Análise CUBE AMS Pro 125 - Quadro NOVO com photos

Análise CUBE AMS Pro 125 - Update Montagem

Já foi comprada há uns 2 meses, mas só agora que consegui juntar umas palavras para fazer uma espécie de análise.
Espero nos próximos dias aprofundar um pouco mais a análise.

Então, aqui vai

001eti.jpg


Equipamento

Quadro - HPA 7005 Hydroform STK Triple Butted, FSP 4-Link-System
Cor - Black Anodized
Suspensão - Rock Shox Revelation 426 U-Turn 110-140mm, Motion Control, PopLoc
Amortecedor - Fox Float RP23
Caixa direcção - FSA Orbit Z 1.5R semi-integrada
Avanço - Syntace F139
Guiador - Easton EA50 Lowriser
Desviador traseiro - Shimano Deore XT Shadow
Desviador frente - Shimano SLX
Manípulos - Shimano SLX SL-M660
Travões - Formula Oro K18 (180/180mm)
Pedaleira - Shimano Deore XT
Cassete - Shimano CS-HG80 11-28T UPDATED
Corrente - Shimano CN-HG53
Cubos - Shimano Deore XT Disc
Aros - Alex Rims Disc ZX24 parede dupla
Pneus- Schwalbe Nobby Nic 2.25
Pedais - Shimano XT
Selim - Fi'zi:k Aliante Delta
Espigão - Ritchey WCS V2


#1 comportamento

Volvidos cerca de 600 km desde a nossa primeira vez, a nossa relação tem-se tornado cada vez mais profunda e intensa.
As reacções deixaram de ser bruscas, a cada momento que passa estamos cada vez mais ligados, numa intensa panóplia de estimulos e ofegantes sensações em que o limite transcende o imaginário.


#1.1 a subir
Aqui foi a minha maior surpresa, não contava que subisse tão bem. Como a geometria base da montagem (quadro) não é propriamente feita para trepar,por isso optei por um setup com o avanço invertido. Esta opção resultou num comportamento bastante melhorado quando abordo uma subida, o único senão é a nova posição de condução, mais agressiva/racing e para quem não estiver muito habituado (como foi o meu caso) torna-se um pouco desconfortável. Todavia, é um aspecto fácilmente contornável, isto porque tenho a possibilidade de regular o curso da suspensão (115-140) o que permite ajustar fácilmente para uma posição de "conforto".
Devido à grande tracção dos pneus que trazia montados, é preciso pernas para puxar aquele rasto todo nas subidas.


#1.2 a rolar
A rolar, ao contrário das subidas, os pneus até se rolam satisfatoriamente ao contrário do que acontece nas subidas (será que é dos pneus?!)..
Em percursos rolantes, o poplock com controlo do gate revelam grande utilidade, com o bloqueio activado consigo ter algum curso sem que "bombeie" demasiado. Nas subidas não costumo bloquear a suspensão.


#1.3 a descer
O nosso relacionamento ainda está nas primeiras núpcias, pelo que ainda não temos muito à vontade para experiências mais extravagantes e eu sou rapaz tímido e inexperiente.
Então, para já ainda não consegui tirar partido dos cursos máximos da suspensão ( :oops:), mas tendo em conta os km's que já passámos juntos, ela tem muito experiência do que eu, receio não tenho andamento para a levar aos limites, mas estou disposto a aprender e libertar-me dos receios que me inibem.


#1.4 percursos técnicos/handling
Isto é um bocado complicado ter a afinação certa para tudo e mais alguma coisa.. Com menor curso torna-se mais nervosa, mais incisiva o que é óptimo para aqueles singles mais sinuosos de curvas e contra curvas. Aumentando o curso até aos 140 perde um pouco do nervosismo ganhando-se maior estabilidade em terrenos mais acidentados.



Prós & Contras componentes
- Selim
- Manípulos mudanças

+ suspensão e amortecedor
+ design e acabamentos


Prós & Contras comportamento
- selim
- transmissão

+ versatilidade
+ peso


Notas finais
Em jeito de conclusão, esta bicicleta não a considero nem carne nem peixe, acabando por cumprir as funções nas minhas desventuras por esses trilhos.


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# 01

Cassete Shimano SLX (CS-HG80 11-28T)

Como não usava as mudanças todas da cassete antiga (Shimano Deore 11-32), e a SRam (PG950 11-26) que por lá passou não deu provas de qualidade, a escolha foi para esta Cassete SLX.
A montagem é simples, os carretos só entram de uma maneira no cepo, é preciso ter atenção às ranhuras que devem ficar montadas para o exterior.

slx.jpg


asasasam.jpg



Quando à cassete em si, para já parece-me melhor que a anterior no seguinte aspecto..

Não é muito visível nas photos, mas o último carreto fica mais próximo da escora... Então, consigo usar a talega nos 4 últimos carretos e o prato do meio nos 4 seguintes (para cima), sem cruzar a corrente!
 
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Frei

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Re: Análise CUBE AMS Pro 125 K18

Máquina nova estreada em nelas que eu vi-a lá :)

e tava em são cosmado também... bela maquina que tens, tem uma estetica muito boa...

aqui vai uma pergunta de maçarico:
aquele sensor que está na escora de baixo, a traseira é de que?e depois tem uma abracadeira na pedaleira, a uns tempos enquanto esperava para o inicio de uma prova vi um igual, pensei que fosse conta km, ou secalhar é mesmo, mas a parte da pedaleira baralhou-me
 
Re: Análise CUBE AMS Pro 125 K18

Antes de mais, obrigado pelos comentários :mrgreen:

Frei said:
Máquina nova estreada em nelas que eu vi-a lá :)

e tava em são cosmado também... bela maquina que tens, tem uma estetica muito boa...

aqui vai uma pergunta de maçarico:
aquele sensor que está na escora de baixo, a traseira é de que?e depois tem uma abracadeira na pedaleira, a uns tempos enquanto esperava para o inicio de uma prova vi um igual, pensei que fosse conta km, ou secalhar é mesmo, mas a parte da pedaleira baralhou-me

Infelizmente, não vai poder estar na Beselga, vou ter que trabalhar nesse dia. :(

O sensor que viste na escora é o sensor de cadência de pedalada que funciona da mesma maneira que o de velocidade (ao invés de fazer contas devolve o número de pedaladas), daí o íman colocado no cranck.
Como eu sou um bocado destrambelhado na gestão de ritmo, dá um jeitasso quando faço treino de rolos (que é uma grande seca), para manter o ritmo certo.
No mato não dou importância, até costumo tirar esse sensor quando pratico o real btt.
 

Frei

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Re: Análise CUBE AMS Pro 125 K18

Pois infelizmente nem eu... e depois vila nova de paiva também não...

pois realmente foi a unica coisa que me ocorreu...

achava algo um pouco esquesito :wink:

boas pedaladas ai com a maqina nova :)
 

rs_silva

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Re:Análise CUBE AMS Pro 125 K18

Viva poderão dizer-me onde posso comprar/ver as cube ? Parecem ser uma boas máquinas... espero que a um preço acessível.

obrigado pela ajuda.
 
Re:Análise CUBE AMS Pro 125 K18

rs_silva said:
Viva poderão dizer-me onde posso comprar/ver as cube ? Parecem ser uma boas máquinas... espero que a um preço acessível.

obrigado pela ajuda.

Olá rs_silva,

Como tem vindo a ser falado noutros tópicos, o importador deixou de ser o que era e a distribuição penso que será (re)formulada.
Por isso, aguardamos novidades relativamente ao importador e ou distribuidores, bem como a nova colecção para 2010.
 
Re:Análise CUBE AMS Pro 125 - Quadro NOVO - com photos

Olá a todos!

Como o primeiro quadro era demasiado curto, a troca foi feita para um maior e da cor branca..
Ainda não tive oportunidade para testar no terreno, até agora só tenho feito rolos, mas espero em breve voltar com mais informações sobre este quadro, numa medida mais adequada à minha altura..

Deixo algumas photos do novo setup:

dsc03967bj.jpg


dsc03968px.jpg


dsc03969lm.jpg


dsc03971t.jpg


dsc03973i.jpg


dsc03974a.jpg


dsc03976o.jpg


dsc03980u.jpg


dsc03981.jpg


dsc03982gp.jpg



Estive há dias no representante da Cube em Coimbra, e vi uns selins dos modelos novos que íam mesmo ficar a matar, já que este Fizi:k não é propriamente confortável...

Espero que gostem


Saudações Cubistas
 

sam_pnunes

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Eu tenho a AMS 100 HPC de 2009 e ainda me estou a habituar a maquina. grande diferença na posição de condução para a minha outra. dos km que já fiz acaba por ser uma boa maquina para subir se bloquear o amortecedor traseiro. a descer dá-nos uma confiança tremenda e em single tracks perde em comparação a minha Hot Chili..
Em relação a transmissão da minha nada a apontar , excelente..

Parabens pela maquina
 
Obrigado a todos pelas respostas..

Finalmente consegui resolver os problemas da transmissão..
Para além de a "bicha" estar mal montada no quadro antigo, correntes têm mesmo que ser Deore, a XT foi trucidada em menos de 200 km's.

Nas subidas não costumo bloquear, muito raramente o faço, porque acabo por esquecer de desbloquear...
Não sinto bombear do amortecedor a subir, mas também costumo treinar a pedalada circular, portanto a força aplicada nos crancks é mais continuada, deve ser por isso que não tenho tanta necessidade de bloquear o amortecedor.

Saudações Cubistas
 

sam_pnunes

New Member
Eu tenho devido ao meu peso de 95 kg .... quando vou a descer e esqueço de desbloquear se houver uma porrada mais forte ele desbloqueia automaticamente...
 
Análise CUBE AMS Pro 125 - Updated

O Selim Fizi:k por ser demasiado desconfortável teve que ser trocado.

Após a leitura de algumas opiniões e pesquisa mais aprofundada sobre os créditos afirmados, bem como a possibilidade de escolha do tamanho que melhor se adapte à nossa morfologia, a escolha racaiu no Bontrager inForm RL.

09bo410987.jpg


Ainda não posso dizer muito sobre o mesmo para além das primeiras impressões...

É rijoooooo... Mesmo rijoooo...

Contudo, sente-se que a massa é suportada nos locais apropriados, não sentindo a pressão sobre a zona da próstata como sentia com o Fizi:k.. Este selim requer algum calo.. o teste oficial será feito nos 100 km's do Challenge de Vouzela..


Aspecto da jinga com o selim novo:

16012010685.jpg




Aproveito o tópico para mostrar o quadro antigo e o que está a germinar de lá..
Este projecto vai ser para a minhã irmã que já tem o bichinho do BTT a morder :)

O disco de 160 é provisório, será trocado por um de 180mm

16012010688.jpg



Manetes e shifters serão os Deore, funcionam bem e já os tinha lá por casa arrumados num canto

16012010689.jpg



Este é aspecto geral actual.. Falta o pedaleiro e a caixa de direcção..
O pedaleiro será um Truvativ Firex e a caixa de direcção em princípio será uma FSA Orbit Z..
Isto porque as medidas da são 1.5" - 1.1/8" e não tenho encontrado muita variadade com estas especificações.

O desviador será um SLX e o esticador traseiro um LX (se conseguir resolver o problema do parafuso partido)

O selim e espigão são provisórios, principalmente o selim.
Será trocado por um que seja confortável para a minha irmã.

16012010690.jpg
 
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omedaspikas

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Boas...

Se achas que esse selim é rijo... bem, o meu é uma tábua (mas ainda há pior). No entanto, não o troco por nada após uma ligeira habituação (entenda-se "calo")...

Quero deixar-te aqui um pequeno conselho baseado na experiência de um amigo meu. Nas descidas, quando colocares o tronco atrás do selim, cuidado ao voltar à posição inicial porque os calções tendem a ficar presos nesses "bicos" traseiros do selim. (acho que me fiz entender)

Abraço e boas pedaladas
 
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