As cobras, encontros imediatos!!! (Com fotos)

abelha2

Active Member
Sim eu sei, mas não era dessas... Mas eu tudo o que não possa controlar, cães, cobras etc, quanto mais longe melhor. Sou um pouco assim:

994241_636014019766601_299184011_n.jpg
~

A "minha" estava enroladinha numa cova do caminho a apanhar sol, por cima de uams folhas de carvalho.
 

paulo calado

New Member
acho que foi o batman que disse que viu um lagarto bem grande (sardão) na serra de santo antónio... há-os por aqui bem grandes, sim.
mais, há víboras venenosas (víboras cornudas). mas há 20 anos que ando por aqui de bike e só vi uma uma vez nos trilhos. ia sozinho e passei a centímetros do animal, que estava ainda entorpecido. parei a bike uns metros mais à frente, regressei a pé e pude observá-la com atenção.
foi a segunda que vi na vida. há muitos anos, perto de 40, o meu avô guardou a cabeça de uma que tinha matado. acabou por vendê-la, eram procuradas como amuleto.
 

miguelcarromeu

Active Member
Há duas espécies venenosas em Pt: a cornuda e outra que não me recordo. Ambas são raras mas existem e os casos de ataques, apesar de muito raros, ocorrem.

As rateiras são as mais comuns e perfeitamente inofensivas.
 

gcaetano

Member
A minha forma de estar relativamente a estes animais baseia-se, sobretudo, na prudência. Pelo simples motivo de que qualquer mordida será dolorosa! Outro aspecto que é necessário acautelar é o nome que por vezes é dado a cada espécie. Normalmente conhecemos o nome popular e não o científico, e muitas vezes nem conseguimos identificar que espécie de cobra seria aquela!
Por exemplo, para mim, quase todas as cobras são rateiras (porque a generalidade delas come ratos! :D). Na foto do qmark, se não tivesse a noção de escala, quase diria que aquele bicharoco é um licranço que está mais perto de ser um lagarto do que uma cobra!
Como o miguelcarromeu disse muito bem, há um par de espécies potencialmente perigosas, a víbora cornuda, a cobra de capuz e uma outra que também é chamada de cobra rateira, mas que é até bastante venenosa e comum, mas que por ter os dentes inoculadores mais atrás raramente injecta veneno nas mordidas... Isto de acordo com um guia natural que consulto sempre que me cruzo com bicharada nas minhas voltinhas!
Pessoalmente, e como não sou grande especialista a identificar serpentes, prefiro vê-las de uma distância segura!!
 

costanm

Member
As cobras são um bicho que me repugna um pouco, sim....mas numa circunstância normal elas evitam-nos, e se eu vir uma no trilho também o faço, tento não lhes fazer mal.
Ou seja, já vi muitas e nunca me assustei com elas. No entanto, se uma daquele tamanho mostrasse interesse em "acasalar" com a minha cassete daquela forma, acho que não me chegava...

Ainda assim, não sou nenhum rambo, e digo-vos que o maior susto que apanhei foi com 1 javali e suas crias a olharem para mim, a cerca de 100 metros....eu, apenas mexia os olhos para ver qual seria a árvore que conseguiria subir mais depressa.

Felizmente, o javali, esse sim, deveria ter a mania que era o rambo, tirou-me as medidas com uma ar sobranceiro e seguiu caminho....e eu dei meia volta e pisguei-me....
 

Manchanegra

New Member
Encontros imediatos com cobras lembro-me de um, há uns anos, quando procurava uma cache (para quem sabe o que é, consiste em procurar taparueres escondidos no mato recorrendo a satélites que custam milhões de dolares doh, como um amigo gosta de dizer, ou então Google Geocaching). O local, algures entre a Foz do Arelho e Salir do Porto era perto de uma arriba e estava tapado com uma pedra. Tirei a pedra e a cache que estava perfeitamente visivel dentro de um saco, e, quando a ia recolocar no seu local estava uma cobra enrolada lá dentro. Ainda hesitei se havia de a colocar lá ou ir embora. Lá ganhei coragem, recoloquei, tapei, e, não aconteceu nada.

costanm, no teu caso, se tinha crias, acho que não era exactamente UM Javali :hmmm: o que torna a coisa ainda mais perigosa :eek:mg:. Felizmente correu bem.
 

costanm

Member
o que eu quis dizer é que era UM javali....fêmea, pois tinha crias...

mas sim, a coisa foi ainda mais perigosa.....

PS: quando te referes a taparueres, era a tupperware que querias dizer? as embalagens de plástico? gostei da descrição da cache :)
 
Last edited:

Vic.Abreu

New Member
Eu ja vi uma pequena cobra na ciclovia GUIMARÃES-FAFE, e a cobra estava atacando o pobre de um sapo!! Coloquei força nos pedais e arranquei com a bike dali, antes que eu fosse a próxima vitima.
 

miguelcarromeu

Active Member
:rotfl: :rotfl:

costnm

Tenho um par de histórias "engraçadas" (com muito "cu apertado") com javalis em episódios de caça. Não são bicho com quem nos queiramos meter, sobretudo quando são "encostados" a um canto.
 
Last edited:

jonasdh

New Member
Encontros com cobras já tive com 2 viboras este verão.... em voltas diferentes, mas motivo suficiente para virar a bike para a descida e voltar para casa andar no quintal livre de cobras :)
 

Hardskin

Well-Known Member
Cobras!! Tenho encontrado com cada uma...
Normalmente é sempre a seguir a um bom repasto.. a meio de uma volta.
A p#€@ da bicha enrola-se me à volta da cintura, impedindo a normal circulação nos membros inferiores, de tal forma que, a vontade de prosseguir caminho fica altamente reduzida.
É uma espécie facilmente encontrada em estabelecimentos dedicados à área dos comes & bebes.:pipocas:
 

SeteGu

Active Member
Numa pequena volta que dei com 2 cães eles encontraram uma e deram cabo dela. Quando dei conta já a cobra estava em fanicos.
Devia ter 1-1,5m. Pobre coitada...

 

Geezer

Member
Aqui em casa o cão (alpha) tem cá umas capacidades espetaculares mesmo apesar da idade e entao um dia la estava ele a ladrar que nem um tolo para debaixo de uma varanda onde havia lenha e tal. O meu sogro, que se apercebeu que ele ladrava por algum motivo "importante" vai lá mexer nos sacos e salta de lá uma cobra, no mesmo instante ele ve o cao a mexer-se bruscamente e repara ele na abanar o rabo de alegria... quando olhou para o chao, estava a cobra cortada em dois ... =)

voltando ao topico, na minha primeira grande das grandes voltas 85km +/- vimos 2 cobras... no seu ritual de truca-truca ... ai que mal criadas.... no meio da rua naqueles propositos... Ja agora passamos ao lado e seguimos viagem. nao tiramos foto (arrendidos)

Ja agora foi perto dos caminhos de Santiago na zona de Agueda onde passou a B150.
 
Top