
O objectivo seria apanhar o Caramulo desprevenido, conquistando-o até ao topo. Os opugnadores atacá-lo-iam por todos os lados. Foram organizadas várias frentes, a de Vila Nova de Monsarros, Albergaria, Tondela, Mortágua, Canelas, Águeda e Anadia, e mais uns quantos que chegando de várias partes da nação se juntariam às diversas frentes conforme se lhes aprouvesse.
Depois de tudo plasmado, aguardava-se com alguma expectativa a chegada do dito dia. A jornada não antevia grandes dificuldades, até porque o Caramulo desacautelado, não ofereceria grandes dificuldades, ou pelo menos era isso que se esperava. Mas na guerra, nunca se pode tomar como certa a fraqueza do oponente.
Com a chegada do dia, as várias frentes organizadas iniciaram o assalto ao Caramulo, cada um pelo seu flanco. O objectivo final era o encontro das hostes em Olho-de-boi, dando depois origem a um desfile comum (onde a vitória seria devidamente comemorada) até à localidade de Malhapão de Cima, onde todos os intervenientes seriam apoteoticamente recebidos pelo Sr. Cardoso e a D. Adelaide no Penedo Serrano onde se daria início a um prândio de celebração.
Mas as coisas não correram exactamente assim. O Caramulo defendeu-se como pôde, e fê-lo de forma notável. Largou frio e neve de forma tão abundante, que dificultou deveras a progressão das hostes. Alguns temendo o que os esperava, nem chegaram a partir. Dos outros, só alguns conseguiram chegar a Malhapão, mas esses foram devidamente recompensados com o prometido banquete que os esperava, bem como por duas lareiras que ardiam copiosamente. Ainda os esperava o regresso em iguais condições, mas esse seria a descer e a aguardente e a jeropiga fornecidas pelo Sr. Cardoso muito contribuíram para ajudar a embalar monte abaixo.
A vitória ainda que não tenha sido total, soube muito bem. O assalto ao Caramulo com estas condições não se afigurou de facto tarefa fácil, mas talvez por isso mesmo tenha sabido tão bem e tenha permanecido na memória de todos os que nele participaram.

O assalto ao Caramulo, por ser uma coisa nunca antes feita, tão diferente e tão original, merece de facto ser exortado e continuado ao longo dos anos. A todos cabe não deixar morrer esta iniciativa única.
Este registo servirá para que todos os que quiserem e conseguirem possam dizer pelo menos uma vez, -eu estive lá-.
 
Top