diogomoura
New Member
Antes de mais tenho de dizer que concordo plenamente com o analogiko (ver este tópico) quando diz que nesta altura do ano e em gravilha se sente os pneus a arrastarem, é o único contra até ver porque realmente transmitem muita confiança a todos os níveis e portam-se lindamente, quer em travagem, curva, monte, etc...
Vou dar o meu veredicto, após 1008km, comprei-a dia 25/01/2006:
FAVOR:
- Excelente travagem, o jogo de travões da Hayes comportam-se lindamente.
- Não preciso de mexer no avanço, guiador, nem muito no selim, a posição de condução é bastante confortável. Tenho quadro de 19".
- Conta quilómetros de fácil leitura, acesso e manuseamento, cumpre muito bem a sua função - Sigma BC1100.
- Até ao momento as mudanças parecem manteiga a entrar.
- Apesar de o quadro ser de 19", é possível, com os componentes de origem, "brincar" com a bicicleta, claro que ela não é bem feita para isso, mas dá na perfeição para uns pequenos saltos e "truques", se bem que quando pretendemos levantá-la nos saltos sente-se os tais 14 kg que vocês falam (já agora, são mesmo 14kg certos?)
- Os pneus TIOGA Factory XC inspiram muita confiança, nunca me deixaram ficar mal, e acreditem em mim... eu adoro curvar (até ao limite). Escolhendo uma boa pressão conseguimos excelentes resultados em monte e asfalto. O piso de ambos os pneus está bastante bom, se continuar assim ainda hão de fazer mais uns milhares de km's.
- A suspensão Marzocchi, apesar de não ser de topo, é uma suspensão que se comporta lindamente, tem o curso ideal para XC, e torna a condução muito agradável, simplesmente adoro, tem "aquele" comportamento que eu espero de uma suspensão de uma bike, e quando vier a comprar uma, talvez daqui a 2 anos, será outra Marzocchi (ou Fox) (se esta aguentar até lá).
- Estética e estilo, penso que está muito linda, sobretudo lavadinha
- Consegue-se uma boa aderência com os punhos, não são desconfortáveis, o desgaste deles também não é notório até ao momento.
- O quadro parece-me muito fiável, tem garantia de 2 anos.
- A pintura é de excelente qualidade (na minha opinião, apesar de ter visto que há alguém que não partilhe da mesma opinião).
CONTRAS:
- Pipo fino
- O banco torna-se bastante desconfortável após uns passeios por ser muito fino e duro.
- A suspensão que vem de origem podia trazer o sistema de bloqueio para a suspensão ficar em baixo - optimo para subidas, o retorno da suspensão pode não agradar a alguns.
- Não me parece ter os componentes mais leves...
OBS.: Quando comprei a bicicleta pedi à loja que me colocasse pedais de encaixe+plataforma, visto que ainda não tinha comprado sapatos de encaixe (e ainda não comprei, mas irei fazê-lo), por isso não posso falar dos pedais de origem, mas posso dizer que estes são impecáveis, pelo menos com sapatilhas, sapatos, chinelos, conseguesse uma boa aderência e conforto. Falta experimentar com os sapatos de encaixe
Os pequenos ajustes que fiz:
- Colocar mais uma anilha para subir o guiador.
- Colocar uma protecção de corrente.
- Conta-quilómetros SIGMA BC1106.
- Pedais plataforma+encaixe SHIMANO
Possíveis alterações que venha a fazer:
- Colocar uma nova suspensão (mas tenciono fazê-lo quando esta já demonstrar claros sinais de envelhecimento)
- Comprar um sofá novo que este deixa o meu rabo todo lixado
De resto, só posso dizer que foram 999,99€ muito bem investidos (na minha opinião) e que espero que ela dure e sejamos fieis companheiros de longas e muitas viagens
Para quem se quer iniciar no XC, quer uma rígida e não quer gastar mais de 1.000€ penso que é uma proposta bem interessante. Se algo não for do vosso agrado podem sempre negociar com a loja para trocar um ou outro componente e pedir a oferta de outro (como eu fiz eheh).
// Fim de Crónica
Quanto à pintura queria realçar que eu já tenho os tais 1.000km e não tenho qualquer risco à excepção de uns pequenos e leves riscos causados pelos cabos dos travões, mas nada de especial mesmo.
Ah... e eu ando por todo o tipo de sítios e faço um pouco de tudo... já tive umas sessões mais duras e a bike comportou-se lindamente, inspira realmente, muita confiança!
Analogiko e X-fact0r a ver se mantemos este tópico vivo para troca de impressões, é que este quadro agora mantem-se cá por casa durante pelo menos 2/3 aninhos (espero eu) :lol:
Aqui vão algumas imagens, espero que gostem!
Promenores...
A boazona...
Depois de um banho a três...
Vídeo que fiz quando a comprei (equipamento)...
http://www.linksat.pt/diogo/mon.wmv
Vídeo de 14 de Abril de 2006 feito com um amigo e o meu irmão... (peço desculpa pela má qualidade)
http://www.linksat.pt/diogo/mon1.wmv
Comentários são bem vindos :lol:
Dou nota máxima à bike tendo em conta que é uma óptima bicla para se iniciar no XC, os contras que apontei podem todos ser ultrapassados e espero brevemente vir a pôr a finalist pro a meu gosto.
Abraço! :wink:
-
P.S.: Engraçado no outro dia ter ouvido um comentário de um velhote de uma equipa ou pseudo-equipa (das bikes 'fininhas') que, ao ver a minha bike, comenta bem alto com os colegas/amigos "olha uma mondraker... comprou porque dá nos morangos com açucar" eu nem respondi. Na verdade, eu pesquisei muito bem e ponderei todas as hipóteses, todas as marcas, modelos, etc, esta foi a que mais me agradou pela qualidade geral dos componentes e pelo preço, e porque o meu irmão mais novo já tinha a Mondraker Dualen com equipamento de boa qualidade (como viram na foto).
P.S.(2): Só uma curiosidade... ainda não tirei os autocolantes da suspensão, e nem se nota que eles estão lá! :lol:
Vou dar o meu veredicto, após 1008km, comprei-a dia 25/01/2006:
FAVOR:
- Excelente travagem, o jogo de travões da Hayes comportam-se lindamente.
- Não preciso de mexer no avanço, guiador, nem muito no selim, a posição de condução é bastante confortável. Tenho quadro de 19".
- Conta quilómetros de fácil leitura, acesso e manuseamento, cumpre muito bem a sua função - Sigma BC1100.
- Até ao momento as mudanças parecem manteiga a entrar.
- Apesar de o quadro ser de 19", é possível, com os componentes de origem, "brincar" com a bicicleta, claro que ela não é bem feita para isso, mas dá na perfeição para uns pequenos saltos e "truques", se bem que quando pretendemos levantá-la nos saltos sente-se os tais 14 kg que vocês falam (já agora, são mesmo 14kg certos?)
- Os pneus TIOGA Factory XC inspiram muita confiança, nunca me deixaram ficar mal, e acreditem em mim... eu adoro curvar (até ao limite). Escolhendo uma boa pressão conseguimos excelentes resultados em monte e asfalto. O piso de ambos os pneus está bastante bom, se continuar assim ainda hão de fazer mais uns milhares de km's.
- A suspensão Marzocchi, apesar de não ser de topo, é uma suspensão que se comporta lindamente, tem o curso ideal para XC, e torna a condução muito agradável, simplesmente adoro, tem "aquele" comportamento que eu espero de uma suspensão de uma bike, e quando vier a comprar uma, talvez daqui a 2 anos, será outra Marzocchi (ou Fox) (se esta aguentar até lá).
- Estética e estilo, penso que está muito linda, sobretudo lavadinha
- Consegue-se uma boa aderência com os punhos, não são desconfortáveis, o desgaste deles também não é notório até ao momento.
- O quadro parece-me muito fiável, tem garantia de 2 anos.
- A pintura é de excelente qualidade (na minha opinião, apesar de ter visto que há alguém que não partilhe da mesma opinião).
CONTRAS:
- Pipo fino
- O banco torna-se bastante desconfortável após uns passeios por ser muito fino e duro.
- A suspensão que vem de origem podia trazer o sistema de bloqueio para a suspensão ficar em baixo - optimo para subidas, o retorno da suspensão pode não agradar a alguns.
- Não me parece ter os componentes mais leves...
OBS.: Quando comprei a bicicleta pedi à loja que me colocasse pedais de encaixe+plataforma, visto que ainda não tinha comprado sapatos de encaixe (e ainda não comprei, mas irei fazê-lo), por isso não posso falar dos pedais de origem, mas posso dizer que estes são impecáveis, pelo menos com sapatilhas, sapatos, chinelos, conseguesse uma boa aderência e conforto. Falta experimentar com os sapatos de encaixe
Os pequenos ajustes que fiz:
- Colocar mais uma anilha para subir o guiador.
- Colocar uma protecção de corrente.
- Conta-quilómetros SIGMA BC1106.
- Pedais plataforma+encaixe SHIMANO
Possíveis alterações que venha a fazer:
- Colocar uma nova suspensão (mas tenciono fazê-lo quando esta já demonstrar claros sinais de envelhecimento)
- Comprar um sofá novo que este deixa o meu rabo todo lixado
De resto, só posso dizer que foram 999,99€ muito bem investidos (na minha opinião) e que espero que ela dure e sejamos fieis companheiros de longas e muitas viagens
Para quem se quer iniciar no XC, quer uma rígida e não quer gastar mais de 1.000€ penso que é uma proposta bem interessante. Se algo não for do vosso agrado podem sempre negociar com a loja para trocar um ou outro componente e pedir a oferta de outro (como eu fiz eheh).
// Fim de Crónica
Quanto à pintura queria realçar que eu já tenho os tais 1.000km e não tenho qualquer risco à excepção de uns pequenos e leves riscos causados pelos cabos dos travões, mas nada de especial mesmo.
Ah... e eu ando por todo o tipo de sítios e faço um pouco de tudo... já tive umas sessões mais duras e a bike comportou-se lindamente, inspira realmente, muita confiança!
Analogiko e X-fact0r a ver se mantemos este tópico vivo para troca de impressões, é que este quadro agora mantem-se cá por casa durante pelo menos 2/3 aninhos (espero eu) :lol:
Aqui vão algumas imagens, espero que gostem!
Promenores...
A boazona...
Depois de um banho a três...
Vídeo que fiz quando a comprei (equipamento)...
http://www.linksat.pt/diogo/mon.wmv
Vídeo de 14 de Abril de 2006 feito com um amigo e o meu irmão... (peço desculpa pela má qualidade)
http://www.linksat.pt/diogo/mon1.wmv
Comentários são bem vindos :lol:
Dou nota máxima à bike tendo em conta que é uma óptima bicla para se iniciar no XC, os contras que apontei podem todos ser ultrapassados e espero brevemente vir a pôr a finalist pro a meu gosto.
Abraço! :wink:
-
P.S.: Engraçado no outro dia ter ouvido um comentário de um velhote de uma equipa ou pseudo-equipa (das bikes 'fininhas') que, ao ver a minha bike, comenta bem alto com os colegas/amigos "olha uma mondraker... comprou porque dá nos morangos com açucar" eu nem respondi. Na verdade, eu pesquisei muito bem e ponderei todas as hipóteses, todas as marcas, modelos, etc, esta foi a que mais me agradou pela qualidade geral dos componentes e pelo preço, e porque o meu irmão mais novo já tinha a Mondraker Dualen com equipamento de boa qualidade (como viram na foto).
P.S.(2): Só uma curiosidade... ainda não tirei os autocolantes da suspensão, e nem se nota que eles estão lá! :lol: