[Análise/Teste] Mondraker Finalist Pro 2006

diogomoura

New Member
Antes de mais tenho de dizer que concordo plenamente com o analogiko (ver este tópico) quando diz que nesta altura do ano e em gravilha se sente os pneus a arrastarem, é o único contra até ver porque realmente transmitem muita confiança a todos os níveis e portam-se lindamente, quer em travagem, curva, monte, etc...

Vou dar o meu veredicto, após 1008km, comprei-a dia 25/01/2006:

FAVOR:

- Excelente travagem, o jogo de travões da Hayes comportam-se lindamente.
- Não preciso de mexer no avanço, guiador, nem muito no selim, a posição de condução é bastante confortável. Tenho quadro de 19".
- Conta quilómetros de fácil leitura, acesso e manuseamento, cumpre muito bem a sua função - Sigma BC1100.
- Até ao momento as mudanças parecem manteiga a entrar.
- Apesar de o quadro ser de 19", é possível, com os componentes de origem, "brincar" com a bicicleta, claro que ela não é bem feita para isso, mas dá na perfeição para uns pequenos saltos e "truques", se bem que quando pretendemos levantá-la nos saltos sente-se os tais 14 kg que vocês falam (já agora, são mesmo 14kg certos?)
- Os pneus TIOGA Factory XC inspiram muita confiança, nunca me deixaram ficar mal, e acreditem em mim... eu adoro curvar (até ao limite). Escolhendo uma boa pressão conseguimos excelentes resultados em monte e asfalto. O piso de ambos os pneus está bastante bom, se continuar assim ainda hão de fazer mais uns milhares de km's.
- A suspensão Marzocchi, apesar de não ser de topo, é uma suspensão que se comporta lindamente, tem o curso ideal para XC, e torna a condução muito agradável, simplesmente adoro, tem "aquele" comportamento que eu espero de uma suspensão de uma bike, e quando vier a comprar uma, talvez daqui a 2 anos, será outra Marzocchi (ou Fox) (se esta aguentar até lá).
- Estética e estilo, penso que está muito linda, sobretudo lavadinha
- Consegue-se uma boa aderência com os punhos, não são desconfortáveis, o desgaste deles também não é notório até ao momento.
- O quadro parece-me muito fiável, tem garantia de 2 anos.
- A pintura é de excelente qualidade (na minha opinião, apesar de ter visto que há alguém que não partilhe da mesma opinião).


CONTRAS:

- Pipo fino
- O banco torna-se bastante desconfortável após uns passeios por ser muito fino e duro.
- A suspensão que vem de origem podia trazer o sistema de bloqueio para a suspensão ficar em baixo - optimo para subidas, o retorno da suspensão pode não agradar a alguns.
- Não me parece ter os componentes mais leves...



OBS.: Quando comprei a bicicleta pedi à loja que me colocasse pedais de encaixe+plataforma, visto que ainda não tinha comprado sapatos de encaixe (e ainda não comprei, mas irei fazê-lo), por isso não posso falar dos pedais de origem, mas posso dizer que estes são impecáveis, pelo menos com sapatilhas, sapatos, chinelos, conseguesse uma boa aderência e conforto. Falta experimentar com os sapatos de encaixe

Os pequenos ajustes que fiz:
- Colocar mais uma anilha para subir o guiador.
- Colocar uma protecção de corrente.
- Conta-quilómetros SIGMA BC1106.
- Pedais plataforma+encaixe SHIMANO

Possíveis alterações que venha a fazer:
- Colocar uma nova suspensão (mas tenciono fazê-lo quando esta já demonstrar claros sinais de envelhecimento)
- Comprar um sofá novo que este deixa o meu rabo todo lixado

De resto, só posso dizer que foram 999,99€ muito bem investidos (na minha opinião) e que espero que ela dure e sejamos fieis companheiros de longas e muitas viagens

Para quem se quer iniciar no XC, quer uma rígida e não quer gastar mais de 1.000€ penso que é uma proposta bem interessante. Se algo não for do vosso agrado podem sempre negociar com a loja para trocar um ou outro componente e pedir a oferta de outro (como eu fiz eheh).

// Fim de Crónica

Quanto à pintura queria realçar que eu já tenho os tais 1.000km e não tenho qualquer risco à excepção de uns pequenos e leves riscos causados pelos cabos dos travões, mas nada de especial mesmo.

Ah... e eu ando por todo o tipo de sítios e faço um pouco de tudo... já tive umas sessões mais duras e a bike comportou-se lindamente, inspira realmente, muita confiança!


Analogiko e X-fact0r a ver se mantemos este tópico vivo para troca de impressões, é que este quadro agora mantem-se cá por casa durante pelo menos 2/3 aninhos (espero eu) :lol:

Aqui vão algumas imagens, espero que gostem!

Promenores...
mon3.jpg

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A boazona...
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Depois de um banho a três...
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Vídeo que fiz quando a comprei (equipamento)...
http://www.linksat.pt/diogo/mon.wmv

Vídeo de 14 de Abril de 2006 feito com um amigo e o meu irmão... (peço desculpa pela má qualidade)
http://www.linksat.pt/diogo/mon1.wmv


Comentários são bem vindos :lol:
Dou nota máxima à bike tendo em conta que é uma óptima bicla para se iniciar no XC, os contras que apontei podem todos ser ultrapassados e espero brevemente vir a pôr a finalist pro a meu gosto.

Abraço! :wink:


-
P.S.: Engraçado no outro dia ter ouvido um comentário de um velhote de uma equipa ou pseudo-equipa (das bikes 'fininhas') que, ao ver a minha bike, comenta bem alto com os colegas/amigos "olha uma mondraker... comprou porque dá nos morangos com açucar" eu nem respondi. Na verdade, eu pesquisei muito bem e ponderei todas as hipóteses, todas as marcas, modelos, etc, esta foi a que mais me agradou pela qualidade geral dos componentes e pelo preço, e porque o meu irmão mais novo já tinha a Mondraker Dualen com equipamento de boa qualidade (como viram na foto).
P.S.(2): Só uma curiosidade... ainda não tirei os autocolantes da suspensão, e nem se nota que eles estão lá! :lol:
 

analogiko

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Eh pah ja tiveste oportunidade de lhe fazer muitos mais testes,,,eu ainda olho para ela a ver quando e k vou andar.

Alguma vez afinaste os travões ou ainda estão como vinham ?

Morar num sitio onde tenho sempre k a meter no carro para realmente ir para um sitio onde seja porreiro para andar não ajuda pois quando se chega do trabalho já não há tempo...

Este fim-de-semana pretendo inverter a situação...!

Já lhe adaptei os aros para camaras de ar normais que tb já estão montadas, e também comprei umas plataformas para os pedais porque ainda não tenho os ténis de encaixe!

Ela pesa mesmo os 14 kg pelo menos é o que está nos tites onde tenho visto, o meu quadro e de 17 e acho que ja pesa ele isso.

Quanto tiver algo de mais relevante em relação á bike acrescento!

Cumpz
 

diogomoura

New Member
Boa noite analogiko,

Eu no início foi quando mais andei dela, aliás, eu mesmo agora não aguento ficar em casa sem fazer nada, tenho sempre aquela vontade de pegar na bicha e ir dar uma voltinha, é o mesmo sentimento que tenho pelas motas :lol:

Sim, já afinei (várias vezes até) ambos os travões, o afinamento é o de rotina para quem tem bikes com travões de disco.

Até ao momento só tive mesmo de apertar um parafuso do banco, o aperto rápido da roda da frente (estava a desapertar...) e os travões (como já referi à pouco), de resto, a bike está impecável, como nova mesmo.

Ainda à questão de 3 dias limpei o disco de trás que estava a ficar um pouco sujo. As mudanças continuam a entrar que nem uma maravilha, basta ter os cuidados habituais.

Eu tinha já tentado descobrir o peso mas realmente não tive sucesso na pesquisa. O meu quadro é de 19", eu era para ter comprado o de 17" mas no último momento preferi ir para o de 19" para as viagens mais longas acaba por ser mais confortável e menos cansativo, gosto da posição de condução da mesma.

Boa sorte, vê se realmente aproveitas este fim-de-semana e pedalas um pouco, estou curioso para saber a tua opinião, tenho a certeza que o feedback será positivo. :D

Abraço!
 

analogiko

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Ora bem finalmente hoje testei a bike com o ppl da margem sul.

Cerca de 42 klm k ja deram para recolher mts impressoes.

Gostei imenso do comportamento da bike mas fui ganhando confiança à medida que os klms passavam, até porque gosto bastante de descidas e faze-las sem segurnaça ou a pensar na melhor posição é chato, tem que ser algo intuitivo, e assim foi.

Quadro muito maleável que permitiu enfrentar descidas técnicas desconhecidas com confiança, travões que permitem uma óptima travagem, de facto o traseiro até tem sensibilidade suficente para realmente travar e não bloquear se eu assim quiser, mto bom mesmo!!

Quanto aos desviadores cumpriram mto bem a sua função sem desafinar embora uns ramos ainda gossos se tenha enelado nos carretos e desviador a dada altura.

Quanto à suspensão, até estou bastante satisfeito, apesar de até levar o pneu mto cheio não me fez ficar com dores de braços e serviu sempre para controlar a situação, e tb não se portou nada mal aquando de alguns saltos.

Passei por alguma (pouca) água que ainda serviu para sujar de lama e fez-me ficar com vontade de experimentar akeles pneus de inverno, porque são realmente um pco pesados e rolar com eles em pisos super arenosos cm os de hj torna-se um pco difícil.

Ah..e relamente o banco é mto mto rijo... :|

Mas pronto..é um nível completamente diferente em relação à minha antiga bike.

Cumpz
 

diogomoura

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Isto de estar cheio de cuidado a criar um post e depois vir aqui a minha cadela, encostar-se ao butão "power" e eu perder tudo deixa-me um pouco... :|

analogiko said:
Quadro muito maleável que permitiu enfrentar descidas técnicas desconhecidas com confiança, travões que permitem uma óptima travagem, de facto o traseiro até tem sensibilidade suficente para realmente travar e não bloquear se eu assim quiser, mto bom mesmo!!

Concordo perfeitamente com o que dizes. Gosto mesmo muito do comportamento de AMBOS os travões, penso que são mesmo muito eficazes e cumprem muito bem a sua função, assim como a sensibilidade do conjunto me parece ser excelente.

Sim, de facto, e apesar da suspensão ser muito básica e de iniciação, e além de não ter grandes funcionalidades e ajustes possíveis, penso que o comportamento da mesma é bastante satisfatório. Apesar de sabermos que longe está das performances atinjidas por suspensões de média e alta gama, mas, até ver, e tendo em conta que eu não poupo nenhum componente da bike, a mesma tem-se portado lindamente e não me tem deixado ficar mal. :D

Pois, realmente hoje eu estava a subir pelo asfalto e é notório sentir os pneus simplesmente a arrastarem-se, irei ponderar muito bem o próximo jogo de pneus que vier a adquirir. Até lá, vou rodando com estes, que espero, muito sinceramente, fazer pelo menos mais 2.000kms.

O banco é, de facto, MUITO rijo, e fininho, mas olha... eu acho que já me habituei de tal forma que agora nem ligo muito, se bem que... continuo a ponderar a hipótese de vir a comprar um, porque em viagens mais longas ou duras, ai o meu rabinho...

Bom, até ao momento noto que não sou o único satisfeito com esta bike, e penso que concordas comigo quando eu digo que é uma excelente bicicleta para se iniciar ou até entrar um pouco mais neste mundo, que é o BTT.

Estou ansioso para quando começar a fazer as minhas "mod's" e começar a pô-la com componentes melhores, tenho a certeza que vai ficar uma autêntica mota :twisted: :lol:

Por último deixo aqui duas fotos de um passeio que dei com ela hoje, fiz 40kms aqui pelos montes da zona onde vivo. (Desde já peço desculpa pela má qualidade das fotos mas foram tiradas com o meu Qtek)

200606111217_00188.jpg

200606111218_00189.jpg


Abraço e boas curvas :yeah:
 

andrextr

Active Member
Eheh o video la de cima tá à maneira...Só em pena é a imagem tar tao tremida (helmet cam..) mas pronto, força nisso
 

diogomoura

New Member
andrextr, na verdade foi mais "peitocam", um sistema artesanal criado por mim e pelo meu irmão (muita fitacola, uma câmara fotográfica com possibilidade de gravação de video (pena ter poucos frames) e sistemas para que, caso a fitacola saísse, a câmara não fosse ao chão estando amarrada a qualquer coisa!)

Ah, quanto à altura em que eu digo "subinde" era a brincar com algumas pessoas que falam assim cá na zona :lol:

Abraço!
 

analogiko

New Member
Ainda não tinha visto esse movie esta mto fixe, assim cm as paisagens onde tiraste a última foto!!

Isso é onde ??

Já estou a pensar quando é que a vou levar para os montes de novo lol!

Cumpz
 

diogomoura

New Member
Thanks, pena não ter uma helmet cam a sério senão já podia ter feito movies muito porreiros mesmo!

É em Esposende (distrito de Braga), mais propriamente no monte de S. Lourenço, tem muito monte por aqui, é muito bonito, só espero que este verão estas magníficas paisagens se aguentem com o verde em cima... :grrr:

Isto é sempre assim, eu também estou sempre a pensar para onde vou, pena ter de o fazer, muitas vezes, sozinho!!! :roll:

Abraço!
 

analogiko

New Member
Pah mas acredita que já tens uma grande vantagem que é estares em casa, agarrares na bike e simplsmente saires a pedalar...

No meu caso que moro na Amadora ( :() andar de bike acaba sempre por ser uma coisa que envolve estar a ter algum trabalho e gastar gasolina pk tenho sempre k ir de carro ate algum lado o k faz com k n vaa andar sempre que queira...tipo hoje que tenho o suporte da bike lixado... :evil:

Realmente essas paisagens de durem no Verão.

Quanto a bike acho que estou desejoso pela lama para ver cm é :)

Cumpz
 

analogiko

New Member
Pois bem, mesmo sem companhia e sem gostar de andar de bike no meio do trÂnsito hoje fiz-me até ao Monsanto para ver se começo a aprender aqueles circuitos.

Ainda fiz alguns klms onde tive oportunidade de testar bem o bloqueio da suspensão numa subida muito ingreme que por lá havia.

Descobri por lá uns singletracks muito bons completamente cheios de vegetação em redor e com algumas raízes e troncos aguçados mesmo no meio.

Resultado, cada vez estou mais satisfeito com a bicicleta, realmente só a suspensão é mereceia uma melhor.

Queria cococar-te uma questão, já alguma vez regulaste a tua suspensão ? É que a minha ainda está como veio lol :) Ainda não explorei o nível de regulação daquilo.

Cumpz
 

diogomoura

New Member
:huh: Agora fiquei parvo...
É assim, quando comprei a bicla, sei que me falavam da Marzocchi com "Lock-out", a qual, pensei que tivesse a ver com o bloqueio da suspensão, ou seja, nas subidas iria dar um jeitão. Até aqui tudo bem, comprei a bike, andei com ela e quando quis bloquear a suspensão... :roll:

Como é que a bloqueaste?! O meu irmão que é quem me vai dando umas luzes foi ajustando a suspensão e eu ia dizendo como gostava mais, desde então que não alterei nada, está mesmo ao meu gosto, essa afinação foi feita poucos km's depois de a ter comprado.

Bem, agora fiquei mesmo parvo porque eu realmente pensei que o lock-out fosse outra coisa qualquer, pois não consegui bloquear a suspensão, se me puderes dizer como o fizeste agradecia imenso!!! :twisted: Agora fiquei todo entusiasmado!! :mrgreen:

Quanto à regulação da suspensão é mesmo uma questão de ires mudando e experimentando o comportamento, mas se calhar é melhor continuares a conhecer melhor a bike para depois sentires melhor essas alterações, e, desta forma, poderes tirar as tuas conclusões!

Infelizmente não tenho nenhuma foto dela com lama mas já a enchi várias vezes, fica linda, de outra forma, mas fica!!! :lol:

Abraço e boas curvas, fico à espera da resposta! 8)
 

analogiko

New Member
Boas.

Ok, agora eu é que fiquei baralhado.

Andei a vêr as fotos que já aqui puseste e tb não consegui perceber, a perna esquerda da tua suspensão não tem um botão giratório ?? Se o girares no sentido dos ponteiros do relógio ela fica totalmente bloqueada e volta ao normal quando a girares para o lado oposto.

Será que a suspensão vinha com defeito ? É que não acredito que ainda não tenhas tantado rodar esse botão.

De resto tens ajustado a moleza/dureza na perna direita e usando uma chave interior não é ?

Agora tb tou curioso de saber a tua resposta!.

Fica bem :!:
 

diogomoura

New Member
Olá mais uma vez!

Sim, de facto tem, e já o tinha tentado rodar anteriormente, o que tu acabaste de dizer só veio comprovar a minha teoria, a suspensão tem defeito! Irei dentro de dias levar a suspensão à loja para me mandarem para a garantia :wink: Bem me parecia... e eu andei com isto este tempo todo... ai ai... só eu!! De resto ajustasse na perna direita, exactamente como disseste, eu juntamente com o meu irmão pensamos que por debaixo da suspensão desse para afinar mais qualquer coisa mas não dá :cry:

E o bloqueio? Funciona bem? Quando bloqueias fica com que curso?
Isto agora só por volta do dia 20 é que a mando para a garantia, o que vale é que nem lhe tirei autocolantes nem nada, está nova, nem riscos tem, melhor ainda é saber que em principio vou ter uma brand new! :lol:


Abraço!
 

gurumor

Member
Boas!
Podem sempre fazer o download do manual do utilizador em http://www.marzocchi.com e além das intruções para uma melhor regulação da suspensão tem também uma tabela de anomalias/soluções.

Quanto ao bloqueio, lembrem-se que tem só duas posições: Lock-up (que ao contrário do mais evoluído ETA que bloqueia "em baixo", este bloqueia a suspensão "em cima" mas permitindo 2cm de curso) e Fast (para que o cartridge da compressão funcione mais "depressa/rapidamente"? Estas traduções livres são sempre de rir... :mrgreen:). Isto para dizer que se só tem duas posições, provavelmente não deverá ser utilizado em posições intermédias? É realmente o que se pode depreender do texto a seguir que retirei do manual da Marzo para 2006, mas como actua sobre a compressão julgo que não haverá problema em utilizar possições intermédias se bem que tenhamos que ter presente o curso irá sendo diminuido de 100 para 20mm de forma progressiva... Ah! E não se esqueçam de a desbloquear nas descidas :twisted:


LOCK-UP
The LOCK-UP cartridge offers “on-the-fly” adjustment of the compression damping.
Moving the adjuster changes the hydraulic configuration of the internal valves by blocking the oil passage in the “LOCK-UP” position.

The adjustment has two positions:
Position LOCK
When turning the knob clockwise, you activate the LOCK-UP cartridge function.
In this position the travel of the fork’s legs is blocked (while still offering 20 mm of travel).
This position is only suitable for hard, steep climbs as it reduces the wobbles of the bike’s fore-carriage.

Position FAST
When turning the knob counterclockwise, you reset the fork’s normal function by deactivating the LOCK-UP cartridge function.


Quanto à bicla também julgo ser uma excelente opção para o preço, se bem que as escoras de secção rectangular lhe confiram um comportamento algo nervoso em descidas rápidas e técnicas... mas pronto, não se pode ter tudo. A geometria com o sloping muito acentuado também é muito agradável e ajuda muito em subida, pois ao manter o centro de gravidade mais baixo torna mais fácil o equilíbrio da bike. E quanto ao selim ser desconfortável... não há nenhum selim confortável! Se bem que existam uns selins que se adaptam melhor ao formato do fundo-das-costas que outros, mas mesmo assim esses também são desconfortáveis! O truque é intercalar o pedalar em pé com o pedalar sentado. Uma boa opção é alternar a posição sentada durante 1,30 min. com a em pé 30 segundos. No príncipio deves recorrer ao ciclómetro mas ao fim de algum tempo já é algo que fazes de forma intintiva. E assim, além de consigueres que o "traseiro dure mais km's" :D, também consegues fazer mais km's porque o cansaço vai ser melhor distribuído pelos diferentes grupos musculares das pernas (ao fim de algum tempo, pois de início vais ficar mais cansado que o habitual...)

Abraço e boas voltas nas belas Finalist.
 

analogiko

New Member
Pois é, afinal confirma-se a suspensão está mesmo estragada, mas pronto é cm disseste, ao mesmo tempo k já estafaste essa durante mais de 1000klms agora vais ter outra novinha pra os milhares k se avizinham LOL.

O gurumor que foi bastante prestável em ter aqui colocado o Link para as instruções e de ter falado tb sobre as regulações da suspensão já disse pacticamente tudo.

Sinceramente não confirmei se dá para bloquear em posições intermédias, mas provavelmente não dá, limitei-me a bloquea-la e subir, sendo que estava com o curso td aberto. Fica bem rija e ajuda bastante, depois vais vêr que é instantÂneo o bloquear e o desbloquear. Só hoje é que o usei ve lá...outro dia que andei mto mais e podia ter bloqueado akilo nem me lembrei!


gurumor thanks tb pelas dicas fisícas tb :)

Abraços
 

diogomoura

New Member
Boa noite,

Antes de mais obrigado pelo teu post muito esclarecedor! :clap:

gurumor said:
Podem sempre fazer o download do manual do utilizador em http://www.marzocchi.com e além das intruções para uma melhor regulação da suspensão tem também uma tabela de anomalias/soluções.

Já tinha tentado mal comprei a bike, infelizmente a nossa suspensão não é listada no mesmo. :cry:

gurumor said:
Ah! E não se esqueçam de a desbloquear nas descidas :twisted:

É melhor... :lol:

Estranho é no catálogo da Mondraker referir Lock-out e não Lock-up, será que há alguma diferença nestes dois (?!) sistemas?

Quanto ao resto, concordo com tudo, vê-se claramente que estás dentro do assunto, nota-se realmente um ligeiro nervoso mas é uma questão de hábito!

Agora que venha a nova suspension... :twisted:

Abraço a ambos, vocês estão lá! :bompost:
 

gurumor

Member
boas!
O vosso modelo, MZ1 Lock-Up esta lá:

Foi de lá que retirei as citações. :mrgreen:

marzocchi.com
escolhes Mtb supension
depois, no lado esquerdo do menu, "Select a fork":
2006 OEM (pois estas são as de linha de montagem)
e encontram-na no lado direito da segunda linha
fazem a linkagem e entram numa página específica da MZ

e é só fazer o download, neste caso o inglês: http://www.marzocchi.com/System/28114/2006-taiwan-uk.pdf

Espero ter ajudado!
Abraços
 

diogomoura

New Member
doh
Não ligues... é das horas!!!
Mais uma vez MUITO OBRIGADO :clap: :clap:

Sabes que nos dias que correm é muito difícil encontrar quem partilhe conhecimento e continue com o espírito de ajuda, antigamente sentia mais isso, é bom saber que ainda há pessoas assim! :wink:

(Podem achar que estou para aqui a exagerar mas são os pequenos pormenores que fazem a diferença)

Abraço!
 

analogiko

New Member
Da minha parte o k der para ajudar o ppl ajudo. :)

PPl das Finalist k ainda n se manifestou metam aki as vossas opiniões, sei k há pelo menos mais 2 :!:

Chove ai para cima Diogo?? Ainda dá para a encheres de lama antes de ir para a troca lol.

Cumpz
 
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