As cobras, encontros imediatos!!! (Com fotos)

cesarazul said:
Como diz um colega meu: "cri-bê-tu-lá"
A minha mãe até me conta que uma vez quando era pequeno agarrei um sardão e fui-lhe mostrar dentro de um balde, e depois ela queria mata-lo e eu fartei-me de chorar, fugi com ele e larguei-o no quintal...

E fizeste muito bem :clap: :clap: :clap:

Eu não sou especialista em cobras, mas a ideia que tenho é que todas as cobras mordem, embora umas sejam venenosas e outras não. Em Portugal de facto existe uma especie venenosa, embora, não seja letal para o homem, apenas provoca uma picada muito dolorosa e inflamação (pode no entanto originar uma reacção alergicas mas isso até as abelhas e as melgas).

Chama-se "vibora de ferradura", é uma serpente de pequeno porte com cabeça triangular (caracteristica de todas as viboras) e com uma marca em forma de "U" na cabeça... dai o nome... a unica que vi foi no alentejo....
 

OBiklas

New Member
Rodelas de cobra assada até não deve ser muito mau :mrgreen: :mrgreen:


Eu fazia o mesmo, cobras á muitas!!
 

fleshfly

New Member
Eu tambem me ia sentir mal por matar a cobra, afinal estamo em "casa" dela mas ia acabar por fazer o mesmo! uma vez que pegar nela com as maos :nana: ela ate pode não ser venenosa mas um cão tb nao é, e nao e por isso que é agradavel levar uma ferradela...

Em Portugal não existem cobras venenosas, (e esta historia é verdade)
Vou ter que discordar, á mais que um tipo de cobras venenosas em Portugal como podem ver a seguir

Víbora cornuda
Distribuindo-se por todo o país, embora em populações descontínuas e de densidade variável, é uma das cobras potencialmente perigosas para o Homem
O seu nome deriva precisamente do focinho proeminente. Prefere as zonas rochosas de montanha mas também existe em zonas mais baixas. Produz um potente veneno proteolítico, coagulante e hemolítico, potencialmente mortal para o Homem, em presas móveis localizadas na parte anterior da mandíbula. No entanto, são raros os registos de mordeduras pois não é agressiva, nunca atacando espontaneamente. Sintomas observados após a mordedura são edema, eritema, taquicardia, hipotensão, vómitos e convulsões. Activa durante a Primavera e o Verão, pode adquirir hábitos arbóreos, o que a torna mais perigosa. Alimenta-se de micromamíferos, répteis e artrópodes.

Cobra rateira
É a cobra de maiores dimensões da Península Ibérica e mesmo da Europa, atingindo os 2 metros. Muito comum em Portugal, habita grande variedade de habitats. Produz um forte veneno neurotóxico mas, tal como a cobra de capuz não é, em condições normais, perigosa para o Homem devido à posição muito recuada das presas. Alimenta-se de micromamíferos, lagartos, aves, artrópodes e outras cobras.

Cobra de capuz
É uma das cobras mais raras e menos conhecidas da Península Ibérica. Produz um veneno neurotóxico mas dada a posição recuada das presas nas maxilas não é, em condições normais, perigosa para o Homem. Alimenta-se de micromamíferos e pequenos lagartos, muitos das espécies subterrâneas, pelo que se admite que seja de hábitos fossadores.

Boas Pedaladas
 

Pax

New Member
Dasse... Com que então não há cobras venenosas... :shock: :shock: :shock:
Agarrá-las é que não!!!! Elas que se atravessem á frente do meu hutchinson 2.5 a ver se as vou lá tirar com as luvas...

É logo passada a ferro!(E olhem que sou bastante amigo da natureza e dos animais!!!)
 
Pax_Eco said:
Dasse... Com que então não há cobras venenosas... :shock: :shock: :shock:
Agarrá-las é que não!!!! Elas que se atravessem á frente do meu hutchinson 2.5 a ver se as vou lá tirar com as luvas...

É logo passada a ferro!(E olhem que sou bastante amigo da natureza e dos animais!!!)

Mais uma pérola... :s
 

meiabola

Member
Boas pessoal,

É sempre assustador um encontro destes, mas as cobras são animais como muitos outros que apenas atacam (pelo menos as espécies existentes em Portugal) quando ameaçados, conforme o teu caso cesarazul :lol: :lol:. Na minha infância (zona da Arrábida) a malta acampava constantemente no mato e é claro que deparámo-nos com muitos destes "bichinhos". É bastante seguro agarrar uma cobra desde que seja pela ponta do rabo, assim que a puxares para cima ela fica imovél pois não tem atrito para se movimentar, no entanto sempre que deparo com alguma afasto-me que é a coisa mais sensata a fazer e garanto-vos que ela faz o mesmo. Só uma unica vez agarrei uma cobra para a retirar do canto do iglô e esta nem esboçou uma dentada (pura sorte :lol: :lol:).

Cesarazul, provavelmente a cobra que se entrelaçou é uma cobra-de-escada, muito comum em Portugal e algo agressiva no entanto não é venenosa mas em meu ver fizeste bem em matá-la uma vez que ela provavelmente não sobrevivia e só iria sofrer mais. Devia ser um bicho destes:

000sc90p


As mais comuns são a:

Cobra-rateira
000sfgew


Cobra-ferradura
000sdbr8


Cobra-de-capuz
000s939b


Nenhuma destas (existem as 3 na Arrábida e já apanhei algumas de capuz no meu terreno) é perigosa para o homem. Como referiu bem o fleshly a unica perigosa é a Vibora-Cornuda mas as possibilidades de encontrar e seres atacado por uma é tão rara que não vale a pena ter medo...digo eu :mrgreen: É uma coisa parecida com isto:

000sbha7



Existem 2 animais bem mais perigosos que as cobras nos locais onde passamos de bike:

O apelidado "Lacrau", que dá uma ferroada que doi a sério durante 24h (Eu que o diga.... :!:) e existe em todo o lado.

000se1gs



E a carraça, ainda no Domingo após um single cheio de feno tinha 2 agarradas ás pernas. É mais perigosa que qualquer cobra...não tenham duvida !

000sa5ch



Portanto já sabem, estes animais já lá estavam antes de inventarem as bikes, devemos respeitá-los e caso nos encontremos com eles .... :xau: :xau: Afastar ou fugir conforme a situação.. :lol: Desculpem tanto :eek:fftopic:

Abraço
 

satch

New Member
Numa das minhas últimas voltas também tive um encontro imediato com uma cobra. Quase que a "atropelava"! Não é que ela se lembra de atravessar o caminho sem olhar para os lados e ainda por cima fora da passadeira?? :twisted: Nem deu para ver que tipo de cobra era, ela passou a "correr" e eu ia a alguma velocidade a descer.

E três dias depois vi uma raposa que foi a correr à minha frente pelo caminho fora durante alguns 20 a 30 metros. :wink:
 

sacramento

New Member
Na 3a feira passada tb tive um encontro imediato com uma... mas ia tão distraido que por pouco não a conseguia ver. Ia distraido a passar uma das pontes por cima da A1 aqui na zona do cartaxo a beber água, quando vejo a dita cuja a atravessar a estrada mm ali na mha frente, levou logo um jacto de agua do bidon... aquilo é que foi velocidade, nunca pensei que uma cobra fugisse tão rápido! lol
 

batman

New Member
Realmente ja tinha ouvido falar das referidas cobras venenosas que existem em portugal mas so me lembrei depois de as mencionarem, estamos sempre a aprender.
Um dos maiores sustos que apanhei foi quando o meu pai me mandou recolher umas mangueiras de rega que tinham ficado no campo durante algum tempo, aquilo estava em poisio e como tal cheio de ervas ainda para mais junto a uma vala, ao puxar a porcaria da mangueira deparo-me com centenas de cobrinhas pequeninas aninhadas no meio das mangueiras enroladas, corri dali para fora e não voltei tão cedo. De qualquer modo daquelas todas muito poucas chegam a idade adulta as cegonhas e outros predadores como os ginetes etc tratam delas.
Agora com os incendios e com os habitats naturais a diminuirem é cada vez mais normal encontrar estes bichinhos, algumas cobras adaptaram-se até razoalmente bem a vida urbana devido a abundancia de ratos. Em zonas urbanas com alguma vegetação estilo encostas ribeiras secas e coisas do genero não é didicil encontrar uma cobrita

Um abraço

VL
 

Alf

Active Member
só de me lembrar que uma vez ao avançar um muro me ia sentar em cima de uma enrolada :shock: :shock: , nunca mais!!!!!!!! Que cagufa!! já passei em singletracks e afins e oiço mexer nas "bordas" ao meu lado sem eu ter calcado ramos ou coisas assim... aí não há problemas porque elas não me saltam... era pior se fosse um cão!!
 

milkman

New Member
pois já vi que aqui já há muitos "amigos da natureza"
ó cesarazul é normal que a cobra queira atacar porque sentiu se ameaçada! eu uma vez passei tambem acidentalmente por cima de uma e ela tambem me queria morder mas não a matei! eu e um amigo meus nas voltas que damos costumamos parar quando as vemos e ate as apanhamos e depois soltamo-las! :wink:
 

Lojadaventura

New Member
Eu tb lhe tratava da saude... isto de ser muito amiguinho das cobras é bonito é quando a bela da cobra ficou na bike dos outros :lol:... qd está na nossa a coisa muda de figura :twisted:

Um abraço
BRUNO MARTINS
 

José Martins

Administrator
Eu defendo que se deve respeitar a Natureza em todas as suas vertentes, e que esse respeito é uma das imagens dos betetistas.
No entanto, e mesmo considerando que a maior parte das cobras existentes em Portugal não é venenosa, deixo a pergunta: preferiam matar uma naquele caso ou arriscar a ser mordido pela mesma para a tirar de lá (eventualmente à mão, como foi defendido)?.
 

Pax

New Member
cristovao martins said:
Eu defendo que se deve respeitar a Natureza em todas as suas vertentes, e que esse respeito é uma das imagens dos betetistas.
No entanto, e mesmo considerando que a maior parte das cobras existentes em Portugal não é venenosa, deixo a pergunta: preferiam matar uma naquele caso ou arriscar a ser mordido pela mesma para a tirar de lá (eventualmente à mão, como foi defendido)?.

Alguém que me compreende!
 

JJBL

New Member
Boas
Coitado do animal la ia ele a dar o seu passeio de domingo quando foi atropelado, mas isso infelismente ja e uma situação normalissima, e muitas vezes nao se consegue evitar, nao ha ninguem que nao de um salto quando ve uma de repente e a nossa reacção e sempre a mesma dar cabo delas, embora sejam completamente inofensivas, nao ha relatos de problemas de maior com cobras no nosso país, as vezes ficamos tao assustados como elas ( ja vi alguns a tombar para o lado so de as verem eheheh), sempre que possam eviten-nas e nao as provoquem não se esqueçam que elas estão em casa delas, e tentar-nos morder é a unica reacção que podem ter para se protejer.
Um abraço

JJBL
 

Sergio B.

New Member
Ainda este fim de semana passou uma mesmo em frente ao meu pneu. Consegui desviar-me mesmo por pouco. Seria incapaz de atropelar de propósito, mas se ficasse enrrolada na cassete e ferida não pensava duas vezes em dar-lhe uma mocada.
 

MRider

New Member
Boas!

Isto ja aconteceu à cerca de 1 mês...Ia eu mais o meu primo pra saltar novamente o dirt e treinar umas manobras e deu me pra subir em cima da bike...Eu cheia de pica a subir rapido pa ir saltar outra vez e ia a olhar pra baixo e vejo uma cena preta a passar debaixo do meu 2.30!!Bem a cobra ao ser calcada bergou-se toda pra cima quase que me chegava à perna!!Que cagasso que apanhei, ate me deu pra gritar... :oops: !Não era propriamente um cobra de 40/50 cm,a cobra tinha à vontade os seus 2 metros!Depois de a calcar ela ainda ficou um bocado às aranhas ali no meio da estrada ate que encontrou um buraco e fugiu!Não sei qual era a raça da cobra mas era preta e a cabeça era verde alface!Depois disto voltei a ver essa mesma cobra mas tava num terraço em frente à pista!Na minha zona é frequente ver peles de cobras e até algumas cobras mas daquelas pequenas com cerca de 15/20 cm pretas que não fazem mal a ninguém...Também existe 2 esquilos que os vejos varias vezes à semana e ja ca vivem à algum tempo...

Cump's e bons rides(De preferencia sem cobras! :lol: )
 
Top