Análise montagem RCZ Gold.

PenduluM

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Boas, vou fazer aqui uma análise à minha maquina de XC para 2011, muitos dos componentes transitaram da época passada por isso posso falar um pouco de quase todos eles:

Componentes:

Quadro: RCZ Scandium Gold 18' 2010

Suspensão: Magura Menja 85 XC

Rodas: RCZ 2010 (kit tubless)

Chavetas: AXX Titanio

Pneus: frente Kenda Karma, Trás Kenda Small Block 8

Manipulos de mudança: Shimano SLX

Desviador da frente: Shimano XT

Desviador de trás: Shimano XT

Cassete: Shimano XT

Corrente: Shimano XT

Pedaleiro: Shimano XT

Pedais: Exustar PM 25

Travoes: Avid Elixir R

Discos: Ashima Air rotor 160mm

Espigao Onoff notion

Avanço: Ritchey WCS 110mm

Guiador: KCNC SC Bone

Barends: Ritchey WCS

Punhos: Scott

Selin: Essax Adrenaline

Caixa direçao: Ritchey Pro

Ciclocomputador: Union Wireless

Grade de bidon: Elite

peso:10,3 kg

Aqui está a imagem geral:

img9818.jpg


Quadro:



Bem, em relação ao quadro, acho que já foi mais do que testado em todo o lado, é um quadro leve, com bastante rigidez o que o torna muito sensivel ás pancadas do terreno, porem é ágil e com uma geometria muito boa.


Suspensão:



Esta suspensão já me acompanha à bastante tempo, tem uma sensibilidade espetacular e muita rigidez, peca na minha opinião pelo preço e pela dificuldade em acertar a pressão, eu ando com mais 30 psi do que o indicado na tabela para o meu peso...

Rodas:





Adquirias à pouco tempo, mas já contam com duas provas em cima, são menos resistentes do que anteriores Mavic que tinha mas são bem mais leves, têm uns cubos bons (Novatec X-light) e pelo preço que custaram acho-as muito boas.

Pneus:

Bem, ando com este conjunto à quase 3000km, e até agora estão-se a portar lindamente, o kenda Karma é um pouco falso na lama, assim como o small block, mas eu já os conheço bem e aposto na capacidade roladora do conjunto em detrimento do grip. Atenção que o small block em piso seco tem um grio fantástico.

Transmissão e Pedais:



Os desviadores XT, Pedaleira Cassete e Corrente XT dispensão apresentações, tive alguns problemas na afinação do desviador traseiro pois andei com o dropout empenado... Para alem disso não á muito a dizer, aquilo funciona sempre seja à chuva, ao sol, debaixo de agua. Os pedais são leves, funcionam bem em termos de encaixe mas o do lado direito está constantemente preso, já o desmontei e lixei os casquilho e aquilo melhorou mas ainda não está igual ao outro, porem não interfere na pedalada.

Perifericos:



Tambem já todos foram mais do que experimentados e só tenho a dizer bem deles, estou a ponderar mudar o espigão por um mais leve mas este tem se portado bem.

Selim:

È bastante leve, bastante duro, mas com uns bons calções gosto de andar nele, tem um formato bastante anatomico o que compensa a rigidiez.

Travões:





São tambem um modelo já mais do que testado, tem bastante potencia e são bastante progressivos, no entanto nunca gostei muito do tacto da manete traseira e da quantidade de calços que meto por mês! Os discos já os tenho à quase 3000 km e estão aí para as curvas!

Um suma é um bike com uma montagem virada mais para o XCO bastante agressiva em termos de geometria o que a torna muito rapida, gostaria de baixar para a casa dos 9kg, mas com esta crise não vai ser fácil!

Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas mais tarde colocarei melhores, espero que gostem da bicha.

Boas pedaladas a todos.
 
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PenduluM

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As rodas RCZ para alem de esteticamente apelativas (na minha opinião), têm um peso bastante baixo tendo em conta o preço que custam. O melhor das rodas são os cubos Novatec que só por si valem quase o preço do conjunto...

Em termos dinâmicos acho que a roda da frente devia ter mais raios, noto que é menos rigida que a de 32 raios que utilizava anteriormente, mas nao se pode ter tudo, ou baixo peso ou resistencia, neste caso priveligiei o baixo peso e não me arrependi. A diferença a rolar é abismal.
 

filipe MERIDA

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mais uma RCZ espectacular!!
e com um peso de fazer inveja a bikes de muitos MIL´es... :D
se isso é para XC porque nao uns twister X0 ou mesmo ATTACK!! pensa nisso
de resto parabens pendulum!!
 

PenduluM

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Já tinha pensado em meter twister à uns tempos, mas tive um contratenpo com o desviador traseiro e tive de comprar um xt novo, como só os attack serviriam e não encontrei nenhuns à venda assim num tempo record, comprei os slx para desenrascar e ficaram. Quando era mais novo cheguei a usar twister mas não competia muito a serio, agora não sei se me ia adaptar...

Quanto ao peso, se eu disser que não gastei mais de 1400 euros para os tais 10,3kg, até parece mal :)
 

filipe MERIDA

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hmmm entao se ja andaste de twister vai ser facil para ti! eu nunca tinha andado e no momento que comprei foi logo amor á primeira vista!!
opta pelos attack que encontas por cerca de 30€, e em XCO é quase obrigatorio :D
quanto a esses 1400€ foram muito bem investidos!! sim senhora!!
abraço
 

PenduluM

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Boas

Tendo passado já bastantes quilometros e feitos algumas alterações deixo aqui fotos com o novo material:

Dois pratos Specialites TA 42/28;
Corrente Sram 990;
Roldanas KCNC;
Cassete XT 32/11;
Pneu Maxxis Larsen TT 1.9 Exception series;
Pneu Kenda Blue Groove 2.0 kevlar;
Bar-ends KCNC;
Punhos Esigrips;
Chavetas Aerozine TI.

Pesa agora 10.1kg







Coloquei dois pratos specialites 42-28, senti alguma dificuldade com os parafusos pois nao quis colocar anilhas e acabei por cortá-los um pouco, a corrente ao inicio inicio mudaa um pouco mal, mas passados alguns quilometros começam a ir ao sitio. Numa prova de XCO a corrente meteu-se entre o crank e o prato maior e deu 2 nós, resultado, fui para ultimo lugar :) Tive sorte que estavam uns espectadores que percebiam da poda, puseram a corrente no sitio e ainda deu para recuperar algumas posições. Agora já está tudo afinadinho e nunca mais tive problemas.

Quanto aos pneus o meu setup Kenda SB8/Kenda Karma estava já muito cansado por isso mudei os dois, não sei se ganhei oe perdi, nao quero tirar conclusões precepitadas. Ia colocar um SB8 120 tpi, mas em boa hora pedi para pesá-lo antes de o trazer, pesava o mesmo que o meu de 60 tpi e custava mais do dobro, mandei pesar o Larsen ES deu 385g, pronto trouxe-o sinceramente acho que gostava mais do SB8, era mais resistente, e rolava igual, apenas acho que o larsen tem mais tração e é mais despachado na lama, mas isso pode ser explicado por o outro estar velho e este ser novo. O blue grove comprei-o por estar em promoção, é bastante leve mas tem menos grip que o Karma, é um susto constante em terreno molhado. Tive bastante dificuldade em pô-lo em tubeless, da primeira vez que tentei paracia um coador tal era a quantidade e liquido que saia por furos enormes mas laterais, para alem disso nao selava no aro. Coloquei-o a rodar na bike do meu velhote para gastar um pouco e dei-lhe uma segunda oportunidade, lá consegui converter, a custo mais foi.

Comprei tambem os esigrips, por haver tao bons feedback, realmente aquilo é confortável e não roda, só por isso já vale nota positiva.

Troquei os Bar-ends por os outros estarem em mau estado devido a uma queda, as chavetas por ter encontrado um bom negocio, e é só para já.

Tinha em mente comprar um espigão em carbono da token mas para a semana vou emigrar por isso para já fica assim, só se o encontrar lá à venda :)

Cumprimentos e boas pedaladas!
 
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PenduluM

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Desde o ultimo post não fiz grandes alterações, comprei um disco hope flutuante para a frente porque o ashima estava muito cansado já. Notei mais potencia de travagem com o Hope, e mais disponibilidade do travão. Mas no geral estava satisfeito com ele, fez mais de um milhar de quilometros.

Estive a pensar em comprar um quadro em carbono, mas só se encontrar um em segunda mão, pois neste momento parei de competir e o dinheiro não abunda...

O espigão vai ficar para quando for a Portugal, pois as opções que tenho aqui na zona são caras e pesadas :)

Boas pedaladas a todos.
 

PenduluM

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O tópico pode ser fechado.

A bike foi roubada ontem de manhã da minha garagem, na qual estava com cadeado, arranjaram maneira de abrir o portão electronico e cortaram o cadeado.

Nem sei o que dizer, estou desolado...
 

Kamoes

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Que cena! :shock:


Amigo Pendulum... boa sorte para a recuperares.

Tinhas aí uma grande bike.. e provavelmente o larápio percebeu isso e levou-a.

Não há mesmo palavras que descrevam um acontecimento destes.

Um grande abraço e boa sorte!
Marco Camões.
 

luis biclas

Elos Rápidos
filhos da #$%&" c3$&$#)# não se f#$>%&$# todos por um penhasco abaixo.
Aqui á dias tambem roubaram a de um colega, o homem até desanimou com esta coisa das bikes, já queria desistir e tudo.

boa sorte, espero que a encontres, pois é mal empregada andar nas mãos dum gatuno.
 

PenduluM

New Member
Desanimado estou eu, mudei de casa nem à um mês e não tenho dinheiro para comprar outra igual neste momento. Melhores dias virão, espero eu.
 
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